
 

 

 

 

 

Deliberação  

ERC/2021/142 (CONTJOR-I) 

 

 

 

Queixa de Avelino Gaspar, Paulo Gaspar e Triun-SGPS, S.A. contra o 

Correio da Manhã por falta de rigor informativo e violação do direito 

ao bom nome e reputação em diversas peças jornalísticas 

publicadas entre 15 de setembro e 12 de novembro de 2020 
 

 

 

 

 

 

 

Lisboa 

28 de abril de 2021



   

1 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2021/142 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Avelino Gaspar, Paulo Gaspar e Triun – SGPS, S.A. contra o jornal Correio da Manhã, 

propriedade da COFINA, SGPS, S.A., por falta de rigor informativo e violação do direito ao 

bom nome e reputação em diversas peças jornalísticas analisadas, publicadas entre os 

dias 15 de setembro e 12 de novembro de 2020 

 

I. Da Queixa 

1. Na sequência de uma queixa de Avelino Gaspar, Paulo Gaspar e Triun – SGPS, S.A. (doravante, 

Queixosos) contra o jornal Correio da Manhã (doravante, CM ou Denunciado), por falta de rigor 

informativo e violação do direito ao bom nome e reputação em diversas peças jornalísticas 

analisadas publicadas entre os dias 15 de setembro e 12 de novembro de 2020, foi aberto um 

procedimento de queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC). 

2. Em relação à peça de dia 15 de setembro de 2020, com o título «Patrão da Lusiaves investigado 

pelo Ministério Público» e com o subtítulo «Avelino Gaspar, que foi acusado de insolvência dolosa e 

branqueamento, investe na Media Capital», alegam os Queixosos que o subtítulo é falso e 

sensacionalista. 

3. Referem que «o Participante Avelino Gaspar não investiu na Media Capital porque quem investiu foi a 

empresa Triun, liderada pelo Participante Paulo Gaspar, não tendo o Participante Avelino Gaspar 

qualquer relação societária com a Triun, nem de titularidade (...)». 

4. Acrescentam ainda que a acusação pelo crime de insolvência dolosa data de 14 de fevereiro de 

2019, tendo o Acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra declarado o procedimento definitivamente 

extinto em 30 de junho de 2020. Os Queixosos consideram por isso que a notícia não tem qualquer 

atualidade e que não foi devidamente enquadrada nem ficou clara qual foi a decisão final das 

autoridades. 

5. Na notícia de 24 de setembro de 2020, com o título e chamada de capa «Pai do dono da TVI 

envolvido no escândalo BPN», esclarecem os Queixosos que «o Participante Avelino Gaspar não é 

pai do dono da TVI (...)».  «Quem poderá vir a ser a dona de uma participação na Media Capital é a 



   

2 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

sociedade Triun, e mesmo essa na presente data ainda não é “dona” da TVI, pois apenas existe um 

contrato promessa de cessão de quotas que poderá, ou não, ser traduzido no contrato definitivo». 

6. Mais referem ser falso que «o Participante Avelino Gaspar tenha estado envolvido em “qualquer 

escândalo” relativo ao antigo BPN», voltando a questionar a atualidade e o interesse noticioso de 

acontecimentos do ano de 2004. 

7. Continuam dizendo que numa caixa de texto destacada da notícia «vem aludir ao Participante 

Avelino Gaspar como “Rei dos frangos”», sendo que, segundo os Queixosos, essa expressão é 

publicamente usada para se referir ao empresário José António dos Santos. 

8. Referem os Queixosos que «tais notícias sobre o denominado “Rei dos frangos” têm, quase sempre, 

uma conotação negativa e pejorativa, designadamente por associação do referido empresário a 

negócios questionáveis (...)». 

9. Sustentam os Queixosos que o Denunciado pretende «criar no leitor a confusão propositada entre o 

empresário amplamente conhecido como “Rei dos frangos”, José António dos Santos, e o 

Participante Avelino Gaspar», até na referência errada à produção de codornizes, que o Grupo 

Lusiaves não produz, mas sim o Grupo Valouro. 

10. Dizem os Queixosos que também em texto autónomo à notícia afirma-se: «Empresário Aparece 

também associado ao Montepio e ao BES».  

11. Sustentam os Queixosos que tal texto visa apenas denegrir a imagem do Participante Avelino 

Gaspar, «numa clara alusão a processos mediáticos em curso envolvendo as duas instituições 

bancárias, mas aos quais o Participante Avelino Gaspar é completamente alheio». 

12. Defendem ainda que «o artigo jornalístico em questão é uma mescla de temas sem conexão entre 

si, o que se verifica do ponto de vista das imagens que acompanham o texto, em particular as 

imagens do BPN e do seu Presidente Oliveira e Costa». 

13. Consideram os Queixosos que existiu uma «evidente intenção do Correio da Manhã de associar a 

imagem do Participante Avelino Gaspar, e dos Participantes Paulo Gaspar e Triun, à do BPN e de 

Oliveira e Costa, e dessa forma denegrir gravemente os Participantes (...)». 

14. Referem os Queixosos que «no final do artigo jornalístico em apreço, o Correio da Manhã ainda refere 

o seguinte: “Já Avelino Gaspar garantiu “nunca ter sido ouvido a propósito” deste caso” (...)». 



