
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2019/47 (CONTJOR) 

 

 

 

Queixa de Jorge Paulo Portela de Bastos contra o Correio da Manhã e 
a CMTV, devido à divulgação das peças «Docente masturba-se numa 
videochamada», «Suspenso professor que se masturbou» e «Alunos 
desconhecem suspensão», nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2019



   

1 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2019/47 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa de Jorge Paulo Portela de Bastos contra o Correio da Manhã e a CMTV, devido à 

divulgação das peças «Docente masturba-se numa videochamada», «Suspenso professor que se 

masturbou» e «Alunos desconhecem suspensão», nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016. 

 

 

I. Da Queixa 

1. Em 26 de outubro de 2016, deu entrada na ERC uma queixa de Jorge Paulo Portela de 

Bastos contra o jornal Correio da Manhã e o serviço de programas televisivo CMTV, devido à 

divulgação das peças «Docente masturba-se numa videochamada», «Suspenso professor 

que se masturbou» e «Alunos desconhecem suspensão», nos dias 18, 19 e 20 de outubro 

de 2016. 

2. O Queixoso refere que as mencionadas notícias foram acompanhadas de fotografias da 

Escola de Hotelaria de Lamego e com uma caixa com o vulto do Queixoso, de muito fácil 

identificação. 

3. As referidas notícias foram amplamente divulgadas na página oficial do Correio da Manhã, 

bem como nos diversos noticiários da CMTV, pelo menos nos dias 18, 19 e 20 de outubro.  

4. O Queixoso defende que as referidas notícias são falsas, caluniosas, polémicas e 

sensacionalistas e que são acompanhadas de um vídeo que não é genuíno. 

5. Ainda que fosse genuíno, o Queixoso nunca consentiu na gravação ou divulgação do vídeo, 

seja por quem fosse. 

6. Afirma que, em momento algum, a Denunciada procurou contactar o Queixoso para este 

apresentar a sua versão dos factos, e que tratando-se de assuntos do foro pessoal e íntimo 

do Queixoso, não restam dúvidas de que deveria ter sido dada oportunidade ao Queixoso de 

se pronunciar sobre os factos em causa. 

7. Também não foi respeitado o dever de identificabilidade das fontes, uma vez que a 

Denunciada limita-se a referir como fonte de informação um vídeo partilhado no perfil do 

Facebook do queixoso, cuja origem e respetiva edição desconhecem. 



   

2 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

8. Não apurou nem procurou apurar a origem do vídeo, a genuinidade do mesmo, se o mesmo 

foi editado, a data, o local, rigorosamente nada. 

9. Assim, considera que a Denunciada violou o disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa, e os 

seus jornalistas os deveres profissionais dispostos no artigo 14.º, n.º 1, alíneas a), e) e f), 

bem como o n.º 2, alínea c), d), f), h). 

 

 

II. Da oposição 

10. Notificado para se pronunciar, o diretor do jornal Correio da Manhã e do serviço de 

programas CMTV referiu que o Queixoso, durante o seu horário de trabalho, ter-se-á 

masturbado enquanto falava com outra pessoa por videochamada, na qual fez questão de 

ostentar tal ato. Tal chamada foi gravada e posteriormente publicada no seu perfil na rede 

social «Facebook», tendo o Queixoso sido suspenso do respetivo estabelecimento na 

sequência de tais eventos. 

11. O jornal Correio da Manhã, tendo tido conhecimento de tais factos, procurou informar-se 

sobre a situação, tendo para tal recorrido ao tal vídeo, visível a quem quer que consultasse a 

página de acesso público geral da referida rede social do Queixoso, procurando também 

informar-se junto de várias fontes, nomeadamente vários alunos da escola em questão, 

antes da publicação dos artigos. 

12. Não resultou de qualquer circunstância averiguada pelos jornalistas do Correio da Manhã 

que o vídeo em causa fosse falso ou editado. Pelo contrário, do conteúdo da presente queixa 

resulta que o vídeo só poderá ser o verdadeiro; a imagem do «vulto» que o Queixoso refere é 

retirada do próprio vídeo. 

