
 

 
 
 

 

Deliberação  

ERC/2020/66 (CONTJOR) 

 

 

 

Queixa de Dionísio Medeiros Faria e Maia contra a edição de 11 de 
dezembro de 2019 do Telejornal Açores transmitido pela RTP Açores  

e a edição de 12 de dezembro de 2019 do Jornal da Manhã 
transmitido pela Antena 1 Açores 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
22 de abril de 2020



   

1 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/66 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa de Dionísio Medeiros Faria e Maia contra a edição de 11 de dezembro de 2019 do 

Telejornal Açores transmitido pela RTP Açores e a edição de 12 de dezembro de 2019 do 

Jornal da Manhã transmitido pela Antena 1 Açores 

 

I. Participação 

1. Deu entrada na ERC, a 13 de dezembro de 2019, uma queixa de Dionísio Madeiros Faria e Maia 

contra a edição de 11 de dezembro de 2019 do Telejornal Açores transmitido pela RTP Açores e contra 

a edição de 12 de dezembro de 2019 do Jornal da Manhã transmitido pela Antena 1 Açores. 

2. O queixoso assevera que foram violados os deveres de «comprovar os factos», «de ouvir as 

partes com interesses atendíveis», assim como da presunção de inocência. 

3. Considera que as peças jornalísticas em questão dão como «facto confirmado» as 

«promiscuidades denunciadas», na medida em que: (i) «não referem mais contatos efetuados para 

a verificação das acusações»; (ii) «não admitem que possam ser “alegadas” promiscuidades»; (iii) 

«afirmam que a suspeição levantada pelo deputado do PSD é confirmada pela própria Ordem dos 

Médicos, sem que tenham sido ouvidos os outros intervenientes em todo o processo, nomeadamente 

a Secretaria Regional da Saúde, Hospital do Divino Espírito Santo e Clínica do Bom Jesus.» 

4. Acrescenta que «para além dos denunciantes, a única pessoa identificada pelos jornalistas 

é o diretor clínico da instituição que alegadamente beneficia da dita promiscuidade.» Esclarece que o 

visado na peça, o próprio queixoso, «é identificado pelo nome (...), pelas funções que desempenha na 

instituição (diretor clínico) e pelos cargos políticos (Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da 

Região Autónoma dos Açores e deputado do PS/Açores).» 

5. O queixoso sustenta que o seu nome foi referido mais do que uma vez nas peças «sem que 

me tenha sequer sido dada a hipótese de me pronunciar sobre os alegados “factos” que me são 

inadvertidamente imputados.» Reforça que «em momento algum» lhe «foram solicitados 

esclarecimentos.» 

6. De acordo com o queixoso, «tal conduta, irresponsável e inaceitável, coloca em causa, de 

forma direta e objetiva, o meu bom nome pessoal e profissional.» 

 



   

2 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

II. Posição do Denunciado 

7. A RTP Açores veio apresentar oposição à queixa mencionada, em missiva recebida pela ERC, 

no dia 31 de janeiro de 2020.  

8. Começa o denunciado por afirmar que a «peça em causa transmitiu a posição assumida e 

defendida pela Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos nos Açores», não tendo 

resultado «de uma investigação da RTP Açores». Adita que «na transmissão fidedigna das posições 

assumidas pela Dra. Isabel Cássio, não se pode concluir pela existência de um visado» e «também 

por isto se considerou não haver lugar a qualquer iniciativa de contraditório». 

9. Reitera a RTP Açores que «não é feita na reportagem qualquer acusação ao senhor deputado 

Faria e Maia nem qualquer juízo de valor.» Esclarece que «apenas são apresentados factos, 

nomeadamente, um deles confirmado ainda antes do Telejornal numa chamada telefónica para a 

Clínica do Bom Jesus, perguntando-se quem era o Diretor Clínico daquela instituição.» Prossegue o 

denunciado dizendo que «o senhor deputado é Diretor Clínico, é deputado e é vice-presidente da 

Assembleia Legislativa Regional. São factos, bem como também é verdade que em assuntos de Saúde 

tratados na Assembleia Legislativa Regional, o senhor deputado do PS, Faria e Maia, assume a maioria 

das intervenções. Além disso, a Clínica do Bom Jesus é a única instituição privada que nos Açores 

realiza as cirurgias abrangidas pelo “Vale Saúde”.» 

