
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

4/2015 (DR-I) 

 

 

Recurso de Pedro Passos Coelho contra o jornal Público 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
7 de janeiro de 2015



ERC/09/2014/648         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 4/2015 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso de Pedro Passos Coelho contra o jornal Público 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Pedro Passos Coelho, na qualidade de Recorrente, e jornal Público (doravante, Público), na 

qualidade de Recorrido. 

 

II. Objeto do Recurso 

 

O recurso tem por objeto o alegado incumprimento de disposições da Lei de Imprensa referen-

tes ao modo de publicação do texto de resposta. 

 

III. Factos apurados 

 

3.1 Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

setembro de 2014, um recurso apresentado por Pedro Passos Coelho contra o jornal 

Público por alegado incumprimento de disposições da Lei de Imprensa referentes ao 

modo de publicação do texto de resposta. Em causa está a réplica a um artigo publicado 

na edição de 10 de setembro de 2014 do referido periódico. 

3.2 A peça, cuja manchete titulava «Passos deu “indicação” ao GES para em 2013 afastar 

Ricardo Salgado», consta da página 16 do jornal e dá conta de alegadas «conversas» 

entre o Primeiro-Ministro e o Governador do Banco de Portugal acerca do afastamento de 

Ricardo Salgado da administração do GES/BES e ainda a «existência» de uma «indicação» 

dada por Passos Coelho no sentido de promover a substituição de Ricardo Salgado. 

3.3 No mesmo dia em que fora publicada a notícia, o gabinete do Primeiro-Ministro remeteu ao 

Público uma missiva, ao abrigo do direito de resposta, na qual negou a veracidade dos fac-

tos relatados pelo jornal.  



ERC/09/2014/648         

2 

3.4 A publicação do referido texto só viria a acontecer a 13 de setembro, após nova comunica-

ção, datada de 12 de setembro, a solicitar a publicação do texto remetido dois dias antes. 

3.5 A publicação do texto enviado pelo gabinete do Primeiro- Ministro (assinado pelo chefe de 

gabinete) surge numa coluna da página 25 do jornal, secção economia, acompanhada de 

nota de direção com o seguinte teor: «o Público reafirma o conteúdo da notícia: o primeiro-

ministro enviou em outubro de 2013 uma mensagem informal para o núcleo duro do GES 

sugerindo que tinha chegado a hora de substituir o Presidente do banco Espírito Santo. 

Apesar de não estar assinada pelo titular do direito de resposta, Pedro Passos Coelho, o 

Público, em nome da transparência, aqui publica o texto enviado pelo gabinete do primei-

ro-ministro».  

3.6 Entende o Recorrente que a publicação do seu texto de resposta não obedeceu ao dispos-

to na Lei de Imprensa, quer no que respeita à secção onde o texto foi publicado, quer no 

respeitante à admissibilidade da nota de direção que o acompanha. Relembra ainda que a 

notícia original continha chamada de capa, o que não aconteceu com o texto de resposta. 

 

IV. Da Queixa 

 

O Recorrente, pessoa com legitimidade para o exercício do direito de resposta, mas que não 

subscreveu o texto destinado ao seu exercício, vem apresentar recurso contra a publicação 

deficiente do referido texto argumentando, em síntese: 

1. A publicação não respeitou os prazos legais; 

2. O texto de resposta não foi publicado na secção correta; 

3. O teor da nota de direção que o acompanha não é admitido à luz da Lei de Imprensa; 

4. O texto de resposta deveria ter sido acompanhado de chamada de primeira página, o 

que não aconteceu. 

 

V. Do contraditório 

 

5.1 Notificado para se pronunciar sobre o teor da queixa, o Público veio informar que, na sua 

ótica, o presente processo representaria uma tentativa de condicionamento da informa-

ção. O comportamento do jornal Público foi correto ao longo de todo o processo, susten-

tando que o recorrente não respeitou os condicionalismos legais do direito de resposta. 

