
Descritores: Imprensa; Deliberação; Recomendação; Procedimento de Queixa; 

Rigor Informativo; Deveres dos Jornalistas 

 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

Deliberação 

20/CONT-I/2012 

 

 

Participações contra o Diário de Notícias 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
17 de outubro de 2012



 

Página 1 de 9 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 20/CONT-I/2012 

 

Assunto: Participações contra o Diário de Notícias 

 

 

I. Participação 

 

1. Deram entrada na ERC, entre os dias 21 e 28 de junho, quatro participações contra 

o Diário de Notícias (“DN”) pela publicação de uma peça alegadamente falsa, na 

edição de 19 de junho. 

2. Uma das participantes refere que acedeu através da rede social Facebook a uma 

notícia sobre “o despejo de uma biblioteca popular do Porto ANTES de ele ter 

acontecido”. A verificar-se a veracidade da situação, considera, “trata-se de uma 

notícia absolutamente falsificada e encomendada”, alertando para o facto de se 

tratar de uma notícia não assinada e solicitando que sejam tomadas providências 

para “esclarecer a situação e tornar clara a manipulação”.  

3.  Um segundo participante dá conhecimento da exposição que fizera chegar ao 

Provedor do Leitor do DN, considerando que a peça em causa “contém informações 

falsas que sugerem promiscuidade entre jornalistas deste jornal e os poderes 

locais”. 

4. O participante questiona, concretamente, “a credibilidade e transparência do Diário 

de Notícias, que, na sua publicação de 19 de Junho, Porto, dava conta da 

desocupação da Biblioteca do Marquês pela Polícia Municipal do Porto, antes 

mesmo de esta ter acontecido”, já que o acontecimento relatado ocorrera apenas às 

10h do próprio dia em que a notícia figura nas páginas do jornal. 

5. Acrescenta que “pior ainda é a mesma notícia referir detenções (três, segundo 

consta nesta ficção disfarçada de notícia) e confrontos com a polícia”.  

6. O participante solicita que seja esclarecido o sucedido, uma vez que “situações 

como esta apenas servem para aumentar a especulação e a desconfiança baseadas 



 

Página 2 de 9 

na ignorância”, considerando que a publicação apenas tem como intenção “inventar 

notícias com o apoio dos poderes locais, manipulando a opinião pública para bem 

da confusão geral”. 

7. Uma terceira participante vem afirmar taxativamente que “os factos que [a peça] 

relata são todos falsos, como por exemplo, terem existido elementos do movimento 

detidos por ‘injúrias e agressões’ à polícia”. 

8. A participante alerta ainda para o facto de o Provedor do Leitor do DN ter-se já 

pronunciado acerca do caso. 

9. A peça em questão suscitou ainda uma quarta participação na qual são expostos os 

mesmos argumentos indicados na primeira participação, nomeadamente, questiona-

se “a credibilidade e a transparência” do DN que noticia um acontecimento mesmo 

antes de ele ter ocorrido. 

10. A peça acaba por incluir elementos ditos falsos, como por exemplo, detenções 

ocorridas entre os ocupantes despejados, ou episódios de confrontos com a polícia. 

 

II. Descrição da Peça 

 

11. As participações em apreço referem-se à publicação de uma breve, na página 17 da 

edição de 19 de junho de 2012 do DN, inserida na secção País. O curto texto surge 

na parte inferior da página, entre uma peça de Justiça e uma coluna de breves, 

destacado pela fonte em negrito, em contraste com as peças circundantes. 

12. No título da pequena peça, sob o selo Porto, lê-se «PSP despeja ‘ocupas’ de 

biblioteca». O corpo da breve, composta por apenas cinco frases, conta que “a PSP 

despejou ontem o movimento Es.Col.A que tinha ocupado a antiga Biblioteca 

Popular Infantil, no jardim do Marquês de Pombal, no Porto, no passado dia 16”. 

13. Na peça, é citada fonte policial afirmando que “a ação decorreu sem qualquer 

incidente, contudo três pessoas foram identificadas por ‘injúrias e agressões a 

agentes’”. 

14. São ainda fornecidos pormenores da operação, como por exemplo, a indicação de 

que “após serem identificados, os ocupas permaneceram no local”. 



 

Página 3 de 9 

15. Explica-se ainda no texto que o movimento agora despejado fora já forçado a 

abandonar o edifício da escola da Fontinha, tendo-se instalado na Biblioteca 

Popular com o intuito de “realizar obras e colocar material escolar para dar apoio às 

crianças desta zona da cidade”. 

16. O jornal assumiu posição oficial nas suas próprias páginas, na edição de 23 de 

junho, através do Provedor do Leitor. 