10. Vem ainda o denunciado informar que «às 20h18, do dia 11 de dezembro, volvidos poucos 

minutos sobre a emissão da reportagem, a responsável pela Informação da RTP Açores recebeu uma 

chamada telefónica da assessora de imprensa do Grupo Parlamentar do PS que protestou de forma 

bastante alterada por não termos ouvido o senhor deputado.» Nesse telefonema, afirma a RTP 

Açores, foi comunicado à referida assessora de imprensa que a intenção «era, no dia seguinte, dar 

continuidade ao trabalho, ouvindo o senhor Diretor Clínico da Clínica do Bom Jesus, o Hospital do 

Divino Espírito Santo bem como a tutela da Saúde», ao que a assessora de imprensa terá respondido 

que iria averiguar «se o senhor deputado Faria e Maia falaria ou se optaria por apresentar queixa». 

11. Segundo o denunciado, no dia 12 de dezembro de 2019, a assessora de imprensa terá de 

novo contatado a RTP Açores informando de que era intenção da Clínica do Bom Jesus reagir através 

do seu Presidente Cónego Adriano Borges. Nesse contexto, a RTP Açores terá questionado se o 

deputado Faria e Maia estaria disponível para prestar declarações, solicitação que terá merecido uma 

resposta negativa. 

12. Afirma ainda o denunciado que «tentou uma reação do Hospital do Divino Espírito Santo, que 

solicitou que fizéssemos o pedido por escrito, o que foi feito na manhã do dia 12 de dezembro.» 



   

3 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

13. Diz também a RTP Açores que foi «pedida uma reação à Secretária Regional da Saúde que, 

durante a tarde, informou que o Hospital “tinha emitido um comunicado e que isso é um assunto 

deles”. O comunicado foi um direito de resposta do HDES que a RTP Açores haveria de receber a 

posteriori e que, apesar de não se enquadrar na figura de direito de resposta, foi transmitido na íntegra 

no Telejornal do dia 12.» 

14. Acrescenta que «no Telejornal do dia 12 e ainda no Jornal da Tarde (primeiro serviço noticioso 

imediatamente a seguir à reportagem), foi emitida uma peça com a reação da Clínica com 2 minutos 

e 17 segundos, onde constam as declarações do Cónego Adriano Borges». 

15. O denunciado justifica que «se a entrevista à Dra. Isabel Cássio tivesse acontecido em direto 

no Telejornal, nunca poderia haver desenvolvimento da notícia na mesma altura.» 

16. Aclara que a jornalista responsável pela peça jornalística «chegou de reportagem cerca das 

18h30 e que a peça “Ordem dos Médicos-Vale Saúde” ficou concluída pelas 19h50 do dia 11 de 

dezembro. Exatamente por ser uma entrevista exclusiva da RTP Açores, editorialmente era de todo o 

interesse que fosse emitida de imediato, dando continuidade ao assunto nos jornais que se seguiram, 

em cumprimento do princípio do contraditório (...).» 

17. O denunciado conclui que «informou com rigor e isenção, tendo dado ao assunto o 

tratamento que, do ponto de vista editorial, se revelou mais adequado. Ou seja, perante a importância 

e interesse público das declarações recolhidas entendeu transmiti-las de imediato, de forma 

imparcial e objetiva, desenvolvendo o tema nos programas informativos que se seguiram.» 

18. A Antena 1 Açores veio apresentar oposição à queixa mencionada, em missiva recebida pela 

ERC, no dia 03 de fevereiro de 2020. 

19. Refere que no dia 12 de dezembro de 2019 «foi emitida uma notícia usando sons retirados 

de uma peça do Telejornal da RTP Açores, emitido na véspera» e que «tal como sucede algumas 

vezes, quando a matéria noticiada reveste relevância e não resulta de sua iniciativa própria, baseou-

se na notícia do Telejornal, referindo esse facto e usando as suas informações.» 

20. Esclarece que foram emitidas «declarações da senhora presidente do Conselho Médico dos 

Açores da Ordem dos Médicos, nas quais esta refere a possível existência de situações de 

promiscuidade no programa “Vale Saúde”, com a realização de cirurgias por conta do Hospital do 

Divino Espírito Santo numa clínica privada (Clínica do Bom Jesus).» 

21. Diz também que «foi referido que o diretor da Clínica do Bom Jesus é o vice-presidente da 

Assembleia Legislativa dos Açores e deputado do PS, Dionísio Faria e Maia, sem qualquer outra 



   

4 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

referência que possa ser interpretada como acusação ou insinuação. Referiu-se apenas um facto, 

indesmentível.» 

