
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
151/2013 (DR-I-PC) 

 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a Milho Rei – Cooperativa Popular 
de Informação e Cultura de Barcelos, C.R.L. 

 
Recurso da Presidência da Câmara Municipal de Barcelos contra o 

jornal Barcelos Popular 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
4 de junho de 2013



ERC/10/2012/884   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo contraordenacional ERC/10/2012/884 

 

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro (doravante, Lei de 

Imprensa), conjugado com o artigo 24.º, n.º 3, alíneas j) e ac), dos Estatutos da ERC, aprovados 

pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro e o artigo 34.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

outubro (doravante, RGCO), o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social (doravante, ERC) instaurou, nos termos e com os fundamentos constantes da 

Deliberação 35/DR-I/2009, de 9 de junho de 2009, um processo de contraordenação contra 

Milho Rei – Cooperativa Popular de Informação e Cultura de Barcelos, C.R.L., com sede na Av. 

João Paulo II, 355, 4750-034 Barcelos. 

 

Deliberação 151/2013 (DR-I-PC) 

 

Não há questões prévias a decidir, pelo que, nada obsta a que seja proferida decisão. 

 

Conforme consta do processo foi lavrada Acusação por factos que se traduziam no 

incumprimento do disposto nos n.ºs 3, 4 e 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, vindo a Arguida 

Milho Rei – Cooperativa Popular de Informação e Cultura de Barcelos, C.R.L., acusada da prática 

de contraordenação nos termos seguintes: 

 

1.  Procedimentos 

 

1.1 Em 14 de outubro de 2008, deu entrada na ERC um recurso da Presidência da Câmara 

Municipal de Barcelos contra o jornal Barcelos Popular, propriedade da ora Arguida, relativo à 

publicação deficiente de texto de direito de resposta. 

 

1.2 O direito de resposta refere-se à edição de 25 de setembro de 2008 do semanário Barcelos 

Popular, na qual foi publicado, na primeira página, o seguinte título: «Reis concordou com 

encerramento da maternidade». 

 



ERC/10/2012/884   

2 

1.3 A acompanhar o título foram publicados dois subtítulos: «Presidência da Câmara diz que 

desconhece palavras de Correia de Campos» e «Ex-ministro alega que Fernando Reis 

manifestou publicamente apoio à sua reforma da saúde». 

 

1.4 A notícia foi desenvolvida na metade superior da página 8 do jornal, dando conta da 

polémica existente entre o ex-ministro da saúde e o Presidente da Câmara Municipal de 

Barcelos, uma vez que o primeiro alegava que este concordara com o encerramento da 

maternidade, facto desmentido pelo segundo. 

 

1.5 Entendeu a Presidência da Câmara Municipal de Barcelos que a publicação do escrito 

original afetou a sua reputação e boa fama, razão pela qual exerceu o seu direito de resposta 

por carta dirigida ao Diretor do jornal Barcelos Popular datada de 1 de outubro de 2008. 

 

1.6 Tendo rececionado o texto de resposta, o jornal Barcelos Popular publicou esse texto na 

metade inferior da página 7 da sua edição de 9 de outubro de 2008. 

 

1.7 Inconformada com a forma como foi publicado o seu direito de resposta, a Presidência da 

Câmara Municipal de Barcelos apresentou, em 14 de outubro de 2008, recurso perante a ERC, 

com fundamento na disparidade de destaque e aspeto gráfico entre o texto de resposta e a 

notícia originária, e ainda na ausência de uma chamada à primeira página. 

 

1.7 Analisada a peça original, a ERC constatou a legitimidade da Presidência da Câmara 

Municipal de Barcelos para exercer o direito de resposta relativamente à notícia publicada, à 

luz do disposto no artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, já que a mesma continha referências 

diretas à Câmara Municipal de Barcelos, suscetíveis de afetar o bom nome e imagem daquele 

órgão municipal. 

 

1.8 Por ofício datado de 23 de outubro de 2008, foi notificado o Diretor do jornal para informar o 

que entendesse por conveniente sobre o teor do recurso da Câmara Municipal de Barcelos. 