13. Defende que se é certo que as notícias relatam factos de cariz mais sensível para o 

Queixoso, certo é também que a circunstância de terem vindo a público, bem como as 

consequências que daí advieram, não podem ser imputadas ao Correio da Manhã, antes 

resultando exclusivamente das indiscrições do próprio queixoso, bem como da pessoa que 

partilhou o vídeo na rede social. 

14. Alega que é falacioso afirmar, numa notícia em que não se divulgou o nome ou qualquer 

outro dado pessoal do queixoso além da sua profissão, que este é facilmente identificável 

pela fotografia do seu «vulto». Mais ainda quando a edição do jornal em suporte informático 



   

3 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

tomou a diligência de desfocar a cara do queixoso de modo a não ser possível a sua 

identificação concreta através do vídeo. 

15. A notícia satisfaz uma finalidade relevante por parte do público interessado ao questionar a 

idoneidade do visado para exercer as suas funções no estabelecimento de ensino onde 

tiveram lugar os comportamentos impróprios. 

16. É falsa a afirmação no sentido de que o Correio da Manhã não tenha recorrido a quaisquer 

fontes ou que não tenha averiguado quaisquer factos, se tal não tivesse sido feito, a notícia 

não poderia conter factos que não resultam apenas do vídeo em causa. 

17. Quanto à não revelação das fontes, foram os próprios alunos que pediram anonimato para 

evitar eventuais represálias, como é compreensível. 

18. Tampouco procedem as alegações de sensacionalismo: tal prática supõe o exagero ou 

adulteração de factos reais, o que já se demonstrou não ser aqui o caso uma vez que tanto o 

título como o corpo da notícia se limitam a relatar uma situação em si mesma esdrúxula e 

invulgar. 

19. Assim, requer o arquivamento do processo. 

 

 

III. Apreciação dos conteúdos visados 

20. No dia 18 de outubro de 2016, o jornal Correio da Manhã publicou a notícia «Docente 

masturba-se numa videochamada», a qual teve uma chamada na primeira página 

«Lamego, Professor exibe masturbação». 

21. Tem ainda o seguinte subtítulo: «Imagens – Vídeo partilhado no perfil do professor numa 

rede social, Assédio – Chegou a apertar um botão da camisa junto ao decote de uma aluna, 

Inquérito – Escola garante estar a investigar». 

22. O artigo começa por dizer que «Um professor da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-

Lamego (EHT-DL) aparece num vídeo a masturbar-se, alegadamente numa das casas-de-

banho da instituição. As imagens foram divulgadas nas redes sociais e há relatos de alunas 

a queixarem-se de assédio durante as aulas. A direção da EHT-DL, ao CM, garantiu estar a 

investigar a situação.» 

23. A peça prossegue explicando que «a gravação foi feita no decorrer de uma videochamada e 

divulgada durante o fim-de-semana». Um aluno terá dito que «tudo se passou num WC da 

escola». 



   

4 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

24. De seguida, afirma-se:  

«O docente, que mostra o rosto durante a chamada, aparece de camisa e gravata, com as 

calças desapertadas, exibindo o pénis e tocando-lhe. “O vídeo foi colocado, como 

comentário, em todas as publicações do professor”, conta a mesma fonte, acrescentando 

que “todos os alunos já viram”. Algumas horas mais tarde, o docente eliminou o perfil das 

redes sociais e o vídeo desapareceu.» 

25. A peça termina dizendo que «outra aluna relata ao CM um episódio de assédio em plena 

aula. “Ele comentou o decote de uma colega e apertou-lhe o botão da camisa bem junto ao 

peito”, revela. Na escola, o docente é conhecido entre as alunas pelas insinuações e por 

mandar muitos piropos. Contactada pelo CM, a direção da escola diz desconhecer a 

“situação” em causa, mas garante que “já determinou um inquérito interno para apurar o 

ocorrido”». 

26. A notícia é acompanhada de uma fotografia do peito para cima de um homem envergando 

um blazer, camisa e gravata e com a cara desfocada, e uma caixa de texto na qual se afirma 

que os alunos desconhecem a identidade do recetor da chamada. Refere ainda que, 

«segundo o perfil do professor na rede profissional Linkedin, é formador na área da 

restauração e está em EHT-DL há cerca de três anos. Já trabalhou também num projeto de 

restauração e hotelaria da região.» 