22. Prossegue afirmando que na sequência do noticiário em questão «o responsável de área de 

informação rádio foi contactado telefonicamente pela assessora de imprensa do grupo parlamentar 

do PS (...) comunicando que o administrador da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus, cónego 

Adriano Borges, estaria disponível para prestar declarações sobre este assunto, no sentido de 

esclarecer a situação.» De acordo com a Antena 1 Açores foi a referida assessora questionada se o 

deputado Dionísio Faria e Maia estaria disponível para prestar declarações, ao que a mesma terá 

respondido que não. 

23. Nesse seguimento, o denunciado contactou «o cónego Adriano Borges, tendo registado as 

suas declarações e emitido os seus esclarecimentos no noticiário das 13h00». 

24. A Antena 1 Açores considera que «nas circunstâncias descritas (...) seguiu os passos que 

tinham que ser trilhados, emitindo de boa fé declarações de uma responsável de uma entidade idónea 

(Ordem dos Médicos) e procurando o contraditório logo que foi possível.» 

25. Conclui, por fim, que «foi efetuada a abordagem informativa que se entendeu adequada, 

tendo sido divulgados os elementos considerados essenciais para uma informação rigorosa, 

contextualizada e apropriada ao cabal esclarecimento do público, tendo sido cumpridas, a montante, 

todas as boas práticas jornalísticas exigidas à circunstância.» 

 

III. Audiência de conciliação 

26. Notificadas as partes para a realização de uma audiência de conciliação, nos termos do artigo 

57.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, a mesma não teve lugar uma vez que a Denunciada comunicou ao 

Regulador, no dia 12 de fevereiro de 2020, nada mais ter a acrescentar ao que ficou dito na oposição 

pelo que não iria comparecer na referida audiência. 

 

IV. Análise e fundamentação 

27. Atente-se que a ERC é competente para apreciar a matéria em causa na presente queixa, na 

medida definida nos seus Estatutos, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, atendendo em 

particular às alíneas a), d), e) e j) do artigo 8.º, e às alíneas a) e c) do n.º 3 do artigo 24.º. 

28. Os factos alegados serão observados à luz do disposto no n.º 1 do artigo 27.º, e no n.º 1 e n.º 

2, alínea b), do artigo 34.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de 



   

5 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

abril (Lei da Televisão), assim como no n.º 1 do artigo 30.º, e no n.º 1 e n.º 2, alínea c), do artigo 32.º da 

Lei n.º 54/2010, de 24 de dezembro (Lei da Rádio). 

29. No que respeita à peça jornalística transmitida no Telejornal da RTP Açores, no dia 11 de 

dezembro de 2019, e considerando a alegação do queixoso de que terá sido violado o dever de 

comprovar os factos, refira-se que as informações veiculadas são sempre sustentadas no discurso 

da fonte de informação principal (Isabel Cássio, Presidente da Ordem dos Médicos), assim como no 

da fonte secundária (Luís Maurício, deputado do PSD), não tendo em momento algum o denunciado 

extrapolado ou assumido como seu o discurso das mesmas. 

30. Sobre este aspeto, diga-se que, pelos mesmos motivos, e não se verificando outros 

elementos, não se identificam indícios de comprometimento do dever de presunção de inocência por 

parte do serviço de programas RTP Açores. 

31. Efetivamente, Isabel Cássio constitui-se como a fonte de informação principal da peça, 

registando-se apenas uma outra fonte, com uma relevância marcadamente menor no conjunto da 

notícia – um deputado do PSD, Luís Maurício –, cujas declarações remetem para imagens de arquivo 

datadas de novembro de 2019. 

32. Em ambos os casos, as fontes denunciam alegadas promiscuidades na gestão do programa 

«Vale Saúde» que envolverá, neste particular, o Hospital de Ponta Delgada e a Clínica do Bom Jesus, 

cujo diretor clínico é o queixoso. 

33. Ora, numa situação que envolve denúncias, seja de instituições ou de pessoas, pela sua 

gravidade, assim como pelos danos que potencialmente pode causar, devem os órgãos de 

comunicação social acautelar determinados deveres. 

34. No caso concreto, as denúncias noticiadas implicavam não só o queixoso, enquanto diretor 

clínico da Clínica do Bom Jesus, como o Hospital de Ponta Delgada e a Secretaria Regional de Saúde. 