 

1.9 Em 17 de novembro de 2011, o Diretor do jornal veio referir sumariamente que «a 

chamada à primeira página não foi feita por lapso» e que «quanto à questão do título (...) não 



ERC/10/2012/884   

3 

incluímos nenhum texto de nossa iniciativa. E, salvo melhor opinião, a Lei não obriga a 

tamanhos concretos ou exatos de títulos». 

 

1.10 O Conselho Regulador da ERC analisou os termos em que foi publicado o texto de resposta 

e verificou que: 

 

- Não foi inserida uma nota de chamada na primeira página a anunciar a publicação da resposta 

e o seu autor; 

- O texto de resposta foi publicado na metade inferior da página 7; 

- O título da resposta foi publicado com o mesmo tamanho de letra do resto do texto, embora a 

negrito, tamanho esse inferior ao do título da notícia que lhe deu origem; 

- Juntamente com a resposta foi publicada uma nota de redação com excertos de uma 

entrevista dada pelo ex-ministro Correia de Campos ao jornal Público, na edição de 19 de 

setembro de 2008 deste jornal, sobre o caso de Barcelos. 

 

1.11 Por esse motivo, em 9 de junho de 2009, o Conselho Regulador da ERC adotou a 

Deliberação 35/DR-I/2009, dando por verificada a violação do disposto no artigo 26.º, n.ºs 3, 4 

e 6, da Lei da Imprensa e decidindo abrir o respetivo procedimento contraordenacional contra 

a Milho Rei – Cooperativa Popular de Informação e Cultura de Barcelos, C.R.L.. 

 

1.12 Em 13 de setembro de 2010, a Arguida foi notificada da Acusação contra si deduzida, por 

violação do artigo 26.º, ns.º 3, 4 e 6, da Lei de Imprensa, e para, no prazo de 10 dias, apresentar 

a sua defesa escrita, bem como os meios de prova que reputasse convenientes. 

 

1.13 Em 29 de setembro de 2010, a Arguida veio a apresentar a sua defesa escrita, afirmando, 

em síntese, que: 

 

- A Arguida procedeu à publicação do direito de resposta em cumprimento da deliberação 

35/DR-I/2009, na primeira publicação após a receção da deliberação. 

- A ausência de uma chamada à primeira página aconteceu por mero lapso, constituindo um 

ato «involuntário e meramente circunstancial». 



ERC/10/2012/884   

4 

- O texto de resposta foi publicado na página ímpar número 7, o que corresponde a uma 

vantagem face à parte superior da página 8 onde originalmente foi publicada a notícia. 

- O tamanho da letra da notícia é igual ao do texto de resposta, sendo que o texto de resposta é 

mais longo que o texto da notícia. 

- Concluiu a Arguida requerendo a penalização com «mera advertência». 

 

2.  Apreciação da matéria de facto 

 

O presente caso iniciou-se com a publicação, na edição de 25 de setembro de 2008, do 

semanário Barcelos Popular, de uma notícia, cujo título figurava da primeira página como «Reis 

Concordou com encerramento da maternidade», acompanhado de dois subtítulos: 

«Presidência da Câmara diz que desconhece palavras de Correia de Campos» e «Ex-ministro 

alega que Fernando Reis manifestou pubicamente apoio à sua reforma da saúde». 

 

A mencionada notícia, publicada na metade superior da página 8 desse semanário, dava conta 

da polémica existente entre o ex-Ministro da Saúde e o Presidente da Câmara Municipal de 

Barcelos, dado que o primeiro alegava que este concordara com o encerramento da 

maternidade, facto desmentido pelo segundo. 

 

A 1 de outubro de 2008, considerando a Presidência da Câmara Municipal de Barcelos que a 

publicação do escrito original afetou a sua reputação e boa fama, veio exercer o seu direito de 

resposta. 

 

O texto do direito de resposta foi publicado na metade inferior da página 7 da edição de 9 de 

outubro do Barcelos Popular. Nesta edição, no entanto, não existiu uma chamada à primeira 

página relativamente ao direito de resposta. Quanto à formatação do texto, este encontrava-se 

com o mesmo tipo e tamanho de letra que a notícia originária, com exceção do título da notícia 

que, apesar de estar a negrito, foi apresentado em tamanho inferior ao do tamanho da letra do 

título da notícia originária. O conjunto destas diferenças face ao texto da notícia originária 

vieram, deste modo, conferir um menor destaque ao texto de resposta, particularmente no que 

releva ao título, que tem um papel importante na captação da atenção do leitor. 

