
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/133 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa da Associação de Oficiais das Forças Armadas contra o 
Correio da Manhã 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
8 de junho de 2016



   

1 

ERC/04/2015/427 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/133 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa da Associação de Oficiais das Forças Armadas contra o Correio da Manhã 

 

 

I. Objeto da queixa 

 

1. Deu entrada na ERC, a 15 de abril de 2015, uma queixa efetuada pela Associação de Oficiais das 

Forças Armadas (doravante AOFA), contra as edições do Correio da Manhã, de 26 de março de 2015, 

a propósito da peça jornalística “Caixa quer subir idade da reforma”, e de 12 de abril de 2015, por 

referência à peça sob o título “Reforma aos 60 sem sofrer cortes”. 

2. A queixosa alega que as peças jornalísticas em causa dão «a entender que os militares gozariam 

de privilégios quando da transição para a situação de reforma». 

3. Ainda de acordo com a queixosa, a AOFA não terá sido consultada sobre a matéria noticiada. 

4. Finalmente, a AOFA acrescenta que, apesar de ter enviado ao Correio da Manhã um comunicado 

exigindo a sua publicação, o jornal não cumpriu essa pretensão, nem retificou a notícia em causa.  

 

II. Posição do denunciado 

 

5. Face aos indícios supra, no dia 23 de abril de 2015 foi o Correio da Manhã notificado para o 

exercício do contraditório. 

6. Em missiva recebida pela ERC, no dia 7 de maio de 2015, o jornal Correio da Manhã começa por 

afirmar que relativamente à peça em causa, não tendo sido feita «qualquer referência direta ou 

indireta à AOFA [...], passíveis de resposta, nem estão em causa afirmações feitas por esta entidade, 

que mereçam ou devam ser objeto de qualquer retificação», impedindo, no seu entendimento, que 

esta associação exerça o direito de resposta e de retificação.  

7. Acrescenta não compreender «quais os concretos elementos que consubstanciam uma ofensa à 

“reputação e boa fama” dos militares», tendo a AOFA, na participação efetuada, expressado apenas 

que a peça jornalística «”subentendia” que os militares gozariam de privilégios», traduzindo-se 

somente numa interpretação dos factos por parte da associação. 



   

2 

ERC/04/2015/427 

8. Nesse seguimento, defende o Correio da Manhã não se poder «reger por interpretações 

subjetivas e parciais dos factos, sob pena de, em última instância, de toda e qualquer notícia se 

poder inferir conclusões que nela não estão expressamente plasmadas», afirmando ainda terem 

sido os factos presentes na peça jornalística relatados «de forma adequada e equilibrada, com total 

respeito, decorrendo de uma decisão tomada em Conselho de Ministros». 

9. Por esse motivo, afirma o Correio da Manhã, não se justifica a consulta, sobre o assunto em 

questão, de qualquer outra entidade para além daquelas referidas na peça. 

 

III. Descrição dos artigos 

 

10. No dia 26 de março de 2015, o jornal Correio da Manhã publicou uma peça jornalística intitulada 

“Caixa quer subir idade da reforma”. 

11. Na primeira página o jornal apresenta uma chamada que remete para a notícia aqui em análise, 

sob o título “CGA ameaça reforma antecipada de militares”, acompanhada do antetítulo “Pensões” e 

do pós-título “Contra aposentação aos 60 anos”. 

12. A peça em causa é publicada na página 21 do jornal, inserida na secção “Economia”, sendo o 

único texto dessa mesma página que, contudo, apresenta do seu lado direito duas caixas com peças 

breves complementando a informação da notícia principal. 

13. A peça referida pelo participante é acompanhada de uma fotografia onde se podem ver dois 

militares armados, acompanhada da legenda “Os ramos definiram um Estatuto dos Militares das 

Forças Armadas”. 

14. O conteúdo noticioso de que aqui se trata, relata essencialmente a posição da Caixa Geral de 

Aposentações (CGA) – apresentada em parecer entregue ao Ministério da Segurança Social - ao 

projeto que altera o Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), no que se refere às 

condições para a passagem à reforma. 

15. A construção da peça revela a consulta de duas fontes de informação: uma referência ao 

conteúdo do projeto do EMFAR; mas com maior destaque o parecer da CGA. 

16. Refira-se, por um lado, que o parecer da CGA, amplamente citado na peça jornalística, concretiza 

uma avaliação negativa ao projeto do EMFAR; e que, por outro lado, não são consultadas fontes de 

informação que reflitam a posição da classe profissional em causa no que concerne a esse mesmo 

parecer. 



   

3 

ERC/04/2015/427 

17. A participação apresentada pela AOFA faz também menção a uma outra peça jornalística 

publicada pelo jornal Correio da Manhã, no dia 12 de abril de 2015, intitulada “Reforma aos 60 sem 

sofrer cortes”. 

18. Na primeira página, o jornal apresenta uma chamada que remete para esta notícia, sob o título 

“Militares com reforma aos 60 anos sem cortes”, acompanhada do antetítulo “Novo estatuto”. 

19. A peça em causa é publicada na página 28 do jornal, inserida na secção “Política”, sendo o texto 

mais proeminente dessa mesma página, que apresenta também duas caixas com peças breves 

complementando a informação da notícia principal. 

20. A peça referida pelo participante é acompanhada de uma fotografia onde se podem ver militares 

e o então Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, acompanhada da legenda “Os 

militares podem pedir a passagem à aposentação após completarem cinco anos na reserva”. 

