
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

12/CONT-TV/2012 

 

 
 
 

Participação de Mário Alexandre relativa à reportagem 
“Quem és tu?”, exibida no programa “Linha da 

Frente”, na RTP1 
  

 
Lisboa 

2 de maio de 2012 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 12/CONT-TV/2012 

 

Assunto: Participação de Mário Alexandre relativa à reportagem “Quem és tu?”, 

exibida no programa “Linha da Frente”, na RTP1 

 

 

I. Objeto 

 

1. A participação tem por objeto uma reportagem exibida pela RTP1, intitulada “Quem 

és tu?”, que foi emitida na edição do dia 26/01/2011 do programa “Linha da Frente”, 

dedicada ao tema do exorcismo. 

 

2. O Participante, Mário Alexandre, classifica a reportagem como “uma grande fraude 

jornalística em busca de audiências”, sustentado a sua opinião nos seguintes aspetos: 

a) Na reportagem em causa, alega o Participante, “aparece como padre da Igreja 

Católica o senhor Humberto Gama”. No entanto, “[a]contece que foi ocultado 

durante toda a reportagem (cerca de 40 minutos) que este suposto padre foi 

expulso da Igreja Católica em 1972. Basta uma simples busca na internet para 

verificar este facto como também para ver que o mesmo falso padre é alvo de 

processos criminais de abuso sexual durante os exorcismos!”; 

b) Indigna-se ainda o Participante com o facto de “uma pessoa que foi expulsa da 

Igreja em 1972, aparecer vestido com a batina de um padre católico e ser 

entrevistado com um altar de uma igreja católica em fundo”. 

 

II. Posição da RTP 

 

3. Solicitada a pronunciar-se sobre a participação supra, a Direção de Informação da 

RTP, por carta entrada em 16/03/2011, veio aduzir, em síntese, os seguintes 

argumentos: 



 

2 
 

a) “A DI [Direção de Informação] está absolutamente segura que o rigor 

informativo, a verdade e a objetividade foram assegurados em todas as etapas 

do programa, desde a escolha dos casos da reportagem, da criteriosa escolha 

dos convidados, da investigação sobre a matéria em discussão e também, 

naturalmente, dando destaque ao padre Humberto Gama que exerce a prática 

do exorcismo há vários anos”; 

b) “[O] padre Humberto Gama pratica o exorcismo nos termos e circunstâncias 

descritas no programa, fazendo-o há vários anos, com total conhecimento da 

Igreja Católica Portuguesa. Aliás, como resulta evidente, não o faz escondido – 

antes pelo contrário – e, até hoje, não foi impedido de realizar essa prática.”; 

c) “Não houve, naturalmente, nenhum objetivo de ocultar ou omitir factos 

considerados relevantes para o adequado esclarecimento do público”; 

d) “Efetivamente, ainda que esteja dispensado do exercício do ministério 

sacerdotal um padre ordenado mantém-se padre. Na reportagem apenas se 

referiu a sua ordenação no Convento Mariano de Balsemão, ordenação 

inquestionável e, em nenhuma altura foi [dito] que o Padre Humberto Gama 

exercia o sacerdócio (conforme foi possível apurar o Padre Humberto Gama 

abandonou o exercício do ministério por livre vontade, pedindo a dispensa do 

seu exercício e partiu para os Estados Unidos da América, tendo regressado 

anos mais tarde); 

e) “No que se refere à questão levantada que o falso padre é alvo de processos 

criminais de abuso sexual durante os exorcismos confirmámos que o processo 

em causa foi arquivado”. 

 

III. Análise e fundamentação 

 

4. A reportagem em questão, tocando um tema complexo e sensível para muitos dos 

telespectadores, merece diversos reparos do Participante no que toca à omissão de 

factos que considera importantes quanto à relação de Humberto Gama com a Igreja 

Católica. Essa possível omissão poderá ser significante na medida em que Humberto 

Gama ocupa um papel central durante a reportagem. 



 

3 
 

 

5. Ora, em diversos momentos da reportagem são fornecidos ao espectador informações 

sobre a ligação de Humberto Gama à Igreja Católica, sendo feitas referências à sua 

ordenação e, a dado momento, nomeado como “um padre ordenado pela Igreja 

Apostólica Romana”. É certo que durante a reportagem é também ouvido alguém da 

hierarquia da Igreja Católica que refere expressamente que “quem nomeia os exorcistas 

são os Bispos”. No entanto, o depoimento desse membro da hierarquia da Igreja não é 

claro quanto à cobertura que a igreja Católica dará às práticas de Humberto Gama. 

 

6. Durante a reportagem, Humberto Gama surge vestido de forma que se assemelha a 

muitos padres católicos. A realização optou inclusive por recolher parte do depoimento 

de Humberto Gama no interior de uma igreja, tendo por fundo o altar. A dado momento, 

imediatamente antes do início do que se afigura como um ritual, a voz off que 

acompanha a reportagem anuncia que “o Padre Humberto prepara-se para fazer uma 

pequena missa”. 

 

7. A reportagem adianta igualmente dados biográficos de Humberto Gama: “foi durante 

10 anos professor de história universal nos Estados Unidos da América”. Todavia, os 

autores decidiram não incluir na reportagem a informação de que Humberto Gama 

“abandonou o exercício do ministério por livre vontade, pedindo a dispensa do seu 

exercício”, a qual era do seu conhecimento, como se pode concluir da resposta da 

Direção de Informação da RTP. 