17. Nesta rubrica, o provedor analisa o caso em apreço e publica aquilo que comunica 

como sendo a posição da direção do matutino, tecendo ainda as suas próprias 

considerações sobre a situação. 

18. Assim, transcreve os esclarecimentos que lhe foram remetidos pela direção do 

jornal, a qual refere ter sido “apanhada de surpresa por esta situação” e informando 

que “o caso será analisado em profundidade na próxima reunião de direção”. 

19. O mesmo provedor faz ainda referência à explicação fornecida pelo redator da 

notícia acerca do sucedido: o despejo noticiado como tendo ocorrido no dia anterior 

à publicação, por ação da PSP, “na realidade, (...) foi realizado pela Polícia 

Municipal do Porto, no dia da publicação”. 

20. No mesmo texto, cita-se o autor da peça referindo que “o texto foi realizado com 

base numa notícia que uma estação de televisão tinha na sua página na Internet e 

que acreditei ser verdadeira”. 

21. Ressalva ainda o mesmo redator que “algumas informações contidas na peça são 

verdadeiras”, como a ocupação da biblioteca por elementos do movimento 

Es.Col.A. Testemunha ter-se baseado depois na página da biblioteca na Internet, 

que dava conta da presença da polícia no local, facto que terá sido confirmado pelas 

autoridades, “ou seja, houve, efetivamente, uma ação policial, mas não com os 

contornos que descrevi”. 

22. Consequentemente, reconhece o redator em declarações transcritas pelo provedor, 

que “tinha o dever de mencionar a fonte da notícia e, acima de tudo, tinha a 

obrigação de confirmar os factos”. Reconhece ainda que não será o facto de se 

tratar de uma notícia breve uma atenuante para a sua conduta, já que “as regras 

básicas do jornalismo são para aplicar sempre. Independentemente do tamanho da 

prosa”. 



 

Página 4 de 9 

III. Posição da Denunciada 

 

23. O DN veio pronunciar-se sobre a matéria em apreço a 10 de agosto, colocando à 

entrada da sua resposta uma asserção popular que enforma toda a argumentação 

exposta: «Errar é humano». Parte daí para defender que “não estão em causa 

propriamente os factos relatados na notícia, mas o tempo em que esta foi dada”, ou 

seja, reforça, “uma notícia que já o era antes de o ser”. 

24.  Assim, refere o denunciado que “o jornalista que fez a notícia quis ser atual, sabido 

que uma das pedras base do jornalismo é dar notícias com a maior atualidade 

possível”. 

25. Atribui-se ao autor da peça a vontade de ser “neste caso, quiçá, demasiado atual”, 

tendo sido “traído pela voracidade das tecnologias”. 

26. Vem o denunciado reconhecer que “houve uma conduta menos acertada do ponto 

de vista jornalístico”, reforçando que o jornal e o jornalista já o reconheceram. É 

dito na oposição do denunciado que o “autor da notícia foi induzido em erro e foi 

talvez precipitado”. 

27. No entanto, garante-se que o jornalista não agiu de má-fé, nem motivado por 

qualquer outro fim ilícito ou menos nobre”. Adiantando o denunciado que o 

jornalista confiara numa informação avançada num sítio na Internet de um serviço 

de programas de televisão noticioso e em informações constantes num blogue. 

Baseara-se, pois, nessas fontes para descrever uma intervenção policial. 

28. Postas as considerações relatadas, o denunciado considera que a conduta do 

profissional autor da notícia “poderá relevar do ponto de vista deontológico e 

disciplinar, mas não da regulação” e com o erro no qual incorrera “já o jornalista 

vai ter, ele próprio, que lidar”. 

29. O denunciado evoca as explicações enviadas pelo autor da peça ao Provedor do 

Leitor e por este publicadas numa “extensa e elaborada crítica sobre a matéria, 

numa análise atenta, imparcial e objetiva sobre o caso colocando todos os pontos 

nos is, o que só pode constituir motivo de orgulho para o DN”. 

30. O denunciado considera que, através do Provedor do Leitor, “os leitores do DN 

(mesmo os que não estavam familiarizados com a notícia) ficaram sobejamente a 



 

Página 5 de 9 

saber das informações inexatas e/ou falsas em questão, bem como de todo o 

procedimento que esteve na génese da peça, posição da direção, do jornalista e do 

provedor”. 

31.  Reconhece, depois, que “falhou sobretudo no seu compromisso com os leitores, 

mas assumiu a falha”. Portanto, “isso é de louvar”. 

32. Em conclusão, o denunciado considera que, embora lamentável, a conduta do jornal 

não violou nenhuma disposição legal a que esteja vinculado do ponto de vista da 

regulação, não tendo resultado quaisquer danos ou prejuízos e que sejam àquele 

imputáveis”. 

