
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2016/247 (PLU-TV) 

 

 

 

Participações por alegada ausência de pluralismo político nos 
espaços de comentário político dos serviços de programas de acesso 

não condicionado livre – RTP1, SIC e TVI 
 
 
 
 
 

 
 

Lisboa 
9 de novembro de 2016



   

1 

ERC/02/2015/222 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2016/247 (PLU-TV) 

 

Assunto: Participações por alegada ausência de pluralismo político nos espaços de comentário 

político dos serviços de programas de acesso não condicionado livre – RTP1, SIC e TVI 

 

 

I. As participações 

 

1. Deram entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), três participações por 

alegada ausência de pluralismo político nos espaços de comentário político dos serviços de 

programas de acesso não condicionado livre – RTP1, SIC e TVI. 

2. Em 23 de fevereiro de 2015 deu entrada a primeira participação, subscrita por Alfredo Guilherme 

Almeida Alves Pereira. Ainda que se manifeste com particular acuidade contra a TVI, 

relativamente ao espaço de comentário de Marcelo Rebelo de Sousa incluído semanalmente no 

serviço noticioso “Jornal das 8”, o participante alude também à situação da RTP e da SIC, que 

incluem espaços de programação semelhantes nas suas grelhas de emissão. 

3. No que concerne à TVI, é relevada a edição de 15 de fevereiro de 2015, da qual o participante 

transcreve uma passagem da conversa tida entre a jornalista Judite Sousa e o comentador 

sobre os resultados de sondagens políticas relativas às eleições legislativas. 

4. No entender do participante, é «estratégia do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto 

comentador, criticar o partido político em que é filiado, perante situações, tendencialmente, 

menores e, desse modo, fazer passar e reforçar um papel de independência e de verdade 

quando censura e condena os adversários políticos do PSD», sendo que «simultaneamente, 

não se inibe de elogiar os partidos oponentes do PSD (...) para completar e conferir um carácter 

de justeza às críticas que lhes dirige, em matérias e em momentos cruciais, tudo isto inserido 

num comentário pluritemático e, pretendidamente, pedagógico-informativo que funciona 

apelativo». 

5. O participante vai mais longe ao considerar que «esta fórmula de “comentário” não poderá 

deixar de ser considerad[a] – até porque não sujeit[a] a contraditório – como falacios[a], 

contendo outra característica ainda mais inaceitável: dissimulada e enganosa independência.» 



   

2 

ERC/02/2015/222 

6. Prossegue defendendo que a «situação encerra contornos mais gravosos na medida em que, 

nos três canais de sinal aberto, predominam outros tantos “comentadores”, todos eles 

membros e filiados no mesmo partido político» designadamente Nuno Morais Sarmento, na 

RTP1, e Luís Marques Mendes, na SIC, para além de Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI. 

7. A 27 de março de 2015 foi recebida na ERC uma nova participação sobre a mesma matéria, 

desta feita assinada por César Gomes, que solicita à ERC que atue no sentido de «repor ou exigir 

o equilíbrio político». Diz este participante que os três comentadores «expõem livremente as 

suas opiniões sem contraditório, relativamente a outras forças políticas», sendo que todos são 

«filiados no PSD». Acrescenta que tal desequilíbrio «já seria inadmissível em qualquer 

momento, mas, a seis meses de eleições gerais [legislativas], torna-se intolerável.» 

8. A 21 de abril de 2015 é a vez de Maria José Sousa apresentar reclamação à ERC. Cingindo-se à 

situação da RTP, alega que é «inadmissível que num país democrático só o PSD (governo) tenha 

comentador (...) semanal» no serviço público de televisão. Defende, por isso, a urgência de o PS 

«ter um comentador do seu partido na RTP1, em horário nobre.» 

