
 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
51/2013 (CONTJOR-TV) 

 
 
 
 
 
 

Participação de Ana Paula Cunha contra a RTP 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
27 de fevereiro de 2013



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 51/2013 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Participação de Ana Paula Cunha contra a RTP 

 

 

I. Participação 

 

1. Foi submetida à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 18 de 

dezembro, uma participação de Ana Paula Cunha tendo por objeto uma reportagem da RTP 

acerca do projeto Ocean Revival, que consiste no afundamento de navios junto à costa de 

Portimão, destinados a funcionar como pontos de interesse para a prática do turismo de 

mergulho. 

2.  A participante manifesta «total repulsa pela reportagem da RTP e a forma não profissional 

e insultuosa com que os jornalistas falaram do projeto, do bom nome de Luís Sá Couto e da 

quantidade de mentiras e palavras proferidas cheias de preconceitos e insinuações». 

3. A participante tece diversos comentários sobre o conteúdo da reportagem aludida. 

Destaque-se a sua reação veemente à afirmação de que o Estado poderia ter angariado 

verbas avultados coma venda para sucata dos navios afundados no âmbito do projeto 

Ocean Revival, em vez de ter oferecido o material a um privado para exploração como 

atração turística. 

4. Indica ainda que a associação que suporta o projeto não é estritamente privada, uma vez 

que integra a autarquia de Portimão. 

5. A participante considera que «a forma como a jornalista fala é um insulto à inteligência 

dos portugueses», que não são «marionetas nas mãos dos jornalistas, das empresas que 

detêm os órgãos de comunicação, nem dos políticos». 

6. Entende ainda que são usadas «expressões cheias de insinuações e preconceitos» como 

as que se referem ao desafogo que permite oferecer navios com valor comercial. 

7. É opinião da participante que é um crime dois jornalistas fazerem uma reportagem destas 

e saírem impunes com as calúnias que fizeram a Luís Sá Couto e à Subnauta. 



 

2 

8. A participante expõe também que a «como cidadã não quer[o] acreditar na forma nojenta 

como manipulam a informação num meio de tão grande alcance como é um canal público 

e com o desprezo e desrespeito por pessoas privadas que fizeram um trabalho tão notável 

e que vi ser tão benéfico ao país». 

9. Também afirma ser inaceitável que «todos os testemunhos são favoráveis ao projeto e 

ouve-se em pano de fundo a voz dos jornalistas a fazerem insinuações insultuosas», 

garantido que, «como cidadã, tudo fará[ei] para denunciar esta situação escandalosa e 

inaceitável». 

 

II. Posição da Denunciada 

 

10. A denunciada veio apresentar oposição à presente participação a 23 de janeiro, na qual 

estabelece desde logo que a reportagem sobre o projeto Ocean Revival «tem toda a 

pertinência jornalística» e «levanta uma questão legítima: deve o Estado oferecer ou 

fazer-se pagar pela transferência de bens públicos que têm valor de mercado para 

projetos que envolvem entidades privadas?» 

11. Entende a denunciada que «o escrutínio sobre a gestão patrimonial e financeira do 

Estado é um dever da comunicação social e é disso que se trata nesta reportagem». 

12. Assim, assegura que «o trabalho é feito sem preconceitos», que «coloca as questões a 

quem deve respondê-las e é feito sem enviesamentos provocados por paixões a favor ou 

contra qualquer atividade lúdica e com o distanciamento em relação aos intervenientes». 

13. Adianta também que «o mesmo projeto mereceu da parte da RTP outros tratamentos 

editoriais tidos por positivos, o que mostra que, da parte da redação, não há qualquer 

reserva de princípio quanto ao mesmo.» 

14. Paralelamente, também «não há qualquer inibição de investigação quando acha[mos] 

que há boas razões para isso, como foi o caso.» 

15. A denunciada defende que «o trabalho exerce o princípio do contraditório de forma 

irrepreensível, todos os intervenientes no negócio são ouvidos: promotores privados, 

município e decisores governamentais» e «é-lhes dado tempo para explicar as suas 

decisões e os seus pontos de vista». 



 

3 

16. Também ao telespectador, segundo a denunciada, «são expostos factos, prós e contras, 

vantagens e inconvenientes das entidades públicas e é-lhes deixado todo o espaço para 

um julgamento próprio em função desses dados.» 

17. A denunciada conclui que «o trabalho é, por isso, jurídica e deontologicamente 

inatacável». 

18. A denunciada considera ainda que a participação é «insultuosa para os jornalistas (...) e 

para a RTP» e conclui que «não se trata verdadeiramente de uma denúncia de hipotéticas 

falhas de rigor ou critério jornalísticos, mas antes um desabafo tendencioso de quem quer 

defender um projeto empresarial e que não entende nem quer aceitar um escrutínio 

jornalístico legítimo.» 