35. Seria curial, em cumprimento do disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro, que o denunciado tivesse auscultado todas as 

partes com interesses atendíveis, respeitando o princípio do contraditório, dando possibilidade às 

partes visadas de apresentar a sua visão dos factos, mas também cumprindo um princípio de 

equilíbrio que prossegue uma informação mais rigorosa e não condicionada por interesses ou visões 

particulares. 

36. A consulta das partes com interesses atendíveis concorre para o rigor das informações 

veiculadas e legitima-as, sendo um dos pilares do exercício da profissão. 



   

6 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

37. Vem o denunciado alegar que pretendia dar continuidade à matéria noticiada no dia seguinte, 

auscultando o queixoso. Socorre-se também do facto de no dia seguinte ter transmitido duas peças 

sobre o mesmo assunto incluindo declarações do Presidente da Fundação Pia Diocesana do Bom 

Jesus, entidade responsável pela clínica visada. 

38. A este propósito cumpre afirmar que não é aceitável que se considere que noticiários 

distintos, e transmitidos em dias distintos, possam constituir-se como um continuum da informação. 

Um telespectador exposto a uma determinada edição de um noticiário não o será necessariamente 

em relação a outra diferente, o que compromete a informação de que dispõe e, consequentemente, a 

sua perceção dos acontecimentos. 

39. Competiria à RTP Açores procurar auscultar as partes com interesses atendíveis na matéria 

na mesma edição do noticiário e, no cenário de indisponibilidade das fontes para prestar declarações, 

anunciá-lo. Ao fazê-lo o denunciado acompanharia os deveres de rigor informativo da profissão, 

deixando às partes a responsabilidade de decidir prestar ou não declarações. 

40. Também não assiste razão ao denunciado quando se socorre do interesse da matéria em 

causa e do facto de se tratar de uma entrevista exclusiva da RTP Açores. Nem muito menos quando 

alega que se a referida entrevista tivesse ocorrido em direto, não seria possível cumprir, naquele 

momento, o princípio do contraditório. 

41. O interesse público e jornalístico do assunto não é colocado em causa. Não obstante, este 

facto não pode nunca justificar o atropelo das regras do exercício da profissão. Como a RTP Açores 

bem sabe, é possível a sua coexistência. Para mais, sendo uma entrevista exclusiva da RTP Açores, 

como indicado em sede de pronúncia, o valor da urgência na sua transmissão poderia ser ponderado 

– com maior justificação, já que os eventuais serviços de programas concorrentes não dispunham 

desse material – com a necessidade de se cumprirem os deveres de rigor. 

42. O argumento aduzido pelo denunciado sobre a hipotética situação de transmissão da 

entrevista em direto não se aplica, pois, em primeiro lugar, tal não se verifica no caso em apreço, e em 

segundo, em situações pouco equiparáveis serão necessariamente aplicados critérios distintos, 

nomeadamente no que se refere ao tempo de transmissão. 

43. Por fim, atente-se ainda, no plano dos direitos pessoais, ao facto de o queixoso manifestar 

que os conteúdos controvertidos colocam em causa o seu direito ao bom nome, valor previsto 

constitucionalmente no n.º 1 do artigo 26.º da Constituição da República Portuguesa (CRP). 

44. A RTP Açores defende que a partir das declarações da Presidente da Ordem dos Médicos 

transmitidas não se pode concluir pela existência de um visado. 



   

7 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

45. Efetivamente, nas declarações transmitidas aquela fonte de informação em momento algum 

nomeia instituições ou pessoas envolvidas. Contudo, tanto no discurso proferido pela pivô do 

Telejornal Açores, como no da voz off na peça editada, a Clínica do Bom Jesus e o queixoso, enquanto 

diretor clínico daquela, são mencionados. A clínica é ainda referida pelo deputado do PSD nas imagens 

de arquivo que compõem a peça. 

46. Considera-se, assim, que foi opção deliberada da RTP Açores nomear e identificar o queixoso 

que não identificado, nem sequer a clínica, pela Presidente da Ordem dos Médicos, a entrevistada. 

Este facto, se em resultado de investigação jornalística, seria aceitável no caso de serem cumpridos 

determinados requisitos que não colocassem em causa, por um lado, o rigor informativo e, por outro, 

direitos pessoais dos envolvidos. 

