
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/192 (DR-I) 

 

Recurso de Lília Albino, em representação de Rui Alves Andrade, contra o jornal Correio 

da Manhã por denegação ilícita do exercício do direito de resposta relativo à notícia com 
o título «Asfixiada às mãos do companheiro», publicada na edição de 3 de maio de 

2016 

 
 
 
 

 
Lisboa 

17 de agosto de 2016



   

1 

500.10.01/2016/120 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/192 (DR-I) 

 

Assunto: Recurso de Lília Albino, em representação de Rui Alves Andrade, contra o jornal Correio da 

Manhã por denegação ilícita do exercício do direito de resposta relativo à notícia com o 

título «Asfixiada às mãos do companheiro», publicada na edição de 3 de maio de 2016 

 

 

I. Do Recurso 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), um 

recurso de Lília Albino, na qualidade de representante legal de Rui Alves Andrade, 

(doravante, Recorrente), contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., 

(doravante, Recorrido) por denegação ilícita do exercício do direito de resposta relativo à 

notícia com o título «Asfixiada às mãos do companheiro», publicada na edição de 3 de maio 

de 2016 daquele jornal. 

2. A Recorrente começa por alegar que «na sua edição de 3 de maio de 2016, na página 11, o 

jornal “Correio da Manhã” introduziu um artigo com o título “Asfixiada às mãos do 

companheiro”». 

3. Mais disse que «em 4 de maio de 2016, no exercício do direito de resposta, a requerente 

redigiu um texto, que fez acompanhar de fotografias para publicação em conformidade com 

tal faculdade. A carta foi expedida, mediante correio registado com aviso de receção, a 5 de 

maio de 2016, e recebida a 9 do mesmo mês». 

4. Esclarece a Recorrente que «o jornal “Correio da Manhã” não publicou o texto enviado pela 

requerente». 

5. Informa ainda que «em 12 de maio de 2016 à signatária foi enviado um email e um fax (...) 

no qual consta que “em momento algum é feito qualquer juízo valorativo ou referências 

inverídicas ou erróneas dos factos que resultaram do processo em que o Exmo. Senhor Rui 

Helder Fráguas foi parte”». 

6. Considera a Recorrente que «a atitude assume particular gravidade, quando o “Correio da 

Manhã” pretende citar declarações de um procurador do Ministério Público, mas não 

reproduz corretamente o que foi dito, provavelmente porque nenhum jornalista daquele 



   

2 

500.10.01/2016/120 

periódico terá assistido às correspondentes alegações que, aliás foram proferidas por uma 

procuradora, sendo pouco crível que um repórter confundisse uma senhora com um 

homem». 

7. Alega a Recorrente que «contrariamente ao que figura na notícia, nunca o Ministério Público 

disse que a falecida foi vítima de violência doméstica». 

8. Continua dizendo que «ao invés do que se afirma no email e fax, não existe ninguém 

chamado Rui Helder Fráguas nem há nenhum processo em que alguém tenha sido parte 

com esse nome». 

9. Sustenta a Recorrente que se está perante «um artigo jornalístico inverídico e erróneo». 

10. Conclui requerendo a publicação do direito de resposta. 

 

II. Defesa 

11. Afirma o Recorrido que «a 9 de Maio de 2016 a Recorrente apresentou o direito de resposta, 

tendo a Direcção do Jornal “Correio da Manhã” decidido no sentido de recusa da publicação 

do texto enviado, por não se encontrarem verificados os pressupostos previstos no artigo 

24.º e 25.º da Lei de Imprensa». 

12. Alega o Recorrido que «a publicação do direito de resposta do Recorrente foi recusada pelos 

seguintes motivos: 

-Falta de preenchimento dos requisitos previstos no n.º 4 do artigo 25.º da Lei da Imprensa; 

e 

-inexistência de referências passíveis de ofender o bom-nome ou reputação do Requerente, 

de acordo com o disposto no artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa». 

13. Considera o Recorrido ser notório que o texto de resposta «não é limitado pela relação direta 

e útil com o escrito ou imagem respondidos”, deixando de estar sob a alçada do artigo 25.º 

da Lei de Imprensa – e, como tal, não correspondendo àquilo a que a nossa lei classificaria 

de direito de resposta e de retificação». 

14. Defende o Recorrido que o texto de resposta «contém referências que não correspondem à 

realidade dos factos em presença – sendo as mesmas absolutamente inadmissíveis». 

15. A este respeito, refere o Recorrido, a título exemplificativo, as seguintes expressões: 

(i) «O coletivo do tribunal que deliberou sobre a matéria não é composto apenas por 

juízes, mas também por jurados. Há três juízes e quatro jurados». 



   

3 

500.10.01/2016/120 

(ii) «Eu não consigo entender o que o jornalista pretende dizer. Duvido que alguém 

consiga perceber». 

(iii) «Nem sequer é rigoroso escrever “o procurador diz que Ana Rita Antunes, 

advogada, foi vítima de violência doméstica”». 

