
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2017/54 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa apresentada por Joana Maria Sanches Lourenço Vallera 
contra a RTP 

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
1 de março de 2017



   

1 

ERC/01/2015/900 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2017/54 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa apresentada por Joana Maria Sanches Lourenço Vallera contra a RTP 

 

I. Queixa 

 

1. Em 18 de outubro de 2015, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(ERC) uma queixa apresentada por Joana Maria Sanches Lourenço Vallera contra os serviços de 

programas RTP1 e RTP3, da Rádio e Televisão de Portugal, S.A., relativa às peças transmitidas 

nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, nos programas “Sexta às 9” e “Sexta às 10”, 

respetivamente.   

2. A queixosa escreve o seguinte:  

«A Rádio Televisão Portuguesa, enquanto canal que presta um serviço público de televisão 

deve exibir informação objectiva e imparcial, estando perante o público em geral obrigada a 

uma conduta muito diferente das dos canais privados (...);  

Ora, no dia 16 de outubro de 2015, a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), através dos canais 

RTP1 e RTP3, transmitiu o programa “Sexta às 9”, Episódio 30 e “Sexta às 10”, respectivamente, 

apresentados pela jornalista Sandra Felgueiras, com a sinopse “As danças de cadeiras dos 

adjuntos e chefes de gabinetes antes e depois das eleições. Quantos já foram colocados em 

cargos ministeriais com comissões de serviço por mais 3 anos?” sendo denominado e 

promovido como “Jornalismo de Investigação”.  

O programa, nesse dia, em nada foi consonante com os princípios mencionados no Código de 

Ética (...). 

Após a visualização do programa sobre o assunto referenciado, verifico com perplexidade que o 

rosto da noticia foi a cidadã Joana Vallera, com o Cartão de Cidadão  (...) – eu própria. Acrescido, 

ainda, do facto da recolha de fotografias ter sido feita através da minha página pessoal do 

facebook e não de outras imagens relacionadas com a minha atividade profissional, 

perfeitamente acessíveis, numa pesquisa sem esforço pela internet. 



   

2 

ERC/01/2015/900 

Perante estes factos, não posso deixar de expor a minha total indignação por tal peça 

jornalística por em causa o meu bom nome enquanto cidadã e, em particular, ao nível 

profissional que sempre cumpri com responsabilidade (...). 

A peça, composta por um conjunto de insinuações e apresentada de forma parcial e 

difamatória, coloca em causa, de forma danosa, a minha imagem e questiona o meu 

profissionalismo e atuação ética. 

Não posso aceitar que a jornalista, sim, porque me dirijo à pessoa em concreto (...) exiba uma 

peça desta natureza com conteúdos falseados deliberadamente, sem ter consultado todos os 

intervenientes e esgotado os mecanismos de informação que estão ao seu alcance (...). 

Por isso, saliento que a investigação feita é imprecisa, incorreta, transmite falsidade e é 

tendenciosa. 

O programa foi exibido em horário nobre, na RTP1 (...) em autopromoção do próprio canal, 

sempre com recurso à minha imagem, fotografias e respetivo nome. 

Expõe a imagem, cargos, e fotografias sem consulta e autorização prévia (...). 

Por outro lado, o debate e explicações sobre o assunto só foram apresentados e feitos num 

canal diferente – RTP3, uma hora depois, no programa “Sexta às 10”. 

A defesa e o contraditório das acusações apresentadas, nunca mereceram preocupação da 

jornalista, responsável pelo programa, pois nunca fui contactada para apresentar informação, 

quando o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (...) deu nota que tal matéria 

não dizia respeito ao Ministério (...). 

(...) 

A mesma notícia imprecisa, chamada de investigação, apresentada na RTP1 “Sexta as 9” e 

debatida e debatida a seguir na RTP 3 – “Sexta às 10” teve réplicas  e citações noutros órgãos 

de comunicação social (...).» 

3. A queixosa descreve em seguida o seu percurso profissional no âmbito da administração 

pública, identificando concursos públicos e nomeações.  