 

II. Os espaços/programas de comentário 

 

9. À data das participações, a análise e o comentário políticos efetuados em televisão por 

protagonistas políticos tinham espaço nos três principais serviços de programas generalistas 

em sinal aberto – RTP1, SIC e TVI. Ainda que adotando um formato em tudo idêntico, os 

operadores diferem na estratégia editorial relativamente a este tipo de conteúdo, ora inserindo-

o nos respetivos serviços noticiosos de horário nobre, ora optando por lhe dar uma identidade 

própria e autónoma nas grelhas de emissão, no caso da RTP1. 

10. Quando insertos nos serviços noticiosos, os espaços de comentário surgem claramente 

demarcados do espaço das notícias, correspondendo à exigência ético-legal de separação entre 

factos e opinião. 

11. Os protagonistas destes espaços de comentário são habitualmente personalidades ou 

especialistas reconhecidos publicamente, que intervêm a título individual num formato que é, 

por isso mesmo, personalizado ou com “assinatura”. A própria denominação assume o nome do 

comentador em causa, antecedida de designações como “opinião de...”, a “semana de...”, ou o 

“comentário de...”, demarcando claramente que se trata de um conteúdo valorativo atribuído a 

um determinado sujeito. 



   

3 

ERC/02/2015/222 

12. A RTP1 exibiu, desde o início de abril de 2013, dois espaços semanais de comentário político 

com os comentadores residentes José Sócrates, ex-primeiro-ministro de governos do PS, e 

Nuno Morais Sarmento, ex-ministro da Presidência, ex-ministro de Estado e ex-ministro dos 

Assuntos Parlamentares, pelo PSD.  

13. Denominados “A opinião de José Sócrates” e “A semana de Nuno Morais Sarmento”, renomeado 

posteriormente “A opinião de Nuno Morais Sarmento”, estes espaços foram exibidos, por opção 

editorial da RTP, tanto no “Telejornal”, quanto na condição de programas autónomos nas grelhas 

de emissão. 

14. Em 2014, “A opinião de José Sócrates” teve vinte e uma exibições dentro do bloco informativo de 

horário nobre da RTP1 e nove edições enquanto elemento autónomo de programação; “A 

semana/opinião de Nuno Morais Sarmento” constou de dezasseis edições do mesmo noticiário 

e teve dez programas independentes1.  

15. A detenção do ex-primeiro-ministro ditou a suspensão do seu programa, com a sua última 

intervenção a ocorrer em 16 de novembro de 2014. Após essa data, Nuno Morais Sarmento 

manteve-se em antena, com mais três edições em 2014 e 13 em 2015, até ao dia 23 de abril, 

data em que o programa teve a sua última edição. 

16. O fim do programa coincide com o término do contrato firmado entre a RTP e o comentador, com 

uma duração de dois anos, bem como com a entrada em funções de uma nova direção de 

informação de televisão, defensora de uma nova linha editorial para este campo. 

17. Na SIC, Luís Marques Mendes é comentador residente do “Jornal da Noite” desde 16 de março de 

2013, num espaço denominado “Opinião de Luís Marques Mendes”. Primeiramente exibido nas 

edições de sábado daquele noticiário, a partir de 18 de outubro de 2015 passou a constar do 

alinhamento dos domingos.  

18. Em 2015, contam-se 51 presenças de Luís Marques Mendes na antena da SIC2. No dia 3 de 

outubro, véspera de eleições legislativas, registou-se a única ausência semanal deste 

comentador no cômputo anual. 

19. O comentador da SIC já desempenhou funções governativas como secretário de Estado e 

Ministro dos Assuntos Parlamentares pelo PSD, para além de ter liderado aquele partido. 

20. Em termos de espaços regulares de comentário na SIC, constata-se que o “Jornal da Noite” 

também acolhe o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares, que semanalmente analisa os 

                                                      
1 De acordo com dados do Telenews e do Telereport disponibilizados pela MediaMonitor/Markdata. 

2 Conferir nota 1. 



   

4 

ERC/02/2015/222 

temas da atualidade nacional e internacional – espaço identificado como “Comentário Miguel 

Sousa Tavares”. 

