
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

23/CONT-I/2012 

 

 
Participação de Mário José Ribeiro contra o Correio da Manhã, 
relativa à peça “Sócrates recebeu dinheiro”, publicada na edição 

do dia 23 de maio 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 

13 de novembro de 2012



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 23/CONT-I/2012 

 

Assunto: Participação de Mário José Ribeiro contra o Correio da Manhã, relativa à peça 

“Sócrates recebeu dinheiro”, publicada na edição do dia 23 de maio 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, no dia 29 de maio de 2012, uma participação apresentada por 

Mário José Ribeiro contra o Correio da Manhã, relativa à peça “Sócrates recebeu 

dinheiro”, publicada na edição do dia 23 de maio. 

2. Alega o participante que a peça noticiosa, e respetiva manchete, colocam em causa 

“o rigor e a verdade da informação”. 

3. Entende que o “Correio da Manhã dá como adquirido que Sócrates recebeu 

dinheiro, secundarizando que tal acusação, nunca provada, nem sequer é feita pela 

pessoa a quem (…) são atribuídos esses factos, visto que, afinal, o tal 

administrador limita-se a dizer que ouviu essas acusações em reuniões em que 

participou, como o próprio jornal também afirma, embora muito mais 

discretamente do que deveria.” 

4. Assim, entende existir “uma lamentável contradição entre as manchetes do jornal 

e os textos que as deveriam suportar”. 

5. Acrescenta ainda que “[e]ste título do Correio da Manhã é apenas mais um dos 

muitos títulos manipulatórios feitos pelo jornal contra José Sócrates, numa 

campanha sistemática que vem desde há muito tempo”, dado que “basta ler outros 

jornais relatando os mesmos factos para se perceber que o Correio da Manhã se 

limita a repetir factos já devidamente esclarecidos pela justiça, dando-lhes um 

tratamento inadequado”. 

 

 



 

2 

II. Defesa do Denunciado 

 

6. Entende o denunciado que o participante “não tem legitimidade para apresentar 

queixa junto da entidade reguladora”, porque “os direitos em causa constituem 

interesses pessoais, não podendo o queixoso atuar em nome do Eng. José Sócrates 

ou invocar que a referida notícia contenha qualquer imprecisão ou lhe falte rigor”. 

7. Considera “inaceitável que alguém como o queixoso, que tanto quanto se sabe não 

investigou os factos ou presenciou a referida audiência, se sinta melindrado com o 

conteúdo da informação e sugira que o jornal faltou ao rigor”. 

8. O denunciado afirma ter conhecimento de que “a ERC tem defendido uma 

interpretação abrangente do artigo 55º dos seus Estatutos, que prevê que ‘qualquer 

interessado pode apresentar queixa’ (…) independentemente do seu interesse.” 

9. Porém, argumenta que, “no caso concreto, o Queixoso não invocou o motivo pelo 

qual tem, eventualmente, interesse nos presentes autos, e em que factos é que 

sustenta a alegada falta de rigor informativo que imputa a este periódico”. 

10. Acrescenta que, “uma vez que o ‘interesse processual’ ou ‘interesse da queixa’ não 

se presumem, deveria o queixoso ter justificado qual o seu interesse concreto”. 

11. Deste modo, argumenta que, “não sendo o Queixoso referido, não se compreende 

como é que pode ter ‘interesse’ (legítimo ou sério) na apresentação da presente 

queixa”. 

12. Para o denunciado “acresce ainda o facto do Princípio da Liberdade e da 

Autodeterminação constitucionalmente consagrados obrigarem a que sejam as 

pessoas diretamente visadas e titulares dos referidos direitos, a dar o impulso 

processual”. 

13. Assim, entende que “a falta de legitimidade para o exercício do direito de 

participação, impede que a ERC se pronuncie sobre o caso concreto e obriga a que 

o mesmo seja arquivado”. 

14. Considera que “tratando-se de direitos individuais apenas as pessoas citadas, 

apenas estes, poderiam determinar quando é que o texto da notícia é pouco 

rigoroso.” 



 

3 

15. Por outro lado, argumenta que “apenas foi notificado do conteúdo da queixa 

apresentada decorridos mais de cinco dias da data em que o queixoso apresentou a 

sua reclamação”. Conclui assim que “a ERC não cumpriu o prazo processual 

imposto pelo número 1 do artigo 56º dos seus Estatutos”, pelo que “a competência 

para a ERC praticar o ato e iniciar o procedimento, extingue-se decorrido o 

período estabelecido na norma acima referida”. 

16. Por outro lado, entende que “[é] falso que a notícia ponha em causa qualquer 

direito fundamental de alguém, muito menos do queixoso”. 