27. No dia 19 de outubro de 2016, o jornal Correio da Manhã publicou a peça com o título 

«Suspenso professor que se masturbou» que teve uma chamada de primeira página, 

«Lamego, Escola suspende professor que exibe masturbação». 

28. O artigo tem ainda como subtítulo «Decisão – Escola garante que medida vai manter-se até 

ao “cabal esclarecimento dos factos”, Bloqueio – Alunos de hotelaria e turismo estiveram 

ontem impedidos de aceder à internet». 

29. A peça refere que a Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego suspendeu o professor que 

surge num vídeo a masturbar-se, decisão que foi tomada após a notícia publicada pelo CM 

no dia anterior. 

30. A escola declarou ainda que «“já estão a ser tomadas diligências tendentes ao apuramento 

urgente dos factos relatados”». 

31. O artigo informa que no dia anterior os alunos foram impedidos de aceder à internet da 

escola, mas que a direção da escola não esclareceu se o corte estava relacionado com o 

inquérito ao caso. «Entre os alunos comenta-se que há a intenção de “abafar o assunto”». 



   

5 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

32. A notícia termina recordando os factos descritos na notícia do dia anterior. 

33. É acompanhada novamente de uma fotografia desfocada de um homem de fato e gravata 

(a mesma publicada no dia anterior) e de uma caixa de texto com o título «Casos de assédio 

dentro e fora da escola». Relata-se que «uma aluna garante ter denunciado à direção uma 

situação ocorrida fora do ambiente escolar e que, por isso, a escola nada fez. O outro caso 

terá ocorrido numa aula, quando o professor apertou o botão da camisa de uma aluna junto 

ao decote. O CM questionou a direção sobre a existência de queixas, mas não obteve 

resposta». 

34. No dia 20 de outubro de 2016 foi publicada a notícia «Alunos desconhecem suspensão», 

afirmando-se que «a Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego ainda não comunicou 

aos alunos a decisão de abrir um inquérito interno».  

35. Relata-se que «um aluno, ao CM, afirma que “parece que não se passa nada, não sabia que o 

professor já tinha sido suspenso”, frisa ainda que “a escola quer abafar o caso a todo o 

custo”». 

36. Informa-se que o acesso à internet na escola já foi reposto, mas que as causas do corte 

ainda não foram apuradas. 

37. Por fim, o CM afirma que «pediu esclarecimentos à direção da EHT-DL sobre a continuidade 

das aulas que o professor lecionava, mas não obteve qualquer resposta até ao fecho desta 

edição». 

38. A notícia «Docente masturba-se numa videochamada» foi ainda publicada no sítio 

eletrónico do jornal Correio da Manhã1 e o vídeo que alegadamente mostrava o Queixoso a 

masturbar-se foi também divulgado na página do Correio da Manhã2, mas o rosto está 

desfocado. 

39. Por sua vez, a CMTV também emitiu uma reportagem sobre o mesmo tema. 

40. O pivot começa por dizer que «num outro caso, um professor, da Escola de Hotelaria e 

Turismo Douto-Lamego, aparece num vídeo a masturbar-se, alegadamente numa das 

casas-de-banho do estabelecimento de ensino. O vídeo foi publicado nas redes sociais.» 

41. Surgem os dizeres em letras grandes «Professor masturba-se» e depois «Docente 

masturba-se em vídeo – Caso na Escola de Hotelaria e Turismo Douto-Lamego». Este lead 

acompanha o resto da reportagem. 

                                                      
1 https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/docente-masturba-se-numa-videochamada (reservada a 
assinantes) 
2 https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/docente-masturba-se-numa-videochamada  



   

6 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

42. Seguem-se imagens de um vídeo com um indivíduo que enverga uma camisa branca, 

gravata e blazer, com a cara desfocada, numa divisão de paredes brancas. A câmara parece 

dirigir-se aos seus genitais, mas o vídeo é cortado nesse momento. A qualidade da imagem 

é baixa. 