33. O denunciado solicita ainda que sejam ouvidos dois depoentes, no âmbito do 

presente processo: Filomena Martins, diretora adjunta do Diário de Notícias, e 

Alfredo Teixeira, jornalista autor da peça em apreço. Os depoimentos foram 

prestados por escrito, tendo dado entrada na ERC a 10 de setembro. 

34. A primeira testemunha vem referir que “a notícia, nos termos em que foi publicada, 

resultou de um lapso jornalístico, decorrente de uma errónea informação que o 

autor da peça recolheu em data anterior à sua publicação”. 

35. Salienta ainda que “o jornal reconheceu publicamente a sua falha, assim como o 

próprio jornalista, o que fez através da voz avisada do senhor Provedor do Leitor, 

numa extensa e severa crónica que escreveu sobre o tema e de forma que 

consideramos plena, isenta e objetiva”. 

36. A depoente acrescenta ainda que “a direção do jornal reuniu-se para discutir 

internamente e em privado o assunto, encontrando-se ainda em curso um processo 

interno quanto à conduta do jornalista”, com vista a tomar “as medidas que forem 

consideradas pertinentes, justas e adequadas, segundo as regras internas”. 

37. O autor da peça noticiosa alvo das participações em análise veio declarar que o 

referido texto fora construído com base em informação recolhida “no site da 

TVI24, na véspera da publicação da notícia do DN” e “numa outra que constava no 

blogue da Biblioteca Popular do Marquês”. 

38. O depoente afirma que “redigiu a notícia, encontrando-se totalmente convencido 

que os factos narrados correspondiam à verdade e tinham acontecido, e, portanto, 



 

Página 6 de 9 

que a ocupação narrada na peça tinha tido lugar no dia 18 e com os contornos 

descritos na notícia”. 

39. Reconhece, no entanto, que viria a descobrir “que tinha laborado num erro, aliás, 

tinha sido induzido em erro pelas fontes consultadas”, reparando que “no dia 18 

apenas se tinham deslocado à biblioteca alguns agentes”, assim como “a 

informação do site da TVI24 já tinha sido retirada do mesmo, na altura em que o 

jornal foi para as bancas”, não tendo o autor da peça guardado cópia. 

40. Tendo tomado conhecimento de que algumas queixas chegavam ao Provedor do 

Leitor, tendo por base a referida peça, o depoente apresentou àquele a sua versão 

dos factos, “autorizando que este o citasse na crónica que viria a publicar sobre o 

assunto”. 

41. Admite, pois, que “errou e assume a sua total responsabilidade”. Reconhece que, 

procurando ser atual, terá “descurado algumas salvaguardas”, como “o dever de 

mencionar a fonte da notícia e, acima de tudo, a obrigação de confirmar os factos”, 

mas “foi traído por ter acreditado nas fontes consultadas”. 

42. Garante, por fim, que “a notícia não foi encomendada, nem houve qualquer 

tentativa de manipulação”. 

 

IV. Análise e Fundamentação 

 

43. Considerando o teor das participações apresentadas contra o DN no âmbito de uma 

peça publicada na edição de 19 de junho, relativa ao despejo de um grupo de 

pessoas das instalações de uma biblioteca desativada no Porto, foi analisada a peça 

em causa, assim como a pronúncia do provedor do leitor do jornal acerca do mesmo 

caso, já que tornava ali pública a posição da direção do órgão de comunicação, 

assim como as explicações avançadas pelo redator da peça acerca dos contornos da 

produção da mesma. 

44. Estas mesmas explicações vieram posteriormente a ser apresentadas por escrito à 

ERC, no âmbito da audição de testemunhas solicitada pelo denunciado. 

45. Não sendo a ERC competente para analisar a conduta de jornalistas, competência 

sob a alçada da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, avalia-se a 



 

Página 7 de 9 

responsabilidade do órgão de comunicação social na publicação da peça em apreço, 

nos termos do disposto na alínea b) do artigo 6.º e na alínea d) do artigo 7.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 

46. Saliente-se que o artigo 3.º da Lei de Imprensa determina que “a liberdade de 

imprensa tem como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de 

forma a salvaguardar o rigor e a objetividade da informação, a garantir os direitos 

ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos 

cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática”. 

47. Por conseguinte, a responsabilidade pelo rigor e objetividade da notícia em apreço 

não é apenas do jornalista que elaborou a notícia, como também da própria 

publicação, representada pelo diretor da publicação e, em último caso, pela empresa 

jornalística que a detém (cfr. artigos 20.º e 29.º da Lei de Imprensa). 