(iv) «Certamente não confundiria uma senhora com um homem». 

(v) «Esta notícia falsa não beneficia pessoas que gastam dinheiro a comprar o “Correio 

da Manhã”». 

(vi) «Não ouviu o Exmo. Senhor Dr. Hélder Fráguas, que foi colonista do “Correio da 

Manhã”». 

16. Acrescenta ainda que no texto de resposta são feitos comentários «que nada têm a ver com 

o direito de resposta do Recorrente, tais como: 

I) “(...) provavelmente porque nenhum jornalista daquele periódico terá assistido às 

correspondentes alegações”; 

II) “(...) sendo pouco crível que um repórter confundisse uma senhora com um 

homem”; 

III) “Provavelmente, errónea também será também a discordância entre o verbo fazer 

e o plural do substantivo de referência”». 

17. Continua dizendo que «ao contrário do que entende o Recorrente no artigo publicado a 3 de 

Maio de 2016 no jornal “Correio da Manhã” procede-se a uma mera narração objetiva de 

factos que resultaram de um processo judicial iniciado contra o Recorrente». 

18. Pelo que entende que não foi «feito qualquer juízo passível de ser considerado ofensivo do 

bom-nome ou reputação do mesmo». 

19. Afirma ainda serem «várias as notícias publicadas nos mais vendidos órgãos de 

comunicação social relativas ao falecimento da Dra. Ana Rita Antunes». 

20. Mais disse que todas essas notícias relataram «factos semelhantes aos referidos no artigo 

aqui em causa». 

21. Pelo que «perante o texto de resposta apresentado, entendeu a Direção do Jornal “Correio 

da Manhã” não existir qualquer obrigação na sua esfera jurídica no sentido de publicar o 

mesmo, por não se encontrar legalmente conforme ao regime que regula a matéria dos 

direitos de resposta e de retificação».  

22. Conclui requerendo o arquivamento do presente processo. 

 



   

4 

500.10.01/2016/120 

III. Descrição da peça noticiosa 

23. A peça jornalística visada no presente recurso tem como título «Asfixiada às mãos do 

companheiro» e versa sobre um alegado homicídio de que terá sido vítima Ana Rita Antunes 

por parte do seu marido, ora Recorrente, e que se encontra em fase de julgamento. 

24. Na notícia afirma-se que o Ministério Público pediu pena máxima de 25 anos de prisão para 

o ora Recorrido, suspeito de ter morto a companheira simulando um acidente de viação. 

25. A peça jornalística continua, citando algumas das alegações finais que foram proferidas 

pelo Ministério Público em sede de julgamento. 

26. Mais é referido que o advogado da vítima mortal afirmou que o tribunal deveria decidir 

respondendo «a duas perguntas: de que morreu e quem matou Ana Rita Antunes». 

27. A notícia termina referindo que o arguido recusa a autoria do crime e pediu para que o 

acidente fosse novamente reconstruido. 

28. A peça em análise é ilustrada com uma fotografia do Recorrente em que aparece 

acompanhado por um elemento da polícia e ainda por uma fotografia mais pequena da 

vítima do crime. 

29. No canto inferior direito da página foi ainda colocada uma caixa de texto com o título «Saiba 

mais» onde se refere que o coletivo de juízes do Tribunal da Guarda chumbou todas as 

diligências feitas pela defesa. Refere-se também que os dois filhos menores, fruto da 

relação do casal, encontram-se a residir com os avós maternos e que a prisão preventiva do 

arguido está prestes a atingir o limite máximo permitido por lei. Informa-se ainda a data da 

leitura da sentença. 

 

IV. Análise e Fundamentação 

30. A título prévio esclarece-se que o Conselho Regulador prescinde da audição das 

testemunhas apresentadas pela defesa por entender que os factos em causa não carecem 

de prova adicional e também por estarmos na presença de um procedimento que, pela sua 

natureza, tem carácter urgente. 

31. O Recorrido começa por alegar que algumas expressões utilizadas pela Recorrente são 

desproporcionadamente desprimorosas em relação ao texto respondido, violando assim o 

artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa. 

32. Nos termos do artigo referido «O conteúdo da resposta (...) [não pode conter] expressões 

desproporcionadamente desprimorosas.» 



   

5 

500.10.01/2016/120 

33. Já a Diretiva 2/2008, sobre a publicação do direito de resposta e retificação na imprensa, de 

12 de novembro de 2008, no ponto 5.2 esclarece que «a lei impede o uso, pelo 

respondente, de expressões desproporcionadamente, e não objetivamente, 

desprimorosas, pelo que fica consentido àquele o recurso a um grau de contundência 

proporcional ao do texto respondido». 