21. Quanto à TVI, desde 23 de maio de 2010 que a participação de Marcelo Rebelo de Sousa teve 

lugar aos domingos no “Jornal das 8”3. Os dados de 2015 apontam para a emissão de 44 destes 

espaços de comentário, dois dos quais com uma duração mais reduzida e exibição em 

segundas-feiras4.  

22. A despedida de Marcelo Rebelo de Sousa do papel de comentador da TVI aconteceu a 11 de 

outubro de 2015, numa edição especial em que participaram o diretor de informação do canal e 

alguns dos jornalistas que o acompanharam no percurso televisivo, num dia em que se 

apresenta já na qualidade de candidato à Presidência da República.  

23. Em termos político-partidários, assinala-se que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da 

República, foi ministro dos Assuntos Parlamentares pelo PSD, estrutura partidária de que é 

militante desde o ano da sua fundação, de que foi líder e eleito para o desempenho de diversas 

funções (vereador na Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo).  

 

III. Posição dos serviços de programas 

 

§ RTP 

24. Notificada pela ERC para se pronunciar sobre as participações recebidas, em resposta datada de 

20 de abril de 2015, a RTP veio informar, pela mão do novo diretor de informação de televisão, 

que o programa de Nuno Morais Sarmento iria terminar no dia 23 de abril.  

25. Mais argumenta que «a linha editorial da nova DI TV [direção de informação de televisão] vai no 

sentido de não ter programas com as características referidas no caso em apreço, isto é, 

espaços singulares de comentário político. O espaço político vai prosseguir na emissão dos 

diferentes canais da RTP através de entrevistas ou debates (formatos que se pretende que 

regressem à RTP1).» Também garante que de momento «o formato em causa, ou outro com 

características semelhantes, (...) não regressará à RTP1.» 

26. O responsável da área da informação considera, assim, que «a queixa em causa se encontra 

ultrapassada pelas atuais circunstâncias.» 

                                                      
3 Começou o comentário semanal na TVI, entre 2000 e 2004, transitando depois para a RTP1, onde ficou entre 
2005 e 2010, donde retornou à TVI.  

4 Conferir nota 1. 



   

5 

ERC/02/2015/222 

§ SIC 

27. Igualmente notificada pela ERC para se pronunciar sobre as participações, a SIC não endereçou 

qualquer posição sobre a matéria em causa. 

 

§ TVI 

28. Em resposta à mesma diligência, a TVI informou a ERC, por ofício datado de 28 de maio de 2015, 

que, no seu entender, não é oportuno pronunciar-se sobre o conteúdo das participações «sem 

que a ERC faça um prévio enquadramento jurídico mínimo das participações de que nos dá 

conhecimento ou da própria natureza do procedimento administrativo ao abrigo do qual 

pretende que a TVI se pronuncie». 

29. Estranham-se tais declarações, porquanto não só e em particular a exposição de Alfredo 

Guilherme Almeida Alves Pereira, em devido tempo notificada à TVI, se mostra inteiramente clara 

quanto ao seu teor e propósitos, como esta não ignora decerto as responsabilidades que detém 

enquanto operador bem como as que sobre a ERC recaem em matéria de salvaguarda do dever 

de pluralismo, como se passa a explicitar.  

 

IV. Normas aplicáveis 

 

30. Os Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, atribuem ao Conselho 

Regulador a competência para «[p]romover o pluralismo cultural e a diversidade de expressão 

das várias correntes de pensamento (...)» e para garantir «a efetiva expressão e o confronto 

das diversas correntes de opinião, em respeito pelo princípio do pluralismo e pela linha editorial 

de cada órgão de comunicação social» (arts. 7.º, al. a) e 8.º, al. e)). 