Entende o Recorrido que com o presente recurso o recorrente pretende «intimidar e punir 



ERC/09/2014/648         

3 

o Público, não tanto por esta notícia [...] mas, sobretudo, pelo facto de o Público, no exer-

cício do direito de informação que lhe cabe numa sociedade democrática, ter vindo a reve-

lar factos sobre o Primeiro-Ministro, como é o exemplo do designado caso “Tecnofor-

ma/CCCP”». 

5.2 Sobre os factos noticiados, refere o jornal que tem acompanhado com particular acutilân-

cia o funcionamento do sistema bancário português e «na posse de informações absolu-

tamente seguras e confirmadas de que os factos teriam ocorrido da forma como os nar-

rou, a jornalista Cristina Ferreira publicou no dia 10 de setembro a (referida) notícia.» 

5.3 Nesse mesmo dia, deu entrada um e-mail, assinado por Inês Matos, adjunta do gabinete 

do Primeiro- Ministro, identificado no «Subject» como «Nota à Imprensa» (documento 

junto ao processo) com o seguinte teor: «o gabinete nega categoricamente que o chefe 

de governo tenha dado qualquer tipo de indicação ou orientação, de forma direta, através 

do banco de Portugal ou por outra via, sobre a composição da equipa dirigente do Grupo 

Espírito Santo. Numa altura em que surgem na imprensa especulações sobre esta maté-

ria, que carecem em absoluto de fundamento, o Gabinete reafirma que o primeiro- minis-

tro nunca interferiu na atividade do Grupo Espírito Santo.» 

5.4 Afirma o Público que tal e-mail não configura o exercício de um direito de resposta e des-

mente factos que o Público não noticiou, uma vez que a nota desmente que o «o chefe de 

governo tenha dado qualquer tipo de indicação sobre a composição da equipa dirigente do 

Grupo Espírito Santo” e o Público escrevera que “Em 2013 Passos Coelho deu ‘indicação’ 

ao GES para afastar Ricardo Espírito Santo do BES”». Prossegue, referindo que «na edição 

impressa a sigla BES cai do título, mas na edição on-line que não tem constrangimentos 

de espaço permanece. O lead da notícia, tanto on-line como em papel, deixa claríssimo 

que a notícia é sobre o papel de Ricardo Salgado no BES e não no GES.» 

5.5 Apesar da diferença supra apontada, o Público diz ter introduzido este elemento na notícia 

disponível on-line. 

5.6 Cerca de uma hora depois, o Público recebe novo e-mail assinado por Rui Baptista, com o 

seguinte assunto: «GES DESMENTIDO». 

5.7 Reproduz-se infra o teor do e-mail: 

«Bom dia, Bárbara! Encarrega-me o chefe gabinete do Primeiro-ministro de enviar-te o 
seguinte desmentido, com um pedido de publicação na edição online e na edição de papel 
do Publico. Um beijo. Rui Baptista. 
 
Senhora Diretora 



ERC/09/2014/648         

4 

Ao abrigo das relevantes disposições da Lei de Imprensa, solicito a publicação do seguinte 
desmentido: 
 
Na sua edição de 10 de setembro, 4ª feira, com manchete e desenvolvimento na página 
16, o jornal “Público” afirma que, e citamos “Passos Coelho deu ‘indicação’ ao GES em 
2013 para afastar Ricardo Salgado”. A pretensa notícia carece em absoluto de fundamen-
to, não passando de uma lamentável especulação assente em alegados factos não con-
substanciados. Como já foi afirmado publicamente em diversas ocasiões e aqui se reitera, 
o Primeiro-Ministro nunca interferiu de forma direta ou indireta, através do Banco de Por-
tugal ou de qualquer outra via, com o processo que envolveu a composição dos órgãos 
dirigentes do Grupo Espírito Santo. O governo pautou sempre o seu comportamento pela 
mais estrita observância das competências legais das entidades de supervisão, não 
intervindo na gestão de grupos de natureza privada. É inadmissível que se faça referência 
ao teor de “conversas” alegadamente mantidas entre o Primeiro-Ministro e o Governador 
do Banco de Portugal sem avançar qualquer prova que sustente a sua veracidade ou fonte 
que a suporte. E lamentamos ainda que o jornal Público não tenha sequer procurado con-
tactar este gabinete a respeito da peça em causa. 
Com os melhores cumprimentos 
Francisco Ribeiro de Menezes 
Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro» 

5.8 Afirma o Recorrido que, só neste momento, foram invocadas as disposições da Lei de 

Imprensa que permitem qualificar este texto como um direito de resposta e não como um 

mero pedido de desmentido. 

