
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
74/2013 (DR-I) 

 
 
 
 
 

Recurso da Câmara Municipal do Nordeste contra o jornal Açoriano 

Oriental 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de março de 2013



ERC/11/2012/1056   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 74/2013 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso da Câmara Municipal do Nordeste contra o jornal Açoriano Oriental 

 

 

1. Identificação das partes 

 

1.  Câmara Municipal do Nordeste, representada pelo seu Presidente, José Carlos Barbosa 

Carreiro, na qualidade de Recorrente, e jornal Açoriano Oriental, na qualidade de Recorrido. 

 

2. Objeto do recurso 

 

2. O recurso tem por objeto a alegada denegação ilegítima de um direito de resposta da 

Recorrente por parte do Recorrido. 

 

3. Factos apurados 

 

3.  Na sua edição de 27 de outubro de 2012, publicou o jornal Açoriano Oriental uma peça 

noticiosa com o título «Recuperação polémica de caminhos no Nordeste», e com 

chamada de primeira página intitulada «Caminhos voltam a dar polémica no Nordeste». 

4.  A notícia em causa relata algumas das vicissitudes ocorridas a propósito dos trabalhos de 

recuperação dos caminhos danificados por uma obra SCUT no concelho do Nordeste, 

trabalhos esses que a respetiva Câmara Municipal teria decidido fiscalizar, alegando, 

através de um parecer prévio vinculativo, que o empreiteiro estaria a executar a obra «a 

um ritmo muito lento em comparação com os trabalhos de uma empreitada normal da 

mesma natureza». A entidade selecionada para o efeito, através de um procedimento de 

ajuste direto, seria a mesma que já havia realizado idêntica tarefa, transitoriamente, até 

fevereiro de 2012. Contudo, a iniciativa em questão e, em particular, o valor do serviço 

contratado para o efeito (7500 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor), teriam 

merecido forte contestação por parte da vereação socialista. Esta teria criticado a 



ERC/11/2012/1056   

2 

proposta apresentada pelo executivo camarário, tida como uma «realidade inconcebível» 

consubstanciada num aumento claramente desnecessário da despesa, sobretudo numa 

altura em que a autarquia se encontraria em situação de «falência». Para mais, e ainda no 

entender da vereação do PS, a empreitada em causa poderia ser perfeitamente 

acompanhada pelo gabinete técnico da autarquia. 

5.  Na mesma data de 27 de outubro, a ora recorrente remeteu ao jornal Açoriano Oriental um 

texto no qual, «ao abrigo do Direito de Resposta», aduzia um conjunto de 

«esclarecimentos» à notícia controvertida identificada (v. infra, IV.12 e ss.). 

6.  Na última página da edição do dia seguinte do Açoriano Oriental, publicou este periódico 

uma nota noticiosa intitulada «Fiscalização de caminhos por adjudicar», com o seguinte 

teor: «A Câmara Municipal do Nordeste sublinhou ontem que a proposta de adjudicação 

por ajuste direto da fiscalização de recuperação dos caminhos danificados pela obra SCUT 

(7500 euros) foi retirada da ordem do dia na reunião da câmara e que por essa razão “não 

houve deliberação”. De acordo com a autarquia, a proposta foi levada a reunião de câmara 

por lapso, uma vez que ainda não tinha ido a despacho do presidente. Contudo, o 

executivo camarário deixa claro que considera que se justifica a fiscalização externa da 

obra, criticando a posição dos vereadores socialistas». 

7.  No dia seguinte, 29 de outubro, remeteu a ora recorrente ao diretor do Açoriano Oriental 

uma missiva eletrónica, na qual sublinhava que, em seu entender, a dita nota noticiosa 

publicada na véspera não correspondia «ao conteúdo do esclarecimento» remetido a 27 

de outubro, quanto à mesma matéria (supra, III.5), «não obedece[ndo] à informação 

mínima que é devida aos leitores», solicitando, por isso, a publicação ao abrigo da Lei da 

Imprensa do dito esclarecimento, «com o igual destaque na 1ª página e o mesmo 

desenvolvimento no interior do jornal». 

8.  Pelas 10h52m de 2 de novembro, o secretariado da direção do Açoriano Oriental remeteu 

à Câmara Municipal do Nordeste uma mensagem eletrónica, na qual afirmava que «[f]oi 

recebido no dia 29 de Outubro o direito de resposta pelas 18h00». 