31. O princípio do pluralismo encontra-se expresso na Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a 

Pedido (aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho, e alterada e republicada em anexo à Lei 

n.º 8/2011, de 11 de abril), que estabelece, no art. 9.º, n.º 1, al. c), que «[c]onstituem fins da 

atividade de televisão, consoante a natureza, a temática e área de cobertura dos serviços 

televisivos disponibilizados,  [p]romover a cidadania e a participação democrática e respeitar o 

pluralismo político, social e cultural». No mesmo sentido, o art. 34.º, n.º 2, al. b), daquele diploma 

estabelece, como uma das obrigações gerais dos operadores de televisão que explorem 

serviços de programas televisivos generalistas, o dever de «[a]ssegurar a difusão de uma 

informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção». 



   

6 

ERC/02/2015/222 

32. Especificamente sobre os meios de comunicação social do sector público, o n.º 6 do artigo 38.º 

da Constituição da República Portuguesa impõe que seja assegurada a «possibilidade de 

expressão e confronto das diversas correntes de opinião».  

33. O dever qualificado de respeito do pluralismo por parte do Serviço Público de Televisão é ainda 

consagrado no art. 51.º, n.º 2, al. c), da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, que 

determina que «[à] concessionária incumbe, designadamente, [p]roporcionar uma informação 

isenta, rigorosa, plural». 

34. Também o Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão, celebrado no dia 6 

de Março de 2015, impõe à Concessionária de Serviço Público o dever de assegurar a 

«possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião, designadamente de 

natureza política, religiosa e cultural» e «uma informação precisa, completa e contextualizada, 

imparcial e independente perante poderes públicos e interesses privados» (cláusula 4.ª, n.º 2, 

alíneas f) e g)). 

 

V. Análise e fundamentação 

 

35. A ERC não é (nem tem sido) indiferente à situação dos programas e/ou espaços de comentário 

político. Defendendo a vantagem dos estudos sistemáticos sobre as avaliações casuísticas, 

tidas genericamente como menos eficientes na captação da realidade, para além da adopção de 

um conjunto de deliberações dedicadas a esta matéria decorrentes de queixas de cidadãos e de 

partidos políticos diversos5, o regulador realiza anualmente a análise do princípio do pluralismo 

político na programação informativa diária de horário nobre e na programação não-diária – 

debates, entrevistas, comentário – dos quatro serviços de programas generalistas de sinal 

aberto – RTP1, RTP2, SIC e TVI –, assim como na RTP Informação, RTP3 desde outubro de 2015, 

na RTP Açores e na RTP Madeira6. 

36. Atendendo a que é necessário conciliar a garantia do pluralismo e da diversidade com a 

liberdade de programação que assiste aos órgãos de comunicação social televisivos, a ERC tem 

defendido que os operadores devem pugnar pela existência de espaços de expressão e de 

confronto dos diversos pontos de vista político-ideológicos presentes na sociedade portuguesa. 

Devem adotar soluções programáticas que possibilitem uma maior presença de outros 
                                                      
5 Ver, por exemplo: Deliberação 59/2014 (PLU-TV), de 21 de maio, Deliberação 173/2014 (PLU-TV), de 4 de 
dezembro, Deliberação 23/2014 (PLU-TV), de 5 de março. 

6 Para consulta em: http://www.erc.pt/pt/estudos-e-publicacoes/relatorios-do-pluralismo-politico-partidario. 



   

7 

ERC/02/2015/222 

movimentos, forças políticas e correntes de opinião e pensamento que não aqueles que 

habitualmente acedem mais pronunciadamente ao campo mediático, em consonância com a 

legislação, com a sua linha editorial e com a relação que pretendem estabelecer com os seus 

públicos. 

37. Por outro lado, nas análises expendidas destaca-se que, «quer se tenha em mente o operador 

de serviço público ou os operadores privados, nunca as obrigações em matéria de pluralismo e 

expressão de diferentes correntes de pensamento e opinião podem ser interpretadas no 

sentido de que impõem critérios de estrita representação igualitária dos denominados 

“comentadores residentes”, até por ser esta categoria desprovida de qualquer suporte ou 

enquadramento jurídico específico.» (cf. Deliberação 23/2014 (PLU-TV), p. 6). 

