
 

 

 

 

 

Deliberação  

ERC/2020/232 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa apresentada por David Teixeira, vice-presidente da 

Câmara Municipal de Montalegre, contra a RTP1 
 

 

 

 

 

 

 

Lisboa 

18 de novembro de 2020



   

1 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/232 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa apresentada por David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de 

Montalegre, contra a RTP1 a propósito de uma reportagem transmitida na edição 

de 22 de novembro de 2019 do programa «Sexta às 9», uma peça promocional ao 

referido programa transmitida durante a emissão de 21 de novembro de 2019, e 

duas peças jornalísticas transmitidas na edição de 22 de novembro de 2019 do 

«Jornal da Tarde» e do «Telejornal» sobre o mesmo tema 

 

I. Queixa 

1. Em 23 de dezembro de 2019 deu entrada na ERC uma queixa apresentada por David 

Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, contra o serviço de 

programas televisivo RTP1, a propósito de uma reportagem inserida na edição de 22 de 

novembro de 2019 do programa «Sexta às 9». 

2. O Queixoso denuncia ainda uma peça promocional ao programa «Sexta às 9», e uma 

peça jornalística transmitida no «Jornal da Tarde» sobre o mesmo tema, na emissão da RTP1 

de 21 e 22 de novembro de 2019, respetivamente. A análise permitiu verificar que também 

na edição de 22 de novembro de 2019 do «Telejornal» foi transmitida uma peça sobre o 

tema em causa. 

3. Em 09 de janeiro de 2020 foi o Queixoso convidado a fornecer elementos nos termos 

do disposto no artigo 102.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA)
1
, os quais 

foram cumpridos em resposta a esta Entidade no dia 13 de janeiro de 2020. 

4. Na queixa refere-se que, durante a reportagem transmitida no programa «Sexta às 9», 

o entrevistado Ricardo Pinheiro foi questionado sobre alegados pagamentos feitos ao 

Queixoso, sendo afirmado pela jornalista existirem «fontes locais» que garantem a existência 

de tais pagamentos. 

                                                      
1
 Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro. 



   

2 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

5. A esse propósito, David Teixeira considera terem sido violadas as alíneas a) e e) do 

n.º 1, e a alínea b) do n.º 2, do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, pelo facto de a única 

fonte identificada na reportagem ser «uma “testemunha-chave” que já há meses teria 

desaparecido “sem deixar rasto” e que, apesar das várias referências a uma investigação do 

MP», o Queixoso «não é sequer arguido nesse tão desconhecido como sensacional 

processo». 

6. No que respeita aos conteúdos transmitidos a 21 de novembro de 2019, David 

Teixeira reafirma a violação da alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, 

sustentando que «a promoção do programa (...) já continha as referências transcritas e foi 

feita antes» de o próprio «ser ouvido». 

7. Em comunicação posterior, com entrada na ERC a 23 de janeiro de 2020, o 

Queixoso enviou missiva do Provedor do Telespectador da RTP em resposta a uma 

exposição sobre o mesmo assunto subscrita por Orlando Alves, presidente da Câmara 

Municipal de Montalegre. 

 

II. Posição do Denunciado 

8. A RTP1 veio apresentar oposição à queixa mencionada a 23 de janeiro de 2020. 

9. Começa por afirmar não ter «qualquer fundamento» a alegação do Queixoso 

relativamente à ausência de contraditório. 

10. Explica que «quatro dias antes da emissão do programa, uma equipa do Sexta às 9» 

deslocou-se «a Montalegre com o objetivo de estabelecer o contraditório que ainda faltava 

estabelecer (...). Antes de sair, e já depois de enviar, no dia anterior um email ao Presidente 

da Câmara Municipal de Montalegre, para o endereço institucional do edil, em que avisava 

para o facto de se deslocar no dia seguinte, o jornalista (...) tentou ligar ao visado (utilizando 

para tal o contacto telefónico disponível na base de dados a que todos os jornalistas da 

redação da RTP têm acesso, cuja atualização datava de 6/10/2017, logo após a tomada de 

posse do visado na atual vereação como vice-presidente e Vereador da Proteção Civil – trata-

se de contactos que são obtidos por via oficial e confirmados pelo serviço de Agenda da 

RTP). Não tendo tido sucesso na chamada, às 11h09 desse dia (19/11/2019) o jornalista (...) 

enviou uma mensagem por SMS ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre». 



   

3 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

11. A RTP1 prossegue dizendo que «já em Montalegre, e à falta de respostas de qualquer 

ordem, o jornalista (...) deslocou-se à Câmara para perguntar quer pelo Presidente quer pelo 

Vice-Presidente. Foi-lhe dito que ambos estavam no estrangeiro.» 

12. Nesta sequência, afirma o denunciado, o jornalista voltou «a tentar novo contacto 

telefónico, novamente infrutífero, apesar de o telefone tocar durante bastante tempo. A 

equipa de reportagem regressou, pois, ao Porto, a meio da tarde, sem ter obtido qualquer 

resposta às tentativas de contacto feitas.» 

13. Sustenta que «como era sua obrigação, tinha efetuado as tentativas de contacto por 

escrito quer para o e-mail institucional do Presidente da Câmara quer para o telemóvel 

institucional do Vice-Presidente, o jornalista (...) aguardou por uma resposta até à manhã do 

dia de emissão do trabalho. Foi então que, na ausência dessas respostas, e percebendo que já 

seria impossível obter a gravação de uma entrevista (...), utilizou, em último recurso, o 

contacto de e-mail oficial do Vice-Presidente David Teixeira, visado nos trabalhos que 

estavam em preparação». 

14. De acordo com a RTP1, «a resposta surgiu, finalmente, perto das 13h00 e o seu 

conteúdo fundamental ainda mereceu referência a fechar a peça de lançamento do programa 

emitida no Jornal da Tarde.» 