47. O queixoso surge representado na notícia não só enquanto responsável por uma entidade 

alvo de suspeições na gestão de dinheiros públicos, como não lhe é conferido o direito de se defender 

e apresentar a sua visão dos factos. 

48. Na eventualidade de não ser possível operacional e atempadamente obter o contraditório por 

parte do visado, deveria a RTP Açores ter cuidado de não nomear instituições e pessoas, da mesma 

forma que a entrevistada não o fez, pois ao fazê-lo comprometeu as regras do rigor informativo e 

potenciou a violação do direito ao bom nome do queixoso que se viu alvo de suspeições sem que lhe 

tenha sido dada a possibilidade de, querendo, as refutar. 

49. No mesmo sentido encontram-se as apreciações sobre a peça transmitida no Jornal da 

Manhã do dia 12 de dezembro de 2019 da Antena 1 Açores por se replicarem – à exceção das 

declarações do deputado do PSD – os mesmos pressupostos. 

 

V. Deliberação 

Apreciada uma queixa contra a edição de 11 de dezembro de 2019 do «Telejornal Açores» da 

RTP Açores e a edição de 12 de dezembro de 2019 do «Jornal da Manhã» da Antena 1 Açores, o 

Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, 

respetivamente, nas alíneas a), d), e) e j) do artigo 8.º, e nas alíneas a) e c) do n.º 3 do artigo 

24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera:  

1. Considerar parcialmente procedente a queixa apresentada, pela violação do artigo 

34.º, n.ºs 1 e 2, alínea b), da Lei da Televisão, e do artigo 32.º, n.ºs 1 e 2, alínea c), da Lei da Rádio; 

2. Verificar que a RTP Açores e a Antena 1 Açores violaram o dever de rigor 

informativo, pela não auscultação das partes com interesses atendíveis na matéria, 



   

8 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

recomendando aos serviços de programas o cumprimento escrupuloso do disposto na 

alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 

01 de janeiro; 

3. Verificar a lesão do direito ao bom nome do queixoso, previsto no n.º 1 do artigo 

26.º da Constituição da República Portuguesa, visado na notícia, pela iniciativa do serviço 

de programas em identificá-lo sem lhe conferir o direito à defesa face às alegações que 

lhe foram imputadas; 

4. Não considerar como verificado o incumprimento do dever de presunção de 

inocência. 

 

Lisboa, 22 de abril de 2020 

 

O Conselho Regulador, 
 

Sebastião Póvoas 
Mário Mesquita 

Francisco Azevedo e Silva 
Fátima Resende 

João Pedro Figueiredo 
 

  



   

9 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

Relatório de análise de conteúdo referente ao processo 500.10.01/2019/391 

Telejornal Açores 

1. A edição de 11 de dezembro de 2019 do «Telejornal Açores», transmitido pela RTP Açores, 

teve início às 20h00, e uma duração total de 29 minutos.  

2. A peça jornalística controvertida é a primeira do alinhamento e tem uma duração de 3 

minutos e 28 segundos. 

3. O assunto aí abordado consta da primeira promoção daquela edição do noticiário, com 11 

segundos, em que a pivô diz «A Ordem dos Médicos diz que há promiscuidades na utilização do vale 

saúde entre o público e o privado.» 

4. Na introdução da peça jornalística, a pivô diz: «Bem-vindos ao Telejornal. A Ordem dos 

Médicos denuncia promiscuidades no relacionamento do setor público com o privado, no caso, a 

Clínica do Bom Jesus, em São Miguel. Clínica que tem como diretor clínico um dos vice-presidentes da 

Assembleia Legislativa Regional. Isabel Cássio diz que é incompreensível que todo o processo 

cirúrgico não seja feito pela clínica e questiona a utilização do vale de saúde apenas em algumas 

especialidades.» 

5. Nesse seguimento, são transmitidas declarações, prestadas na Assembleia Legislativa 

Regional, de Luís Maurício, do PSD, que correspondem a imagens de arquivo de 28 de novembro: «O 

vale de saúde, na sua extensão, deve ser executado na entidade privada com quem se convenciona. 

Eu queria perguntar-lhe se a avaliação pré e pós cirúrgica dos atuais vales de saúde que estão a ser 

emitidos no Hospital de Ponta Delgada estão a ser feitos numa unidade pública de saúde, Hospital de 

Ponta Delgada, ou são feitos na Clínica do Bom Jesus.» 