 

8. Na verdade, como sustenta o operador, em nenhum momento da reportagem se refere 

que Humberto Gama exercia o sacerdócio. Contudo, não pode deixar de constatar-se 

que a reportagem não é esclarecedora quanto ao estatuto de Humberto Gama perante a 

Igreja Católica. Pelo contrário, é alimentada, quanto a Humberto Gama, uma 

significativa ambiguidade, porventura não consciente, em termos do seu papel na Igreja, 

não se compreendendo que entre os detalhes que vão sendo introduzidos sobre a 

ordenação, local da ordenação, local onde se dedicou ao ensino e disciplinas lecionadas, 

entre outros, os responsáveis do programa não tenham entendido ser relevante informar 



 

4 
 

os telespectadores relativamente ao facto de o mesmo Humberto Gama ter abandonado 

“o exercício do ministério por livre vontade”. 

 

9. Tão relevante é este facto que outras informações que circulam, designadamente 

sobre a forma de comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, contradizem esta última 

afirmação da RTP, invocando que “em 1972, por motivos graves” o governo geral da 

Congregação Religiosa dos Marianos da Imaculada Conceição demitiu Humberto 

Gama, decisão que veio a ser confirmada pelo Vaticano. Razão pela qual, de acordo 

com aquele comunicado da Diocese, “desde então, na Igreja Católica, não se reconhece 

ao senhor Humberto Gama qualquer legitimidade para as atividades religiosas ou de 

exorcismo que realiza, sendo abusivos os títulos de ‘padre’ com que se apresenta, o uso 

de vestes sacerdotais e a prática de ritos religiosos”. 

 

10. Assim, do visionamento da reportagem resulta que efetivamente houve informação 

que não foi divulgada e que mereceria outra atenção da parte dos responsáveis pelo 

programa, designadamente quanto à envolvente da legitimidade de Humberto Gama 

para atuar enquanto e como padre da Igreja católica. Aspetos esses que a reportagem 

poderia ter esclarecido, sem deixar margem para dúvidas, cumprindo assim plenamente 

o papel de informar. Tanto mais que o assunto toca fundo na sensibilidade dos 

telespectadores, especialmente naqueles que são católicos. 

 

11. Esta apreciação não pretende diminuir a autonomia editorial dos órgãos de 

comunicação social, a qual deriva diretamente da liberdade de imprensa como valor 

constitucionalmente consagrado, e não conhece outros limites que não sejam aqueles 

que legitimamente resultam da própria Constituição e da lei, quando estejam em causa 

direitos fundamentais como sejam, por exemplo, os direitos ao bom nome e à reserva da 

intimidade da vida privada. 

 

12. A lei, designadamente a Lei de Imprensa, no seu artigo 3.º, o Estatuto do Jornalista, 

na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º, e a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a 

Pedido, por via da alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º, 



 

5 
 

introduzem no quadro normativo obrigações e deveres de observância do rigor e da 

objetividade no exercício da atividade de informar. No caso da RTP acresce que, por 

força da lei e do contrato de concessão do serviço público de televisão, esse dever de 

rigor surge reforçado, sendo que a alínea c) do n.º 2 do artigo 51.º da Lei da Televisão e 

dos Serviços Audiovisuais a Pedido, que elenca as obrigações específicas da 

concessionária, estatui igualmente a necessidade de a informação, para além de isenta, 

rigorosa e plural, ser devidamente contextualizada. 

 

13. A reportagem em concreto, tratando um tema apto a desenvolver opiniões muito 

desencontradas, não foi suficientemente rigorosa precisamente no tratamento dos factos 

em que mais facilmente se poderia evitar a polémica, para o que teria bastado informar 

o telespectador da posição da Igreja Católica em face das práticas de exorcismo de 

Humberto Gama e do seu estatuto no seio daquela Igreja, usando a clareza e 

transparência que as circunstâncias exigiam. 

 

14. Competindo à ERC fazer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, como é o 

caso do rigor informativo, em obediência ao disposto na alínea a) do n.º 3 artigo 24.º 

dos seus Estatutos, não poderá o Conselho Regulador deixar de evidenciar as 

insuficiências acima apontadas. 

 

IV. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação de Mário Alexandre relativa à reportagem “Quem és 

tu?”, exibida no programa “Linha da Frente”, na RTP1, o Conselho Regulador da ERC 

delibera, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º, na 

alínea e) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro,  

 

1. Instar a Direção de Informação da RTP a observar as regras ético-jurídicas da 

atividade jornalística, designadamente em matéria de rigor informativo; 



 

6 
 

2. Na eventualidade de a reportagem em causa se encontrar ainda disponível no 

site da RTP, recomendar que seja disponibilizada informação que permita uma 

mais rigorosa contextualização factual, da forma que for entendida por mais 

conveniente, nomeadamente através da reedição da dita reportagem ou de 

inserção de texto explicativo ou de um link para esse texto. 

 

Lisboa, 11 de abril de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Rui Gomes 


	Microsoft Word - capa12conttv2012
	Microsoft Word - Deliberação 12-CONT-TV-2012 Mário Alexandre vs RTP _Linha da Frente_