A acompanhar o texto do direito de resposta também foi publicada uma nota de redação na 

mesma página 7, que continha um excerto de uma entrevista do ex-Ministro da Saúde Correia 



ERC/10/2012/884   

5 

de Campos ao jornal Público, e presente na sua edição de 19 de setembro de 2008, falando 

sobre os factos versados no texto do direito de resposta e na notícia originária, citando 

nomeadamente a seguinte afirmação do ex-Ministro Correia de Campos: «O presidente da 

Câmara de Barcelos, numa cerimónia pública, fez grandes elogios à reforma». 

 

Após a leitura do texto de resposta da Presidência da Câmara Municipal de Barcelos, cuja 

posição é a de que o Presidente da Câmara não terá afirmado o que lhe era imputado pela 

decisão originária, verifica-se que aquela nota de redação visava apenas contrapor esta 

posição, prolongando a polémica com a reprodução de um texto com teor contrário ao do texto 

de resposta. 

 

3.  Factos dados como provados 

 

Face ao exposto, e no âmbito deste processo, são dados como provados os seguintes factos: 

 

- Na edição de 25 de setembro de 2008, o semanário Barcelos Popular publicou, na primeira 

página, o seguinte título: «Reis Concordou com encerramento da maternidade» (documento 

de fls. 6 do processo administrativo). 

- A acompanhar o título foram publicados dois subtítulos: «Presidência da Câmara diz que 

desconhece palavras de Correia de Campos» e «Ex-ministro alega que Fernando Reis 

manifestou pubicamente apoio à sua reforma da saúde» (documento de fls. 6 do processo 

administrativo).. 

- A notícia foi desenvolvida na metade superior da página 8 do mencionado jornal (documento 

de fls. 7 do processo administrativo). 

- Em 1 de outubro de 2008, a Presidência da Câmara Municipal de Barcelos exerceu o seu 

direito de resposta (documento de fls. 3, 4 e 5 do processo administrativo).. 

- O semanário Barcelos Popular publicou o texto de resposta na metade inferior da página 7 da 

sua edição de 9 de outubro de 2008 (documento de fls. 9 do processo administrativo).. 

- Não foi inserida uma nota de chamada na primeira página a anunciar a publicação da resposta 

e o seu autor (documento de fls. 8 do processo administrativo).. 

- O título da resposta foi publicado com o mesmo tamanho de letra do resto do texto e a negrito 

(documento de fls. 9 do processo administrativo).. 



ERC/10/2012/884   

6 

- O tamanho de letra do título de resposta publicado foi inferior ao do título da notícia que lhe 

deu origem (documento de fls. 9 do processo administrativo).; 

- Juntamente com a resposta foi publicada uma nota de redação com excertos de uma 

entrevista do ex-Ministro da Saúde Correia de Campos ao jornal Público e presente na sua 

edição de 19 de setembro de 2008 (documento de fls. 9 do processo administrativo).; 

- O cumprimento do direito de resposta, por parte da direção do jornal Barcelos Popular, tem 

sido objeto de sucessivas deliberações da entidade reguladora sobre a matéria (www.erc.pt – 

Deliberação nº 25/DR-I/2008, de 20 de fevereiro de 2008, Deliberação nº 29/DR-I/2008, de 27 

de fevereiro de 2008, Deliberação nº 30/DR-I/2008, de 27 de fevereiro de 2008 e a Deliberação 

35/DR-I/2009, de 9 de junho de 2009). 

 

Os factos encontram-se provados pelos documentos juntos aos autos que não foram postos 

em causa pela arguida. 

 

4.  Cumpre decidir 

 

À ERC, no exercício das suas competências fixadas, designadamente, no artigo 24.º, n.º 3, 

alínea j), dos seus Estatutos, incumbe a verificação do cumprimento das disposições relativas 

ao direito de resposta em meios de imprensa, cujas condições e limites se encontram 

definidos no artigo 26.º da Lei da Imprensa. 