6. A voz off diz de seguida: «A questão foi levantada por Luís Maurício no debate parlamentar de 

novembro, mas ficou sem resposta da Secretária Regional da Saúde. Agora, a Ordem dos Médicos 

confirma a denúncia.» 

7. Segue-se um conjunto de declarações de Isabel Cássio, Presidente da Ordem dos Médicos, 

intermediado por intervenções em voz off: 

(Isabel Cássio) «O que se passa aqui é um bocadinho uma promiscuidade público-privado, que 

é: os doentes estão na lista de espera do hospital, fazem, na esmagadora maioria, o seu 

processo administrativo e o seu processo de exames complementares de diagnóstico 

necessários à sua cirurgia no hospital e após isso, então, vão para a clínica privada onde vão 

ser operador. 



   

10 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

(voz off) Ou seja, na Clínica do Bom Jesus. A instituição que tem como diretor clínico Dionísio 

Faria Maia, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional, e onde 

decorre a cirurgia, com esta a acabar por receber cem porcento do seu valor, enquanto nos 

outros programas, como o de cirurgia adicional e o Cirurge, a distribuição é de sessenta 

porcento para o pagamento dos profissionais envolvidos e de quarenta porcento para o 

hospital. 

(Isabel Cássio) Verdadeiramente, há uma coisa que é o público, há uma coisa que é o privado. 

Se nós atribuímos uma verba à clínica privada para fazer a cirurgia, ela tem de fazer todo o 

processo cirúrgico do doente. Certo? Pronto, a partir do momento em que lhe é fornecida a lista 

dos doentes, tem que fazer aquilo que o hospital faz, que é todo o processo administrativo, 

burocrático, de contacto do doente e da sua avaliação pré e da sua avaliação após. 

(voz off) Mas Isabel Cássio vai mais longe e questiona. 

(Isabel Cássio) Está esgotada a capacidade cirúrgica do hospital? Primeira questão, vamos 

saber se está. Se estão a ser operados por médicos que não tinham possibilidade de os operar 

no hospital, inclusivamente por colegas que até já não trabalham no público. Perfeitamente, 

tanto cirurgiões como anestesiologistas. Certo? Estão a ser operados fora, porque não há 

camas no hospital para operar mais doentes? Ok, aceitámos. Ou estão a ser operados fora 

porquê? 

(voz off) A responsável da Ordem dos Médicos questiona ainda o porquê das especialidades 

escolhidas para emissão de vales saúde, sendo que os seiscentos vales saúde emitidos pela 

Secretaria Regional da Saúde são apenas para as especialidades de oftalmologia, otorrino e 

cirurgia plástica. 

(Isabel Cássio) Poderíamos pensar: são as especialidades com os doentes mais antigos em 

lista de espera? São as especialidades que não têm mais capacidade de os operar no hospital? 

Mas eu gostava que essas perguntas fossem respondidas, porque não me parece que seja isso 

que está a acontecer. 

(voz off) Isabel Cássio deixa ainda um desafio à tutela para combater o tempo de espera para 

consultas de especialidade, nomeadamente em oftalmologia, defendendo a necessidade, à 

semelhança dos dentistas e nutricionistas, de colocar oftalmologistas nos centros de saúde.» 

 

Antena 1 Açores 



   

11 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

8. A edição de 11 de dezembro de 2019 do «Jornal da Manhã», transmitido pela Antena 1 

Açores, teve início às 08h30, e uma duração total de 14 minutos.  

9. A peça jornalística controvertida é a terceira do alinhamento e tem uma duração de 2 minutos 

e 13 segundos. 

10. O assunto aí abordado consta de uma promoção no início daquela edição do noticiário, com 5 

segundos, em que o locutor diz «A Ordem dos Médicos levanta dúvidas na relação entre os setores 

público e privado.» 

11. A peça é constituída por um conjunto de declarações de Isabel Cássio, Presidente da Ordem 

dos Médicos, intermediado por intervenções de um jornalista: 

(Jornalista) «A Ordem dos Médicos denuncia promiscuidades no relacionamento do setor 

público-privado. No caso, com a Clínica do Bom Jesus, clínica privada que tem como diretor 

clínico um dos vice-presidentes da Assembleia Legislativa Regional. Isabel Cássio, responsável 

pela Ordem, em declarações à RTP Açores, diz que é incompreensível que todo o processo 

cirúrgico não seja feito pela clínica. 