 

II. Posição do denunciado  

4. Face ao exposto, no dia 24 de fevereiro de 2016, notificou-se o diretor de informação e a 

entidade proprietária dos serviços de programas RTP1 e RTP3. 

5. A resposta deu entrada na ERC em 28 de julho de 2016, na qual se refere: em primeiro lugar, a 

RTP indica que o atraso na resposta se deveu a um lapso de operacionalidade interna. 



   

3 

ERC/01/2015/900 

6. Posteriormente pronuncia-se sobre o objeto da queixa, começando por referir que a queixosa 

nunca solicitou à RTP o exercício do direito de reposta (questão que não foi colocada na queixa). 

7. Acrescenta que respondeu à carta que lhe foi dirigida pela queixosa (na qual invocava falta de 

rigor e imparcialidade e informando que tinha apresentado queixa na ERC, junto do Provedor de 

Justiça e queixa crime por difamação e utilização indevida de imagem), nos seguintes termos 

(em síntese):  

a) Refuta a queixa afirmando que a reportagem da RTP foi elaborada de forma «imparcial, 

respeitando os critérios de rigor jornalístico» e que o assunto era de «manifesto interesse 

público»; 

b) Que a jornalista tentou, comprovadamente, contactar a queixosa, não tendo obtido 

qualquer resposta; bem como que, atendendo a que os factos envolviam o Ministério da 

Solidariedade do Emprego e da Segurança Social e respetivo ministro, foram usadas as 

respostas remetidas pelo «Gabinete» como contraditório; 

c) Que «tudo o que é referido decorre, na sua essência, da leitura e análise do Diário da 

República», acrescentando que «[a] situação de V. EXA, em particular, revestia interesse 

público, atentas as circunstâncias da sua nomeação. V. EXA foi escolhida na sequência de um 

concurso interno e nomeada por um Vice-Presidente de um Instituto Público (Instituto de 

Informática da Segurança Social) que já não deveria estar em funções há mais de um ano, 

porque, desde essa altura, existe uma lista de três sucessores escolhidos no concurso da 

CRESAP e o ministro até hoje nunca nomeou nenhum»; 

d) Que se tratou de uma investigação rigorosa e exaustiva e que permitiu ao jornalista ter um 

conhecimento profundo das regras de nomeação na Administração Pública. 

 

III. Descrição  

8. Refira-se de antemão que a queixosa menciona as datas 16 e 17 de outubro, embora os 

programas apontados tenham sido ambos emitidos a 16 de outubro. 

���� “Sexta às 9” 

9. Na peça em referência foi transmitida no programa “Sexta às 9” da RTP1, no dia 16 de outubro 

de 2015. No lançamento do programa, surgem na imagem os rostos de uma mulher e de três 

homens, acompanhadas pelo rodapé «NOMEAÇÕES À PORTA DAS ELEIÇÕES». Ao mesmo tempo, 

a pivô refere: «Esta noite, revelamos que adjuntos e chefes de gabinete do atual governo foram 

nomeados para altos cargos do Estado à porta das eleições».  



   

4 

ERC/01/2015/900 

10. Este é o tema de abertura do programa e a pivô lança a matéria da seguinte forma: «É um 

exclusivo “Sexta às 9”. Vários chefes de gabinete e adjuntos do atual governo foram nomeados 

para cargos na Administração Pública à porta ou mesmo na campanha eleitoral. Os casos mais 

graves envolvem o gabinete do ministro Pedro Mota Soares. Mas há mais:  os homens de 

confiança de Paulo Portas e de Pedro Passos Coelho também já foram nomeados para altos 

cargos diplomáticos. E no Ministério da Defesa descobrimos mais de uma dezena de 

nomeações feitas a apenas cinco dias das legislativas». Enquanto profere estas palavras são 

mostradas imagens que incluem o nome Joana Vallera e fotografia de uma mulher. 

11. A reportagem é a segunda a ser exibida no programa. A pivô introdu-la dizendo que «nas 

últimas semanas o governo exonerou vários chefes de gabinete e adjuntos e nomeou-os para 

altos cargos do Estado em comissões de serviço de três e quatro anos. A prática estendeu-se a 

alguns ministérios, mas foi mais visível no da Segurança Social, liderado pelo centrista Pedro 

Mota Soares».  

