
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

153/2013 (PLU-R) 

 

 

Participação de Alberto Alves Lobo contra a Antena1, por falta de 
pluralismo no comentário económico 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de maio de 2013



ERC/12/2012/1133 

 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 153/2013 (PLU-R) 

 

Assunto: Participação de Alberto Alves Lobo contra a Antena1, por falta de pluralismo no comentário 

económico 

 

 

1. Participação 

 

1.1 Foi submetida à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 5 de 

dezembro de 2012, uma participação subscrita por Alberto Alves Lobo, contra a Antena 1, tendo 

por objeto «o comentário diário após o noticiário das 8h da manhã sobre economia». 

1.2 Em concreto, o participante questiona se «haverá pluralismo informativo, quando o mesmo 

jornalista durante o dia comenta na SIC, no …xpresso em papel e na net». 

1.3 O participante nota que «antes da nomeação do jornalista que fazia esses comentários para 

diretor da RTP, havia razão para que ele fizesse para a rádio pública e para a televisão pública os 

comentários económicos, dado que era quadro da empresa e as sinergias a isso obrigavam». 

1.4 Conclui que, «na situação atual, nada justifica que a rádio pública tenha como comentador 

exclusivo o mesmo jornalista que, durante o dia, ora fala na SIC, ou escreve noutros órgãos 

pertença do grupo de Balsemão», pelo que «salvo melhor opinião, estamos perante o 

pensamento único de comentário no comentário e não no pluralismo no comentário». 

 

2. Posição da Denunciada 

 

2.1 A RTP veio exercer contraditório à participação em apreço a 14 de janeiro e nele começa por 

descrever que «o programa “Contas do Dia” é uma pequena rubrica de informação económica, 

transmitida de 2.ª a 6.ª feira no programa da manhã da Antena 1» 

2.2 A denunciada afirma que se trata de um programa assegurado internamente, desde o seu 

início, em 2010, primeiro por Fausto Coutinho, depois por Paulo Ferreira e, na sequência da 

nomeação deste para diretor de informação da RTP, por Nicolau Santos, «comentador residente 

da Antena 1 para os assuntos económicos, há largos anos». 



ERC/12/2012/1133 

 

2 

2.3 Assegura ainda que este jornalista «não aufere nenhuma remuneração adicional para a 

participação no programa, garantindo a mesma lógica em termos de potenciar sinergias que o 

participante aborda, que existia com os anteriores jornalistas que conduziram o programa». 

2.4 A denunciada esclarece que «relevante é clarificar que não se trata de um programa de 

comentário ou opinião», mas antes «pretende-se uma abordagem dos assuntos económicos 

de uma forma mais acessível, descodificando a linguagem técnica da economia, tornando-a 

compreensível ao grande público». 

2.5 Portanto, entende a denunciada que, «sem prejuízo do cunho pessoal que qualquer jornalista 

aporta aos programas que conduz, no caso, não é a respetiva opinião que se pretende». 

2.6 Assegura a denunciada que, «consciente das especiais obrigações que enquadram a sua 

atividade em termos informativos, mantém uma preocupação constante em assegurar um 

papel insubstituível na garantia do pluralismo e na participação democrática». 

2.7 Por fim, a denunciada considera que «o cumprimento dos princípios do pluralismo e do rigor, 

isenção e independência da informação a que o serviço público de rádio está obrigado, nos 

termos previstos na Lei da Rádio, é assegurado através de uma programação integrada e 

equilibrada, harmonizando a obrigação de pluralismo com critérios jornalísticos definidos». Por 

esta razão, «não pode ser aferido apenas por um único programa». 

2.8 Assim, «sem prejuízo de considerar absolutamente legítimas as preocupações do 

participante», é entendimento da denunciada que, «na circunstância e pelas razões referidas, 

não têm fundamento». 

 

3. Descrição do programa 

 

3.1 A participação em apreço refere-se ao programa “Contas do Dia”, emitido diariamente de 

segunda a sexta-feira, na Antena 1. De acordo com a sinopse disponibilizada pelo operador, 

mantém «[t]odos os dias uma pequena conversa sobre assuntos económicos que se refletem 

no dia a dia da vida das pessoas», por Nicolau Santos, indicando uma duração de três minutos. 