38. É no equilíbrio e ponderação entre os vários aspetos que se deve situar o olhar do regulador 

perante as participações em apreço. 

39. A primeira nota vai para a situação da RTP1, que, por iniciativa editorial, decidiu pela não 

continuação em antena dos espaços de opinião com políticos tal como aqueles que 

compunham as suas grelhas de emissão semanal desde 2013 até recentemente. No caso de “A 

opinião de José Sócrates” desde logo por imposição exógena, dada a reclusão do antigo 

primeiro-ministro, de novembro de 2014 a outubro de 2015; no caso de “A opinião de Nuno 

Morais Sarmento”, por opção de não renovação do contrato com o comentador, que tinha sido 

firmado por um período de dois anos com uma direção de Informação antecedente. 

40. Relativamente à situação dos dois operadores privados, e começando pela TVI, importa 

sublinhar que um dos atuais participantes já havia remetido à ERC, em 13 de outubro de 2014, 

uma reclamação com contornos semelhantes, e cuja análise se encontra gizada na Deliberação 

31/2015 (CONTPROG-TV), de 18 de fevereiro. 

41. Nessa ocasião, o Conselho Regulador da ERC entendeu «sensibilizar a TVI para a diversificação 

da programação informativa no que respeita aos géneros de comentário, debate e entrevista, 

assim como para alargar o espectro político-ideológico dos seus comentadores/convidados». 

42. Aquela decisão assentou nos seguintes pressupostos: (1) «o serviço de programas não 

apresentou espaços autónomos de comentário, debate e entrevista ao longo de 2014, estando 

o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa inserido no serviço noticioso de horário nobre de 

domingo»; (2) «a liberdade editorial é regra e preside às escolhas e estratégias de programação 

dos operadores, capacitando-os para compor e selecionar as suas grelhas, assim como para 

selecionar os convidados e comentadores dos seus programas, sem prejuízo do disposto no 



   

8 

ERC/02/2015/222 

artigo 34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido»; (3) «o 

Conselho Regulador da ERC tem entendido que, sem prejuízo do princípio da liberdade editorial, 

os operadores televisivos devem adotar soluções que permitam, nos seus espaços de opinião, 

uma maior presença de outros movimentos, forças políticas e correntes de opinião, 

prosseguindo, desta forma, o cumprimento dos princípios do pluralismo e da diversidade de 

ideias a que estão obrigados em função da responsabilidade social a que estão adstritos na 

prossecução da sua atividade». 

43. Na sua tomada de posição, o Conselho Regulador da ERC também assinalou ser «notório o 

défice de diversidade de espaços de expressão e confronto de diversos pontos de vista político-

ideológicos existentes na sociedade portuguesa para os telespectadores da TVI. Este défice é 

agravado para uma população que apenas dispõe dos quatro serviços de programas 

generalistas de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI) e cujo leque de escolha é diminuto.» 

44. Se naquela deliberação se defendera que a presença isolada de Marcelo Rebelo de Sousa 

contrariava os princípios da diversidade e do pluralismo, apelando a que o operador introduzisse 

outros protagonistas, o desaparecimento daquele que era o único espaço regular de comentário 

e análise da atualidade política acaba por empobrecer, em definitivo, a oferta televisiva 

informativa da TVI em sinal aberto. A saída do comentador, a 11 de outubro de 2015, não foi 

acompanhada do surgimento de conteúdos regulares mais diversificados do ponto de vista da 

representatividade social e política, seja daquela ou de outra tipologia de género jornalísticos 

televisivos como o debate ou a entrevista. 