9.  Não obstante, o texto em causa nunca chegou a ser publicado pelo jornal Recorrido, não 

tendo este, além disso, fornecido à ora recorrente qualquer explicação ou justificação para 

essa não publicação. 



ERC/11/2012/1056   

3 

10.  Em 16 de novembro último, deu entrada nos serviços da ERC, por fax, um recurso, 

subscrito pela ora recorrente, tendo por objeto a alegada denegação ilegítima do exercício 

do direito de resposta relativo à peça supra identificada. 

11.  Oficiado o jornal recorrido para que, nos termos legais, informasse, querendo, a ERC sobre 

o que tivesse por conveniente quanto ao recurso em apreço, veio o Açoriano Oriental 

corresponder ao solicitado, por missiva rececionada nesta entidade em 2 de Janeiro do 

ano em curso. 

 

4.  Argumentação da Recorrente 

 

12.  De acordo com o texto de resposta da ora Recorrente, a notícia publicada pelo Açoriano 

Oriental conteria várias incorreções. 

13.  Desde logo, seria falso o título consagrado à matéria noticiada («Caminhos voltam a dar 

polémica no Nordeste»), uma vez que «[n]ão existe neste momento nenhuma 

conflitualidade entre a Câmara Municipal do Nordeste e a Ferrovial Agroman (empreiteiro], 

estando a decorrer com normalidade os trabalhos de reparação de vias, não havendo 

portanto qualquer razão de queixa por parte da CM contra a empresa». 

14.  Por outro lado, a proposta em questão só por lapso de um funcionário teria sido presente a 

uma reunião camarária, dado que não chegara a ser submetida a despacho do Presidente 

da Câmara, tendo sido, por esse motivo, retirada da ordem do dia. Donde, não ter existido 

qualquer deliberação nem, concomitantemente, qualquer compromisso de despesa, ao 

contrário do malevolamente insinuado pela vereação do PS. 

15.  A Câmara lamentava ainda não ter sido ouvida (maxime, através do seu gabinete de 

imprensa) pelo Açoriano Oriental, e por tomar como verdadeira a informação veiculada 

pelos vereadores do PS, a propósito da matéria noticiada. 

16.  A Câmara lamentaria, igualmente, o «miserabilismo» patenteado pelos vereadores do PS, 

mediante o recurso a «argumentos poucos credíveis, a roçar o absurdo» para se oporem à 

fiscalização externa das obras de reabilitação, a qual se justificaria plenamente. 

17.  Repudiava ainda a respondente qualquer insinuação de despesismo imputada pela 

vereação socialista e, em especial, a afirmação de que se encontraria em «falência», algo 

que o Tribunal de Contas nunca afirmou quanto a esta autarquia, ao contrário de outras. 



ERC/11/2012/1056   

4 

18.  Já em sede de recurso, veio a Câmara Municipal de Nordeste reiterar o essencial do 

entendimento precedentemente exposto, sintetizando-o nos seguintes aspetos: 

19.  Desde logo, o Açoriano Oriental não se deu ao trabalho de ouvir a visada previamente à 

publicação da notícia, «como seria exigível de acordo com os mais elementares princípios 

deontológicos que regem a atividade jornalística». Exigência essa que seria, aliás, 

acrescida, face à atual conjuntura económica, financeira e social vivida pelo país. 

20.  A sensibilidade do tema e o modo por que foi noticiado afetaram em especial a reputação 

e honorabilidade do Presidente e Vice-presidente da Câmara, «inculcando expressamente 

a ideia da sua incapacidade e incompetência na gestão dos recursos autárquicos que lhes 

estão confiados, sendo assim desconsiderados publicamente». 

21.  A própria Câmara Municipal de Nordeste teria sido, «indubitavelmente», alvo de 

referências suscetíveis de afetar a sua reputação ou bom nome, «designadamente 

quanto à transcrição das declarações dos vereadores socialistas relativas ao “total 

despesismo”, de “aumentar a despesa de forma claramente desnecessária” e de esta e 

outras medidas mostrarem como a Câmara foi conduzida à atual situação de “falência”». 