3.2 Na edição de 3 de janeiro1, indicada na participação, a rubrica “Contas do Dia”, que apresentou a 

duração de 06m20s, foi introduzida pelo locutor das manhãs da Antena 1: «Nicolau Santos, 

diretor adjunto do semanário Expresso e comentador de assuntos de Economia da Antena 1, 

                                                      
1 http://www.rtp.pt/programa/radio/p3986/c103875, acedido a 23 de janeiro 



ERC/12/2012/1133 

 

3 

começa por abordar, analisar, avaliar o dinheiro agora anunciado para o Banif: é uma 

nacionalização 1100 milhões de euros?» 

3.3 O jornalista responde que «se isto não é uma nacionalização, então eu não sei o que é uma 

nacionalização, porque o Estado vai ficar com 99% do capital do Banif para já» e reforça que «os 

contribuintes vão meter 1100 milhões de euros no Banif”», mas explica que os acionistas 

privados terão que conseguir 450 milhões em seis meses, e aí o Estado, apesar de ficar com 

60% do capital, não terá a maioria de votos como acionista. 

3.4 Consequentemente, o jornalista considera que «estamos, mais uma vez, perante uma 

situação que, [para mim,] é incompreensível, sobretudo depois do que acabou por acontecer 

com o BPN e, de algum modo, com o BPP: ou seja, é os contribuintes a pagar para salvar bancos 

que, provavelmente, sem o apoio do Estado, teriam mesmo que fechar portas». 

3.5 Avalia que «as coisas correram muito mal com o BPN, como toda a gente sabe» e «é uma 

brutalidade o dinheiro que os contribuintes tiveram que pagar para que o BPN, na altura, não 

desaparecesse e agora estamos na mesma situação».  

3.6 Refere o jornalista que «no atual quadro, esta é uma jogada de altíssimo risco» e questiona se 

«não seria possível, tal como aconteceu em Espanha, o Estado chamar os maiores bancos 

portugueses e dizer-lhes que há um problema com o Banif e, portanto, vocês vão ter de o 

resolver». 

3.7 «Assim, o que está a acontecer é uma nacionalização e é o risco de o Estado, durante muito 

tempo, ficar com a maioria do capital do banco e em vez de ter um banco intervencionado, já 

vamos em três bancos intervencionados – o BPN, o BCP e agora o Banif», considera o jornalista. 

3.8 Salienta também que, «isto é extraordinário, os bancos parecem ser as únicas empresas que 

não podem fechar portas, enquanto todas as outras empresas não financeiras o Estado não se 

preocupa com elas e há milhares de despedidos, há destruição de tecnologia, de 

conhecimento, de saber». Conclui que «ter um banco parece ser o negócio mais seguro do 

mundo, porque quem tem um banco nunca pode ter problemas, nunca pode fechar as portas, 

porque, em última instância, o dinheiro dos contribuintes serve para salvá-los». 

3.9 O jornalista reitera que «esta jogada, mais uma vez, parece muito arriscada, porque os 

acionistas privados, em seis meses, vão ter que arranjar 450 milhões para meter no banco». 

3.10 O locutor introduz novo tema – a morte de um amigo do jornalista, o sociólogo António 

d’Ornelas, que é depois comentado por este, tecendo considerações elogiosas ao seu percurso 

profissional e ao seu carácter, terminado assim a rubrica. 



ERC/12/2012/1133 

 

4 

3.11 Na edição de 4 de janeiro2, também indicada na participação, a rubrica “Contas do Dia” 

apresentou uma duração total de 07m20s e foi introduzida pelo locutor das manhãs da Antena 

1 do seguinte modo: «Vamos às “Contas do Dia” na Antena 1, com o jornalista Nicolau Santos, 

diretor adjunto do semanário Expresso e comentador de assuntos de Economia da Antena 1». 

É o locutor que lança o primeiro tema na rubrica – a tomada de posse da comissão que tratará 

da renovação das normas do IRC. 

3.12 O jornalista começa por comentar o pedido de nacionalidade russa do ator francês Gérard 

Depardieu, por razões fiscais, e liga o assunto à constituição da atrás referida comissão em 

Portugal, afirmando que «os movimentos de capitais são muito difíceis de controlar pelos 

Estados», já que «a globalização financeira trouxe esta possibilidade de movimentação de 

capitais de uns países para os outros, para os sítios onde pagam menos impostos, mas as 

pessoas não têm essa possibilidade, ou seja, o trabalho perde claramente relativamente aos 

movimentos de capitais, nesta matéria». 