 

III. Descrição da reportagem 

 

19. A presente participação tem por objeto uma reportagem acerca do projeto de caráter 

turístico intitulado Ocean Revival. A reportagem foi exibida na RTP1, na edição do 

programa «Sexta às 9», de 14 de dezembro. Além desta, o programa apresentou outra 

reportagem sobre o roubo de arte sacra. 

20. O programa abre, desde logo, com a pivô a introduzir o assunto da reportagem, 

informando que «arrancamos este Sexta às 9 com uma investigação, um negócio selado 

pelo governo de José Sócrates e prosseguido pelo atual executivo: em causa estão quatro 

navios da Marinha cedidos gratuitamente à Câmara de Portimão para servir um privado 

que agora os utiliza como atração do turismo de mergulho». 

21. A pivô coloca de imediato a questão: «Terá sido um bom negócio?». Avança que a 

investigação concluiu que «o mercado da sucata daria, no mínimo dois milhões de euros 

por estes dois navios, mas o então ministro da defesa nem sequer colocou esta 

hipótese.» 

22. Prossegue afirmado que «hoje, com o país confrontado com cortes inéditos, o atual 

governo assume que vai continuar a ceder o equipamento militar que estiver inutilizado, 

em vez de encaixar o dinheiro do abate». 

23. A reportagem propriamente dita principia com imagens do afundamento dos navios 

referidos, acompanhada por um rodapé no qual se lê: «NEGÓCIOS DO ESTADO Governo 

ofereceu 4 navios de 2 milhões de euros a um privado». 



 

4 

24. Em voz off, informa-se desde logo que o projeto é único no mundo e é esperado que o 

afundamento dos quatro navios ao largo de Portimão possa, «no espaço de uma década, 

alcançar 100 mil turistas por ano», devido ao desenvolvimento do turismo subaquático. 

25. As primeiras declarações ouvidas na reportagem pertencem ao assim designado de 

«mentor do projeto», Luís Sá Couto. Que começa por referir que a sua primeira ideia era 

«fazer algo de mais impactante» e afundar uma frota inteira. 

26. É dito que este ex-quadro da Accenture, «depois de se reformar, fundou um centro de 

mergulho no Algarve, a Subnauta» e «é em 2007 que tudo começa, quando resolve 

apresentar o projeto de parque aquático submarino Ocean Revival à câmara socialista de 

Portimão», conta a reportagem. 

27. São aí inseridas as declarações do presidente da autarquia de Portimão, afirmando que «a 

câmara deu e tem dado apoio logístico e apoio no que respeita aos licenciamentos na 

parte que lhe compete e a fazer encaminhamentos para as entidades oficiais que tratam 

destas matérias, mas do ponto de vista financeiro, custo zero.» Refere então que se trata 

de um projeto com investimento na ordem dos 3 a 3,5 milhões de euros de iniciativa 

privada. 

28. A luz verde para a concretização do projeto foi dada pelo ministro da Defesa, Augusto 

Santos Silva, em maio de 2010, mediante o que o próprio afirma ter sido uma proposta da 

Marinha Portuguesa, após esta instituição ter em sua posse um estudo de impacto 

económico relativo à operação. 

29. O governante confirma à reportagem que autorizou a cedência dos quatro navios à 

Câmara de Portimão, «para os fins de utilização pública e de uso no quadro do turismo 

subaquático», atividade que está «expressamente prevista na estratégia que o país tem 

para o mar». Garante ainda que foram essas razões que levaram a que não tivesse 

hesitado, nem hesitaria novamente, em fazer avançar o projeto. 

30. A reportagem prossegue dizendo que os navios cedidos gratuitamente à autarquia de 

Portimão poderiam ter rendido dois milhões de euros no mercado da sucata, “mas em vez 

disso, acabaram no fundo do mar, para serem exploradas por empresas de mergulho do 

Algarve”. O ex-ministro, confrontado com os números, afirma que não sabe onde se vai 

buscar esse valor. 

31. É então referido na reportagem que esse seria o valor que a empresa de sucata de Manuel 

Godinho pagaria pelos quatro navios, tendo já pago, em 2011, “1,6 milhões de euros à 



 

5 

Marinha por duas corvetas idênticas”. A questão deixada pelo repórter é se o Estado terá 

feito um bom negócio. 

32. Luís Sá Couto afirma, então, que “o valor da sucata é irrisório” e que os 400 mil euros que 

cada navio daria rapidamente desapareceriam, enquanto, sendo colocados no projeto, 

«rapidamente esses 400 mil seriam recuperados pelo país, mas mesmo muito 

rapidamente», não se cingindo à atividade do mergulho, mas contabilizando a todos os 

consumos efetuados pelos turistas nas suas estadias. 