22.  Além disso, e como a própria ERC vem entendendo, é insindicável por princípio a 

apreciação do que possa afetar a reputação ou boa fama do respondente, uma vez tal 

análise deve ser efetuada segundo uma perspetiva prevalecentemente subjetiva, de 

acordo com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade. 

23.  De acordo com a legislação aplicável, tinha a respondente «o direito de ver esclarecida 

cabalmente a situação de clara confusão que foi criada pela notícia publicada e de 

defender a sua consideração e honra», para isso apresentando «a sua versão dos factos, 

contraditando as citações e ilações que constam da notícia». 

24.  Destarte, «a publicação da simples nota efetuada pelo Açoriano Oriental na sua edição de 

28 de Outubro [cf. supra, III.6] não corresponde a um adequado esclarecimento, muito 

menos satisfaz as exigências do direito de resposta», o qual designadamente perde a sua 

eficácia, posto que «[n]em o seu título, nem o seu conteúdo, nem a sua inserção gráfica 

tem o mesmo relevo do texto da notícia publicada no dia 27 de Outubro, além de que o 

facto de não fazer qualquer referência àquela notícia torna o seu teor ininteligível para a 

generalidade dos leitores, desconexo e sem ligação com a notícia anterior». 

25.  Conclui requerendo a esta entidade reguladora que ordene ao Açoriano Oriental a 

publicação do direito de resposta e de retificação nos moldes legalmente previstos e, bem 



ERC/11/2012/1056   

5 

ainda, que determine a instauração do competente procedimento contraordenacional 

pelos factos descritos, nos termos legais. 

 

5. Defesa do Recorrido 

 

26.  Na sua defesa, o recorrido recorda que, na última página da sua edição de 28 de Outubro, 

procedeu à publicação de uma notícia onde explicou «o único dado relevante constante 

da nota de esclarecimento» que a CMN lhe remetera na véspera, a saber, o de que «por 

lapso de um funcionário, foi levada a reunião camarária uma proposta sem o despacho 

prévio do Presidente da autarquia, explicando-se que, por tal motivo, o documento foi 

retirado da ordem do dia e que, por essa razão, não houve deliberação». 

27.  Por outro lado, nenhuma falsidade existe no título da notícia interpelada, pois que, como 

se depreende da leitura do respetivo texto, a polémica aí referida não se aplica à Ferrovial, 

mas sim a um conflito entre a presidência da autarquia e os vereadores da oposição.  

28.  Afirma ainda o recorrido que as citações utilizadas na notícia foram retiradas de 

documentação oficial camarária relativa ao assunto em questão, a que teve acesso o 

jornalista que assinou a peça em causa. Por seu turno, a vereação socialista teria feito 

chegar às redações um comunicado a expressar a sua posição sobre essa mesma 

matéria. 

29.  Assinala-se ainda que constitui prática correntemente adotada pelo Presidente da 

autarquia o não responder no próprio dia a questões que lhe sejam dirigidas sobre 

matérias «que não sejam pacíficas no Concelho de Nordeste», o que (i) inviabiliza «um 

trabalho jornalístico que contemple todas as partes interessadas na mesma edição do 

jornal»; (ii) coloca o referido responsável autárquico em potencial posição privilegiada 

«por se poder pronunciar depois de todos os outros o terem feito e, inclusive, exigir [ou 

não] um Direito de Resposta (depois de não ter querido falar no dia)», e (iii) representa 

uma exceção ao relacionamento do jornal com as restantes 18 autarquias açorianas. 

30.  As demais considerações aduzidas pela autarquia no seu texto de resposta seriam 

«meras acusações políticas e recados para a oposição», que extravasariam do âmbito 

deste instituto jurídico, até por não constarem da notícia em apreço, e podendo, de resto, 

«a linguagem usada no texto (...) configurar ofensa aos visados». 



ERC/11/2012/1056   

6 

31.  No fundo, e concluindo, a notícia publicada pelo Açoriano Oriental retrataria, de forma 

objetiva e rigorosa, um desentendimento entre a vereação socialista e a presidência da 

autarquia, não omitindo qualquer dado nem defendendo nenhum ponto de vista em 

particular, até porque «não pode ser confundido com um qualquer jornal autárquico ao 

serviço dos interesses de quem quer que seja». 