15. Para além da peça supra referida, o denunciado assegura que as «respostas 

mereceram tratamento jornalístico nas peças de investigação sobre o tema apresentadas na 

emissão desse dia.» 

16. Defende não ser verdade que o Queixoso «não tenha sido confrontado com as 

informações de que a equipa do Sexta às 9 dispunha. Tanto é que a elas respondeu, tendo 

essas respostas tido o respetivo tratamento jornalístico.» 

17. Acrescenta que «mesmo assim, em posterior troca de emails, tentámos esclarecer 

ainda, com o Sr. Vice-Presidente da Câmara de Montalegre, o facto de, entre segunda-feira 

(email para o Presidente da Câmara) e a manhã de sexta-feira dessa semana (resposta do 

Vice-Presidente David Teixeira), a situação de falta de respostas, indagando acerca do 

número de telefone que havíamos usado (tentando, nomeadamente, saber se o mesmo estava 

atualizado). Referimos-lhe qual o número de contacto que havíamos usado. Apesar de nos 

confirmar que, no dia em que fomos a Montalegre, se havia de facto deslocado à localidade 

galega Xinzo de Limia regressando à tarde, o Sr. Vice-Presidente da Câmara de Montalegre 



   

4 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

acabou por nunca responder à questão que lhe fizemos se o número que havíamos usado 

estava ou não correto. Esse número continua, pois, a constar da base de dados de contactos 

oficiais da RTP. Recorde-se que o Sr. Vice-Presidente da Câmara de Montalegre é Vereador 

da Proteção Civil (e também comandante dos Bombeiros locais) pelo que o seu/esse contacto 

telefónico é certamente utilizado sempre que é necessário, por exemplo, falar com ele na 

época de incêndios.» 

18. Vem também a RTP1 dizer que «nunca foi recebida qualquer notificação eletrónica 

no telemóvel do jornalista (...) de que a mensagem SMS enviada ao Sr. Vice-Presidente da 

Câmara de Montalegre a 19/11 não tenha sido entregue.» 

19. O denunciado, com base nestes pressupostos, conclui ser «evidente que foram 

promovidas todas as tentativas para podermos, atempadamente, confrontar o Sr. Vice-

Presidente da Câmara de Montalegre com as informações disponíveis. O contraditório não só 

foi realizado como todo o esforço para o efetivar foi efetuado com zelo e diligência 

inexcedíveis.» 

20. Por outro lado, a RTP1 alega que «as respostas cruzadas, obtidas pelo programa 

Sexta às 9 quer na entrevista que a jornalista Sandra Felgueiras fez a Ricardo Pinheiro quer 

nas declarações enviadas por escrito pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara de Montalegre não 

são coincidentes. Enquanto o primeiro não confirma nem desmente a existência de 

pagamentos a David Teixeira respondendo repetidamente e apenas “demonstrem”, o 

segundo nega esses recebimentos. Daí que, estando essas informações na posse da equipa do 

programa, tendo esta a obrigação de confrontar os visados com as mesmas, e tendo em conta 

a discrepância evidente de respostas entre ambos os visados (sendo que a ambos foi feita a 

mesma pergunta), existe um evidente valor-notícia que confere consistência à decisão 

editorial de emitir as respostas de ambos sem se produzirem, por isso, quaisquer juízos de 

valor ou retirada de conclusões». 

21. Face ao exposto, o denunciado «rejeita, em absoluto, as imputações quanto ao 

incumprimento de princípios basilares das boas práticas jornalísticas que lhe são dirigidas, 

designadamente quanto à falta de rigor informativo, isenção e inexistência de contraditório». 

22. Por fim, no que respeita à promoção ao programa emitida no dia 21 de novembro de 

2019, a RTP1 explicita que «são construídas com material disponível e destinam-se, como o 

nome indica, a promover o programa, sem divulgar o seu conteúdo. São pequenas peças com 



   

5 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

referências promocionais que se querem apelativas, não são conteúdos de natureza 

informativa.» 

 

III. Audiência de conciliação 

23. Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, foram 

as partes notificadas para a audiência de conciliação. Contudo, esta diligência não chegou a 

realizar-se uma vez que o denunciado informou a ERC nada mais ter a acrescentar ao que 

ficou dito na oposição e que, em seu entender «a audiência de conciliação não se justifica».  

 

IV. Outras diligências 

24. Na sequência da marcação de dia e hora para realização da audiência de conciliação, 

e tendo tido acesso à pronúncia da RTP1, veio o Queixoso, em missiva recebida pela ERC a 

13 de março de 2020, acrescentar, no exercício do direito ao contraditório, que: 

a.  «(...) a demonstração de que algo não ocorreu trata-se da prova de um facto 

negativo, ónus inadmissível em Direito»; 

b. «É impossível ao queixoso demonstrar que não foi contactado e o máximo que pode 

fazer é negar que o foi, como fez na participação (...)»; 

c. «A prova de que o queixoso foi contactado, seria, pelo contrário, até fácil para os 

denunciados, já que afirmaram que o contacto existiu, que foi de sua iniciativa e 

concretizado com recurso a meios próprios – o que justifica que tivessem o respetivo 

ónus»; 

d. «(...) cabendo-lhes a prova do telefonema e do envio da mensagem – que era fácil -, 

não só não a fizeram como omitiram deliberadamente o número alegadamente usado, 

que afirmam conhecer e que permitiria, mais do que o deduzir por falta de prova, 

demonstrar cabalmente que o número para o qual fizeram o telefonema e para o qual 

enviaram a mensagem não é o do queixoso – e repare-se que se está aqui a presumir, por 

mera cordialidade e respeito, que os denunciados fizeram de facto um telefonema para 

um qualquer número e enviaram uma SMS para esse mesmo número, apesar de nem 

indiciariamente terem provado essa alegação»; 



   

6 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

e. «O endereço de e-mail institucional do queixoso consta do site do município – 

continuamente atualizado – e foi inclusivamente utilizado pelos denunciados no dia 22 

de novembro de 2019, já depois de difundida a autopromoção do programa (...)»; 

f. «O que quer dizer que os denunciados, antes da difusão das autopromoções, tinham 

ao seu dispor, como tem qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, desde que com acesso 

à Internet, um meio fiável de contacto com o queixoso».  