3.13 A propósito da constituição da equipa que compõe a referida comissão, o jornalista salienta que 

o seu responsável – Lobo Xavier -, assim como toda a equipa que o acompanha, «vão trabalhar 

para o Estado a título gratuito e eu penso, por acaso, que estas coisas deveriam ser pagas, mas 

admito que haja pessoas que, precisamente porque a sociedade já lhes retribuiu bastante o 

valor que têm, possam estar disponíveis para prestar um serviço ao Estado gratuito». 

3.14 De seguida, o jornalista advoga que «a proposta que o dr. Lobo Xavier faz, fá-la com profundo 

conhecimento de causa, porque ele sabe o que interessa às empresas». Refere que o objetivo 

é atrair investimento para Portugal e indica o exemplo da Irlanda, onde o IRC é de 12%. «O que 

acontece é que muitas empresas colocam as suas sedes na Irlanda para beneficiarem de 

impostos sobre os seus lucros inferiores aos da generalidade da União Europeia». 

3.15 Depois, questiona se numa união económica e monetária tal atuação fará sentido e responde 

que acha que não, defendendo «uma aproximação económica e fiscal para todos os países da 

União Europeia, mas o facto é que existe». 

3.16 Conclui, então, que «os países conseguem manter a sua competitividade através da parte 

fiscal e é precisamente isto que eu acho que esta comissão vai tentar fazer – conseguir que 

haja um estatuto para o IRC, portanto, para o que as empresas pagam sobre os seus lucros, que 

leve a que haja interessados em investir». 

                                                      
2 http://www.rtp.pt/programa/radio/p3986/c104012, acedido a 22 de janeiro. 



ERC/12/2012/1133 

 

5 

3.17 O jornalista defende ainda que a ideia apresentada pelo ministro da Economia de redução do 

IRC para 10% em Portugal, «embora com resistência ao nível da União Europeia, é positiva, 

porque precisamos muito de investimento». Considera ainda que, ao atrair investimento, serão 

criados postos de trabalho e riqueza. 

3.18 O locutor informa que a comissão para o estudo do IRC deverá apresentar propostas em agosto, 

ao que se seguirá um período de discussão pública do documento. Lança novo tema: a saída do 

presidente da sociedade Estoril-Sol, após 20 anos no cargo. 

3.19 O jornalista comenta que há uma nova geração a gerir os negócios do proprietário da sociedade. 

Paralelamente, salienta que não se trata de uma sociedade apenas de jogos de fortuna e azar, 

mas «tem feito muitíssimo pela cultura neste país, tem dado oportunidade a músicos, a 

artistas plásticos, a pintores, a poetas, a escritores, a cronistas, etc.». 

3.20 Considera que «quando se olha para o Casino Estoril com uma certa sobranceria por ser uma 

sociedade de jogos de azar, é bom ver o outro lado, ou seja, a responsabilidade social do Casino 

Estoril». 

3.21 Entende, a encerrar a rubrica, que o gestor que agora sai tem grande responsabilidade nestes 

aspetos e que a sua saída ficara a dever-se ao facto de «a nova geração dos seus patrões 

percebe[r] mal este tipo de empenho no desenvolvimento cultural de um país». 

 

4. Análise e fundamentação 

 

4.1 A participação em apreço refere-se à alegada inexistência de pluralismo na opinião sobre 

Economia no serviço de programas de rádio Antena 1, indicando a rubrica Contas do Dia como 

exemplo. 

4.2 Convém, antes de mais, analisar em concreto o objeto da participação. Ora, considerando os 

argumentos expostos pelo participante, verifica-se que não se referem ao pluralismo interno do 

serviço de programas em questão, mas antes à presença do mesmo protagonista em diversos 

órgãos de comunicação social. 

4.3 Alerte-se, no entanto, que a liberdade programação/editorial reconhecida aos órgãos de 

comunicação social permite-lhes, desde logo, selecionar para os seus espaços de informação, 

opinião e comentário as personalidades que entendam darem cumprimento mais satisfatório à 

sua linha editorial. 



ERC/12/2012/1133 

 

6 

4.4 A rubrica em apreço foi primeiramente assegurada por um outro profissional, até ao momento 

em que este foi indigitado diretor de informação da RTP, em dezembro de 2012. Por sua vez, o 

jornalista que passou a assegurar o programa era já comentador para assuntos de Economia 

na Antena 1. 

4.5 Desta forma, a substituição de quem anteriormente assegurava a rubrica consistiu num 

reajuste interno no serviço de programas em causa, não tendo recorrido a uma nova 

colaboração para o efeito. 