12. A voz off  refere logo no início da reportagem, com imagens e declarações dos candidatos às 

Legislativas que «este é o jogo de poder que todos veem, mas há outro que ainda ninguém viu, 

está a acontecer no interior dos ministérios, mas a única face visível é o Diário da República. Foi 

aqui que encontramos últimas danças de cadeiras de adjuntos e chefes de gabinete de 

ministros que têm vindo a assegurar cargos de poder permanente, seja quem for o próximo 

governo». 

13. O primeiro caso relatado em pormenor é o de «Joana Vallera, 39 anos. Ainda hoje consta no 

portal do governo como sendo uma das adjuntas de Pedro Mota Soares. Mas já não é, desde 15 

de julho». Vê-se em grande plano a fotografia do rosto de uma mulher. Diz-se que passou a 

Diretora do Departamento de Gestão de Clientes do Instituto da Segurança Social, mostrando-se 

a página do Diário da República onde constam os pormenores da designação para o cargo. Ao 

mesmo tempo, em rodapé lê-se «NOMEAÇÕES À PORTA DAS ELEIÇÕES Chefe de Gabinete de 

Mota Soares  já foi nomeado e exonerado mas não foi publicado em Diário da República». 

14. A voz off acrescenta que a data desta nomeação é relevante na medida em que se estava na 

última semana em que era possível efetuar este tipo de atos. Surge então a primeira fonte 

entrevistada na reportagem, apresentada como João Bilhim, presidente da CRESAP – Comissão 

de Recrutamento dos Altos Dirigentes da Administração Pública – e professor universitário de 

Administração Pública. Este explicou que não podem ocorrer nomeações após a publicação do 

decreto presidencial de marcação de eleições, até que haja novo Executivo. Em rodapé lê-se: 



   

5 

ERC/01/2015/900 

«LEI É CLARA Nomeações definitivas são proibidas da convocação de eleições até à indigitação 

do próximo Governo». 

15. A reportagem regressa novamente ao caso de Joana Vallera, informando que o decreto 

presidencial para convocação de eleições foi publicado apenas nove dias após a sua nomeação 

decorrente de um concurso sem qualquer fiscalização externa, constando em Diário da 

República que a decisão se baseou na experiência profissional da nomeada, «isto apesar de no 

curriculum da ex-adjunta de Mota Soares não se vislumbrar qualquer formação compatível». A 

fotografia da queixosa surge novamente nos ecrãs, a partir de um perfil do facebook que será o 

da própria. 

16. Insiste-se que facto mais estranho é o de quem procedeu à nomeação «já não dever estar em 

funções desde março de 2014, tendo a CRESAP chegado a três nomes para a sua substituição, 

sem que o ministro Pedro Mota Soares tivesse nomeado nenhum». O presidente da CRESAP 

confessa a sua estranheza pelo caso. 

17. A reportagem prossegue com outros casos, como o do chefe de gabinete de Mota Soares, 

nomeado para presidir ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, o do chefe de 

gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, nomeado cônsul em Paris, o chefe de gabinete 

de Passos Coelho, promovido por este na carreira diplomática, para embaixador na UNESCO.  

18. Fala-se de casos «ainda mais insólitos, como o do ex-adjunto do ministro dos Negócios 

Estrangeiros, exonerado e depois nomeado por quatro anos para um cargo na União para o 

Mediterrâneo, para o qual Portugal nunca antes tivera nomeado um representante. Segundo a 

reportagem, «houve ainda tempo para colocar um dos  adjuntos de Paulo Portas» como Diretor 

de Serviços do Médio Oriente e do Magrebe, cargo que não se encontrava ocupado.  Por fim, 

afirma-se que «dois dias após as eleições, a II série do Diário da República foi inundada com 

mais de uma dezena de nomeações para chefias de divisão do Ministério da Defesa que foram 

efetuadas em plena campanha eleitoral.  