43. O pivot prossegue dizendo que «nesta gravação feita numa videochamada, o docente filma-

se, enquanto exibe e toca nos genitais chegando também a mostrar a cara durante vários 

segundos. Algumas horas depois de o vídeo ter sido divulgado, o professor eliminou o perfil 

das redes sociais, onde tinha por hábito partilhar fotografias com alunos da escola que dá 

formação em hotelaria. Uma aluna que pediu o anonimato por temer represálias contou à 

CMTV que o docente é conhecido entre as estudantes pelas insinuações e também pelos 

piropos. A direção da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego afirmou desconhecer 

este caso mas vai realizar um inquérito interno.» 

44. Durante a reportagem, são exibidas imagens da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-

Lamego e da estrada que presumivelmente leva à escola. 

 

 

IV. Audiência de conciliação 

45. Ao abrigo do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, o Queixoso e o Denunciado foram convocados 

para uma audiência de conciliação, a ter lugar no dia 5 de janeiro de 2017. Contudo, o 

Queixoso comunicou que não queria comparecer na referida diligência, pelo que esta foi 

cancelada. 

 

 

V. Análise e fundamentação 

46. O artigo 37.º da Constituição da República Portuguesa afirma que «todos têm o direito de 

exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer 

outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem 

impedimentos nem discriminações.» 

47. Considerando o inusitado da história relatada nas notícias em apreço, e a possibilidade de 

se estar perante um caso de assédio sexual no seio de uma escola, não se põe em causa a 

liberdade editorial do jornal Correio da Manhã e do serviço de programas televisivo CMTV em 

relatar o sucedido. 



   

7 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

48. Contudo, tratando-se de um direito fundamental, a liberdade de imprensa não é absoluta, 

tendo como limites o rigor informativo e o respeito pelos direitos, liberdades e garantias. 

49. Tanto assim que o artigo 3.º da Lei de Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, 

dispõe que «a liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da 

Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objetividade da informação, a 

garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à 

palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática». 

50. No mesmo sentido, a alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na 

redação dada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, estabelece como fim da atividade de 

televisão «promover o exercício do direito de informar, de se informar e de ser informado, 

com rigor e independência, sem impedimentos nem discriminações.» 

51. O dever de rigor informativo implica o cumprimento de várias regras deontológicas do 

jornalismo, previstas no artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 

13 de janeiro. Assim, para além da alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º, que impõe aos jornalistas 

«informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os 

factos da opinião», a alínea e) do n.º 1 do mesmo dispositivo legal diz que os jornalistas 

deverão «procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com 

interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

52. Da análise das notícias, da queixa e da oposição do Correio da Manhã e da CMTV, resulta que 

estes órgãos de comunicação social nunca tentaram contactar o Queixoso para se 

pronunciar sobre os factos que lhe eram imputados. Considerando que são atribuídos 

factos gravosos ao Queixoso, que põem em causa a sua privacidade, bom-nome e honra, 

com consequências inclusivamente na sua vida profissional, o Correio da Manhã e a CMTV 

deveriam ter-lhe dado a oportunidade de apresentar a sua versão sobre os mesmos. 

53. A alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista dispõe ainda que é dever dos 

jornalistas «identificar, como regra, as suas fontes de informação, e atribuir as opiniões 

recolhidas aos respetivos autores», dever que o Queixoso considera não ter sido cumprido 

pelo Correio da Manhã e pela CMTV. 

54. Contudo, a alínea a) do n.º 2 do mesmo artigo 14.º prevê que os jornalistas devem «proteger 

a confidencialidade das fontes de informação na medida do exigível em cada situação». 



   

8 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

55. No caso em apreço, as fontes de informação do Correio da Manhã e da CMTV foram a direção 

da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego, devidamente identificada, e alguns alunos, 

não identificados. 

56. Considerando o teor sensível das informações prestadas pelos alunos, e a relação de 

hierarquia que existe entre um professor e os seus alunos, entende-se que o Correio da 

Manhã e a CMTV tinham o direito a proteger o anonimato dos alunos em causa. 

57. As liberdades de imprensa e de programação têm ainda como limites o respeito pelos 

direitos, liberdades e garantias. 

58. Com efeito, a alínea d) do n.º 1 do artigo 39.º da Constituição da República Portuguesa prevê 

que cabe a uma entidade administrativa independente (atualmente a ERC) assegurar nos 

meios de comunicação social o respeito pelos direitos, liberdades e garantias pessoais. 