(Isabel Cássio) O que se passa aqui é um bocadinho uma promiscuidade público-privado, que 

é: os doentes estão na lista de espera do hospital, fazem, na esmagadora maioria, o seu 

processo administrativo e o seu processo de exames complementares de diagnóstico 

necessários à sua cirurgia no hospital e após isso, então, vão para a clínica privada onde vão 

ser operados. 

(Jornalista) Ou seja, na Clínica do Bom Jesus. A instituição que tem como diretor clínico Dionísio 

Faria Maia, deputado do PS. A cirurgia realiza-se, então, na clínica que recebe por via do vale 

saúde os cem porcento do seu valor, o que não acontece nos outros programas, como o de 

cirurgia adicional e o Cirurge. 

(Isabel Cássio) Verdadeiramente, há uma coisa que é o público, há uma coisa que é o privado. 

Se nós atribuímos uma verba à clínica privada para fazer a cirurgia, ela tem de fazer todo o 

processo cirúrgico do doente. Certo? Pronto, a partir do momento em que lhe é fornecida a lista 

dos doentes, tem que fazer aquilo que o hospital faz, que é todo o processo administrativo, 

burocrático, de contacto do doente e da sua avaliação pré e da sua avaliação após. 

(Jornalista) Além disso, e nas declarações feitas à televisão pública regional, a responsável 

pela Ordem dos Médicos do arquipélago deixa ainda outras questões. 

(Isabel Cássio) Está esgotada a capacidade cirúrgica do hospital? Primeira questão, vamos 

saber se está. Se estão a ser operados por médicos que não tinham possibilidade de os operar 



   

12 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

no hospital, inclusivamente por colegas que até já não trabalham no público. Perfeitamente, 

tanto cirurgiões como anestesiologistas. Certo? Estão a ser operados fora, porque não há 

camas no hospital para operar mais doentes? Ok, aceitámos. Ou estão a ser operados fora 

porquê? 

(Jornalista) Isabel Cássio deixa também dúvidas sobre as especialidades escolhidas para 

emissão de vales saúde. Os cerca de seiscentos vales emitidos pela Secretaria da Saúde são 

apenas para as especialidades de oftalmologia, otorrino e cirurgia plástica.» 

 

Outros conteúdos – RTP Açores 

12. Na medida em que, em sede de pronúncia, a RTP Açores aditou outros conteúdos 

considerados relevantes para o entendimento da questão suscitada na Queixa, interessa também 

analisá-los. 

 

Jornal da Tarde 

13. Foi transmitida uma peça no Jornal da Tarde da RTP Açores no dia 12 de dezembro de 2019 

com 1 minuto e 33 segundos. 

14. Na introdução da peça o pivô diz: «A Clínica do Bom Jesus refuta estas acusações de 

promiscuidade feitas pela Ordem dos Médicos. Adriano Borges diz que a instituição cumpre todos os 

requisitos estipulados na legislação e que todos os exames que não conseguem fazer na clínica são 

pagos ao hospital.» 

15. A peça inicia-se com declarações de Adriano Borges, da Clínica do Bom Jesus: «Os exames 

requeridos para qualquer cirurgia são orientados ou a pedido do médico responsável pela cirurgia. Os 

que são possíveis fazerem na clínica, nós fazemo-lo na clínica, porque temos equipamentos. Os que 

não podem ser feitos na clínica por inexistência de equipamento, nós convencionamos com o 

hospital, pagando os exames que são requeridos. E esses exames, além de serem pagos pela clínica 

ao hospital, também são realizados fora do horário laboral, ou seja, não prejudica em nada o normal 

funcionamento do hospital, nem os utentes são prejudicados por causa disto. Em nenhuma 

circunstância foi referida ou foi feito algo que não estivesse de acordo com a lei ou com a legislação 

em vigor ou as novas legislações que vão entrando.» 

16. O pivô termina a peça dizendo: «A RTP Açores já pediu uma reação ao Hospital de Ponta 

Delgada e também à Secretaria da Saúde, mas não obteve ainda resposta. Entretanto, sabe-se que na 

Assembleia Regional, o PPM e PSD querem ouvir o Governo sobre este assunto.» 



   

13 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

 

Telejornal Açores 

17. Foi também transmitida uma peça no Telejornal Açores da RTP Açores no dia 12 de dezembro 

de 2019 com 3 minutos e 48 segundos. 