 

6. Análise e fundamentação 

 

32.  De acordo com o disposto na Lei da Imprensa, tem direito de resposta nas publicações 

periódicas «qualquer pessoa singular que tiver sido objeto de referências, ainda que 

indiretas, que possam afetar a sua reputação ou boa fama», e direito de retificação 

«sempre que tenham sido feitas referências de facto inverídicas ou erróneas que lhe 

digam respeito» (artigos 24.º, n.ºs 1 e 2, do diploma legal citado). 

33.  No âmbito do instituto jurídico do direito de resposta, a ERC vem consistentemente 

adotando nas suas deliberações uma assinalável latitude na aferição do pressuposto 

acima indicado, considerando que a apreciação do que possa afetar a reputação e boa 

fama deve ser efetuada segundo uma perspetiva prevalecentemente subjetiva, de 

acordo com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade. Esta é 

também, de resto, e precisamente, a orientação fixada numa Diretiva adotada em 2008 

pelo Conselho Regulador desta entidade a respeito deste instituto jurídico (cf. Ponto 1.2. 

da Diretiva 2/2008, de 12 de novembro, sobre a Publicação de Textos de Resposta e de 

Retificação na Imprensa). 

34.  No fundo, e não obstante, a tónica subjectivista aqui sufragada deve ser sopesada pela 

consideração de que «não parece razoável impor a publicação de uma resposta que não 

tem sequer a mínima aparência de direito, (...) por não existir no texto em causa nenhuma 

espécie de elemento suscetível sequer de ser considerado pelo interessado como 

ofensivo ou lesivo do seu bom nome e reputação, nem a veracidade dos factos ser de 

algum modo passível de contestação» (Vital Moreira, in O Direito de Resposta na 

Comunicação Social, Coimbra, 1994, p. 120 – os destaques são os do original). 

35.  Em certa medida, a aferição da regularidade do exercício de um dado direito de resposta 

cabe ao responsável pela publicação do texto interpelado. Assim o estabelece a Lei de 

Imprensa vigente, a qual, de igual modo, só admite como legítima a recusa de publicação 



ERC/11/2012/1056   

7 

quando ocorra pelo menos uma das hipóteses taxativamente previstas no n.º 7 do seu 

artigo 26.º (e, por remissão, no n.º 4 do seu artigo 25.º). 

36.  De um ponto de vista literal, essa recusa de publicação parece caber em exclusivo ao 

diretor do periódico (cf. o artigo 26.º, n.º 7, cit.). Dessa interpretação resultaria que, nos 

casos em que, deliberadamente ou por inércia do diretor do jornal, este não comunicasse 

formalmente ao respondente os motivos de recusa da publicação do seu texto (como 

sucedeu no caso vertente: supra, III.9), tanto bastaria para que este pudesse – e devesse 

– ser reconhecido na sua plenitude e admitida a sua divulgação sem quaisquer reservas. 

37.  Não é, contudo, assim. É que uma coisa é constatar-se a recusa irregular de publicação de 

um dado direito de resposta (desde logo, por omissão das formalidades a que se refere o 

n.º 7 do artigo 26.º da LI), e coisa bem diversa é, ou pode ser, a questão de saber esse 

mesmo direito é, em si mesmo, objetivamente provido de fundamento e/ou se foi exercido 

em conformidade com os requerimentos legais. 

38.  Assim, e muito embora a conduta do jornal recorrido configure, pois, e sem margem para 

dúvida, uma denegação ilegítima do exercício de um direito legalmente tutelado da ora 

recorrente, circunstância essa que desencadeou a interposição do presente recurso 

(artigos 27.º da Lei da Imprensa e 59.º dos Estatutos da ERC), importa, ainda assim, 

indagar se no caso vertente (rectius, em todo e qualquer caso) se encontram preenchidos 

os pressupostos do direito invocado e se as demais exigências colocadas ao seu exercício 

pela Lei de Imprensa foram satisfeitas. 

39.  Ora, nessa ordem de ideias, não existem dúvidas sobre a legitimidade da ora recorrente 

nem quanto à tempestividade com que a mesma ripostou ao texto interpelado.  