25. Considerando as alegações aduzidas pelo Queixoso, a RTP1 foi oficiada em 25 de 

maio de 2020 para, querendo, enviar elementos de prova.  

26. No dia 15 de junho de 2020 deu entrada na ERC a missiva enviada pelo denunciado 

em resposta à solicitação desta Entidade, juntando «toda a documentação que ainda foi 

possível recolher, atendendo ao tempo decorrido.» 

27. A RTP1 junta várias imagens obtidas através de captura de ecrã, designadamente, 

uma mensagem de correio eletrónico enviada a Orlando Alves, presidente da Câmara 

Municipal de Montalegre, em 18 de novembro de 2019, pelas 19h29. Nessa mensagem não é 

feita qualquer referência ao Queixoso David Teixeira. 

28. O denunciado envia também a captura de ecrã de uma mensagem escrita (SMS) 

datada de 19 de novembro de 2019, pelas 11h09, embora não seja possível identificar o 

número de telefone destinatário. 

29. O texto da mensagem é o seguinte: «Sr Vice Presidente, acabo de tentar ligar-lhe mas 

foi para mensagens. Faço parte da equipa do programa Sexta às 9 da RTP. Estamos a 

caminho de Montalegre para recolher imagens e necessitamos de falar especificamente 

consigo para apurar um conjunto de informações relativas à sua ligação ao administrador da 

Lusorecursos Portugal Lithium, Ricardo Pinheiro. Estaremos em Montalegre daqui a pouco 

e podemos permanecer toda a tarde. Ao dispor.» 

30. Junta também a captura de ecrã de uma mensagem enviada para o endereço de 

correio eletrónico oficial de David Teixeira, e constante do sítio eletrónico da Câmara 

Municipal de Montalegre, a 22 de novembro de 2019, pelas 11h16. 

31. Pode ler-se nessa mensagem: «No início desta semana, conforme pode confirmar em 

mensagem escrita que lhe enviei para o telemóvel, devidamente identificada, e após goradas 

as tentativas de contacto pessoal que fizemos aquando de uma deslocação da nossa equipa de 

reportagem a Montalegre, informámo-lo da necessidade que temos de lhe colocar um 



   

7 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

conjunto de questões relativas à ligação do sr. Vice-Presidente com o administrador da 

Lusorecursos Portugal Lithium, Ricardo Pinheiro. Aguardámos, como é nosso procedimento 

normal, a resposta a esses pedidos e tentativas de contacto. Por não obtermos qualquer 

resposta temos de insistir por esta via, enviando-lhe as questões concretas que temos para lhe 

fazer cuja resposta é fundamental para estabelecer o necessário contraditório dentro do 

conteúdo das reportagens que iremos emitir esta noite: a. Fontes do Sexta às 9 garantem-nos 

que, além do envolvimento político que teve durante a fase de prospeção e pesquisa com a 

empresa então detentora dos direitos, a Lusorecursos Lda., o Sr. Vice-Presidente terá 

recebido pagamentos diretos de Ricardo Pinheiro, sem que para tal pareça existir 

justificação. Confirma estes pagamentos? A que título foram feitos? b. O Sr. Vice-Presidente 

mantém-se nos corpos sociais da Global Association for Life, fundada por Ricardo Pinheiro, 

que integrou como Presidente da Assembleia Geral? Esta é ou não uma organização criada 

com o propósito de promover externamente a exploração de lítio em Montalegre? c. O Sr. 

Vice-Presidente é também Presidente da Comissão Política do PS de Montalegre. Há ou não 

evidentes conflitos de interesse quando vários responsáveis políticos locais estão diretamente 

envolvidos quer na associação GAL, como é o seu caso, quer os presidentes de junta que 

trabalham para Ricardo Pinheiro e participaram na elaboração da definição de âmbito de 

impacto ambiental do projeto da Mina do Romano? Aguardamos resposta a estas questões, 

reforçando que» 

32. Por fim, a RTP1 envia também uma captura de ecrã de uma base de dados de contactos, 

onde se pode ver um número de telefone associado a David Teixeira. 

 

V. Análise e fundamentação 

33. Atente-se que a ERC é competente para apreciar a matéria em causa na presente 

participação, na medida definida nos seus Estatutos, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, atendendo em particular à alínea d) do artigo 7.º, às alíneas d), e) e j) do artigo 8.º, 

e à alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º. 

34. Os factos alegados serão observados à luz do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 

9.º, na alínea a) do n.º 1 e na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de 

julho, alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril. 



   

8 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

35. Convém começar por referir que a análise do Conselho Regulador incide sobre o 

modo de construção jornalística da reportagem e tem como finalidade aferir o respeito pelos 

padrões de exigência e de rigor jornalístico (vide al. d) do artigo 7.º dos Estatutos da ERC). 

36. Para tal, importa ter em consideração o teor das normas que norteiam o jornalismo e, 

neste contexto, os deveres fundamentais dos jornalistas. São pertinentes para a análise do 

presente caso os deveres profissionais contidos nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista
2
, os quais determinam, respetivamente, ser necessário «informar com 

rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo» e «procurar a diversificação das suas fontes de 

informação e ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

37. A análise efetuada permitiu identificar que o Queixoso foi mencionado num conjunto 

de conteúdos transmitidos pelas RTP1. 

38. O primeiro dos quais refere-se à promoção ao programa «Sexta às 9» transmitida no 

dia 21 de novembro de 2019. Nesta promoção exibe-se um excerto de uma entrevista a 

Ricardo Pinheiro em que a jornalista lhe pergunta se já teria pago alguma coisa a David 

Teixeira, o Queixoso. 