18. A pivô inicia o tema: «A Clínica do Bom Jesus refuta as acusações de promiscuidade entre o 

setor público e privado feitas pela Ordem dos Médicos. Em causa está o vale saúde. A Ordem considera 

que é a clínica que realiza a intervenção cirúrgica que deve fazer todo o acompanhamento do doente 

no pré e pós operatório. A Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus, proprietária da clínica, garante que 

a instituição cumpre todos os requisitos estipulados na legislação e que paga ao hospital os exames 

que não consegue realizar na clínica.» 

19. A peça começa com uma intervenção da voz off: «Depois da denúncia sobre a forma como 

estão a ser geridos os vale saúde, emitidos pela Secretaria Regional da Saúde, e das acusações da 

Ordem dos Médicos, o cónego Adriano Borges, presidente da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus, 

responsável pela clínica, esclarece.» 

20. Prossegue com as declarações de Adriano Borges: «Nós não fomos nem beneficiados, nem 

há promiscuidade de espécie alguma, porque é um processo muito claro, é um processo que toda a 

gente pode ter acesso, e caso houvesse outra unidade de saúde na nossa ilha que pudesse realizar 

estas cirurgias, com certeza que também competiria connosco para fazer essas mesmas cirurgias. 

Caso não há, como é o caso, a clínica que as realiza, mas dentro de toda a legalidade, não recebemos 

um cêntimo a mais do que aquilo que está protocolado.» 

21. De novo a voz off intervém: «Adriano Borges garante ainda que quer a consulta de anestesia 

quer todos os exames solicitados pelo médico responsável pela cirurgia estão a ser realizados na 

Clínica do Bom Jesus, mas, admite, há exceções.» 

22. Surgem novas declarações de Adriano Borges: «Os que são possíveis fazerem na clínica, nós 

fazemo-lo na clínica, porque temos equipamentos. Os que não podem ser feitos na clínica por 

inexistência de equipamento, nós convencionamos com o hospital, pagando os exames que são 

requeridos. E esses exames, além de serem pagos pela clínica ao hospital, também são realizados 

fora do horário laboral, ou seja, não prejudica em nada o normal funcionamento do hospital, nem os 

utentes são prejudicados por causa disto.» 

23. Segue-se a intervenção da voz off: «O responsável salvaguarda ainda que a instituição com 

mais de 50 anos sempre colaborou com o Serviço Regional de Saúde e que não há qualquer benefício 

extra para a clínica privada.» 



   

14 

500.10.01/2019/391 
EDOC/2019/10454 

24. Nesse seguimento, Adriano Borges diz: «Há um preço estipulado. Esse preço é estipulado 

pela Região, nós não temos nada a ver com isso, que até é similar ao preço que é pago nos hospitais, 

ou as despesas que são realizadas nos hospitais quando são feitos esse tipo de cirurgia. E pronto, 

todas as vezes que nos foram solicitados, eu na qualidade de presidente da instituição, assinei 

protocolos com o Serviço Regional de Saúde de modo a dar seguimento àquilo que são encurtar as 

listas de espera para realização de cirurgias.» 

25. A voz off termina a peça: «Segundo Adriano Borges, e até ao final de janeiro, estão previstas a 

realização de 420 cirurgias no âmbito do programa vale saúde de recuperação de listas de espera 

cirúrgicas. 

26. De regresso ao estúdio, a pivô complementa a informação: «A RTP Açores pediu uma reação 

ao Hospital de Ponta Delgada. O hospital optou por não prestar declarações e enviar um direito de 

resposta que emitiremos no final deste Telejornal. Pretendíamos esclarecimentos também da 

Secretária Regional da Saúde que disse que este era um assunto do Hospital do Divino Espírito Santo. 

A RTP Açores tentou uma reação do diretor clínico da Clínica do Bom Jesus, o médico e deputado do PS 

Dionísio Faria e Maia. Fomos informados que não iria prestar declarações. Entretanto, o PPM e o PSD 

solicitaram a audição da Secretária Regional da Saúde no Parlamento, na Comissão de Assuntos 

Sociais. O PPM quer ainda ouvir a Presidente do Conselho Médico da Ordem dos Médicos. O PS requereu 

a audição da Ordem dos Médicos. 

27. Nessa edição do Telejornal Açores foi ainda emitido um direito de resposta por parte do 

Hospital de Ponta Delgada, com uma duração de 5 minutos e 57 segundos. 

 

Departamento de Análise de Media 

 

 