17. Afirma o denunciado que “não é a primeira vez que o nome deste [José Sócrates] é 

mencionado no processo Freeport, sendo indiscutível o interesso público da 

questão”. 

18. Acrescenta que, “[i]independentemente do facto de inexistir qualquer processo 

contra o Eng. José Sócrates, foram várias as referências, testemunhos e indícios 

que, ao longo destes anos, o têm associado ao referido processo”. 

19. Afirma ainda que “a notícia objeto dos presentes autos e toda a informação 

divulgada no jornal que a antecedeu, foi elaborada com recurso a inúmeras fontes 

que foram consideradas sérias e fidedignas pelos inúmeros jornalistas que 

acompanharam este processo, e em concreto, pela jornalista que elaborou o artigo 

objeto dos presentes autos”. 

20. Argumenta que “todos aqueles que exercem funções públicas e compõem as 

referidas instituições, têm de aceitar que todos os atos que praticam, ‘na sua 

qualidade pública’ passíveis de ‘originar dúvidas acerca da sua idoneidade ou 

moralidade’, sejam objeto de escrutínio e divulgação”. 

21. Assim, entende que “[é] também por esse motivo que é de essencial interesse 

público dar a conhecer a eventual intervenção do ex-Primeiro-ministro no 

processo Freeport”, e que “a opinião pública tem a obrigação de saber das 

suspeitas que existem sobre um dos seus antigos governantes”. 

22. Nota ainda que se encontra previsto na “Declaração Universal dos Direitos do 

Homem (DUDH), no seu artigo 19º que ‘[t]odo o indivíduo tem direito à liberdade 

de opinião e de expressão que implica o direito de não ser inquietado pelas suas 



 

4 

opiniões e procurar, receber e difundir, sem considerações de fronteiras, 

informações e ideias por qualquer meio de expressão’”. 

23. Entende que “o não reconhecimento do direito do jornalista em exprimir 

livremente a sua opinião constitui uma patente violação não só das leis nacionais 

como dos instrumentos internacionais a que Portugal aderiu”. 

24. Relembra ainda que “[t]ambém a nossa Constituição, no artigo 37.º prevê que 

‘[t]odos têm direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela 

palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, 

de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações”, sendo 

que “dispõe ainda o número 2 daquele artigo que, ‘[o] exercício destes direitos 

não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.” 

25. Conclui assim que “a jornalista atuou ao abrigo do seu direito constitucional de 

informar e de expressão, exercendo esses direitos com total rigor e isenção”, 

ressaltando que “os factos relatados são verdadeiros e foram relatados de forma 

adequada e equilibrada, com total respeito pelo princípio da inocência dos 

envolvidos”. 

 

III. Descrição 

 

26. No dia 23 de maio de 2012, o jornal Correio da Manhã publicou uma peça 

intitulada “Sócrates recebeu dinheiro” e antetitulada “Julgamento - Testemunha 

diz que ‘Pinóquio’ era nome do ex-Ministro do Ambiente”. Em pós-título afirma-se: 

“Ex-administrador afirma que pagamentos rondaram os 200 ou 220 mil euros e 

que foram feitos em numerário”. A peça enquadra-se num dossier chamado “Caso 

Freeport” – devidamente assinalado no cabeçalho das páginas do jornal. 

27. A peça é destacada em manchete, intitulada “Sócrates é o Pinóquio e recebeu 220 

mil €”. A manchete é complementada por um destaque gráfico emoldurado (a 

vermelho) que afirma: “Garante Administrador do Freeport”. Em pós-título, 

afirma-se: “Alan Perkins falou de reuniões onde estes factos foram mencionados e 

que houve mais valores pagos”.  

28. A peça começa por dar conta das declarações de Alan Perkins: 



 

5 

“José Sócrates foi ontem acusado por Alan Perkins, administrador do Freeport 

entre julho de 2005 e Dezembro de 2006, de ter recebido ‘pagamentos ilícitos’ – 

cerca de 200 ou 220 mil euros – enquanto ministro do Ambiente para viabilizar o 

outlet em Alcochete. Segundo a testemunha, ‘Pinóquio’ era o seu nome de código”. 

29. Providencia de seguida o contexto em que as referidas declarações tiveram lugar: 

“Perante o tribunal do Barreiro, onde decorre o julgamento de Charles Smith e 

Manuel Pedro, acusados de tentativa de extorsão para a viabilização do outlet, 

Perkins falou de reuniões onde estes factos terão sido mencionados e alegou que os 

arguidos foram usados pelo Freeport para fazer esses pagamentos ilícitos. A 

testemunha referiu uma reunião em janeiro de 2006, no Mónaco, onde terão estado 

três diretores do Freeport (…). Segundo Perkins, na reunião Smith disse estar 

preocupado com o facto de as Finanças lhe pedirem impostos das verbas que 

passaram pelas suas contas para pagamentos ao ministro do Ambiente.” 