 

� “Sexta às 10” 

19. A queixosa menciona igualmente o programa “Sexta às 10”1, emitido na RTP3 no mesmo dia 16 

de outubro de 2015. Este programa funciona como um prolongamento do “Sexta às 9” da RTP1, 

abrindo espaço para o debate sobre questões abordadas neste. 

                                                      
1 http://www.rtp.pt/play/p2040/e210290/sexta-as-10 



   

6 

ERC/01/2015/900 

20. No programa em questão, estiverem presentes representantes dos partidos PS, PSD e CDS e 

ainda o presidente da CRESAP. 

21. A discussão é lançada através da emissão de uma reportagem que resume aquela que foi 

apresentada no “Sexta às 9”. Nos primeiros momentos é dado destaque ao caso de Joana 

Vallera, dizendo-se que entre as muitas dezenas de nomeações que constavam em Diário da 

República de adjuntos e chefes de gabinete do Executivo PSD-CDS efetuadas em fim de 

legislatura, «salta à vista o caso de Joana Vallera». Novamente é exposta a sua fotografia em 

grande plano e explicados os alegados contornos da sua nomeação por três anos para Diretora 

de Gestão de Clientes do Instituto de Informática da Segurança Social. 

22. É apresentado ainda um outro dos casos particulares que integrara a reportagem alargada 

apresentada pouco antes no “Sexta às 9”. Alude-se depois às nomeações ocorridas no 

Ministério da Defesa. A emissão passa depois para o debate. 

23. Sem que sejam referidos nomes, um dos participantes no debate alerta para o facto de os dois 

exemplos avançados na reportagem do “Sexta às 10” como nomeações suspeitas serem de 

pessoas que são funcionários públicos de carreira com curricula irrepreensíveis.  

24. Os três convidados representantes dos partidos políticos apresentaram argumentos de ordem 

política acerca das nomeações e de concursos para a função pública, trocando acusações 

mútuas. Por seu lado, o presidente da CRESAP deu nota de que há ainda muito trabalho a ser 

feito no sentido da transparência de nomeações e concursos na Administração Pública. 

 

IV. Audiência de Conciliação  

25. Tratando-se de uma queixa, o processo segue o disposto no artigo 55.º e seguintes dos 

Estatutos da ERC, pelo que as partes foram convocadas para uma audiência de conciliação.  

26. Contudo, a mesma não se realizou, por indisponibilidade da denunciada.  

27. Assim, não tendo sido alcançado acordo, o processo segue a tramitação prevista nos artigos 

57.º e 58.º dos Estatutos da ERC.  

 

V. Análise e fundamentação 

28. Começa por se referir que, de acordo com o disposto nos Estatutos da ERC, recai sobre esta 

entidade o dever geral de assegurar o livre exercício do direito à informação e à liberdade de 

imprensa; bem como a obrigação de assegurar a proteção dos direitos de personalidade 

individuais sempre que os mesmos estejam em causa, no âmbito da atividade de comunicação 



   

7 

ERC/01/2015/900 

social sujeita a regulação (artigo 7.º, alíneas d) e f); e artigo 8.º, alíneas a) e d), dos Estatutos da 

ERC – Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro). 

29. Esclarece-se ainda, como ponto prévio, que a atuação de ERC incide apenas sobre o órgão de 

comunicação em causa (artigo 6.º, alínea c) dos Estatutos da ERC), não lhe cabendo pronunciar-

se sobre as questões respeitantes ao cumprimento dos deveres dos jornalistas 

individualmente considerados, que são da competência da Comissão da Carteira de Jornalistas. 

30. Nos termos do disposto na Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido (LTSAP) - Lei n.º 

27/2007, de 30 de julho, alterada pelas Leis n.º 8/2011, de 11 de abril e n.º 40/2014, de 9 de 

julho, cabe à ERC «a regulação das matérias previstas no presente diploma e a fiscalização do 

seu cumprimento» (artigo 93.º, n.º 1). 