45. Assinala-se, ainda assim, que entre outubro e dezembro de 2015, a TVI apresentou um breve 

comentário de um outro ator político, na reta final de quatro edições do “Jornal das 8”, numa 

opção editorial que, até ao momento, não evidenciou uma extensão ou regularidade 

semelhantes às que disfrutava o espaço de comentário dos domingos.  
46. Trata-se de um comentário inicial de Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de 

Lisboa, do PS, naquilo que é a antecipação da análise mais desenvolvida que fará logo a seguir 

na antena da TVI24, na rubrica “Cara, Conta, Caso” do programa “21ª Hora”.  Na própria edição do 

“Jornal das 8”, como que servindo de chamariz, o telespectador é convidado a assistir ao resto 

do comentário de Fernando Medina no serviço de programas informativo7.  

                                                      
7 Na edição de 28 de outubro do “Jornal das 8”, com um comentário de 5 minutos e 23 segundos de duração; a 3 
de novembro, com 2 minutos e 36 segundos; a 17 de novembro, com 2 minutos e 32 segundos de duração; e a 1 
de dezembro, com 1 minuto e 54 segundos. 
Pontualmente, no mesmo período, outros protagonistas com espaços regulares de comentário na TVI24 também 
partilharam a antena do serviço de programas generalista, antecipando as respetivas intervenções naquele 



   

9 

ERC/02/2015/222 

47. Voltando ao comentário de Marcelo Rebelo de Sousa, e em concreto à acusação que é formulada 

por um dos participantes de falta de isenção de e da alegada utilização de ardis e estratagemas 

para se referir à sua ou a outras forças partidárias, relembra-se que as intervenções do 

comentador aconteciam num espaço de opinião devidamente sinalizado e apartado dos 

conteúdos noticiosos através de uma denominação e de separador próprios dentro do bloco 

informativo em que era exibido. As convicções e pontos de vista expendidos só ao seu autor 

podiam ser assacados, na certeza de que todos têm o direito de se exprimir e de divulgar 

livremente o seu pensamento e opinião, tal como consagrado constitucionalmente. 

48. No caso da SIC, verifica-se a manutenção da linha de programação no âmbito do comentário com 

atores políticos, com a presença semanal de um protagonista deste campo num espaço “com 

assinatura” dentro do noticiário de horário nobre – identifica-se apenas a mudança do dia de 

emissão, dos sábados para os domingos, coincidindo com a saída de Marcelo Rebelo de Sousa 

da antena da TVI. Como anteriormente se fez notar, Luís Marques Mendes, com associação 

partidária ao PSD, é esse protagonista.  

49. Para além da presença semanal deste protagonista político, no seu serviço noticioso de horário 

nobre, importa destacar que a SIC tem um outro espaço regular de comentário sobre a 

atualidade, em que conta com a participação regular do jornalista Miguel Sousa Tavares8.  

50. Quando se considera o plano da intervenção pública no campo específico da representação 

política e partidária, a SIC não colmata a ausência de outras correntes partidárias neste registo 

de programação – o comentário – com a sua presença em outro tipo de programas autónomos e 

regulares de informação, como debates ou grandes entrevistas, que, como sucede na TVI, têm 

vindo a ser desviados para o serviço de programa temático informativo9.  

51. Dada a especialização, entende-se que os operadores privilegiem os conteúdos de informação 

nos seus serviços de programas temáticos dessa natureza. Porém, os serviços de programas 

generalistas de acesso não condicionado livre não podem ser esvaziados desse mesmo tipo de 

conteúdos, seja porque a sua natureza generalista dita que tenham programas diversificados 

para públicos diversificados, seja porque não se afigura lícita a aplicação de qualquer regra de 
                                                                                                                                                            
temático informativo. Manuela Ferreira Leite e Medina Carreira estão nessa situação. Observou-se, com maior 
regularidade em antena, a presença da jornalista Constança Cunha e Sá, no “Jornal das 8”, que também tem um 
espaço regular de análise e comentário da atualidade na TVI24. 
8  Em 2015, o jornalista José Gomes Ferreira também analisou várias matérias da atualidade no serviço noticioso 
da SIC, mas sem um espaço fixo e com cadência regular de exibição, como sucede no caso de Miguel Sousa 
Tavares. 
9 O mesmo não se poderá afirmar sobre o serviço público de televisão, na medida em que na programação da RTP 
generalista se identifica amiúde a existência de programas de debate e de entrevista com atores de diferentes 
quadrantes político-ideológicos, entre outros movimentos e correntes de opinião presentes na sociedade portuguesa. 