30. A peça é acompanhada por uma imagem composta da justaposição de outras duas 

(uma imagem fotográfica do Freeport e outra de José Sócrates), ocupando cerca de 

meia página. A peça inclui ainda uma caixa de texto com o título “Smith admitiu 

pagamentos”, em que se afirma: “Alan Perkins fez uma gravação clandestina, em 

2006, em que Charles Smith diz ter feito pagamentos a José Sócrates para que o 

Freeport fosse aprovado. O DVD foi considerado ilegal e não pode ser usado no 

processo”. 

31.   A peça em apreço é ainda complementada com imagem fotográfica da advogada 

dos arguidos Charles Smith e Manuel Pedro, por uma caixa de texto intitulada “Ex-

diretor disse que soube de um pedido”, e por uma caixa de texto intitulada 

“Declarações”, que reúne um conjunto de citações das declarações de Alan Perkins, 

de onde se destacam as seguintes: 

a) “Fui informado que a pessoa que tinha recebido os pagamentos tinha sido o 

ministro do Ambiente no momento em que a licença foi atribuída”; 

b) “Nas conversas que tive com Charles Smith e João Cabral, não tenho qualquer 

dúvida de que a pessoa que era referida como ‘Pinóquio’ era o ministro do 

Ambiente José Sócrates”. 

 



 

6 

IV. Análise e fundamentação 

 

32. Comece-se por analisar a alegação do Correio da Manhã de que o participante não 

tinha legitimidade para apresentar queixa relativamente a uma peça jornalística que 

não lhe faz qualquer referência direta ou indireta. Conforme o jornal reconhece, o 

Conselho Regulador da ERC tem feito uma interpretação ampla sobre as pessoas 

com legitimidade para iniciar o procedimento de queixa previsto no artigo 55.º dos 

Estatutos da ERC, interpretação que se impõe pela referência legal a “qualquer 

interessado” constante do citado preceito. Além disso, e dado que a atuação da ERC 

não está dependente de um impulso procedimental exterior, o Conselho, perante 

uma “queixa” apresentada por quem não tenha legitimidade, pode optar por iniciar 

um procedimento de regulação e supervisão, procedimento esse que não se encontra 

limitado pelas questões de legitimidade constantes do citado artigo 55.º dos 

Estatutos da ERC. Em tal caso, a queixa – rectius, a participação – é atendida como 

uma mera declaração de ciência, e não de vontade, que espoleta a atuação da ERC 

(cfr., a este propósito, a Deliberação 1/CONT/2008). Acresce que, no presente caso, 

a ERC circunscreverá a sua análise ao rigor informativo da notícia, excluindo da 

sua apreciação do respeito pela presunção de inocência de José Sócrates e outras 

questões relacionados com os seus direitos de personalidade, sendo certo que o 

rigor e a isenção da informação têm um interesse supra individual.  

33. No que respeita à alegação de que a ERC não cumpriu os prazos de notificação 

previstos nos seus Estatutos, cabe salientar que tais prazos são meramente 

ordenadores e que, da perspetiva dos direitos de defesa do jornal, é indiferente que 

a queixa lhe seja notificada num prazo superior ao estabelecido no artigo 56.º, n.º 

2, , desde que a queixa lhe seja efetivamente notificada e que goze de uma real e 

efetiva possibilidade de se defender e de contribuir para a formação do teor da 

decisão final, o que aconteceu no caso em apreço. A citada norma visa tutelar a 

eficiência e celeridade procedimental, constituindo aquilo que se designa por soft 

law, uma norma impositiva cuja observância não é assistida por qualquer 

consequência negativa. Neste sentido se pronunciou o Tribunal Administrativo de 



 

7 

Círculo de Lisboa, em sentença datada de 28 de agosto de 2012 (Processo n.º 

2140/11.1 BELSB).  

34. Esclarecidas as questões prévias suscitadas pelo Correio da Manhã, passar-se-á à 

análise da notícia e à verificação do cumprimento do rigor informativo.  

35. O rigor informativo constitui um dos princípios que historicamente orientam a 

prática jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo 

ajustado à realidade e com reduzido grau de indeterminação e de imprecisão. Ao 

abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, constitui dever 

fundamental dos jornalistas “informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião”. Em sentido 

idêntico, o ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas estabelece que “o 

jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com 

honestidade (...).”  

36. Na notícia em apreço, o Correio da Manhã descreve declarações prestadas por Alan 

Perkins perante o Tribunal onde decorre o julgamento de Charles Smith e Manuel 

Pedro. Entende-se que o corpo da notícia não comporta qualquer violação das 

normas legais e deontológicas aplicáveis.  