5.9 A diretora do Público afirma que ao ler o «Subject» desta mensagem pensou que o seu 

conteúdo seria idêntico ao da nota de imprensa, recebida uma hora e meia antes, já incor-

porada na notícia publicada no site. Prossegue, referindo que «o assessor do Primeiro-

Ministro diz estar a enviar “o seguinte desmentido” e está a fazê-lo “com pedido de publi-

cação” do mesmo. Invoca apenas as relevantes disposições da Lei de Imprensa». 

5.10 Prossegue o Recorrido, sustentando que «dois dias depois, a 12 de setembro, o chefe de 

gabinete do Primeiro-Ministro enviou uma carta mostrando-se surpreendido por o Público 

ter ignorado a publicação do direito de resposta. Foi a primeira vez que nesta correspon-

dência foi utilizada a expressão “direito de resposta”». 

5.11 No mesmo dia, a diretora do Público remeteu um e-mail ao chefe de gabinete do Primeiro-

Ministro explicitando o equívoco ocorrido: confusão entre a existência de um pedido de 

desmentido da notícia ou o exercício de um direito de direito de resposta.  

5.12 No dia seguinte, o direito de resposta foi publicado pelo jornal Público. O direito de respos-

ta foi acompanhado de uma nota de direção que o Público considera estar ao abrigo da Lei 

de Imprensa, uma vez que se destinou a desfazer uma inexatidão do texto de resposta. 



ERC/09/2014/648         

5 

5.13 No que respeita à secção na qual o texto de resposta foi publicado, afirma o jornal Público 

que aos sábados, dia em que foi publicado o direito de resposta, a secção de economia 

começa depois da página 20: «Tem a ver com a estrutura da edição do Público ao fim-de-

semana. Não houve qualquer intenção de relegar a publicação do texto de resposta para 

uma página mais longínqua. A notícia original fora publicada na secção “economia”, pelo 

que o direito de resposta foi publicado na mesma secção. É verdade que o texto de res-

posta foi publicado em apenas uma coluna, mas tal deve-se ao facto de ser muito peque-

no (195 palavras)». Afirma o Público que «não se trata tão pouco de desrespeitar “o prin-

cípio da igualdade de armas”. A diferença resulta antes do facto de ser manifestamente 

impossível dar “o mesmo relevo e apresentação” a textos que têm uma diferença de mais 

de mil palavras entre si.» 

5.14 Por último, o Público assume que o texto de resposta deveria ter sido publicado com cha-

mada de primeira página. Todavia, argumenta que tal omissão tem uma censurabilidade 

ética diminuta, pois, na verdade, o direito de resposta não foi exercido pelo seu titular, 

pelo que a publicação do texto não era sequer devida. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de Imprensa (Lei n.º 

2/99, de 13 de janeiro), em particular dos artigos 24.º e seguintes. 

Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro (doravante, EstERC), atentas as atribui-

ções e competências constantes, respetivamente, da alínea f) do artigo 8.º e alínea j) do n.º 3 

do artigo 24.º, ambos do mesmo diploma. 

 

VII.  Análise e fundamentação 

 

7.1 De acordo com o artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, «tem direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular ou coletiva, organização, serviço ou 

organismo público, bem como o titular de qualquer órgão ou responsável por estabele-

cimento público, que tiver sido objeto de referências, ainda que indiretas, que possam 

afetar a sua reputação e boa fama.» 