39. Identificou-se também uma peça jornalística de promoção ao programa «Sexta às 9» 

transmitida no noticiário «Jornal da Tarde» do dia 22 de novembro de 2019. 

40. O pivô do noticiário, entre outras informações, refere: «O Sexta às 9 descobriu, no 

entanto, uma teia de relações que ligam Ricardo Pinheiro ao atual vice-presidente da Câmara 

de Montalegre.» 

41. Volta a ser transmitido o excerto da entrevista acima mencionada e no final da peça o 

pivô diz: «Ora, há instantes e depois de vários contactos infrutíferos por parte do Sexta às 9, 

o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, também negou ter recebido 

quaisquer quantias do empresário Ricardo Pinheiro.» 

42. Também no «Telejornal» do dia 22 de novembro de 2019 foi exibida uma peça 

jornalística de promoção ao programa «Sexta às 9». 

43. O pivô do noticiário diz: «O empresário que ganhou a concessão do lítio em 

Montalegre negou ter pago contrapartidas económicas a governantes. Mas o programa Sexta 

às 9 da RTP identificou uma teia de relações que ligam Ricardo Pinheiro ao atual vice-

                                                      
2
 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 



   

9 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

presidente da Câmara de Montalegre e a dois presidentes de Juntas de Freguesia do 

concelho.» 

44. Volta a ser transmitido o excerto da entrevista acima mencionada e logo de seguida a 

voz off lê excertos de um documento que surge no ecrã identificado como sendo da autoria 

de David Teixeira: «Nunca em momento algum recebi qualquer cheque ou qualquer quantia 

monetária do Sr. Ricardo Pinheiro, de qualquer sociedade a que o mesmo tenha ligação ou 

de quem quer que seja. Nunca prestei qualquer tipo de serviço, remunerado ou não, ao Sr. 

Ricardo Pinheiro ou a qualquer sociedade a que o mesmo esteja ligado, sendo, por isso, 

absolutamente falso ter alguma vez recebido o que quer que seja.» 

45. Na reportagem transmitida no programa «Sexta às 9» no dia 22 de novembro de 

2019, encontram-se várias passagens que se referem ao Queixoso, entre elas o excerto da 

entrevista a Ricardo Pinheiro acima descrita. 

46. Na sequência dessa parte da entrevista, voltam a ser lidos excertos do documento 

enviado à RTP1 por David Teixeira negando o recebimento de contrapartidas económicas. 

47. Logo depois, a apresentadora do programa, Sandra Felgueiras, intervém: «Várias 

fontes ligadas a este negócio do lítio garantiram ao Sexta às 9 que foram feitos pagamentos 

para agilizar o processo de atribuição da licença definitiva. A testemunha-chave, que 

mostrou disponibilidade para nos contar tudo em julho e que em setembro marcou uma 

entrevista connosco, desapareceu pouco tempo depois sem deixar rasto. Trata-se de uma 

pessoa que garante ter assistido aos pagamentos e que nos revelou pormenores únicos que 

nos permitiram confirmar grande parte dos dados que temos vindo a avançar nesta 

investigação. Foi, por isso, baseada em factos, que fiz as perguntas que fiz nesta entrevista. 

Ora, nos últimos anos, Ricardo Pinheiro criou uma teia de relações locais que o levaram a 

contratar dois presidentes de Junta, uma do PS, outro independente, para uma empresa que 

detém e que também interveio no projeto de prospeção de lítio em Montalegre. O empresário 

integra ainda a direção de uma associação ambientalista para a qual levou o atual vice-

presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira. O fundador do projeto, Eduardo Rego, 

demarcou-se e hoje confessa que esta aproximação foi toda uma fachada. Por último, três 

meses antes de conseguir a concessão definitiva para exploração de lítio, Ricardo Pinheiro 

contratou ainda o ex-Secretário de Estado da Internacionalização do último Governo, aliás, 



   

10 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

do primeiro Governo de António Costa. Jorge Costa Oliveira é hoje o consultor financeiro da 

Portugal Lithium.» 

48. Mais à frente, o Queixoso é ainda mencionado pelo seu envolvimento na Global 

Association for Life (GAL) e é, posteriormente, lida a sua resposta: «Por escrito ao Sexta às 

9, David Teixeira garante que já deixou a GAL e que não corresponde à verdade que essa 

associação tenha sido criada com o propósito de promover externamente a exploração de 

lítio em Montalegre.» 

49. Note-se que a promoção ao programa «Sexta às 9» transmitida no dia 21 de 

novembro de 2019 constitui o único conteúdo exibido pela RTP1 que não inclui o 

contraditório do Queixoso, embora este seja mencionado como estando envolvido com 

Ricardo Pinheiro tendo deste recebido contrapartidas económicas. 

50. Recorde-se que o denunciado alega, e envia provas desses contactos, que tentou 

obter respostas da parte de David Teixeira. Afirma ter enviado uma mensagem de correio 

eletrónico ao presidente da Câmara Municipal de Montalegre, embora nessa mensagem o 

Queixoso nunca seja mencionado. 

51. Refere também ter telefonado várias vezes a David Teixeira, através de um número 

de telefone que a RTP possui, e que, por tal não ter surtido efeito, lhe enviou uma mensagem 

escrita (SMS) no dia 19 de novembro de 2020. 

52. Diz a RTP1 que, «em último recurso», enviou uma mensagem de correio eletrónico a 

David Teixeira, através do seu endereço oficial, no dia 22 de novembro de 2019, pelas 

11h16, à qual recebeu posteriormente, pelas 13h00, resposta do Queixoso. 

53. Ora, parece evidente que o denunciado concretizou várias tentativas de obter 

respostas às suas questões. Porém, a questão que se coloca é se tais diligências terão sido as 

mais adequadas. 