33. Segundo a reportagem, o assunto gerou polémica na autarquia, por causa da constituição 

de uma associação que vai gerir o processo, composta pela autarquia e pela empresa de 

mergulho de Luís Sá Couto. O PSD local diz que a associação mais parece uma «parceria 

público-privada encapotada que reforça a oligarquia empresarial do concelho» e é dito 

que temem o endividamento da autarquia e consideram tratar-se de um desperdício de 

recursos do Ministério da Defesa. 

34. O atual secretário de Estado da Defesa informa que o Governo encontrou o processo em 

curso e «optamos por não interrompê-lo». Em resposta à questão de o Ministério da 

Defesa estar desafogado ao ponto de doar navios com valor comercial, o governante 

afirmou que se trata de «fazer uma avaliação rigorosa em cada momento das várias 

alternativas que nos são propostas, de forma a conseguir o maior retorno possível para o 

Estado». 

35. Logo a seguir ao afundamento, de acordo com a reportagem, surgiram reservas de 

mergulhadores. Seriam, à data, 30. Segue-se o acompanhamento de mergulhadores que 

fazem o percurso. Um dos guias da Subnauta presente na atividade refere que têm as 

reservas têm sido sobretudo de nacionais, mas que é necessário fazer maior a divulgação 

no estrangeiro. 

36. Um dos mergulhadores presentes, que se diz praticar e estar a par do turismo 

subaquático em diversas partes do mundo, segundo a voz off, «conhece bem o valor que 

pode ter o turismo subaquático» e refere alguns exemplos no mundo do valor gerado por 

este tipo de turismo. Refere, designadamente, o caso do Egito, em que a maior fonte de 

receitas é o mergulho no Mar Vermelho e não as pirâmides. 

37. É, ainda, referido o processo de descontaminação a que são sujeitos os navios antes do 

afundamento e um elemento da empresa de mergulho Subnauta explica o processo na 

reportagem. 



 

6 

38. O repórter refere depois que, até ao momento, o gestor do projeto tem recorrido a 

patrocínios e mecenas para pagar a descontaminação. O líder do projeto informa que, 

caso não seja conseguido o dinheiro necessário para a descontaminação dos dois navios 

que falta afundar – cerca de um milhão de euros –, estes «serão vendidos para a sucata e 

o dinheiro reverterá a favor do Estado». 

39.  No entanto, Luís Sá Couto mostra-se muito confiante na obtenção da quantia necessária 

e refere que «dois já estão no fundo, ninguém os vai tirar de lá e já há empresas a ganhar 

dinheiro com isso». Afirma ainda que, «em vez de comprar Ferraris, resolvemos fazer uma 

coisa para benefício de todos». 

 

IV. Normas aplicáveis 

 

40. O artigo 6.º, alínea c), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro (doravante, EstERC) determina que estão sujeitos à supervisão e intervenção 

do Conselho Regulador os operadores de televisão, relativamente aos serviços de 

programas que difundam. 

41. O artigo 7.º, alínea d), dos EstERC refere que constitui objetivo da regulação do sector da 

comunicação social, a prosseguir pela ERC, «assegurar que a informação fornecida pelos 

prestadores de serviço de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor 

jornalístico, efetivando a responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se 

encontram sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras 

legais aplicáveis», assegurando também «o livre exercício do direito à informação e à 

liberdade imprensa» (artigo 8º, alínea a)). 

42. É, ainda, competência do Conselho Regulador da ERC, de acordo com o artigo 24.º, n.º 3, 

alínea a), do mesmo diploma legal, «fazer respeitar os princípios e limites legais aos 

conteúdos difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação 

social, designadamente em matéria de rigor informativo.» 

43. De acordo com o artigo 34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão é obrigação do operador de 

televisão «assegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a 

isenção», obrigação que impende também sobre a concessionária do serviço público, 

conforme decorre especificamente do artigo 51.º, n.º 2, alínea c), deste diploma: à 

concessionária incumbe «proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e 



 

7 

contextualizada que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos 

nacionais e internacionais». 

 

V. Análise e fundamentação 

 

44. A participação em apreço remete para a alegada falta de rigor informativo numa 

reportagem da RTP1, na edição do programa «Sexta às 9», de 14 de dezembro, sobre a 

cedência gratuita pelo Estado de quatro navios da Marinha destinados a integrar um 

projeto de turismo de mergulho, em Portimão. A reportagem da RTP questiona a gestão do 

Estado, num caso em que o material cedido poderia alegadamente ter rendido dois 

milhões de euros ao Ministério da Defesa. 

