
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2020/126 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Participação contra o Correio da Manhã, a propósito de uma peça 
jornalística da edição de 3 de março de 2020 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
24 de junho de 2020



   

1 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/126 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Participação contra o Correio da Manhã, a propósito de uma peça jornalística da edição de 3 

de março de 2020 

 

I. Participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a 19 de março de 2020, 

uma participação contra o Correio da Manhã, relativamente à manchete da edição de 3 de março, 

intitulada: “Privados discriminados na baixa do vírus da China”. 

 

2. O participante alega que a sua «veracidade e factualidade foi prontamente desmentida e 

apontada como um desrespeito e um atentado contra a verdade, a imparcialidade e a boa 

informação, especialmente nestes tempos difíceis que vivemos actualmente.»  

 

3. Acusa o Correio da Manhã de gerar «alarme social» e agravar o «clima de medo», assim como 

de promover a «desinformação», pelo que solicita à ERC que atue no quadro das suas 

competências.  

 

4. Na mesma participação eram denunciadas mais duas peças jornalísticas em torno do tema da 

covid-19 em Portugal. No caso, duas peças televisivas do Correio da Manhã TV, exibidas nos dias 

14 e 15 de março de 2020. A primeira versava sobre uma alegada fuga de duas pacientes do 

hospital de Coimbra; a segunda sobre a suposta quarentena do diretor do museu de Nacional de 

Arte Antiga.  

 

5. Tendo-se verificado que as duas peças em questão haviam sido denunciadas no âmbito de um 

outro processo, e que o Conselho Regulador da ERC, entretanto, se pronunciou sobre as mesmas, 

remete-se para a análise que fundamenta a decisão e a deliberação adotada – Deliberação 

ERC/2020/101 (CONTJOR-TV), de 27 de maio de 2020. 

 



   

2 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

II. Posição do Denunciado 

 

6. O Correio da Manhã foi informado da participação recebida na ERC e, por esta entidade, convidado 

a apresentar oposição, através de ofício enviado a 8 de abril de 2020. 

 

7. Ultrapassado o prazo, não deu entrada no processo qualquer resposta do Correio da Manhã, 

prosseguindo a análise sem a posição do visado. 

 

III. Análise e Fundamentação 

 

8. O Correio da Manhã titula assim a manchete da edição de 3 de março de 2020: “Privados 

discriminados na baixa do vírus da China”, coadjuvando-a da informação: «Estado paga à função 

pública 100% do ordenado (sem subsídio de refeição) durante a quarentena» e «Beneficiários 

da Segurança Social só recebem 55% do salário», em ante e pós-título. 

 

9. A matéria é tratada na página 5, na secção “Atualidade”. O título interior reitera a informação da 

primeira página: “Salário a 100% no Estado e a 55% no setor Público”. 

 

10. O jornal destaca que, contrariando as afirmações do primeiro-ministro, os «trabalhadores do 

Estado e do setor privado vão ter direitos diferentes caso sejam obrigados a quarentena ou a um 

regime de teletrabalho devido ao coronavírus». 

 

11. A conclusão apoia-se nas declarações do ministro da Economia, que anunciou ter sido enviada 

uma portaria para publicação que equipara a ausência dos trabalhadores do privado por ordem 

das autoridades de saúde a uma baixa por internamento. Das palavras do ministro, o jornal 

conclui que afinal os trabalhadores do privado não receberão a totalidade dos rendimentos, mas 

o correspondente a 55% do salário desde o primeiro dia (e não desde o terceiro dia de ausência 

como nas restantes baixas por doença). 

 

12. O jornal observa que o chefe de Governo tinha frisado que, havendo a necessidade de um 

trabalhador do público ou do privado ficar em casa seria acionado um mecanismo 

correspondente ao das baixas, garantindo os direitos de todos. 



   

3 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

13. O Correio da Manhã afirma ter procurado obter esclarecimentos do Ministério do Trabalho, sem 

sucesso até ao fecho da edição. 

 

14. O jornal acrescenta que de acordo com um despacho dos ministérios da Administração Pública, 

Saúde e Segurança Social, os serviços do Estado podem recorrer ao teletrabalho ou impor 

quarentena sem perda salarial, excetuando o subsídio de refeição. Esta «medida para o Estado 

só poderá ser aplicada quando o diploma for publicado em Diário da República. O objetivo é 

permitir que os serviços públicos elaborem planos de contingência que permitam uma 

“mobilidade alternativa de prestação de trabalho”, esclareceu a ministra Alexandra Leitão.» 

 

15. A peça é ilustrada com uma fotografia cuja legenda é: «Teletrabalho e isolamento terão 

pagamentos diferentes no Estado e no privado». 

 

16. A manchete de 3 de março de 2020 do Correio da Manhã afirma que os trabalhadores do setor 

público e do setor privado terão condições remuneratórias diferentes se as autoridades de 

saúde lhes impuserem a quarentena como medida de contenção na propagação do novo 

coronavírus. 