54. É preciso referir que o contacto estabelecido, via mensagem de correio eletrónico, 

com o presidente do Município não pode justificar uma suposta tentativa de contraditório 

quando o visado seria outro, o vice-presidente David Teixeira. 

55. O que a RTP1 também não explicou foi a razão pela qual, perante várias tentativas 

infrutíferas de contactar o Queixoso via telefone, e dada a proximidade do dia de exibição da 

reportagem, não recorreu mais cedo ao seu endereço de correio eletrónico oficial (tal como o 



   

11 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

fez para contactar o presidente Orlando Alves) que é, diga-se, uma informação não só oficial 

como fácil de obter através do sítio eletrónico da Câmara Municipal. 

56. Tanto é que, assim que o fez, o Queixoso respondeu fornecendo a sua visão sobre os 

acontecimentos. 

57. Tal procedimento aparenta ser uma prática desleal não permitindo a David Teixeira 

pronunciar-se atempadamente, e eventualmente por outras vias de contacto, sobre a matéria 

em que se viu envolvido. 

58. E dada a gravidade das acusações, ou insinuações, de que foi alvo, seria exigível à 

RTP1 um procedimento dotado de maior racionalidade, ou seja, o recurso a vias alternativas 

oficiais, na obtenção das declarações do visado. 

59. Não cabe à ERC averiguar se o número de telefone de David Teixeira de que a RTP1 

dispõe será efetivamente do Queixoso ou se a sua base de dados de contactos estará 

atualizada. Contudo, o que não se compreende nos procedimentos do denunciado é a 

insistência numa via de contacto que se mostrou infrutífera quando tinha ao seu dispor 

alternativas mais fiáveis, como o endereço de correio eletrónico oficial de David Teixeira. 

60. A este propósito não se pode também aceitar o argumento do denunciado de que as 

promoções ao programa «são construídas com material disponível e destinam-se, como o 

nome indica, a promover o programa, sem divulgar o seu conteúdo. São pequenas peças com 

referências promocionais que se querem apelativas, não são conteúdos de natureza 

informativa.» 

61. Em primeiro lugar, deve dizer-se que, ao contrário do alegado, as promoções a 

programas informativos não se encontram dispensadas dos deveres de rigor informativo, na 

medida em que são conteúdos de cariz jornalístico e informativo. 

62. Em segundo lugar, cabe editorialmente à RTP1 selecionar os conteúdos da 

reportagem que comporão as respetivas promoções. E dada a profusão de conteúdos 

veiculados na reportagem do programa «Sexta às 9», não seria necessário selecionar 

precisamente aqueles que visam o Queixoso para a tornar mais «apelativa». E não seria, 

sobretudo, porque, à data, a RTP1 não dispunha ainda do contraditório de David Teixeira 

sobre alegações graves que sobre si pendiam. 



   

12 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

63. Por esse motivo, considera-se que a RTP1 desrespeitou o disposto na alínea e) do n.º 

1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista cuja última parte prevê como dever do exercício da 

profissão «ouvir as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

64. Embora os restantes conteúdos contenham excertos das declarações enviadas por 

David Teixeira à RTP1, o discurso do denunciado aí veiculado contrapõe a versão do 

Queixoso de que não recebeu contrapartidas económicas através de assunções da RTP1 

sobre provas que terá obtido. A título de exemplo, veja-se a introdução do pivô do 

«Telejornal» de dia 22 de novembro de 2019: «Mas o programa Sexta às 9 da RTP 

identificou uma teia de relações que ligam Ricardo Pinheiro ao atual vice-presidente da 

Câmara de Montalegre e a dois presidentes de Juntas de Freguesia do concelho.» Portanto, 

significaria que, apesar de David Teixeira ter desmentido as alegações, a RTP1 deteria 

provas do seu contrário. 

65. Em sede de pronúncia, o denunciado defende que «as respostas cruzadas, obtidas 

pelo programa Sexta às 9 quer na entrevista que a jornalista Sandra Felgueiras fez a Ricardo 

Pinheiro quer nas declarações enviadas por escrito pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara de 

Montalegre não são coincidentes. Enquanto o primeiro não confirma nem desmente a 

existência de pagamentos a David Teixeira respondendo repetidamente e apenas 

“demonstrem”, o segundo nega esses recebimentos.» 

66. A análise aos conteúdos controvertidos não permitiu identificar qualquer evidência 

que comprove que as declarações do Queixoso não seriam verdadeiras, nem tão pouco que 

tivesse existido efetivamente pagamento de contrapartidas económicas. 

67. Resulta também tratar-se de um salto interpretativo sem correspondência com a 

verdade jornalística assumir que o entrevistado Ricardo Pinheiro não confirmou ou 

desmentiu as alegações, por afirmar «demonstrem», tornando as suas declarações não 

coincidentes com as de David Teixeira. 

68. Ao assumir uma determinada tese sem sustentação factual, mas apenas em 

interpretações sobre o que terá ocorrido, parece a RTP1 incorrer numa espécie de jornalismo 

justiceiro prejudicial tanto à profissão como à própria democracia. 

69. O jornalismo tem uma função essencial nas sociedades democráticas de escrutínio 

dos vários poderes e interesses, públicos e privados. Porém, nem, por um lado, se pode 

substituir às decisões da Justiça, nem, por outro, deve veicular acusações ou insinuações sem 



   

13 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

que as acompanhe de provas obtidas através do trabalho jornalístico em observância das 

regras do rigor, da ética e da deontologia da profissão. 

70. Importa ainda, no que se relaciona com as imputações que são feitas ao Queixoso, 

assinalar as afirmações proferidas pela apresentadora do programa «Sexta às 9», Sandra 

Felgueiras, na edição do dia 22 de novembro de 2019, e transcritas no ponto 47 desta 

deliberação. 

71. As referidas declarações são alegadamente baseadas em afirmações fornecidas por 

uma «testemunha-chave» que as terá transmitido à equipa do programa. 