48. A inserção de uma notícia baseada em factos que não chegaram a ocorrer ultrapassa 

o âmbito de qualquer das regras deontológicas aplicáveis à profissão. Refira-se, no 

entanto, o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses, aprovado 

em 4 de maio de 1993, em Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas, no qual 

se estabelece que “o jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e 

interpretá-los com honestidade”, reforçando que “os factos devem ser 

comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso”. 

49. No mesmo sentido, a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, 

aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, determina que é dever fundamental 

dos jornalistas “informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e 

demarcando claramente os factos da opinião”. Por sua vez, a alínea e) do mesmo 

preceito legal impõe aos jornalistas a diversificação das suas fontes de informação e 

a audição das partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem. 

50. A peça aqui analisada comporta ainda uma outra questão que se afigura 

problemática. Não obstante estar construída sobre factos que comprovada e 

reconhecidamente não ocorreram, introduz uma fonte não identificada, a qual citava 

acontecimentos que não se haviam verificado. Ora, a deontologia profissional (cfr. 

Ponto 6 do Código Deontológico) define que “o jornalista deve usar como critério 

fundamental a identificação das fontes”, a menos que se trate de fontes 



 

Página 8 de 9 

confidenciais. Veja-se igualmente a alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista, que estabelece que “os jornalistas deverão identificar, como regra, as 

suas fontes de informação, e atribuir as opiniões recolhidas aos respetivos autores”. 

51. Todavia, este problema em si mesmo recua perante a ficcionalização sobre a qual é 

construída a peça. Ou seja, sendo a notícia, em si, um ato especulativo, que nada 

tem de informação, poder-se-á concluir que até mesmo as declarações da fonte 

citada serão ficcionadas. 

52. Acresce ainda o facto de, ainda que verdadeiras, apenas foram veiculadas 

declarações de uma das partes, contrariando as boas práticas de audição das partes 

com interesses atendíveis. 

53. A gravidade da publicação de informação baseada em factos não confirmados, que 

vem a mostrar-se inverdade, ultrapassa as fronteiras da mera falta de rigor 

informativo, afigurando-se censurável ao ponto de não encontrar preceito 

deontológico diretamente aplicável. Por conseguinte, reprova-se de forma veemente 

a conduta ética do denunciado. 

54. A descredibilização da informação aos olhos dos leitores é uma consequência 

gravosa não só para o DN, mas genericamente para os órgãos de informação, 

criando justas ou exacerbadas desconfianças acerca da forma como são construídas 

as peças noticiosas veiculadas como se baseadas em factos/acontecimentos 

relatados com rigor e exatidão. 

55. Uma tal conduta acarretará inegáveis prejuízos para a salutar utilização e função 

dos órgãos de comunicação social no contexto de um Estado democrático. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo analisado as participações contra o jornal Diário de Notícias pela publicação de 

uma notícia baseada em elementos que vieram a revelar-se falsos; 

Considerando grave a conduta assumida pelo órgão de comunicação social, incorrendo 

numa prática eticamente censurável, que ultrapassa a mera falta de rigor informativo, 

agravada pelo facto de citar fontes anónimas de uma força policial não identificada, 



 

Página 9 de 9 

violando o disposto nas alíneas a), e) e f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista 

e no artigo 3.º da Lei de Imprensa; 

Alertando para o prejuízo que uma conduta de tal natureza pode causar à credibilidade 

dos órgãos de comunicação social, traindo o pressuposto basilar da relação leitor-órgão 

de comunicação social, sustentáculo proeminente de um Estado democrático; 

Não descurando o amplo reconhecimento, por parte do denunciado, da ação gravosa 

que resultara num grave atropelo das regras mais elementares do exercício do 

jornalismo, negando aquela sobre a qual se edifica a profissão: a notícia releva de 

factos/acontecimentos. 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes dos artigos 7.º, alínea d), 24.º, n.º 3, alínea a) e n.º 2 do artigo 63.º dos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera aplicar uma 

recomendação ao DN no sentido de observar as regras deontológicas inerentes ao 

exercício da profissão, primando pela credibilização da informação no conjunto dos 

órgãos de comunicação social. 

Em consequência, é devido o pagamento de encargos administrativos pela entidade 

proprietária do jornal Diário de Notícias, nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do 

artigo 11.º do Anexo I do Regime de Taxas da ERC, aprovado pelo Decreto-lei n.º 

70/2009, de 31 de março, e na verba 28 do Anexo V do mesmo diploma legal, no valor 

de 4,5 Unidades de Conta. 

 

Lisboa, 17 de outubro de 2012 

 
O Conselho Regulador, 

 
Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 
Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes 


