
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

61/2014 (CONTJOR-I) 

 

 

Queixa de José Artur Resina Bastos contra o jornal Gazeta do Montijo 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de maio de 2014



ERC/05/2013/434  

 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 61/2014 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de José Artur Resina Bastos contra o jornal Gazeta do Montijo 

 

 

I. Participação 

 

1. Foi apresentada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 29 de 

abril de 2013, uma queixa de José Artur Resina Bastos contra o jornal Gazeta do Montijo, na 

qual manifesta a sua «indignação» perante uma publicação que, afirma, «nasceu segundo os 

seus conteúdos para apoiar a candidatura da deputada do PSD Mercês Borges à Câmara do 

Montijo». 

2. O queixoso afirma que «o n.º 3 do jornal, publicado a 21 de março, com chamada de primeira 

página, vem uma mentira em relação a mim que só serve para a intriga política». 

3.  O queixoso acusa o jornal de ser «financiado por empresas de amigos da senhora deputada, 

incluindo o mandatário que é presidente da Associação de Comerciantes de Montijo e Alcochete 

e uma grande empresa pública da região, a Baía do Tejo, S. A., cujos administradores são todos 

militantes do PSD». 

4. Dos elementos enviados com a queixa, faz parte a missiva remetida previamente pelo queixoso 

à empresa Baía do Tejo, anunciante na Gazeta do Montijo. 

5. Nela, o queixoso questiona a empresa sobre a pertinência de anunciar num órgão de 

comunicação social com as características que atribui à publicação, considerando tal facto 

desprestigiante para aquela empresa pública. 

6. Nessa mesma interpelação, o queixoso relata o que considera tratar-se de falsidades que o 

envolvem pessoalmente, publicadas na peça noticiosa acima descrita. 

7. A 22 de maio deu entrada na ERC parecer da CNE relativo a queixa idêntica à acima exposta, 

remetendo a esta entidade a sua apreciação. 

 

 

 



ERC/05/2013/434  

 

2 

II. Posição do denunciado  

 

8. O denunciado veio apresentar oposição à presente queixa a 3 de junho e desde logo cita o seu 

estatuto editorial, segundo o qual «o jornal Gazeta do Montijo orienta-se pelos princípios da 

liberdade e da independência, procurando assegurar a todos o direito à informação». Neste 

sentido, afirma, «todos os meses, sensivelmente uma semana antes da saída do jornal, 

enviamos a todos os nossos colaboradores, partidos políticos e entidades oficiais, um email 

onde são informados da data limite para entrega de artigos para posterior publicação». 

9. Acrescenta que «em todos os números já editados publicou[amos] artigos de todas as forças 

partidárias com influência na sua [nossa] zona de ação». Refere o denunciado que «como é 

normal, há forças políticas que, por estarem mais bem organizadas e com as suas pré-

campanhas mais avançadas, enviam mais material para publicação, dando assim uma maior 

visibilidade aos seus argumentos». 

10. Relativamente aos reparos apresentados pelo queixoso, o denunciado sustenta ter enviado 

«um email à Comissão Política Concelhia do PS/Montijo com um pedido de esclarecimento 

sobre o artigo em questão, que ficou sem resposta». O denunciado junta cópia de mensagem 

de correio eletrónico datada de 19 de março, tendo o PS/Montijo como destinatário, no qual 

inquiria sobre a veracidade de informação que deu origem à peça noticiosa que desencadeou a 

queixa em apreço. 

11. A Gazeta do Montijo vem ainda testemunhar que em relação aos seus «parceiros 

publicitários», a MS Artes Gráficas e Publicidade é responsável pela área da publicidade do 

[nosso] jornal e a Baía do Tejo já é sua [nossa] cliente e trabalha consigo[connosco] desde 

2005 e que o mandatário da candidata do PSD/Montijo abriu este ano na cidade do Montijo uma 

hospedaria, tendo, por isso, que publicitar o seu investimento». 