72. Acontece que, de acordo com a apresentadora, essa mesma testemunha terá 

desaparecido «sem deixar rasto» antes de ser entrevistada pela equipa. 

73. Em primeiro lugar, deve assinalar-se que, tal como vertido na alínea a) do n.º 2 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, é dever da profissão, quando se justifique, a proteção da 

confidencialidade das fontes de informação. Excetuam-se os casos em que tal é utilizado 

para «obter benefícios ilegítimos ou para veicular informações falsas». 

74. No caso concreto, parece que a referida fonte de informação ainda não teria 

fornecido todos os elementos necessários à investigação jornalística, na medida em que a 

entrevista não chegou a realizar-se (veja-se: «mostrou disponibilidade para nos contar tudo 

em julho e que em setembro marcou uma entrevista connosco, desapareceu pouco tempo 

depois sem deixar rasto»). Isto significa que a equipa do programa não estaria na posse de 

todas as informações relevantes de modo a poder confirmá-las, tal como é exigível em 

matéria de rigor informativo. 

75. Adicionalmente, a própria apresentadora sustenta que foi com base nessas 

informações que fez as perguntas ao principal entrevistado do programa, Ricardo Pinheiro. 

76. Ora, considerando a gravidade das imputações feitas ao Queixoso, assim como o 

facto de tais informações não terem sido verificadas e confirmadas pelo denunciado, era 

dever da RTP1, em conformidade com o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista, abster-se de a elas recorrer, sob pena de construir um juízo não 

devidamente sustentado acerca de David Teixeira prejudicando o seu direito ao bom nome, 

salvaguardado no artigo 26.º da Constituição da República Portuguesa (CRP), e em 

cumprimento das suas obrigações previstas no n.º 1 do artigo 34.º da Lei da Televisão, assim 

como no seu n.º 2, alínea b). 



   

14 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

77. Pelo exposto, considera-se que os conteúdos supra identificados transmitidos pela 

RTP1 não garantiram a devida audição das partes com interesses atendíveis, nem a exigível 

confirmação das informações veiculadas, recorrendo ao alarmismo e sensacionalismo em 

detrimento da apresentação objetiva e factual da matéria em causa, em violação do disposto 

nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, e da alínea b) do n.º 2 do 

artigo 34.º da Lei da Televisão. 

78. No caso concreto, tais práticas são, ainda, suscetíveis de desrespeitar o direito ao bom 

nome do Queixoso, previsto no artigo 26.º da CRP, assim como constituem um 

incumprimento das obrigações da RTP1 plasmadas no n.º 1 do artigo 34.º da Lei da 

Televisão.  

 

VI. Deliberação 

Apreciada uma queixa contra a RTP1 a propósito de uma reportagem transmitida na edição 

de 22 de novembro de 2019 do programa «Sexta às 9», uma peça promocional ao referido 

programa transmitida durante a emissão de 21 de novembro de 2019, duas peças jornalísticas 

transmitidas na edição de 22 de novembro de 2019 do «Jornal da Tarde» e do «Telejornal» 

sobre o mesmo tema, o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes, respetivamente, na alínea d) do artigo 7.º, nas alíneas d), e) e j) do 

artigo 8.º, e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera: 

1. Verificar que os conteúdos controvertidos, e que estão na origem da queixa 

apresentada por David Teixeira contra a RTP1, se mostram desconformes com algumas 

regras tributárias da atividade jornalística, a saber, e em concreto, as que impõem a 

rejeição do sensacionalismo, a validação e confirmação das informações obtidas e um 

adequado exercício do contraditório (cf. artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), do Estatuto do 

Jornalista); 

2. Pelos mesmos motivos, observar o incumprimento das obrigações de rigor da RTP1 

contidas na alínea b) do n.º 2 do artigo 34.º da Lei da Televisão; 

3. Verificar que tais práticas de exercício da profissão violam o disposto no n.º 1 do 

artigo 34.º da Lei da Televisão por incumprimento das obrigações de garantia do respeito 



   

15 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

pelos direitos fundamentais, designadamente, o direito ao bom nome do Queixoso, valor 

constitucionalmente protegido nos termos do artigo 26.º da Lei Fundamental. 

Instar a RTP1 a abster-se de assumir formas de jornalismo sensacionalistas prejudiciais aos 

que nelas se veem envolvidos, ao próprio exercício da profissão e à democracia.  

 

Lisboa, 18 de novembro de 2020 

 

O Conselho Regulador, 

 

 

 

Sebastião Póvoas 

 

 

 

Mário Mesquita 

 

 

 

Francisco Azevedo e Silva 

 

 

 

Fátima Resende 

 

 

 

João Pedro Figueiredo 

 

  



   

16 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

Relatório de análise de conteúdo referente ao processo 500.10.01/2019/394 

A. Promoção ao programa «Sexta às 9» transmitida no dia 21 de novembro de 

2019 

1. A peça de promoção ao programa «Sexta às 9» transmitida durante a emissão de 21 

de novembro de 2019 da RTP1 tem a seguinte introdução da voz off: «São revelações únicas 

sobre o caso que mais controvérsia tem gerado no país. O empresário que ganhou a 

concessão do Estado para explorar lítio em Montalegre responde a tudo o que levanta 

suspeitas ao Ministério Público.» 

2. Segue-se um excerto do referido programa que consiste numa entrevista a Ricardo 

Pinheiro que não é identificado na promoção: 

[Sandra Felgueiras] «O Ricardo nunca pagou nada a ninguém?» 

[Ricardo Pinheiro, entrevistado, não identificado] «Eu nunca paguei nada a ninguém.» 

[Sandra Felgueiras] «Nem nunca enviou um cheque, nomeadamente ao atual vice-

presidente David Teixeira?» 

[Ricardo Pinheiro, entrevistado, não identificado] «Então que demonstrem.» 