 

Assim sendo, foi no exercício dessas atribuições que a ERC analisou o recurso ao direito de 

resposta interposto pela Presidência da Câmara Municipal de Barcelos, e veio a proferir 

deliberação sobre o cumprimento do mesmo pelo jornal Barcelos Popular. 

 

O artigo 26.º da Lei de Imprensa visa a proteção do direito de resposta, para tal consagrando 

uma panóplia de medidas igualizadoras da resposta da pessoa/entidade visada, 

nomeadamente por via do estabelecimento de parâmetros mínimos obrigatórios para a 

publicação dessa resposta. 

 

Determina o n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa que a «publicação é gratuita e feita na 

mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito que tiver provocado a resposta 



ERC/10/2012/884   

7 

ou retificação, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedida da 

indicação de que se trata de direito de resposta ou retificação». 

 

Conforme foi entendido pelo Conselho Regulador na Diretiva 2/2008, de 12 de novembro, «a 

dimensão e formato da letra, bem como o espaçamento entre linhas e outros pormenores 

gráficos da resposta ou da retificação, devem ter tratamento igual ao do conteúdo objeto 

daquela, inclusive no tocante aos respetivos títulos».  

 

A Diretiva referia ainda que «a própria localização da resposta ou da retificação na página 

deverá obedecer a um princípio de paralelismo, no tocante ao relevo, face ao conteúdo 

respondido ou retificado. Para o efeito, haverá que ter em conta que a visibilidade e relevo dos 

conteúdos inseridos na metade superior da página são superiores aos daqueles que são 

publicados na metade inferior; assim, a reação a conteúdos publicados na parcela superior da 

página devê-lo-á ser também nesse local». 

 

Ou seja, o n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa exige que seja dado o mesmo relevo e 

destaque ao texto de resposta, significando tal que a resposta não só deve ser publicada no 

mesmo local que o artigo que a originou, como deverá obedecer ao mesmo tipo e tamanho de 

letra, tanto no seu corpo como no título. 

No caso do texto de resposta apresentado pela Presidência da Câmara Municipal de Barcelos, e 

presente no jornal Barcelos Popular, na sua edição de 9 de outubro de 2008, a sua publicação 

foi efetuada na metade inferior da página 7 quando o artigo que o originou fora publicado na 

parte superior da página 8.  

 

Acresce que o título do texto de resposta foi publicado com o mesmo tamanho de letra que 

todo o texto, embora a negrito, tamanho manifestamente inferior ao utilizado do texto inicial.  

 

Caberia à Arguida, na publicação do texto de resposta, assegurar que este era publicado da 

mesma forma que o artigo que o originara: assim, devê-lo-ia ter inserido, não apenas na 

metade superior da página, mas também com o mesmo tamanho de letra que o do texto que o 

originou. Não o tendo feito, a sua conduta violou o artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa.  

 



ERC/10/2012/884   

8 

O n.º 4 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, por sua vez, refere que «quando a resposta se refira a 

texto ou imagem publicados na primeira página, ocupando menos de metade da sua superfície, 

pode ser inserida numa página ímpar interior (...) desde que se verifique a inserção na primeira 

página, no local da publicação do texto ou imagem que motivaram a resposta de uma nota de 

chamada, com a devida saliência, anunciando a publicação da resposta e o seu autor, bem 

como a respetiva página».  

 
Decorre dos factos acima dados como provados que a Arguida publicou o texto de resposta 

sem o preceder de uma chamada de atenção na primeira página, limitando-se a alegar que tal 

se devera a um «lapso». Nesta medida a sua conduta violou o preceituado no n.º 4 do artigo 

26.º da Lei de Imprensa, não permitindo a existência de uma paridade entre a notícia originária 

e o texto de resposta. 

Já o n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa estipula que «só é permitido à direção do periódico 

fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de apontar 

qualquer inexatidão ou erro de factos contidos na resposta».  

 
A este propósito deverá também referir-se que a Diretiva 2/2008 do Conselho Regulador da 

ERC prevê que a anotação deverá ser da autoria da direção do jornal e que não poderá servir 

para contestar a interpretação ou enquadramento dos factos ou o juízo de valor que sobre eles 

são efetuados na resposta. 