21. O conteúdo noticioso em causa cita o novo Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR) 

aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros, referindo que «o Governo atribuiu aos militares 

uma exceção única em Portugal: ao contrário dos restantes trabalhadores do Estado e do setor 

privado, os militares escapam aos cortes aplicados por via da reforma antes dos 66 anos de idade e 

do fator de sustentabilidade». 

22. A par da descrição de algumas alterações ao EMFAR, a peça jornalística cita o parecer jurídico – 

de teor crítico às referidas alterações -, da Caixa Geral de Aposentações (CGA) enviado ao secretário 

de Estado da Segurança Social antes da sua aprovação, assim como o Governo. 

23. Refira-se, também neste caso, o facto de não serem consultadas fontes de informação que 

reflitam a posição da classe profissional em causa. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

24. A exposição da requerente não concretiza se a sua intenção é apresentar um recurso por 

denegação do direito e resposta e de retificação, nos termos previstos no n.º 1 do artigo 59.º dos 

Estatutos da ERC, limitando-se a solicitar a esta Entidade Reguladora que pondere «as decisões 

adequadas ao que foi exposto». 

25. Todavia, a circunstância de a queixa referir que a AOFA tem «a legitimidade e o direito de repor a 

reputação dos seus membros» poderia sugerir que o seu pedido se insere justamente no âmbito da 

defesa dos direitos tutelados pelo instituto do direito de resposta e de retificação. 

26. Para mais, o comunicado que a queixosa pretendeu ver publicado no Correio da Manhã de igual 

modo insinua a pretensão de exercício do direito de resposta ou de retificação, na medida em que 



   

4 

ERC/04/2015/427 

expressa a «exigência» da publicação, «com projeção idêntica à que faz no artigo titulado “Reforma 

aos 60 anos sem sofrer corte”, com chamada de primeira página». 

27. Tratando-se de uma situação em que a queixosa procura exercer o direito de resposta ou de 

retificação junto do Correio da Manhã, suscita-se, desde logo, a questão da sua legitimidade para o 

fazer. Efetivamente, a Diretiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta e de retificação na 

Imprensa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de Novembro de 2008, estabelece, no 

ponto 2.2., o seguinte: «[e]m princípio, os sujeitos individuais ou grupais que chamem a si a defesa 

de interesses difusos não poderão exercer os direitos de resposta e de retificação quando aqueles 

interesses tenham sido postos em causa de forma apenas genérica. Assim sendo, o sujeito 

individual ou grupal pretendente apenas poderá exercer o direito de resposta ou de retificação 

quando ele próprio for alvo, direto ou indireto, das informações erróneas». 

28. O facto de as peças em causa publicadas no Correio da Manhã não conterem qualquer referência 

à queixosa poderia, eventualmente, contender com a sua pretensão. Todavia, independentemente 

da resposta a dar a tão pertinente questão, coloca-se prioritariamente a necessidade de se apurar 

se os termos em que esse direito se pretendeu exercer foram os mais adequados e justificariam 

conduta diversa do órgão de comunicação social visado. 

29. Ora, o n.º 3 do artigo 25.º da Lei de Imprensa impõe que o texto da resposta ou da retificação 

deve ser entregue, com assinatura e identificação do autor, e através de procedimento que 

comprove a sua receção, ao diretor da publicação em causa, invocando expressamente o direito de 

resposta ou de retificação ou as competentes disposições legais. Nesta última exigência, quanto à 

invocação expressa do exercício do direito ou indicação das disposições legais aplicáveis, se afigura 

que claudica o direito da queixosa. 

30. Na verdade, o legislador revestiu o exercício do direito de resposta e de retificação de um 

conjunto de requisitos formais que visam transmitir um elevado grau de segurança à sua 

tramitação, garantindo assim também que as partes em confronto disponham de condições de 

terçar armas em plano de igualdade, conhecendo exatamente o que está em causa para um pleno 

desempenho do contraditório. 

31. Afigura-se pacífica a circunstância de a exigência de publicação de um comunicado não 

expressar taxativamente a intenção de exercer o direito de resposta ou de retificação, como prevê a 

norma legal já referida. Certamente que poderia o órgão de comunicação social presumir essa 

intenção. Sem dúvida que sim, à luz das indicações ou indícios já referidos. Mas a tal não estava 

obrigado o Correio da Manhã, pelo que outra conduta não lhe seria legalmente exigível para além 

daquela que assumiu: a recusa de publicação do texto/comunicado da ora participante. 



   

5 

ERC/04/2015/427 

32. Para concluir, é entendimento deste Conselho Regulador que, em face da matéria participada, o 

exercício do direito de resposta ou de retificação por quem para tal tivesse legitimidade seria 

efetivamente um dos meios adequados, porventura o mais adequado, que a lei garante em defesa 

de direitos subjetivos. Simplesmente, as deficiências observadas quanto ao exercício de tal direito 

por parte da queixosa fundamentam que nos fiquemos pelos aspetos preliminares do 

procedimento. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo recebido uma participação da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) contra o 

jornal Correio da Manhã, relativa às edições de 26 de março e de 12 de abril de 2015, o Conselho 

Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes das alíneas d) do 

artigo 8.º e alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera não dar provimento à queixa, uma vez que o órgão de comunicação social visado 

não era obrigado a publicar o texto da queixosa nas circunstâncias por esta exigidas. 

 

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos. 

 

Lisboa, 8 de junho de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 
 
 
 

Raquel Alexandra Castro 
 



   

6 

ERC/04/2015/427 

 
 

Rui Gomes 