[Sandra Felgueiras] «E inclusive cheques para chegarem ao mais alto poder político?» 

[Ricardo Pinheiro, entrevistado, não identificado] «Que demonstrem.» 

3. A voz off intervém de novo: «Descobrimos que este empresário contratou dois 

presidentes de Junta e tornou-se dirigente da associação desta reconhecida voz dos 

documentários de vida selvagem. Ao lado do atual vice-presidente da Câmara de 

Montalegre.» 

4. Surge outro excerto do programa revelando parte da entrevista a Eduardo Rego que 

também não é identificado na promoção: 

[Sandra Felgueiras] «Acha que a GAL foi uma fachada?» 

[Eduardo Rego, entrevistado, não identificado] «A GAL pode ter sido aproveitada como 

tal, não é?» 

5. A promoção termina com nova intervenção da voz off: «O escândalo do lítio em 

Montalegre. Terceira parte. A não perder esta sexta às 9 logo a seguir ao Telejornal.» 

 

B. Headline da edição de 22 de novembro de 2019 do «Jornal da Tarde» 



   

17 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

6. A edição do «Jornal da Tarde» de dia 22 de novembro de 2019 teve início às 12h59 e 

o primeiro headline na sua abertura teve uma duração de 9 segundos. O texto lido pela voz 

off é o seguinte: «O Sexta às 9 investigou as ligações do empresário que ganhou a concessão 

do lítio em Montalegre a elementos da autarquia.» 

 

C. Peça jornalística da edição de 22 de novembro de 2019 do «Jornal da Tarde» 

7. A peça de promoção ao programa «Sexta às 9», a primeira do alinhamento da edição 

de 22 de novembro de 2019 do «Jornal da Tarde» da RTP1, teve uma duração de 3 minutos 

e 36 segundos e a seguinte introdução do pivô: «Boa tarde. O empresário que ganhou a 

polémica concessão definitiva para a exploração de lítio em Montalegre nega ter pago 

qualquer contrapartida económica a governantes. O Sexta às 9 descobriu, no entanto, uma 

teia de relações que ligam Ricardo Pinheiro ao atual vice-presidente da Câmara de 

Montalegre. Ligações que incluem uma associação ambientalista, uma empresa que fez um 

único ajuste direto com a autarquia e outra sociedade para a qual contratou dois presidentes 

de Junta que também intervieram no projeto da concessão da chamada mina da Sepeda.» 

8. Depois da intervenção da voz off, segue-se um excerto do referido programa que 

consiste numa entrevista a Ricardo Pinheiro, identificado enquanto «sócio Lusorecursos 

Portugal Lithium»: 

[Sandra Felgueiras] «Nunca pagou nada a ninguém?» 

[Ricardo Pinheiro] «Eu nunca paguei nada a ninguém.» 

[Sandra Felgueiras] «Nem nunca enviou um cheque, nomeadamente ao atual vice-

presidente David Teixeira?» 

[Ricardo Pinheiro] «Cheque ao Dr. David Teixeira?» 

[Sandra Felgueiras] «Dinheiro.» 

[Ricardo Pinheiro] «Nunca paguei.» 

[Sandra Felgueiras] «Há fontes locais que garantem que foram feitos pagamentos ao 

atual vice-presidente.» 

[Ricardo Pinheiro] «Então, que demonstrem.» 

9. No final da peça, o pivô diz: «Ora, há instantes e depois de vários contactos 

infrutíferos por parte do Sexta às 9, o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David 

Teixeira, também negou ter recebido quaisquer quantias do empresário Ricardo Pinheiro. 



   

18 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

Esta é uma investigação Sexta às 9 que vai poder ver na íntegra logo à noite a seguir ao 

Telejornal.» 

 

D. Peça jornalística da edição de 22 de novembro de 2019 do «Telejornal» 

10. A peça de promoção ao programa «Sexta às 9», a quarta do alinhamento da edição 

de 22 de novembro de 2019 do «Telejornal» da RTP1, teve uma duração de 3 minutos e 27 

segundos e a seguinte introdução do pivô: «O empresário que ganhou a concessão do lítio 

em Montalegre negou ter pago contrapartidas económicas a governantes. Mas o programa 

Sexta às 9 da RTP identificou uma teia de relações que ligam Ricardo Pinheiro ao atual vice-

presidente da Câmara de Montalegre e a dois presidentes de Juntas de Freguesia do 

concelho.» 

11. Depois da intervenção da voz off, segue-se um excerto do referido programa que 

consiste numa entrevista a Ricardo Pinheiro, identificado enquanto «sócio Lusorecursos 

Portugal Lithium»: 

[Sandra Felgueiras] «Nunca pagou nada a ninguém?» 

[Ricardo Pinheiro] «Eu nunca paguei nada a ninguém.» 

[Sandra Felgueiras] «Nem nunca enviou um cheque, nomeadamente ao ex... ao atual 

vice-presidente David Teixeira?» 

[Ricardo Pinheiro] «Cheque ao Dr. David Teixeira?» 

[Sandra Felgueiras] «Dinheiro.» 

[Ricardo Pinheiro] «Nunca paguei.» 

[Sandra Felgueiras] «Há fontes locais que garantem que foram feitos pagamentos ao 

atual vice-presidente.» 

[Ricardo Pinheiro] «Então, que demonstrem.» 

12. Após este diálogo, a voz off lê excertos de um documento que surge no ecrã 

identificado como sendo da autoria de David Teixeira: «Nunca em momento algum recebi 

qualquer cheque ou qualquer quantia monetária do Sr. Ricardo Pinheiro, de qualquer 

sociedade a que o mesmo tenha ligação ou de quem quer que seja. Nunca prestei qualquer 

tipo de serviço, remunerado ou não, ao Sr. Ricardo Pinheiro ou a qualquer sociedade a que o 

mesmo esteja ligado, sendo, por isso, absolutamente falso ter alguma vez recebido o que 

quer que seja.» 