34. Tendo analisado as expressões visadas pelo Recorrido, o Conselho Regulador considera que 

a resposta não ultrapassou os limites estabelecidos pela Lei de Imprensa. Muito embora 

alguns parágrafos se revistam de alguma contundência, tais expressões não são 

desproporcionadamente desprimorosas por relação com o texto respondido pelo que se 

considera que não foi legítima a recusa da publicação do texto de resposta com este 

fundamento. 

35. Por outro lado, alega o Recorrido que o texto de resposta não tem relação direta e útil com o 

texto respondido, mais uma vez em violação do artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa. 

36. Nos termos do referido artigo «o conteúdo da resposta ou retificação é limitado pela relação 

direta e útil com o escrito ou imagem respondidos». 

37. Já de acordo com o ponto 3.3 da diretiva citada «tal “relação direta e útil” só não existe 

quando a resposta ou retificação seja de todo alheia ao tema em discussão e se mostre 

irrelevante para desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pelo texto visado, 

devendo este requisito ser considerado em relação à globalidade do texto de resposta ou de 

retificação e não em relação a uma ou mais passagens isoladas». 

38. Tendo em conta o preceituado na lei bem como a doutrina da ERC nesta matéria, é 

incontroverso que o texto de resposta apresentado pela Recorrente tem relação direta e útil 

com o texto a que se responde. 

39. Nas afirmações vertidas na resposta, e que foram postas em crise pelo Recorrido, a 

Recorrente desmente factos publicados pelo jornal, apresentando a sua versão dos 

acontecimentos que foram objeto de notícia. Improcede, desse modo, a alegação do 

Recorrido de que o texto de resposta não tinha relação direta e útil com o texto respondido. 

40. Finalmente alega a Recorrente que a notícia em causa limitou-se a relatar factos objetivos 

não sendo suscetível de por em causa o bom nome e consideração do representado da 

Recorrente. 



   

6 

500.10.01/2016/120 

41. Nos termos do artigo 24.º, n.º 1, da Lei de Imprensa, «tem direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa (...) que tiver sido objeto de referências, ainda que 

indiretas, que possam afetar a sua reputação e boa fama». 

42. O objeto da notícia em análise é a descrição da audiência de julgamento em que está a ser 

julgado o representado da Recorrente, sendo, como tal, diversas vezes referido ao longo da 

peça. 

43. Por outro lado, como se defende no ponto 1.2 da Diretiva 2/2008, «a apreciação do que 

possa afetar a reputação e boa fama deve ser efetuada segundo uma perspetiva 

prevalecentemente subjetiva, de acordo com a ótica do visado, ainda que dentro dos limites 

da razoabilidade». 

44. Assim, atendendo que o representado da Recorrente se sentiu afetado na sua reputação e 

boa fama pelos factos que foram narrados na notícia, é incontroverso que lhe assiste direito 

de resposta em relação a esses factos. 

 

V. Deliberação 

      Tendo apreciado um recurso interposto por Lídia Albino, em representação de Rui Alves 

Andrade, contra o jornal Correio da Manhã, propriedade da Cofina Media, S.A., por denegação 

ilícita do exercício do direito de resposta relativo à notícia com o título «Asfixiada às mãos do 

companheiro», publicada na edição de 3 de maio de 2016, daquele jornal, o Conselho Regulador 

da ERC delibera, ao abrigo do disposto na alínea f) do artigo 8.º, alínea j) do n.º 3 do artigo 24.º e 

artigo 60.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 

1. Dar provimento ao recurso uma vez que o texto de resposta apresentado pela Recorrente 

cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei de Imprensa para a sua publicação; 

2. Determinar ao jornal Correio da Manhã a publicação do texto de resposta nos dois dias 

subsequentes à notificação da presente Deliberação, nos termos do artigo 26.º, da Lei de 

Imprensa, o qual deve ser acompanhado da menção de que tal publicação decorre por 

determinação da ERC, em conformidade com o artigo 27.º, n.º 4, do mesmo diploma legal; 

3. Em conformidade com o artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa, a publicação do texto de 

resposta é gratuita e deverá ser efetuada na mesma secção, com o mesmo relevo e 

apresentação do escrito que provocou a resposta, de uma só vez, sem interrupções, 

devendo ser precedida da indicação de que se trata de um direito de resposta; 



   

7 

500.10.01/2016/120 

4. Advertir o Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 72.º 

dos Estatutos da ERC; 

5. Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a Cofina Media, S.A., na 

qualidade de proprietária do jornal “Correio da Manhã”, por violação do disposto no artigo 

26.º, n.º 2, alínea a), da Lei de Imprensa, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), do 

mesmo diploma legal; 

6. Esclarecer o jornal Correio da Manhã que deverá enviar para a ERC um exemplar da edição 

do jornal que comprove a publicação do texto de resposta. 

 

Lisboa, 17 de agosto de 2016 

 

O Conselho Regulador, 

 

Carlos Magno 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

Luísa Roseira 

 

Raquel Alexandra Castro (abstenção) 

 

Rui Gomes (abstenção) 

 

 

 

 