59. E, para além do disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa, o n.º 1 do artigo 27.º da Lei da 

Televisão determina que «a programação dos serviços de programas televisivos e dos 

serviços audiovisuais a pedido deve respeitar a dignidade da pessoa humana e os direitos, 

liberdades e garantias fundamentais». 

60. Como o Conselho Regulador da ERC já explicou na Deliberação 1/CONT/2008, aprovada em 4 

de junho de 2008, «cabe ainda realçar que não existe uma hierarquia constitucionalmente 

fundada entre a liberdade de imprensa e os direitos de personalidade acima descritos. A 

liberdade de imprensa não é um valor superior aos direitos à imagem, à intimidade da vida 

privada ou à honra, nem estes têm valor superior àquela. Tendo em conta que entre bens 

jurídicos da mesma dignidade rege o princípio do equilíbrio, o direito a divulgar factos que 

“ferem” bens pessoais apenas pode ser justificado se a revelação for realizada por razões 

de autêntico interesse público. Além disso, aqueles direitos só devem ceder na estrita 

medida do necessário para que todos os direitos em causa produzam o seu efeito, em 

obediência ao princípio jurídico-constitucional da proporcionalidade.» 

61. O Queixoso insurge-se assim contra a divulgação da sua fotografia e do vídeo em que 

alegadamente o Queixoso estaria a masturbar-se numa casa de banho da escola, vídeo 

esse que o Queixoso afirma ser falso. Refere que, apesar da desfocagem, é possível 

identificá-lo, e que nunca deu autorização para que a sua imagem fosse divulgada. 

62. «Sobre o direito à imagem, dispõe o art. 79º do Código Civil, cujo conteúdo é auto-

explicativo, que “o retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no 

comércio, sem o consentimento dela”. Esta é uma regra que admite excepções, previstas 



   

9 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

no n.º 2 do mesmo preceito, que vem determinar que “não é necessário o consentimento da 

pessoa retratada quando (...) a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares 

públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente”.» (cf. 

Deliberação 1/CONT/2008). 

63. Deverá, pois, realizar-se uma avaliação concreta das circunstâncias que envolveram a 

divulgação do vídeo, no sentido de determinar se, naquele caso concreto, o interesse 

público justifica a coartação de direito pessoais do «protagonista» do filme. 

64. No caso concreto, o Correio da Manhã teve conhecimento de que foi colocado um vídeo de 

um professor a masturbar-se numa casa de banho, na sua própria página do Facebook. O 

vídeo seria parte de uma videochamada, e foi postado por alguém cuja identidade se 

desconhece, mas que se sabe que não foi o próprio visado. 

65. Daqui se tira duas conclusões: a primeira é de que o vídeo em causa era um vídeo privado. É 

verdade que foi partilhado, mas numa videochamada, a qual tem natureza privada, pelo que 

o visado no vídeo quis partilhá-lo apenas com o destinatário da chamada. 

66. A segunda conclusão é a de que o Queixoso não queria partilhá-lo na sua página de 

Facebook. Não foi ele que o postou, e quem o publicou, tê-lo-á feito de forma anónima, ou 

seja, tinha perfeita consciência de que o Queixoso não o queria tornar público. Para além 

disso, passadas poucas horas de o vídeo ter sido publicado, o Queixoso eliminou a sua 

página do Facebook. 

67. Conclui-se, portanto, que o Queixoso nunca pretendeu que o vídeo fosse público. Acresce 

que «é inquestionável que a sexualidade se situa no âmbito mais restrito da intimidade de 

qualquer pessoa. Por maioria de razão, a exposição desta intimidade será, por regra, 

completamente vedada a qualquer divulgação pública e jornalística» (cf. Deliberação 

3/CONT-I72012, aprovada em 24 de janeiro de 2012). 

68. O Correio da Manhã e a CMTV alegam que o vídeo já estava acessível na internet e que a 

circunstância de ter vindo a público, bem como as consequências que daí advieram, não 

podem ser imputadas ao Correio da Manhã, antes resultando exclusivamente das 

indiscrições do próprio Queixoso, bem como da pessoa que partilhou o vídeo na rede social. 