12. Por fim, acrescenta que o queixoso «nunca procurou junto dos responsáveis do [nosso] jornal 

obter alguma informação sobre a origem da notícia em causa, optando por enviar emails aos 

seus [nossos] colaboradores e patrocinadores, numa clara manobra intimidatória ao exercício 

dos seus [nossos] direitos de liberdade de expressão, revelando, assim, a sua já habitual falta 

de cultura democrática». 

13. Conclui o denunciado que «tudo se teria resolvido da melhor maneira» no caso de terem sido 

contatados, uma vez que, «no caso de a notícia não ter qualquer fundamento, o senhor José 

Bastos, ao abrigo da lei de imprensa, teria o seu direito de resposta e retificação». 



ERC/05/2013/434  

 

3 

III. Outras diligências 

 

14. À luz das obrigações estatutárias da ERC, foi agendada para 11 de julho uma audiência de 

conciliação entre as partes, a fim de encontrar um acordo que extinguisse o processo. Foi 

nesse próprio dia informada esta entidade pelo queixoso da sua impossibilidade de 

comparecer na referida audiência, solicitando a sua remarcação para os primeiros dias de 

setembro. 

15. Neste sentido, o queixoso foi oficiado a 26 de julho (of.º n.º 4459/ERC/2013), no sentido de 

manifestar o seu interesse na remarcação da audiência de conciliação, ao que veio informar da 

desistência da referida diligência, aguardando pronúncia desta entidade sobre o caso. 

 

IV. Descrição da peça 

 

16. O jornal Gazeta do Montijo mantém registo ativo na ERC, com inscrição datada de novembro de 

2012, e assume-se como mensário. Nos seus dados de registo conta que Mário Manuel Palaré 

Silva é simultaneamente proprietário e diretor da publicação. A ficha técnica publicada no jornal 

atribui-lhe ainda as funções de editor e de redator. O jornal apresenta preço de capa de 0,01€ e 

indica tiragem de 10 mil exemplares. 

17. A queixa em apreço diz respeito a um texto publicado na edição de 21 de março do jornal 

Gazeta do Montijo, com chamada de primeira página, que o queixoso alega ser falsa. 

18. O jornal titula, na capa, «Nuno Canta afasta vereadora Maria Clara da Silva?», sob o antetítulo 

«Autárquicas 2013». O título surge aposto à fotografia das duas pessoas citadas, colocadas 

lado a lado na metade inferior central da página, abaixo da manchete. 

19. A peça inserida no interior do jornal ocupa a grande parte da área da página. É um texto a três 

colunas, paginado à esquerda, sendo confinado na parte inferior pela ficha técnica da 

publicação e no lado direito por um texto que se insere na rubrica «Convidado do Diretor», 

assinada por um deputado municipal do PS da autarquia de Alcochete. As características deste 

texto apontam para o facto de se tratar de opinião, ainda que não venha assinalado como tal. 

Aliás, a secção do jornal está identificada como «Informação». 

20. Sob o selo grafado em fonte de tamanho grande a indicar que se trata de informação 

relacionada com as eleições autárquicas, repete-se o título da primeira página, ao que se segue 

a fotografia sem legenda de um edifício que se depreende ser o dos paços do concelho. 



ERC/05/2013/434  

 

4 

21. O texto segue abaixo, e principia com uma nota de surpresa sobre a escolha do mandatário da 

candidatura do PSD, na medida em que a pessoa em causa era tida por apoiante de outra figura 

para encabeçar a candidatura do partido à câmara. 

22. Na sequência desta, o texto relata também o que reporta como uma outra surpresa: «segundo 

informações que [nos] chegaram, a constituição das listas socialistas está a gerar tensão no 

partido, sendo quase certo o afastamento da vereadora Maria Clara a favor da nora de Francisco 

Santos, atual presidente da junta de freguesia de Montijo». 

23. O texto prossegue que a substituição evocada «não é pacífica na família socialista», uma vez 

que a vereadora a substituir é «bem vista por muitos» no interior do partido. 