ERC/09/2014/648         

6 

7.2 O direito de resposta é, em primeira instância, um instituto vocacionado para repor o 

equilíbrio entre as partes, funcionando como um mecanismo de defesa dos visados em 

textos jornalísticos, ao permitir a apresentação da sua versão dos factos. 

7.3 «O instituto do direito de resposta reconhece a todos aqueles visados por referências 

que possam afetar a sua reputação e boa fama o direito de quanto a estas justaporem as 

suas contraversões, sendo pacífico o entendimento que sustenta neste domínio a 

insindicabilidade, em princípio, quer da apreciação subjetiva dos visados quanto ao 

carácter das referências de que sejam objeto, quer do conteúdo da resposta que por 

estes venha a ser apresentada.» (vide, para o efeito, Deliberação n.º 4/DR-I/2007, de 24 

de janeiro). 

7.4 Porque se trata de apresentar aquela que é a verdade do respondente, há, no exercício 

do direito de resposta, uma componente muito pessoal, subjetiva. Cabe ao Recorrente 

apreciar, salvo situações de manifesta desrazoabilidade ou abuso, se o texto que o visa 

afeta a sua honra ou bom-nome. O mesmo entendimento é frisado na Diretiva da ERC 

sobre direito de resposta, onde se lê que «a apreciação do que possa afetar a reputação 

e boa fama deve ser efetuada segundo uma perspetiva prevalentemente subjetiva, de 

acordo com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites da razoabilidade» (Ponto 1.2 

da Diretiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de retificação na Impren-

sa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de novembro de 2008).  

No presente processo, como sublinha o Público, o texto de resposta foi assinado pelo 

chefe de gabinete do Primeiro-Ministro e não por Pedro Passos Coelho. Tal facto poderia 

levar a que se indagasse primeiramente da legitimidade do chefe de gabinete ou de 

assessores de imprensa de titulares de um cargo público para exercer direito de respos-

ta em nome do titular assessorado. Todavia, é de sublinhar que o texto de resposta foi 

efetivamente publicado, pelo que a alegada ilegitimidade só seria de ponderar se o jornal 

a tivesse invocado como fundamento de recusa, o que não fez. 

7.5 Com efeito, caso o direito de resposta não proviesse de parte legítima, o jornal poderia 

recusar a publicação. Ao abrigo da Lei de Imprensa, tal recusa estaria legitimada. Dispõe 

o artigo 26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa que «quando a resposta ou a retificação forem 

intempestivas, provierem de pessoa sem legitimidade, carecerem manifestamente de 

todo e qualquer fundamento ou contrariarem o disposto no n.º 4 do artigo anterior, o 

diretor do periódico, ou quem o substitua, ouvido o conselho de redação, pode recusar a 

sua publicação, informando o interessado, por escrito, acerca da recusa e do seu fun-



ERC/09/2014/648         

7 

damento, nos 3 ou 10 dias seguintes à receção da resposta ou da retificação, tratando-

se respetivamente de publicações diárias ou semanais ou de periodicidade superior.»  

7.6  Se o Público tivesse recusado a publicação do direito de resposta por alegada falta de 

legitimidade do subscritor, o interessado e ora Recorrente, querendo, poderia ter sanado 

o eventual vício. O Conselho Regulador da ERC tem frisado que a não publicação de um 

direito de resposta impõe o dever, por parte do diretor do periódico, de informar o inte-

ressado, por escrito, acerca da recusa e do seu fundamento (cfr. Deliberação n.º ERC 

35/DR-I/2007, de 22 de agosto). 

7.7 O Público optou por publicar o direito de resposta. Ao fazê-lo está a implicitamente a 

assumir que o signatário desse texto, embora não tendo apresentado poderes de repre-

sentação para exercer direito a resposta, está mandatado e age no interesse e com o 

consentimento do titular do direito. Assim, ainda que a resposta tivesse sido alegada-

mente submetida ao Recorrido de modo irregular, facto é que o Recorrido não invocou 

essa questão em tempo oportuno, nos termos do n.º 7 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, 

tendo, ao invés, publicado o texto do ora Recorrente, sob o título «direito de resposta» 

(ainda que com o argumento de que o fez ao abrigo do princípio da transparência).  