  
No presente caso, a nota de redação, publicada juntamente com o texto de resposta, reproduz 

uma entrevista dada pelo ex-ministro Correia de Campos ao jornal Público, citando uma 

resposta do ex-ministro da Saúde nos seguintes termos: «(...) curiosamente, os dois casos, de 

Barcelos e Mirandela, quando perceberam que a reforma era algo diferente daquilo que tinham 

sido induzidos a acreditar, ficaram ao lado da reforma. O presidente da Câmara de Barcelos, 

numa cerimónia pública, fez grandes elogios à reforma».  

 
Ora, a acima reproduzida citação não visa apontar qualquer inexatidão ou erro de facto contido 

na resposta apresentada pela Presidência da Câmara Municipal de Barcelos (situação que 

seria permitida no âmbito do n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa). Visa, pelo contrário, 

contrapor a versão apresentada no texto de resposta com uma referência relativa ao conteúdo 

da notícia originária pelo que é forçoso concluir pela violação do n.º 6 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa. 



ERC/10/2012/884   

9 

Em conclusão,  

 

A violação do disposto no artigo 26º, ns.º 3, 4 e 6, da Lei de Imprensa constitui 

contraordenação punível com a coima fixada no artigo 35º, n.º 1, alínea b) do mesmo diploma 

(entre € 997,60 e € 4.987,98), sendo igualmente punível a negligência (neste caso, o 

montante mínimo é de € 498,80 e o máximo de € 2.493,99, de acordo com o artigo 35º, ns.º 6 e 

7, da Lei de Imprensa). 

 

Dos factos apurados, resulta que a Arguida praticou, em concurso real, três contraordenações, 

pela violação dos ns.º 3, 4 e 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, por cumprimento defeituoso 

da publicação de um direito de resposta. 

 

Analisando a gravidade da infração verificamos que a mesma é elevada, pois em vez de 

publicar a resposta corretamente, a Arguida não só a publicou sem observar os requisitos do 

artigo 26.º da Lei de Imprensa, como a fez acompanhar de uma nota da redação que não 

obedecia ao disposto na lei, e não publicou qualquer chamada na primeira página. 

 

Apreciando o grau de culpabilidade da Arguida verificamos que o mesmo é elevado, uma vez 

que a ERC já tinha anteriormente alertado a Arguida para a necessidade de cumprir 

escrupulosamente o direito de resposta, nomeadamente por via das deliberações do Conselho 

Regulador 25/DR-I/2008, de 20 de fevereiro de 2008, 29/DR-I/2008, de 27 de fevereiro de 

2008, e 30/DR-I/2008, de 27 de fevereiro de 2008. A republicação do texto de resposta 

conforme a deliberação 35/DR-I/2009 do Conselho Regulador da ERC (alegada mas não 

provada pela Arguida) poderia servir como elemento diminuidor da culpa da Arguida, mas 

também não teria como efeito desculpabilizar a violação do disposto no artigo 26.º da Lei de 

Imprensa, que deverá ser tido em conta e cumprido escrupulosamente mesmo na ausência de 

uma deliberação da ERC nesse sentido. 

Verifica-se, igualmente, que a Arguida e os seus representantes tinham consciência dos ilícitos 

contraordenacionais cometidos, tendo também indiciado comportamentos nesse sentido na 

sua defesa, mencionando nomeadamente que «a Lei não obriga a tamanhos concretos ou 

exatos de títulos», não tendo feito a chamada à primeira página, e tendo claramente utilizado o 

texto de resposta para contrapor a versão apresentada pelo recorrente.  

 



ERC/10/2012/884   

10 

Neste aspeto, a tese apresentada pela Arguida, que invoca ter a falta de chamada à primeira 

página derivado de «mero lapso», não pode proceder, particularmente tendo em conta os 

anteriores alertas feitos pela ERC para o cumprimento escrupuloso do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa. 

 

Da prática da infração não foi possível determinar se decorreu algum benefício económico para 

a Arguida, dado que o texto em causa, acompanhado da nota de redação, foi publicado nas 

páginas interiores, e não terá tido grande impacto junto dos leitores. 

 

Quanto à situação financeira da empresa, a Arguida não apresentou qualquer documento de 

prestação de contas, nem qualquer outro documento idóneo que evidenciasse a situação 

económica da empresa. 