31.  Assim sendo, começa por se salientar que a liberdade de expressão e informação 

está inscrita no quadro dos direitos, liberdades e garantias pessoais com assento 

constitucional, assim como em várias declarações internacionais de direitos 

(artigos 37.º e 38.º da C.R.P.).  

32. Não é, porém, um direito absoluto, quando está em causa a salvaguarda de outros 

direitos ou interesses constitucionalmente protegidos2. 

33. Assim, os direitos invocados pela queixosa, relativos ao bom nome e imagem 

também têm proteção constitucional (artigo 26.º, n.º 1, da C.R.P). 

34. Desse modo, os direitos de informação e de livre expressão podem sofrer 

restrições, necessárias à coexistência, em sociedade democrática, de outros 

direitos pelo que se deve procurar a concordância prática dos direitos em 

confronto. 

35.  A referida LTSAP, por sua vez, também refere no artigo 27.º, n.º 1, que «[a] 

programação dos serviços de programas televisivos e dos serviços audiovisuais a 

pedido deve respeitar a dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e 

garantias fundamentais».  

36. Os direito ao bom nome e imagem enquadraram-se ainda no âmbito dos direitos de 

personalidade (previstos no Código Civil, artigo 70.º e seguintes). 

37. A queixosa vem alegar a falta de rigor na notícia já identificada, indicando que não foi consultada, 

bem como o prejuízo do seu nome e uso da sua imagem sem autorização. 

                                                      
2 A propósito da tensão entre liberdade de expressão e informação e direitos de personalidade, conferir 
compilação de jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça em <http://www.stj.pt/ficheiros/jurisp-
tematica/liberdadeexpressaodtospersonalidade2002-2010.pdf>. 



   

8 

ERC/01/2015/900 

38. Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes referem: «O rigor da informação pressupõe a apresentação 

clara e objectiva dos factos, a sua verificação, o que impõe, nomeadamente, a audição das 

partes com interesses atendíveis. O rigor tem ainda como pressuposto a separação de factos e 

opiniões, a identificação, como regra, das fontes de informação e a atribuição das opiniões 

recolhidas aos respetivos autores»3.  

39. Salienta-se ainda, que se impõe como regra deontológica fundamental do 

jornalismo, a confrontação de versões e opiniões sobre as matérias tratadas, 

exigindo-se o apuramento da sua veracidade, com recurso a fontes idóneas, 

diversificadas e controladas (Cf. artigo 14.º, n.º 1, alínea e) do Estatuto do 

Jornalista4 e ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas), competindo à 

direção de informação orientar, superintender e determinar o conteúdo emitido. 

40. Deste modo, estes profissionais obrigam-se a verificar a veracidade e credibilidade 

da matéria que publicam. 

41. Por sua vez, o artigo 34.º, n.º 2, alínea b), da LTSAP prevê que cabe aos operadores 

televisivos «[a]ssegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o 

rigor e a isenção». 

42. Começa por se constatar que as referências ao nome da queixosa e cargos 

ocupados, não sendo questionados pela mesma, podem ser tomados por 

verdadeiros. 

43. É ainda de realçar que a verificação do cumprimento do disposto na lei em matéria 

de rigor informativo não corresponde necessariamente ao apuramento da 

veracidade dos factos referenciados na notícia.  

44. Assim, no que concerne ao rigor da peça jornalística em análise constata-se que 

parte dos conteúdos relatados são sustentados em fontes de informação 

identificadas ao longo da reportagem. Com efeito, mencionam-se publicações em 

Diário da República, bem como a opinião do especialista em Administração Pública 

e presidente da CRESAP, órgão independente que supervisiona nomeações para 

altos cargos da Administração Pública. 

45. Acerca deste ponto em concreto, repare-se que esta fonte não se pronuncia sobre 

casos particulares, tecendo considerações genéricas acerca de procedimentos 

                                                      
3 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pág.22, Coimbra 
Editora. 
4 Lei n.º 1/99, de 01 de Janeiro, na versão dada pela Rect. n.º 114/2007, de 20 de dezembro. 



   

9 

ERC/01/2015/900 

concursais que decorrem próximos de convocações de eleições. Posições que 

defende com maior evidência ao longo do debate ocorrido no “Sexta às 10”. 