40.  Não é também oponível ao escrito a exceção de carência manifesta de todo e qualquer 

fundamento, o que só que só sucederia «em caso de comprovado abuso de direito 

invocado e/ou de manifesta inexistência de qualquer interesse legítimo na resposta, 

como sucederia caso as referências do texto original fossem de todo e a qualquer luz 

insuscetíveis de contestação» (cf., entre outras, as Deliberações 6/DRI/2007, de 31 de 

janeiro, 2/DR-I/2008, de 16 de janeiro, e 40/DR-I/2009, de 23 de junho). 

41.  Ora, e a este respeito, é incontroverso que certas referências inseridas na peça 

jornalística do Açoriano Oriental relativa à «recuperação polémica de caminhos no 

Nordeste» são, sem dúvida, suscetíveis de afetar o bom nome e reputação da CMN, ora 

recorrente (supra, IV.20 ss.). Assim sucederá, de facto, com as insinuações de 



ERC/11/2012/1056   

8 

despesismo irrefletido imputadas pela oposição socialista à presidência da CMN e, em 

particular, a acusação de que esta autarquia se encontraria em situação de «falência» 

(supra, III.4 e IV.17).  

42.  Seria, por isso, legítimo à CMN ripostar e contrapor a sua verdade pessoal relativamente a 

tais imputações, não suscitando a refutação por ela apresentada, na generalidade, 

reparos de maior (cf. ponto 6 do texto de resposta da CMN). 

43.  A propósito, nunca será demais sublinhar a circunstância de que, por princípio e 

ressalvadas hipóteses particularíssimas, no âmbito do direito de resposta não há que 

averiguar se as referências veiculadas nos textos interpelado e interpelante possuem ou 

não correspondência com a verdade material. Consabidamente, essa é questão lateral à 

essência e função próprias do direito de resposta e de retificação, e que não cabe à ERC 

dirimir. 

44.  Nessa medida, e ainda que isso abale a presunção da normal observância das regras que 

enformam a praxis jornalística por parte dos seus respetivos profissionais, será de 

considerar atendível a «verdade pessoal» da respondente lá onde este afirma não ter 

sido ouvido previamente à divulgação da notícia (supra, IV.19), a qual «toma como 

verdadeira a informação veiculada pela vereação do PS», para mais ignorando a 

disponibilização, pela CMN, de um gabinete de imprensa «apto a dar todo o apoio à 

comunicação social para esclarecimento de qualquer assunto». 

45.  Assim, e ainda que a publicação demandada alegue ser prática corrente do responsável 

máximo da autarquia o esquivar-se propositadamente a responder a questões «não 

pacíficas» (supra, V.29), certo é que não é feita qualquer prova de que, neste caso em 

concreto, isso se verificou. 

46.  Pelo que nenhum reparo há também a apontar ao teor do ponto 3 do texto da 

respondente. 

47.  Em contrapartida, é de considerar como desproporcionadamente desprimorosa – e, 

nessa medida, inadmissível – a referência feita no texto interpelante ao invocado 

«miserabilismo» dos vereadores da oposição (cf. supra, IV.16, e ponto 5 do texto de 

resposta), de todo em todo desproporcionada e, por isso, injustificada face ao teor do 

texto interpelado. 



ERC/11/2012/1056   

9 

48.  Mais discutível é ou será a questão de saber se o remanescente do texto de resposta (em 

concreto, os seus pontos 1, 2 e 4) reuniria as condições necessárias para ser publicado. E 

isto pelas razões que se passam a sumariar. 

49.  Esclareça-se desde já que nem se trata tanto de apurar se os pontos da resposta ora 

assinalados apresentam alguma relação direta e útil com o texto respondido, mas antes 

saber se excedem eles mesmos os limites de razoabilidade que constituem a charneira 

do que deve nortear a apreciação, pelo próprio visado, daquilo que é suscetível de afetar a 

sua reputação e boa fama (supra, VI.33). 

50.  A essa luz, contrariamente ao sustentado pela recorrente (supra, IV.13), e conforme 

decorre do texto noticiado, é manifesto que o título contestado não pretende retratar ou 

referir-se a qualquer putativa conflitualidade entre a CMN e o empreiteiro, mas sim entre a 

presidência da autarquia e a vereação socialista.  