24. O jornal avança de seguida que seria «a alegada má relação com Nuno Canta e José Bastos a 

determinar o afastamento da atual vereadora». Afastamento esse que estaria a causar «algum 

desconforto e alguma pressão sobre os órgãos dirigentes do partido». 

25. O texto descreve depois as relações familiares da alegada candidata que substituirá a 

vereadora, assim como a descreve como «mais uma de vários familiares de dirigentes 

socialistas nomeados para os quadros da CM Montijo». 

26. Por fim, a peça indica que o alegado mal-estar interno no Partido Socialista está a reverter em 

«inesperados apoios de figuras públicas locais próximas do PS» para a candidata do PSD. 

27. A fechar, lê-se que a direção do Partido Socialista foi contactada no sentido de comentar o 

conteúdo da peça, mas «não quis reagir». 

 

V. Análise e fundamentação 

 

28. A queixa em apreço refere-se a uma peça noticiosa publicada na edição de março do jornal 

Gazeta do Montijo, que o queixoso reclama ser falsa, nas referências que lhe faz. Afirma ainda 

que a Gazeta do Montijo terá surgido com o propósito de apoiar a candidatura do PSD à 

autarquia do Montijo, imputando-lhe, assim, falta de independência. 

29. De acordo com a descrição efetuada acima, a peça em análise menciona, de facto, o nome do 

queixoso, atribuindo-lhe amizades e inimizades no círculo do partido político do qual faz parte e 

que terão alegadamente originado situações indesejáveis. 

30. Ressalve-se que não cabe a esta entidade apurar a verdade factual das situações 

apresentadas nas notícias, mas antes verificar a construção das peças noticiosas de acordo 

com as normas e princípios éticos e legais aplicáveis ao exercício do jornalismo. 



ERC/05/2013/434  

 

5 

31. O queixoso coloca em causa o rigor informativo do texto alvo de queixa, uma vez que lhe atribui 

a difusão de factos que não se coadunam com a verdade. 

32. A peça em apreço apresenta um título interrogativo, o que é indicativo, desde logo, de incerteza 

quanto ao conteúdo que divulga. 

33. Conjugando as características do título com o facto de a peça não citar ou sequer identificar 

quaisquer fontes de informação, coloca a matéria divulgada sob um grau de incerteza que lhe 

fragiliza a credibilidade, colocando-a ao nível do boato, ou de um mero exercício de 

especulação. 

34. Ora, é de referir que o ponto 6 do Código Deontológico dos Jornalistas, aprovado em 4 de maio 

de 1993, estabelece que «o jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das 

fontes», apenas guardando sigilo absoluto sobre as fontes confidenciais. No mesmo sentido, a 

alínea f) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, aprovada pela Lei n.º 1/99, de 13 de 

janeiro, determina que constitui dever dos jornalistas «identificar, como regra, as suas fontes 

de informação, e atribuir as opiniões recolhidas aos respetivos autores». 

35. Verifica-se, ainda, que nenhuma das partes referidas no texto viu a sua posição 

inequivocamente referida na peça, em observância com o estatuído na deontologia da 

profissão, no ponto 1 do código, segundo o qual «os factos devem ser comprovados, ouvindo 

as partes com interesses atendíveis no caso» e o disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º 

do Estatuto do Jornalista. 

36. Tudo conjugado e ponderado, conclui-se que a peça noticiosa em apreço viola preceitos 

deontológicos, o que se traduz em problemas graves na sua construção e reverte-se na 

fragilização da sua credibilidade, uma vez que o dever de apresentação dos diversos pontos de 

vista envolvidos nas matérias noticiadas permite ao leitor refletir e ajuizar sobre elas. 

37. No caso em apreço, é mencionado no final da peça que foi solicitada reação do partido político 

visado à informação que iria ser publicada, sem que tenha sido obtida resposta. O denunciado 

junta ao processo cópia da mensagem de correio eletrónico enviada, dando nota de que não 

fora respondida. 

38. Embora não tendo obtido por esta via quaisquer informações, o denunciado não menciona 

nenhuma outra diligência junto de pessoas referidas na peça noticiosa, nomeadamente o 

queixoso. 