7.8 Ainda que pudesse ser considerada materialmente acertada a invocação da alegada 

ilegalidade feita pelo Recorrido, em sede de recurso sempre configuraria uma situação 

de venire contra factum proprium, incompatível com os ditames da boa-fé (cfr., a propó-

sito, o artigo 334.º do Código Civil), na medida em que o Recorrido pretenderia prevale-

cer-se de uma ilegalidade que ele próprio prescindiu de oportunamente invocar (ao não 

comunicar oportunamente ao interessado que o texto não preenchia os requisitos 

necessários para o exercício do direito de resposta, o que lhe teria também dado a pos-

sibilidade de sanar eventuais dúvidas existentes).  

Assim, e sob pena de abuso de direito, ao conferir ao texto tratamento idêntico a um 

direito de resposta, publicando a resposta sob a epígrafe «direito de resposta», o Públi-

co não pode, agora, alegar falta de legitimidade. 

7.9 Quanto às demais questões em análise. A publicação é feita na mesma secção do escrito 

original: «secção economia». Porém, atendendo ao facto desta secção oscilar na orga-

nização sistemática interna do jornal entre a paginação dada à edição em papel de 

segunda a sexta e a edição ao fim de semana, verificamos que a notícia original fora 

publicada na página 16 do jornal e o texto de resposta na página 25 (página ímpar, 

saliente-se). A questão a decidir circunscreve-se a saber se tal diferenciação viola o 



ERC/09/2014/648         

8 

dever de publicação da réplica com o mesmo destaque e na mesma secção do escrito 

original.  

7.10 Admitindo, como alega o Recorrido, que em todos os fins-de-semana, a localização da 

secção de economia é alterada - e que, portanto, tal alteração não foi intencionalmente 

operada para retirar destaque ao direito de resposta – a publicação foi, quanto a este 

aspeto, efetuada na secção correta. Isto porque, a réplica deve chegar ao mesmo público 

que leu a notícia original. Estamos em crer que os leitores de economia do Público procu-

ram esta secção quer ela se encontre nas páginas cimeiras, quer no meio ou no fim do 

jornal. Diferentemente, se o texto de resposta tivesse sido publicado na página 16 do 

jornal aí, sim, estaria apenas formalmente respeitado o princípio da equivalência de des-

taque entre a notícia e a sua réplica, porque os leitores de economia do Público poderão 

ou não ser leitores da generalidade do jornal, pelo que, na hipótese de o texto de respos-

ta ter sido publicado na página 16, seria maior a probabilidade de este passar desperce-

bido daquele conjunto de pessoas que lera a notícia que o motiva e a quem se pretende 

que chegue a mensagem do visado.   

7.11 A diretora do Público faz ainda acompanhar o texto publicado de uma «nota de direção». 

Nessa nota afirma que, por um lado, o texto, apesar de não estar assinado por Pedro 

Passos Coelho, é publicado em nome da transparência; por outro lado, reafirma o con-

teúdo da notícia: «o primeiro-ministro enviou em outubro de 2013 uma mensagem 

informal para o núcleo duro do GES sugerindo que tinha chegado a hora de substituir o 

Presidente do banco Espírito Santo». 

7.12 Nos termos da Lei de Imprensa, a resposta só poderá ser acompanhada de uma breve 

anotação, de acordo com os requisitos do n.º 6 do artigo 26.º do citado diploma. Não é 

lícito ao órgão de comunicação social recorrido em face da publicação de um texto de 

resposta utilizar este expediente para exercer «direito de contra-resposta». O jornal já 

teve possibilidade de apresentar aquela que é a sua versão da história, o texto de res-

posta é a verdade do respondente e não deve o diretor do periódico aproveitar esta nota 

para sindicar essa verdade. A não ser para apontar qualquer inexatidão ou erro de facto, 

essa inexatidão terá de ser manifesta e comprovada. No mesmo sentido, refere o ponto 

4.1, alínea c), da Diretiva sobre publicação de direitos de resposta da ERC que «a anota-

ção não poderá servir para contraditar os factos invocados na resposta ou na retificação, 

salvo no caso de neles se encontrar patente alguma inexatidão ou erro notório, do 

conhecimento geral ou fácil e objetivamente comprovável.» 