45. Além desta falha, a participante aponta ainda o atentado ao bom-nome de um dos 

protagonistas da reportagem. No que respeita a este ponto, cabe desde já referir que os 

direitos de personalidade, nos quais se enquadra o direito ao bom nome e reputação, são 

direitos constitucionalmente consagrados, mas que se integram o que se chama de 

direitos indisponíveis. Quer dizer, são direitos cuja proteção é apenas reivindicável pelos 

próprios sujeitos alegadamente ofendidos. No caso, só Luís Sá Couto poderia reclamar a 

defesa do seu bom-nome e reputação. 

46. Não será de somenos importância registar que os assuntos que envolvem o exercício da 

atividade governativa e a gestão do património do Estado gozam de interesse público 

reconhecido, porquanto dizem respeito à totalidade dos cidadãos de um país. Nessa 

aceção, os órgãos de comunicação social são tradicionalmente vigilantes sobre estas 

matérias. 

47. Quanto às falhas de rigor e às alegadas insinuações evocadas, analise-se a reportagem 

em apreço, sob o ponto de vista do exercício de contraditório, ou seja, da audição das 

partes com interesses atendíveis no caso. Registe-se que participam na reportagem o 

responsável máximo pela empresa promotora do projeto, o presidente da Autarquia de 

Portimão, o governante que autorizou a cedência dos navios, o atual governante da tutela, 

são também apresentados excertos das posições assumidas pela oposição na Autarquia 

de Portimão, são ouvidos profissionais da empresa gestora do projeto e até 

mergulhadores que beneficiam já do afundamento de dois dos quatro navios que 

constituem o projeto. 



 

8 

48. Foi facultada a todos os intervenientes a oportunidade de expor os seus pontos de vista 

acerca da matéria objeto de reportagem. Portanto, dá-se por cumprido o dever de audição 

as partes com interesses atendíveis a que os jornalistas se encontram ética e legalmente 

vinculados. 

49. Nem sequer pode ser apontada ausência de equilíbrio no tratamento das partes, uma vez 

que todas são inquiridas acerca dos assuntos que diretamente as visam. Por exemplo, 

veja-se o caso do interveniente evocado pela participante, que surge por três vezes na 

reportagem – primeiro explicando a ideia do projeto que a sua empresa lança, depois para 

se pronunciar sobre o valor que o Estado alegadamente encaixaria com a venda dos 

navios para sucata em vez da sua cedência e, por último, para se mostrar confiante de que 

a entidade gestora do projeto, a Ocean Revival, que envolve a autarquia e a sua empresa, 

conseguirá o dinheiro necessário para pagar a despoluição dos dois navios que ainda 

permanecem por afundar.  

50. É certo que o trabalho jornalístico em análise parte de uma pergunta de fundo que se 

prende com a gestão de bens públicos por parte do Estado, quando está envolvida uma 

cedência que inviabilizou o encaixe de uma quantia avultada e ainda quando cede esses 

mesmos equipamentos para exploração comercial de empresas privadas. No entanto, são 

avançados argumentos que se coadunam, quer com a tese de que o Estado deveria, num 

tempo de crise, cuidar da rentabilização imediata dos bens de que dispõe, quer com a tese 

de que a riqueza que a criação de condições para o desenvolvimento do turismo de 

mergulho será benéfico para as atividades económicas locais muito superiores ao encaixe 

imediato pela venda dos navios no mercado da sucata. 

51. São apresentados os argumentos dos decisores políticos que permitiram o arranque do 

projeto, em 2010, e o seu prosseguimento hoje, sendo eles oriundos de forças políticas 

diversas. 

52. Conclui-se, pelo exposto, que a reportagem não conduz o espectador para uma conclusão, 

antes fornece diversos elementos e abordagens sobre o assunto noticiado. 

53. Não se apuram, pois, desequilíbrios ou falhas de rigor informativo no trabalho jornalístico 

da RTP sobre o projeto Ocean Revival, ou quaisquer outras falhas éticas ou legais que o 

fragilizem. 

 

 



 

9 

VI. Deliberação 

 

Tendo analisado uma participação contra a RTP por falta de rigor informativo e atentado 

ao bom nome de uma das pessoas visadas numa reportagem sobre o projeto de turismo de 

mergulho Ocean Revival, desenvolvido em Portimão; 

Considerando que a participante não goza de legitimidade para evocar o atentado ao 

bom-nome e reputação de um terceiro; 

Reconhecendo que a reportagem da RTP justifica a sua existência e transmissão pelo 

facto de abordar um tema de interesse público; 

Tendo apurado que o trabalho jornalístico analisado se encontra conforme às exigências 

éticas e legais que impendem sobre o exercício do jornalismo, designadamente no que 

respeita ao rigor e equilíbrio da informação que veicula, 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes 

dos artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera não dar provimento à presente participação. 

 

Lisboa, 27 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