51.  Ora, sendo certo que a respondente beneficia do direito a verbalizar a sua verdade 

pessoal, e que esta é, em princípio, e como se deixou dito, insindicável, certo é também 

que essa faculdade (ou segmentos dela) deve transigir nos casos ou hipóteses em que – 

como, justamente, ora sucede – é objetivamente patente que a contraversão da 

respondente não tem aqui qualquer sustentação plausível, e que, além disso, ou por isso, 

excede manifestamente os limites da razoabilidade (cf. supra, VI.33 e 49) que serão 

sempre exigíveis neste contexto. É patentemente falso o argumento invocado pela 

respondente no seu texto, quanto a este específico ponto – a conflitualidade retratada 

verifica-se, na verdade, entre a CMN e a vereação do PS, sendo esse facto objetivo, público 

e notório –, pelo que não deve beneficiar da tutela do direito de resposta. 

52.  E a semelhante conclusão se chega, com as devidas adaptações, quanto à mencionada 

existência de um lapso de um funcionário camarário no agendamento da matéria para 

uma dada reunião camarária (supra, IV.14). Na verdade, da notícia não constam quaisquer 

circunstâncias de tempo, modo e/ou lugar que permitam minimamente supor a existência 

ou realização de qualquer reunião camarária destinada a discutir esta matéria (e de uma 

concomitante deliberação adotada nesse sentido – v. ponto 4 da resposta da CMN).  

53.  A notícia alude, sempre e apenas, e em abstrato, a uma mera «proposta» do executivo 

camarário relativa à matéria (supra, III.4), sendo, pois, forçada e algo abusiva uma leitura 

em sentido diverso. Por isso – e ainda que o próprio periódico se tenha disposto a publicar 

um «esclarecimento» nesse sentido (supra, III.6 e V.26) –, a alusão na resposta à 



ERC/11/2012/1056   

10 

existência de uma reunião camarária e à alegada adoção de uma deliberação nesse 

sentido ultrapassam os limites da «ótica prevalecentemente subjetiva» por princípio 

reconhecida ao titular do direito de resposta. 

54.  Termos em que também os pontos 1, 2 e 4 do texto da ora Recorrente não serem 

admissíveis, no âmbito do direito de resposta então exercido. 

55.  Não obstante a ausência de comunicação formal de recusa de publicação do texto de 

resposta (supra, III.9 e VI.36), este é, como se deixou visto, parcialmente inadmissível. 

Donde, não se poder considerar infundada – ao menos na sua totalidade – a «não 

satisfação» desse direito e, consequentemente, inexistir fundamento para a instauração 

de qualquer procedimento contraordenacional, com base na alínea d) do n.º 1 do artigo 

35.º da Lei de Imprensa.  

 

7.  Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso apresentado pela Câmara Municipal do Nordeste, por alegada 

denegação ilegítima de um direito de resposta relativo a uma notícia publicada na edição de 27 

de outubro de 2012 do jornal Açoriano Oriental, o Conselho Regulador da ERC delibera, pelos 

motivos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 8º, al. f), e 24º, n.º 3, al. j), dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 

 

• Reconhecer a titularidade do direito de resposta à Recorrente, concluindo que o 

Recorrido violou o disposto no artigo 26.º da Lei de Imprensa; 

• Considerar, em consequência, procedente o recurso interposto pela Recorrente; 

• Informar a Recorrente, não obstante, de que, para a efetivação do seu direito, 

deverá reformular o seu texto de resposta de acordo com as exigências constantes 

da Lei de Imprensa, e em linha com os reparos assinalados na presente 

deliberação;  

• Determinar ao Recorrido que proceda à publicação do texto de resposta caso a 

Recorrente dê cumprimento ao disposto no ponto anterior, e no prazo do n.º 2 do 

artigo 26º da Lei de Imprensa, o qual deve ser acompanhado da menção de que tal 

publicação decorre de determinação da ERC, em conformidade com o artigo 27.º, n.º 

4, do mesmo diploma legal; 



ERC/11/2012/1056   

11 

• Advertir o periódico Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no 

cumprimento da publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória 

prevista no artigo 72º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro. 

• Esclarecer o periódico Recorrido de que deverá enviar para a ERC um exemplar da 

edição onde conste a publicação do texto de resposta. 

 

São devidos encargos administrativos, no montante de 4,50 Unidades de Conta, nos termos do 

artigo 11º, n.º 1, alínea a), conjugado com o Anexo V, (verba 27), do Decreto-Lei n.º 103/2006, 

de 7 de junho. 

Lisboa, 13 de março de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