4.6 Não obstante as considerações acima, refira-se que a denunciada argumenta que a rubrica em 

causa não se encontrará enquadrada no género comentário/opinião, mas será antes um 

programa de informação (cf. pontos 8 e 9). 

4.7 Ora, atendendo ao formato que a rubrica assume, exposta através da descrição das duas 

edições referidas pelo participante, não é possível defender a perspetiva da denunciada, uma 

vez que o que se ouve é a exposição de pontos de vista do jornalista sobre assuntos lançados 

pelo locutor. 

4.8 Ao longo da rubrica é frequente o uso de expressões como «eu acho», ou outras que 

introduzem pontos de vista pessoais. 

4.9 Refira-se que é preceito deontológico do exercício do jornalismo que «a distinção entre notícia e 

opinião deve ficar bem clara aos olhos do público» (cf. ponto 1 do Código Deontológico dos 

Jornalistas). 

4.10 Repare-se ainda que o profissional que assegura a rubrica “Contas do Dia” é apresentado pelo 

próprio locutor da Antena 1, no arranque do programa, como «comentador de assuntos de 

Economia da Antena1», ao mesmo tempo que é identificado como diretor adjunto do jornal 

Expresso. Não é de crer, pois, que seja apresentado como comentador da Antena 1 e esteja a 

fazer trabalho de informação na rubrica referida. 

4.11 Até porque é a própria denunciada, no seu exercício de contraditório à participação, a salientar 

que se trata de um comentador habitual na sua antena e que nem sequer possui um vínculo 

remunerado para a participação na rubrica “Contas do Dia”. 

4.12 Acresce que é improvável a contratação pela denunciada daquele profissional como jornalista 

(para produzir informação) sendo ele diretor adjunto de um jornal que, para mais, nem integra o 

mesmo grupo empresarial a que pertence a denunciada, dificultando sinergias deste teor. 



ERC/12/2012/1133 

 

7 

4.13 Postas as considerações acima, entende-se que Contas do Dia é um programa de comentário e 

não de informação (notícias, reportagem, etc.). Assim sendo, a análise que se possa efetuar 

deverá enquadrar a rubrica de acordo com esta natureza. 

4.14 Não cabe nas atribuições do Conselho Regulador pronunciar-se acerca do conteúdo dos 

comentários proferidos em espaços a eles destinados, uma vez que o comentário e a opinião 

não se sujeitam às exigências atribuídas à informação como a isenção, o rigor, o equilíbrio, 

entre outras. 

4.15 Reconhece-se, todavia, a pertinência da preocupação manifestada pelo participante relativa ao 

estreitamento da diversidade de atores sociais que produzem comentário (não só de 

Economia) nos órgãos de comunicação social. 

4.16 Porém, uma análise acerca desta problemática não pode considerar apenas um único 

programa de um único órgão de comunicação social, mas antes toda a opinião, no caso, sobre 

Economia, que é produzida nos órgãos de comunicação social em Portugal. 

4.17 Atente-se ainda na circunstância de a ERC, no âmbito do seu relatório de regulação anual, 

avaliar de forma particular a observância do pluralismo no serviço e público de radiodifusão 

sonora. 

 

5. Deliberação 

 

Tendo analisado uma participação contra a Antena 1 por falta de pluralismo no comentário 

económico, devido à seleção do interveniente na rubrica “Contas do Dia”, emitido diariamente 

naquele serviço de programas; 

Considerando que a participação em causa remete para uma avaliação global do conceito de 

pluralismo e diversidade de opiniões na comunicação social, ao referir-se aos vários órgãos nos 

quais o jornalista que protagoniza o programa “Contas do Dia” intervém e presta serviço; 

Verificando que a liberdade editorial reconhecida aos órgãos de comunicação social permite à 

Antena 1 selecionar o comentador que considere cumprir melhor a orientação do seu estatuto 

editorial; 

Salientando que, tendo sido considerado o programa em apreço enquanto espaço de comentário, o 

conteúdo das declarações nele proferidas não se encontra sujeito às exigências que impendem 

sobre a informação (rigor, isenção, equilíbrio, etc.), não intervindo o Conselho Regulador a esse nível; 



ERC/12/2012/1133 

 

8 

Não descurando as preocupações manifestadas pelo participante no que respeita ao estreitamento 

da diversidade de opinião nos órgãos de comunicação social; 

Reconhecendo que esta questão não se resume à presença de um determinado comentador numa 

rubrica de rádio, 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes dos 

artigos 7.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera não dar seguimento à presente participação. 

 

Lisboa, 29 de maio de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno (voto contra) 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