ERC/09/2014/648         

9 

7.13 Por último, alega o Recorrente que o texto deveria ter sido publicado com chamada de 

primeira página, visto que a notícia que o motivou beneficiava de idêntico destaque. 

Assim é, e nem o Recorrido contestou a sua indevida omissão. Veio este sustentar, 

outrossim, que tal se deveu a um lapso, não tendo havido intenção de não dar cumpri-

mento ao disposto no n.º 4 do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 

7.14 Em face do exposto, conclui-se que o Público falhou ao emitir uma nota de direção que 

não respeita o artigo 26.º, n.º 6, da Lei de Imprensa e falhou também ao omitir a chama-

da de primeira página (conforme artigo 26.º, n.º 4, da Lei de Imprensa). Por último, a 

invocação da falta de legitimidade do respondente deve ser entendida como um venire 

contra factum proprium atenta a decisão do Público de publicação do texto de resposta, 

identificado-o como tal (não obstante invocar, na nota de direção, o princípio da transpa-

rência). 

7.15 Assim, impõe-se à luz de princípio de boa-fé e equidade determinar ao Público a republi-

cação do texto, em face da deficiente publicação prévia. 

7.16 Por último, uma nota referente à data em que o texto de resposta foi publicado. O texto 

de resposta deverá ser publicado dentro de dois dias a contar da receção, no caso de o 

destinatário ser uma publicação diária. O texto de direito de resposta foi recebido a 10 de 

setembro de 2014 e publicado a 13 de setembro de 2014, após uma insistência por par-

te do gabinete do Primeiro-Ministro. Respondeu então a diretora do Público que não se 

apercebera que a missiva enviada configurava um exercício de direito de resposta, uma 

vez que no «Subject» estava identificado como «GES-DESMENTIDO». Ora, tendo em con-

ta a prévia troca de e-mails no âmbito de um desmentido dirigido ao jornal para correção 

da notícia, estamos em crer que o Público estará de boa-fé quando afirma que, por lapso, 

não foi detetada no corpo do e-mail a referência às «relevantes disposições da Lei de 

Imprensa». Desfeito o equívoco, a publicação ocorreu no dia imediatamente seguinte. 

 

VIII. Deliberação 

 

 Tendo apreciado um recurso apresentado Pedro Passos Coelho contra o jornal Público, 

por cumprimento deficiente da obrigação de publicação do direito de resposta, o Conselho 

Regulador da ERC, pelos motivos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 

24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, 

delibera: 



ERC/09/2014/648         

10 

1. Reconhecer legitimidade ao recorrente, Pedro Passos Coelho, para o exercício do direi-

to de resposta; 

2. Verificar que o jornal Público decidiu publicar o texto, encimando-o com o título «direi-

to de resposta», e, ao fazê-lo, precludiu a possibilidade de invocar, em sede de 

recurso por cumprimento deficiente da obrigação de publicação, a eventual ilegitimi-

dade do respondente – chefe de gabinete -, sob pena de tal comportamento configu-

rar uma situação de venire contra factum proprium; 

3. Instar o Público a cumprir o disposto na Lei de Imprensa em matéria de direito de res-

posta; 

4. Determinar, em conformidade, ao jornal Público a republicação do texto de resposta 

em moldes compatíveis com o imposto pela Lei de Imprensa, suprindo assim as defi-

ciências da publicação apontadas na presente deliberação: introdução de uma nota 

de direção com conteúdo não admitido e ausência de chamada de primeira página. 

5.  Advertir o jornal Público de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 

 

Nos termos do artigo 11.º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, é 

da responsabilidade do Recorrido o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 4,50 

unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 27). 

 

Lisboa, 7 de janeiro de 2015 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