 

17. O jornal dá estampa a um cenário de «discriminação» dos trabalhadores do privado, pois, 

perante a mesma exigência de isolamento profilático, ver-se-iam reduzidos a 55% do salário, ao 

passo que a função pública receberia a 100%. 

 

18. O título é construído a partir das declarações do ministro de Estado, da Economia e da Transição 

Digital (ou mais sinteticamente, ministro da Economia), prestadas após uma reunião com 

associações empresariais na noite de segunda-feira, 2 de março, no dia em que eram 

confirmados os primeiros casos em território nacional.   

 

19. A leitura decorre do facto de o ministro ter dito que aquelas faltas extraordinárias seriam 

equiparadas a baixas por internamento. 

 

20. Note-se que, em termos gerais, a legislação relativa ao subsídio por doença estabelece que a 

Segurança Social paga um apoio de 55% da remuneração de referência aos trabalhadores que 



   

4 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

estejam afastados temporariamente por motivo de doença. O valor sobe por intervalos de 

número de dias de ausência até atingir os 75%.  

 

21. Acresce que, nas baixas iniciais, o pagamento do subsídio de doença só é efetuado a partir do 

quarto dia. 

 

22. No entanto, há exceções a estas regras, não só relativamente ao cálculo do valor como também 

do início do pagamento.  

 

23. No caso da tuberculose, a percentagem de remuneração que é paga pela Segurança Social 

ascende aos 80 ou 100% do valor de referência, dependendo do agregado familiar. 

 

24. Ainda em caso de tuberculose, ou quando se verifiquem situações de internamento hospitalar, 

cirurgia de ambulatório ou doença que comece num período de subsídio parental e o ultrapasse, 

o subsídio de doença é pago logo a partir do primeiro dia da baixa inicial. 

 

25. Como se viu, o ministro da Economia não especificou qual seria a proporção do contributo 

assegurado pela Segurança Social, referindo-se apenas à equiparação da ausência a uma baixa 

por internamento – uma condição cuja repercussão se reporta apenas à data do início do 

pagamento do subsídio. 

 

26. Perante a declaração, o jornal concluiu que a situação equivalia ao pagamento dos referidos 55%, 

com a diferença de que o subsídio não teria qualquer período de carência, como acontece na 

generalidade das baixas por doença. 

 

27. No interior do jornal, no desenvolvimento da notícia, é destacada a contradição entre as 

declarações de Pedro Siza Vieira e a posição manifestada anteriormente, nesse mesmo dia 2 de 

março, pelo próprio primeiro-ministro, que garantira a igualdade de tratamento de todos os 

trabalhadores.  

 



   

5 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

28. O Correio da Manhã afirma ter tentado dilucidar a questão junto do Ministério do Trabalho, 

Solidariedade e Segurança Social, mas não conseguiu obter o esclarecimento da tutela a tempo 

da edição.   

 

29. Não obstante a ausência de clarificação, perante os dados de que dispunha, o Correio da Manhã 

assumiu a versão de uma das fontes, elevando-a a uma manchete afirmativa e categórica na 

edição de 3 de março. 

 

30. Assinale-se que, no dia em que a edição impressa do Correio da Manhã chegava aos escaparates, 

se confirmava que a alegada discriminação do privado não correspondia à opção do Governo, e 

que a Segurança Social se preparava para atribuir a cobertura total dos rendimentos (conforme 

previsão do regime especial aplicado à tuberculose por perigo de contágio – é pago a 100% a 

partir do primeiro dia). 

 

31. Ainda que o jornal se tenha baseado numa fonte de informação oficial e devidamente 

identificada, a deteção de inconsistências entre o discurso das fontes deveria ter suscitado 

outro tipo de abordagem. De molde a assegurar o rigor e a isenção da informação e a credibilidade 

jornalística, impunha-se a verificação e o esclarecimento pleno da situação, ou um maior 

equilíbrio e ponderação na comunicação dos dados conhecidos até então. 

 

32. Pelo papel, a relevância e a responsabilidade social que detêm, os órgãos de comunicação social 

devem almejar o rigor e a veracidade da informação que veiculam, rejeitando a construção de 

títulos e de notícias que não façam eco da realidade. 

 

33. Neste sentido, propõe-se que o Conselho Regulador, no exercício das suas competências de 

supervisão e intervenção, considere procedente a participação apresentada contra Correio da 

Manhã. 

 

IV. Deliberação 

 

Apreciada uma participação contra o jornal Correio da Manhã, relativamente à manchete da edição de 

3 de março, intitulada: «Privados discriminados na baixa do vírus da China», o Conselho Regulador, no 



   

6 

500.10.01/2020/69 
EDOC/2020/2147 

exercício das atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, nos artigos 7.º, 

alínea d), 8.º, alínea j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera que o Correio da Manhã violou o dever de rigor informativo, pelo que exorta este 

órgão de comunicação social ao escrupuloso cumprimento do seu dever legal. 

 

Lisboa, 24 de junho de 2020 

 

O Conselho Regulador, 
Sebastião Póvoas 
Mário Mesquita 

Francisco Azevedo e Silva 
Fátima Resende 

João Pedro Figueiredo 