37. Cabe agora analisar em que medida os títulos são rigorosos, uma vez que o 

participante entende que existe “uma lamentável contradição entre as manchetes 

do jornal e os textos que as deveriam suportar”. 

38. O rigor informativo impõe que os títulos reflitam a ideia central do texto a que se 

reportam e que não induzam o leitor em erro. É certo que, para além desta função 

informativa, os títulos podem ter também uma função apelativa e estimuladora da 

leitura. O objetivo de “aguçar” o interesse do leitor não pode, todavia, pôr em causa 

o rigor informativo (neste sentido, cfr. Deliberação 4-Q/2006 e 1/RG-I/2007, 3 de 

Janeiro de 2007). 

39. No caso em apreço, verifica-se que a manchete (“Sócrates é o Pinóquio e recebeu 

200 mil €”) é acompanhada por um destaque gráfico emoldurado a vermelho 

(“Garante Administrador do Freeport”) e um pós-título (“Alan Perkins falou de 

reuniões onde estes factos foram mencionados e que houve mais valores pagos”). 

Estes últimos elementos fornecem a informação de que a manchete reproduz as 



 

8 

declarações de Alan Perkins. Deste modo, o afirmado na manchete encontra-se 

devidamente atribuído ao seu autor, indicando que se está perante uma citação 

indireta.  

40. No que respeita ao título da peça noticiosa – “Sócrates recebeu dinheiro” –, 

verifica-se que este é complementado por um antetítulo e um pós-titulo (cfr. Ponto 

26), que atribuem a autoria daquilo que é afirmado no título.   

41. Em resumo, os títulos supra referidos (manchete e título da peça) sintetizam 

declarações de Alan Perkins. Não se configuraram citações diretas, por não se 

encontrarem entre aspas, mas estão devidamente atribuídas ao seu autor, como 

resulta do explanado nos pontos anteriores. Além disso, estes títulos refletem o teor 

da notícia, que se debruça precisamente sobre declarações de Alan Perkins. Quanto 

à alegação do participante de que os títulos utilizados são “apenas mais um dos 

muitos títulos manipulatórios feitos pelo jornal contra José Sócrates, numa 

campanha sistemática que vem desde há muito tempo”, relembre-se que cabe ao 

Correio da Manhã, no exercício da sua liberdade editorial, não só determinar que 

acontecimentos noticia, como selecionar e hierarquizar a informação que verte nos 

títulos. 

42. Ainda que assim seja, entende-se que a opção de colocar na manchete uma citação 

indireta, que sintetiza declarações cuja correta interpretação requer uma leitura 

atenta do pós-título, colocado em letras manifestamente menores do que o título, e 

da peça informativa, poderá induzir os leitores a formular interpretações desfasadas 

do sentido real dos factos relatados na notícia, fazendo perigar o rigor informativo. 

Os leitores menos avisados poderão retirar da leitura da manchete – “Sócrates é o 

Pinóquio e recebe 200 mil €” - um juízo de culpa definitiva sobre o ex-primeiro-

ministro, não se apercebendo de que se trata tão-somente da declaração de uma 

testemunha perante o Tribunal. 

 

 

 

 

 



 

9 

V. Deliberação 

 

Tendo analisado uma participação submetida por Mário José Ribeiro contra o 

Correio da Manhã, relativa à publicação da peça “Sócrates recebeu dinheiro”, publicada 

na edição do dia 23 de maio; 

Relembrando que o rigor informativo constitui um dos princípios que 

historicamente orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma 

informação de conteúdo ajustado à realidade e com reduzido grau de indeterminação e 

de imprecisão.  

Relembrando ainda que o rigor informativo impõe que os títulos reflitam a ideia 

central do texto a que se reportam e que não induzam o leitor em erro e que objetivo de 

“aguçar” o interesse do leitor não pode pôr em causa o rigor informativo; 

Entendendo que a opção de colocar na manchete uma citação indireta, que 

sintetiza declarações cuja correta interpretação requer uma leitura atenta do pós-título, 

colocado em letras manifestamente menores do que o título, e da peça informativa, 

poderá induzir os leitores a formular interpretações desfasadas do sentido real dos factos 

relatados na notícia, fazendo perigar o rigor informativo; 

 
O Conselho Regulador, no exercício das suas atribuições e competências de regulação, 

delibera sensibilizar o jornal “Correio da Manhã” no sentido de, doravante, assegurar 

um maior cuidado na conceção dos seus títulos, evitando situações que podem 

comprometer o rigor informativo. 

 
Não são devidos encargos administrativos. 

 

Lisboa, 13 de novembro de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