39. Não tendo este sido ouvido individualmente e clamando pela falsidade daquilo que sobre si é 

dito, o queixoso teve ao seu alcance o direito de resposta e de retificação, previsto no artigo 



ERC/05/2013/434  

 

6 

24.º da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, que poderia ter exercido 

junto da Gazeta do Montijo, repondo o que para si seria a verdade dos factos. 

40. Quanto à alegada falta de «independência» do jornal Gazeta do Montijo, os dados disponíveis 

nesta entidade acerca da publicação, proprietário e direção não permitem concluir que se trate 

de um jornal destinado a beneficiar determinado candidato às eleições na autarquia do Montijo, 

uma vez que o proprietário, editor e diretor da publicação é uma pessoa singular que 

aparentemente não ocupa qualquer cargo político. 

41. Cumpre ainda esclarecer que não seria o simples facto de o jornal ser «financiado por 

empresas de amigos da senhora deputada, incluindo o mandatário que é presidente da 

Associação de Comerciantes de Montijo e Alcochete e uma grande empresa pública da região, a 

Baía do Tejo, S. A., cujos administradores são todos militantes do PSD» que constituiria uma 

situação irregular.  

42. A lei não impede que as publicações periódicas sejam financiadas por empresas pertencentes 

a pessoas ligadas a detentores de cargos políticos. O que não é permitido é (i) a interferência 

da entidade proprietária da publicação periódica na esfera dos poderes editoriais do respetivo 

diretor, em particular quando se trata de uma empresa jornalística (cfr. artigos 19.º e 20.º da Lei 

de Imprensa) e (ii) que uma publicação periódica que se proclama como independente e 

pluralista não reflita essa isenção nos seus conteúdos. 

43. No caso concreto, o proprietário do jornal Gazeta do Montijo é simultaneamente editor e diretor 

da publicação. Como se trata de uma pessoa singular, e não de uma empresa jornalística, o 

proprietário pode ser também diretor, não se colocando então a questão da interferência da 

entidade proprietária nos conteúdos editoriais. 

44. No entanto, o jornal Gazeta do Montijo está classificado como publicação de informação geral e, 

sobretudo, declara, no seu estatuto editorial, que se «orienta[-se] pelos princípios da liberdade, 

do pluralismo e da independência, procurando assegurar a todos o direito à informação» e que 

se «assum[-se] como independente de todos os poderes políticos e económicos, bem como 

de qualquer credo, de qualquer doutrina ou ideologia, respeitando todas as opiniões ou 

crenças». 

45. Ora, o estatuto editorial das publicações periódicas informativas deve, nos termos do disposto 

no n.º 1 do artigo 17.º da Lei de Imprensa, definir «claramente a sua orientação e os seus 

objetivos» e incluir «o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e 

pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa-fé dos leitores». 



ERC/05/2013/434  

 

7 

46. Assim, caracterizando-se como «independente», o jornal Gazeta do Montijo não pode dar uma 

prevalência manifestamente desproporcional a qualquer das forças políticas nos seus 

conteúdos. 

47. Diversamente, se o jornal Gazeta do Montijo declarasse no seu estatuto editorial que adotava 

uma determinada orientação política, poderia, fora do período de campanha pré-eleitoral e 

eleitoral (cfr. Diretiva 2/2009, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC, em 29 de julho de 

2009) e sem descurar os deveres deontológicos que impendem sobre a atividade jornalística, 

dar primazia a determinados partidos políticos, no âmbito do seu «direito de tendência», o qual 

«abrange a possibilidade de o titular ou os dirigentes da empresa jornalística definirem 

estatutariamente a orientação de opinião que subordinará a atividade desta, 

independentemente de qualquer interferência estadual» 1. 

48. Não obstante, na verificação do cumprimento de isenção jornalística por parte dos órgãos de 

comunicação social tem de ser tida em conta a sua liberdade editorial, fazendo uma 

ponderação entre ambos. 