46. Resulta ainda da queixa recebida, que a queixosa não foi contactada pelo operador 

televisivo para exercício do contraditório. 

47. Embora na sua resposta, a RTP venha dizer o contrário, mais precisamente que a 

jornalista tentou consultar a queixosa («2.(...) a jornalista, autora da reportagem, 

tentou, comprovadamente, contactar V.EXA., não tendo obtido qualquer 

resposta»), o certo é que não junta qualquer elemento que comprove de tal 

diligência nem a reportagem reflete nenhuma tentativa nesse sentido, não 

fazendo qualquer alusão ao ponto de vista da queixosa sobre os factos objeto da 

mesma.  

48. Ora, considerando que a garantia de assegurar o contraditório é uma obrigação do 

operador e considerando as alegações constantes da queixa apresentada, cabia 

ao operador a prova do cumprimento de tal diligência. Não o tendo feito, não se 

tem por suficiente a sua mera alegação genérica, em particular quando o próprio 

teor da peça não reflete qualquer tentativa nesse sentido.  

49. Ainda no que respeita ao exercício do contraditório, verifica-se que foi consultado o 

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, bem como o Gabinete do 

Ministro (embora tais entidades não se tenham pronunciado), facto que é 

afirmado por ambas as partes, não suscitando desse modo dúvidas. 

50. Assim, atento o exposto, apenas se conclui que foram efetuados contactos com os 

serviços do ministério, e não da queixosa isto, apesar de, efetivamente, a peça 

referir o seu nome, mostrar a sua imagem, e apresentar várias considerações 

sobre a sua vida profissional. 

51. Note-se ainda que a citação de fontes de informação não afasta a obrigação de 

exercício do contraditório relativamente à queixosa, dado que esta surge implicada 

nas suspeitas suscitadas na peça. Deveria ter tido a oportunidade de se 

pronunciar. 

52. Isto é, atendendo ao teor da peça, esta deveria refletir a consulta de todas as 

partes implicadas nas suspeitas suscitadas. Neste ponto particular, agrava-se a 

exposição pública da imagem de uma cidadã, sobre a qual as peças descritas 

fazem impender suspeições de práticas, se não ilegais, pelo menos eticamente 



   

10 

ERC/01/2015/900 

reprováveis, sem que se lhe conceda a possibilidade de se pronunciar sobre as 

mesmas.  

53. Quer isto dizer que a reportagem da RTP associou a um nome e uma carreira 

profissional, um rosto reconhecível.  

54. Relativamente às imagens divulgadas e à alegada violação do direito à imagem, é 

de referir o disposto no artigo 79.º do Código Civil. Nesta disposição legal, prevêem-

se exceções para a divulgação de imagens, as quais, por regra, só podem ser 

divulgadas mediante prévia autorização do titular do direito. Assim, estabelece-se 

no seu n.º 2: «não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando 

assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de 

polícia ou de justiça, finalidades científicas, didáticas ou culturais, ou quando a 

reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de 

interesse público ou que hajam decorrido publicamente». 

55. Vem o denunciado referir que tal imagem encontra-se publicamente acessível 

através de um perfil na rede social facebook. Mas isto não é equivalente a 

apresentá-la de forma repetida numa peça informativa, fazendo-se a associação 

imediata entre imagem, nome, cargos profissionais, alegada ausência de 

qualidade curricular para o cargo para o qual foi selecionada e conduta reprovável 

da queixosa. Assim, a divulgação de tal imagem não resulta lícita, visto que a 

mesma não tem enquadramento no âmbito da previsão do n.º 2 do referido artigo 

79.º. Não é o facto de a queixosa ter ocupado cargos de natureza pública que 

franqueia a uma órgão de comunicação a divulgação de todas e quaisquer imagens 

da queixosa, principalmente que resultam do foro não profissional (como parece 

ser o caso). 

56. A queixosa alude ainda à violação do seu direito ao bom nome, que respeita à 

imagem pública de alguém, «ao apreço social do indivíduo que pode ser violado 

(...) quando se promovem juízos que levantem suspeitas, interrogações lesivas ou 

manifestações de desprezo sobre o visado»5. 