 

Atendendo à culpa da arguida e à gravidade da infração, não é suficiente para prevenir a prática 

de futuros ilícitos contraordenacionais a aplicação de uma sanção de admoestação, até porque 

não é a primeira vez que há queixas e deliberações da ERC relativamente ao jornal Barcelos 

Popular, pelo não acatamento escrupuloso do direito de resposta, nomeadamente do artigo 

26.º da Lei de Imprensa. 

 

Existindo um concurso entre coimas a aplicar, deverá aplicar-se o disposto no artigo 19.º, ns.º 

1 a 3, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. Nesta medida, será aplicada uma coima 

única cujo limite máximo será constituído pela soma de todas as coimas concretamente 

aplicadas, até um montante máximo constituído pelo dobro do limite máximo abstrato mais 

alto das coimas em questão (neste caso € 9.975,95). 

 

Como tal, será necessário primeiro calcular a coima concretamente aplicável a cada uma das 

contraordenações em apreço.  

 

A violação do artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa constitui contraordenação punível com 

coima situada entre os 997,60€ e os 4987,98€, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), do 

mesmo diploma. 

 



ERC/10/2012/884   

11 

A violação do n.º 4 do artigo 26.º constitui contraordenação punível com coima entre entre os 

997,60€ e os 4987,98€, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), do mesmo diploma. 

 

A violação do artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa constitui contraordenação punível com 

coima situada entre os 997,60€ e os 4987,98€, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), do 

mesmo diploma. 

 

Assim, e pelo exposto, determina-se que: 

 

- pela violação dolosa do n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, será aplicável a coima 

concreta no valor de 997,60€, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), também da Lei de 

Imprensa. 

 

- pela violação dolosa do n.º 4 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, será aplicável a coima 

concreta no valor de 997,60€, nos termos do artigo 35º, n.º 1, alínea b), também da Lei de 

Imprensa. 

 

- pela violação dolosa do n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, será aplicável a coima 

concreta no valor de 997,60€, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), também da Lei de 

Imprensa. 

 

Em cumprimento do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, a coima única a 

aplicar no presente caso terá o limite mínimo de 997,60€ e o limite máximo de 9975,95€. 

 

Pelo exposto, vai a Arguida condenada no pagamento de uma coima única no valor de 

997,60€, nos termos do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, e do artigo 

35.º, n.º 1, alínea b), da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, por, dolosamente, ter infringindo o 

estabelecido no artigo 26.º, ns.º 3, 4 e 6, da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 

 

Mais se adverte a Arguida, nos termos do artigo 58º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

outubro, de que: 

 



ERC/10/2012/884   

12 

a) A presente condenação torna-se definitiva e exequível se não for judicialmente 

impugnada nos termos do artigo 59.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro; 

b)  Em caso de impugnação judicial, esta deve ser dirigida ao Juiz de Direito do Tribunal 

da Concorrência, Regulação e Supervisão, devendo conter alegações e conclusões e 

ser entregue na entidade administrativa que proferiu a presente decisão; 

c) Em caso de impugnação judicial, o tribunal pode decidir mediante audiência ou, caso 

a Arguida e o Ministério Público não se oponham, através de simples despacho; 

d) A Arguida deverá proceder ao pagamento da coima no prazo máximo de dez dias após 

o carácter definitivo ou trânsito em julgado da decisão. Em caso de impossibilidade 

de pagamento tempestivo, deverá comunicar o facto à Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social; 

e) Nos termos do disposto no artigo 50.º, alínea d), dos Estatutos da ERC, aprovados 

pela Lei nº 53/2005, de 8 de novembro, constituem receitas da Entidade Reguladora 

o produto das coimas por si aplicadas; 

d) O pagamento deverá ser efetuado através de cheque emitido à ordem da ERC – 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ou através de transferência 

bancária para o NIB 0781 0112 01120012082 78. Em qualquer das formas de 

pagamento deverá ser identificado o n/ Proc. ERC/10/2012/884 e mencionado o 

envio, por correio registado para a morada da ERC, do respetivo cheque/comprovativo 

a transferência, com indicação do número de contribuinte, após o que será emitida e 

remetida a correspondente Guia de Receita. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46º e 47º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

 

Lisboa, 4 de junho de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 