49. No caso em apreço, analisado o conteúdo da edição n.º 3 do jornal Gazeta do Montijo, constata-

se que existem peças relativas ao Partido Socialista e ao Partido Comunista Português, como é 

o exemplo da página onde consta a peça contestada pelo Queixoso, onde se encontra um artigo 

de opinião de um deputado do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Alcochete. 

50.  Ainda assim, as notícias e artigos sobre o PSD ou de personalidades ligadas a este partido 

político têm uma representação ligeiramente superior à das peças relativas a outros 

movimentos políticos. 

51. Considerando, contudo, que qualquer órgão de comunicação social «tem autonomia para 

estabelecer os critérios jornalísticos que determinam a cobertura de um determinado evento e 

os moldes em como este será enquadrado» e que «nenhum órgão de comunicação social é 

obrigado a assegurar a cobertura noticiosa de todos os acontecimentos promovidos por um 

partido político do espectro parlamentar, nem a conferir-lhes o enquadramento (ou 

protagonismo) pretendido por quem os promove» (cfr. Ponto 17 da Deliberação 5/PLU-I/2011, 

aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 22 de novembro de 2011), e não sendo possível 

aferir da tendência editorial de um órgão de comunicação através da análise de um único 

número editado, considera-se que se deve atender à liberdade editorial do jornal Gazeta do 

                                                      
1 JÓNATAS E. M. MACHADO, Liberdade de Expressão, Dimensões constitucionais da esfera pública no sistema 

social, Coimbra Editora (2002), p. 538-541. 



ERC/05/2013/434  

 

8 

Montijo, alertando-o, todavia, para o dever de refletir nos seus conteúdos o compromisso de 

independência e pluralismo que assumiu com os leitores no seu estatuto editorial. 

52. Tendo as partes sido notificadas a 15 de janeiro pelos ofícios n.ºs 295/ERC/2014 e 

296/ERC/2014 para se pronunciarem sobre o projeto de deliberação no prazo de dez dias úteis, 

para efeitos do disposto dos artigos 100.º e 101.º do Código do Procedimento Administrativo, e 

não tendo sido recebidas as respetivas pronúncias, a decisão constante no projeto de 

deliberação será considerada definitiva. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo analisado a queixa de José Bastos contra o jornal Gazeta do Montijo por falta de rigor 

informativo, ausência de audição das partes com interesses atendíveis e falta de independência; 

Reforçando que não é competência do regulador dos media apurar a verdade factual das peças 

noticiosas, mas antes da sua construção à luz das normas éticas e legais que regem o exercício do 

jornalismo;  

Verificando que a peça noticiosa em apreço se afigura problemática ao nível da sua credibilidade, 

uma vez que não menciona quaisquer fontes de informação, ao que se junta o título interrogativo, 

que pode indiciar tratar-se de informação algo especulativa, sem base de certeza; 

Concluindo que o queixoso não foi ouvido, enquanto visado na peça, no sentido de expor a sua 

versão do relatado; 

Salvaguardando, contudo, o facto de o denunciado dar nota da tentativa de obter confirmação e uma 

versão alternativa dos factos noticiados; 

Não tendo sido possível apurar dados indicativos da falta de independência do órgão de 

comunicação social, 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes dos 

artigos 7.º, alínea d), 8.º, alíneas e) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1.  Instar o jornal Gazeta do Montijo a cumprir os preceitos éticos aplicáveis ao exercício do 

jornalismo, designadamente, a mencionar as suas fontes de informação, a ouvir as partes com 

interesses atendíveis e a obter confirmação acerca dos factos noticiados; 



ERC/05/2013/434  

 

9 

2. Não dar seguimento à presente queixa no que diz respeito à falta de independência do órgão de 

comunicação social. 

 

Dado tratar-se de uma decisão condenatória (cfr. alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de Taxas 

da ERC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 

70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de maio), é 

devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos termos do 

disposto na verba 28 do Anexo V, que incide sobre Mário Manuel Palaré Silva, a qual, para efeitos do 

disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 21.º do Regime de Taxas da ERC. 

 

Lisboa, 29 de maio de 2014 
 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