57. E conforme já referido, o teor da peça , pela forma como a jornalista articula factos 

(mesmo que verdadeiros) relacionados com a sua vida profissional da queixosa, 

permite a identificação de suspeitas sobre a existência de algum tipo de 

                                                      
5 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pág.25, Coimbra 
Editora. 



   

11 

ERC/01/2015/900 

desconformidade nas suas nomeações, o que pode ser lesivo do seu bom nome 

(efeito exponenciado pela reprodução repetida da sua imagem ao longo da peça). 

58. Ora, na situação em apreço, as matérias objeto de referência na peça, isto é, as 

contratações do Estado e respetivos procedimentos de contratação e nomeação, 

revestem interesse público. No entanto, a evidência conferida à queixosa 

enquanto uma das pessoas que terá ocupado um desses cargos cujo 

recrutamento a jornalista sugere que se encontra em desconformidade com a lei, 

ou que na melhor das hipóteses é eticamente questionável, pode lesar o seu bom 

nome de forma desproporcional face ao direito de informar. A peça, poderia incidir 

sobre o referido tema, sem lesar os direitos da queixosa, nos termos expostos. 

59. Atento o exposto, tal referência e destaque não se afigura relevante do ponto de 

vista do direito de informar, ao ponto de se sobrepor aos direitos de personalidade 

da queixosa (bom nome e imagem). 

60. Assim, em conclusão, quanto à alegada ofensa do bom nome da queixosa, verifica-

se que as referências em causa resultam dúbias e passíveis de prejudicar o seu 

bom nome, na medida em que a queixosa surge associada a suspeitas sobre a 

conformidade da sua contratação, bem como sobre a sua competência para o 

cargo, não podendo a RTP ignorar este facto.  

VI. Deliberação 

Tendo analisado uma queixa apresentada por Joana Maria Sanches Lourenço Vallera, na 

sequência da transmissão de uma peça nas RTP1 e RTP3, no dia 16 de outubro de 2015, nos 

programas “Sexta às 9” e “Sexta às 10”, respetivamente, por alegada falta de exercício do 

contraditório, e ainda ofensa do bom nome da queixosa e violação do direito à imagem;  

 

Atendendo a que a peça contém referências à queixosa e suspeitas que afetam, quer a própria, 

quer as instituições e pessoas a que a mesma se encontrava ligada pela via profissional, sem 

que tenha sido ouvida em momento anterior à publicação da notícia; 

 

Tendo em atenção que o teor das referências identificadas deixa suspeitas sobre a existência 

de algum tipo de desconformidade nas nomeações e atividade profissional da queixosa, o que 

pode ser lesivo do seu bom nome; assim como a divulgação das suas imagens da resulta 

abusiva; 



   

12 

ERC/01/2015/900 

Entende-se que a RTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.A., na forma como expôs a matéria, não 

acautelou com a devida diligência o equilíbrio da informação e desrespeitou as obrigações 

referentes ao rigor informativo e audição das partes com interesses atendíveis, revertendo tudo 

isto na ofensa ao direito ao bom nome da queixosa e sua imagem, legalmente consagrados 

(artigo 34.º, n.º 2, alínea b), e artigo 26.º, n.º 1, da LTSAP) 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes dos 

artigo 7.º, alíneas d) e f); e artigo 8.º, alíneas a) e d), dos Estatutos da ERC, delibera:  

1. Considerar procedente a queixa contra a RTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.A., por 

violação do rigor informativo e ofensa ao bom-nome e imagem da queixosa Joana Maria 

Sanches Lourenço Vallera;  

2. Alertar a RTP para a necessidade de assegurar o equilíbrio da informação e o respeito 

pelo rigor informativo e audição das partes com interesses atendíveis nas matérias 

noticiadas. 

 

Lisboa, 1 de março de 2017 

 

O Conselho Regulador, 

 

Carlos Magno 

 

Alberto Arons de Carvalho 

 

Luísa Roseira 