   

19 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

 

E. Reportagem transmitida no dia 22 de novembro de 2019 no programa «Sexta 

às 9» 

13. A edição de 22 de novembro de 2019 do programa «Sexta às 9» da RTP1 teve início 

às 20h59 e uma duração de 38 minutos. 

14. Na introdução da reportagem, a voz off diz: «Esta noite, revelamos a teia de relações 

que o empresário que ganhou a concessão definitiva de lítio criou em Montalegre. Ricardo 

Pinheiro contratou dois presidentes de Junta para trabalhar noutra empresa que também 

participou no pedido de exploração feito ao Estado. Na mesma altura, o sócio da 

Lusorecursos e o vice-presidente da Câmara de Montalegre associaram-se ao movimento 

ambientalista de Eduardo Rego que hoje se sente utilizado.» 

15. Mais à frente na reportagem é mostrado um excerto da entrevista a Ricardo Pinheiro, 

identificado enquanto «administrador da Lusorecursos Portugal Lithium»: 

[Sandra Felgueiras] «E o Ricardo nunca pagou nada a ninguém?» 

[Ricardo Pinheiro] «Eu nunca paguei nada a ninguém.» 

[Sandra Felgueiras] «Nem nunca enviou um cheque, nomeadamente ao ex... ao atual 

vice-presidente David Teixeira?» 

[Ricardo Pinheiro] «Cheque ao Dr. David Teixeira?» 

[Sandra Felgueiras] «Dinheiro.» 

[Ricardo Pinheiro] «Nunca paguei.» 

[Sandra Felgueiras] «Há fontes locais que garantem que foram feitos pagamentos ao 

atual vice-presidente.» 

[Ricardo Pinheiro] «Então, que demonstrem.» 

16. Nesse seguimento, a voz off afirma, lendo excertos de um texto que surge no ecrã: 

«Por escrito, David Teixeira garantiu ao Sexta às 9 que “nunca em momento algum recebi 

qualquer cheque ou qualquer quantia monetária do Sr. Ricardo Pinheiro, de qualquer 

sociedade a que o mesmo tenha ligação ou de quem quer que seja. Nunca prestei qualquer 

tipo de serviço, remunerado ou não, ao Sr. Ricardo Pinheiro.» 

17. Logo depois, a apresentadora do programa, Sandra Felgueiras, diz: «Várias fontes 

ligadas a este negócio do lítio garantiram ao Sexta às 9 que foram feitos pagamentos para 

agilizar o processo de atribuição da licença definitiva. A testemunha-chave, que mostrou 



   

20 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

disponibilidade para nos contar tudo em julho e que em setembro marcou uma entrevista 

connosco, desapareceu pouco tempo depois sem deixar rasto. Trata-se de uma pessoa que 

garante ter assistido aos pagamentos e que nos revelou pormenores únicos que nos 

permitiram confirmar grande parte dos dados que temos vindo a avançar nesta investigação. 

Foi, por isso, baseada em factos, que fiz as perguntas que fiz nesta entrevista. Ora, nos 

últimos anos, Ricardo Pinheiro criou uma teia de relações locais que o levaram a contratar 

dois presidentes de Junta, uma do PS, outro independente, para uma empresa que detém e 

que também interveio no projeto de prospeção de lítio em Montalegre. O empresário integra 

ainda a direção de uma associação ambientalista para a qual levou o atual vice-presidente da 

Câmara de Montalegre, David Teixeira. O fundador do projeto, Eduardo Rego, demarcou-se 

e hoje confessa que esta aproximação foi toda uma fachada. Por último, três meses antes de 

conseguir a concessão definitiva para exploração de lítio, Ricardo Pinheiro contratou ainda o 

ex-Secretário de Estado da Internacionalização do último Governo, aliás, do primeiro 

Governo de António Costa. Jorge Costa Oliveira é hoje o consultor financeiro da Portugal 

Lithium.» 

18. Num momento posterior da reportagem, a voz off intervém de novo: «O certo é que 

também na Global Association for Life há uma ligação entre Ricardo Pinheiro e os políticos 

locais. Dos corpos sociais da GAL fez também parte o líder da Comissão Política do PS de 

Montalegre, o vice-presidente da Câmara David Teixeira, que em documentos oficiais surge 

como presidente da Assembleia Geral da organização.» 

19. São depois mostrados excertos das entrevistas feitas a Eduardo Rego e a Ricardo 

Pinheiro: 

[Eduardo Rego] «O David Teixeira é subsequente, portanto, aparece quase de imediato, 

mas vem... 

[Sandra Felgueiras] «Pela mão de Ricardo Pinheiro?» 

[Eduardo Rego] «Pela mão de Ricardo Pinheiro...» 

[Ricardo Pinheiro] «Há muitos meses que não falo com ele, porque o nosso interlocutor 

entre 2016 e 2017 quem tinha o pelouro da Câmara era o vice-presidente David Teixeira. 

A partir de sete... de há um ano para cá, o presidente Orlando disse que o interlocutor da 

Câmara era ele próprio.» 



   

21 

500.10.01/2019/394 

EDOC/2019/10687 

20. De novo, a voz off lê excertos de um texto que surge no ecrã: «Por escrito ao Sexta 

às 9, David Teixeira garante que já deixou a GAL e que não corresponde à verdade que essa 

associação tenha sido criada com o propósito de promover externamente a exploração de 

lítio em Montalegre.» 

21. Mais à frente, a voz off intervém de novo sobre esta matéria: «Na verdade, tal como 

aconteceu no mundo empresarial, com o afastamento de antigos sócios, também na 

organização não governamental que fundou, e para a qual chamou o líder do PS de 

Montalegre, David Teixeira, Ricardo Pinheiro segue agora caminho sem Eduardo Rego.» 

 

Departamento de Análise de Media 