69. Ora, «o argumento aduzido legitimaria que fossem divulgados pelos órgãos de 

comunicação social, sem mais, vídeos com episódios de grande violência, de homicídios, 

suicídios ou pornografia, uma vez que, encontrando-se na Internet e sendo livre o seu 

acesso, já eram do conhecimento público. O facto de determinada imagem se encontrar 



   

10 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

disponível na Internet não desonera, por conseguinte, o órgão de comunicação social de 

proceder a um trabalho de seleção, edição e tratamento, de forma a adequar a sua 

divulgação às regras legais e deontológicas que o vinculam e que orientam a atividade 

jornalística.» (cf. Deliberação 1/CONT/2008). 

70. O Correio da Manhã e a CMTV argumentam ainda que desfocaram a imagem do homem que 

surge no vídeo. 

71. No entanto, a ocultação não torna totalmente “não identificável” o Queixoso uma vez que 

pela identificação da Escola e pelos dados sobre o Queixoso que terão sido retirados da sua 

página no Linkedin, este será sempre reconhecível pelo seu círculo de relações próximas 

(nomeadamente, pelos colegas – alunos ou professores –, pelos familiares, amigos e até, 

em alguns casos, por meros conhecidos). 

72. Face ao exposto, questiona-se, se o Correio da Manhã e a CMTV transcenderam «o relato de 

informações que importam à vida da coletividade no seu conjunto e de que a sociedade tem 

o direito de tomar conhecimento (o interesse público), disponibilizando antes dados que 

serviram essencialmente para alimentar a curiosidade coletiva acerca de um assunto (o 

interesse do público). Na Deliberação 29/CONT-I/2010, sublinha-se, precisamente, que o 

jornalismo que alimenta a curiosidade do público surge desligado da função pública da 

imprensa e a lei não tutela a violação da reserva da vida privada para satisfação da mera 

curiosidade do público» (cf. Deliberação 3/CONT-I/2012, aprovada em 24 de janeiro de 

2012). 

73. Ora, o interesse público bastava-se com o relato dos factos, tal como, aliás, o Correio da 

Manhã fez na sua edição em papel. Uma fotografia de um homem desfocado não tem 

qualquer interesse informativo, bem como o vídeo em causa. Com a divulgação do vídeo, o 

Correio da Manhã e a CMTV amplificaram enormemente a repercussão do mesmo, sem 

acrescentar qualquer valor informativo à peça. Aliás, na página online do Correio da Manhã 

surge apenas o vídeo, com uma pequena legenda. Neste caso, o vídeo não é a notícia, como 

defendem o Correio da Manhã e a CMTV, a notícia é o facto de um professor alegadamente 

filmar-se a masturbar-se numa casa de banho de uma escola, o que não é possível perceber 

unicamente através do vídeo, que apenas mostra um homem a masturbar-se no que parece 

ser uma casa de banho. É, assim, necessária a sua contextualização. 

74. Conclui-se, portanto, que a divulgação do vídeo em causa e da fotografia retirada do mesmo 

servem apenas fins sensacionalistas, pois não aportam qualquer valor informativo à 



   

11 

EDOC/2016/8784 
500.10.01/2016/296  

notícia. Trata-se de uma exploração voyeurista que apenas visa satisfazer a curiosidade do 

público. 

 

 

VI Deliberação 

Tendo analisado uma queixa de Jorge Paulo Portela de Bastos contra o jornal Correio da Manhã e o 

serviço de programas televisivo CMTV, devido à divulgação das peças «Docente masturba-se numa 

videochamada», «Suspenso professor que se masturbou» e «Alunos desconhecem suspensão», 

nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016, o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e 

competências de regulação constantes das alíneas d) e f) do artigo 7.º, das alíneas d) e j) do artigo 

8.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, aprovados em anexo à Lei n.º 53/2005, 

de 8 de novembro, delibera instar o jornal Correio da Manhã e o serviço de programas CMTV a 

cumprirem o dever de ouvir as partes com interesses atendíveis e a não violarem o direito à reserva 

da vida íntima dos cidadãos. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2019 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