   

10 

ERC/02/2015/222 

complementaridade entre os canais de sinal aberto, regidos por uma lógica de universalidade, e 

aqueles cujo acesso está sujeito ao pagamento de subscrição, que não chegam a uma ainda 

larga parcela da população portuguesa10.  

 

VI. Deliberação 

 

Apreciadas as participações de Alfredo Guilherme Almeida Alves Pereira, César Gomes e 

Maria José Sousa por alegada ausência de pluralismo nos espaços/programas de comentário 

político da RTP1, SIC e TVI; 

Verificando que se assistiu a um recuo dos espaços de comentário a cargo de atores 

políticos nos serviços de programas generalistas de acesso não condicionado livre, numa alteração 

substancial ao panorama hegemónico que suscitou a apresentação das participações que 

originaram a abertura do presente procedimento, em concreto com o desaparecimento do 

comentário regular na RTP1 e na TVI; 

Atendendo a que, na SIC, o comentário a cargo de atores políticos é assegurado unicamente 

por uma personalidade ligada a uma estrutura política nacional e que este serviço de programas não 

oferece outros espaços e/ou programas regulares informativos autónomos de comentário, debate 

ou entrevista com a presença de atores em representação de outras forças políticas (ainda que seja 

visto como positivo o facto de a SIC ter um outro espaço regular de comentário e análise de assuntos 

políticos no seu noticiário de horário nobre, como acontece com o “Comentário de Miguel Sousa 

Tavares”); 

Recordando que esta Entidade tem, reiteradamente, apelado aos responsáveis pelos 

serviços de programa de acesso não-condicionado livre para que pugnem pela existência de 

espaços de expressão e de confronto dos diversos pontos de vista político-ideológicos presentes na 

sociedade portuguesa. Devendo adotar soluções programáticas que possibilitem uma maior 

presença de outros movimentos, forças políticas e correntes de opinião e pensamento que não 

aqueles que habitualmente acedem mais pronunciadamente ao campo mediático, em consonância 

com a legislação, com a sua linha editorial e com a expectativa dos públicos, 

 

O Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea e), e 24.º, n.º 3, alínea a), 

dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro: 
                                                      
10 Dados da ANACOM apontam para uma taxa de penetração dos serviços de cabo de 88,1 assinantes por cada 100 
famílias clássicas. 



   

11 

ERC/02/2015/222 

1. Recomendar à RTP, à SIC e à TVI o escrupuloso cumprimento dos princípios gerais do 

pluralismo e da diversidade a que estão obrigadas, devendo adotar soluções que 

permitam a presença regular e equilibrada dos diversos movimentos, forças políticas e 

correntes de opinião representadas na sociedade portuguesa nos seus espaços de 

comentário e demais programas de informação; 

2. Relembrar que a avaliação do cumprimento das obrigações e condições a que os 

operadores de televisão se encontram vinculados serão reapreciadas para efeitos de 

renovação das licenças dos operadores privados e no âmbito das auditorias ao serviço 

público de televisão; 

3. Sublinhar que o cumprimento das obrigações de pluralismo deve ser assegurado dentro 

dos espaços de programação própria de cada serviço de programas e não numa lógica de 

complementaridade entre diferentes serviços de programas explorados por um mesmo 

operador. 

 

Lisboa, 9 de novembro de 2016 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Carlos Magno 
 
 
 

Alberto Arons de Carvalho 
 
 
 

Luísa Roseira 