   

3 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

15. Sustentam que a resposta foi «deturpada e aproveitada abusivamente no artigo jornalístico em 

questão», tendo o Denunciado destacado cinco palavras retiradas do contexto em que foram 

proferidas. Acrescentam que o pedido de esclarecimentos dirigido a Avelino Gaspar foi feito de modo 

ardiloso, com o objetivo de direcionar a sua resposta, e fazendo referência a uma ação judicial cujo 

número de processo o queixoso desconhece e «tanto quanto conseguiu apurar, nem sequer 

existe». 

16. Defendem também que «de forma completamente desconexa com o restante teor do artigo 

jornalístico, o Correio da Manhã aborda com grande destaque, em metade do espaço das duas 

páginas em causa, a questão da aquisição das participações sociais da Media Capital (...)», com o 

objetivo de «associar o negócio da Media Capital, no qual a Cofina é parte interessada, ao título do 

artigo jornalístico que é extremamente pejorativo e difamatório e que (...) é falso e reporta-se ao ano 

de 2004, não tendo qualquer actualidade». 

17. Sobre a notícia do dia 28 de setembro de 2020, com o título «Interesses no imobiliário, agricultura, 

tintas e têxteis» e com o subtítulo «Surpresa investidores não tinham, até agora, qualquer ligação 

ao negócio dos media», os Queixosos reiteram a argumentação aduzida em relação às notícias 

anteriores. 

18. Em relação à nota editorial que acompanha o artigo, entendem os Queixosos que «para além de 

revelar a verdadeira intenção da Cofina de usar o seu Jornal, de forma abusiva e inaceitável, como 

arma aguçada contra aqueles que têm legítimas pretensões relativamente à aquisição da Media 

Capital, constitui uma opinião não isenta do seu autor e consiste também numa intolerável forma de 

pressionar e condicionar a ERC no exercício das suas atribuições e competências legais de 

supervisão e fiscalização no que diz respeito à titularidade dos órgãos de comunicação social e 

designadamente à titularidade do capital social da empresa detentora da TVI». 

19. Já sobre a notícia de dia 10 de outubro de 2020, com o título «Mário Ferreira obrigado a lançar OPA à 

dona da TVI», defendem os Queixosos que o Denunciado recorre «a uma escrita nada rigorosa, de 

interpretação necessariamente dúbia e que corporiza imputações com as quais visa 

simultaneamente atingir todos os Participantes, de modo a alcançar o seu fim último que é 

confundir a opinião pública, ofender e descredibilizar os Participantes e dessa forma afectar o 

negócio de aquisição pela Participante Triun de uma parte do capital social da Media Capital». 



   

4 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

20. Afirmam ainda os Queixosos que os artigos de dias 27 de outubro e 12 de novembro de 2020, com 

os títulos «ERC remete mexidas acionistas para a CMVM» e «Ferreira quer mulher na administração 

da TVI», são «mais uma “réplica” dos artigos jornalísticos de 15/09/2020 e 24/09/2020». 

21. Sustentam os Queixosos que a notícia, ao referir-se ao Queixoso Avelino Gaspar como «investigado 

pelo Ministério Público», sem qualquer outro enquadramento, visou «criar uma suspeição aos olhos 

da opinião pública e propiciar a formulação de juízos negativos sobre o visado». Consideram 

também que «da forma como está escrito o artigo não é sequer possível ao leitor distinguir/concluir 

com clareza se os afirmados envolvimentos no “escândalo BPN” ou as acusações “pelo Ministério 

Público de crimes de insolvência dolosa e branqueamento de capitais” são imputadas ao 

Participante Avelino Gaspar ou ao Participante Paulo Gaspar, ambos empresários». 

22. Tendo em conta o exposto, entendem os Queixosos que «o Correio da Manhã e o seu Director 

actuam com um flagrante abuso de liberdade de imprensa, em detrimento da isenção, 

independência e rigor informativo que deveriam presidir a todo e qualquer artigo jornalístico, 

recorrendo despudoradamente ao sensacionalismo, violando o Estatuto Editorial do Correio da 

Manhã e em frontal e consciente atropelo dos direitos, liberdades e garantias pessoais dos 

Participantes». 

23. Consideram ainda que a Cofina instrumentalizou «o Correio da Manhã ao serviço da OPA que está a 

lançar sobre a Media Capital, procurando por essa via denegrir, descredibilizar e enfraquecer os 

concorrentes, entre os quais a Triun, servindo os artigos jornalísticos aqui em apreço o único 

propósito de tentar frustrar o negócio que a PRISA tem acordado com a Triun e restantes 

compradores e consequentemente para que a OPA em curso seja bem sucedida». 

24. Referem ainda que «tomaram conhecimento dos artigos jornalísticos acima melhor identificados 

nas datas de publicação das referidas edições do Correio da Manhã, tendo-se verificado a difusão 

pública do primeiro artigo no dia 15/09/2020 (...)». 

25. Concluem requerendo: 

a) Que seja proferida pela ERC «decisão vinculativa que «ordene ao Diretor do Correio da Manhã que na 

publicação de quaisquer artigos jornalísticos com referência aos Participantes seja garantida a 

isenção, rigor, objetividade da informação difundida, que se abstenha de ofender o bom-nome dos 

mesmos e de recorrer ao sensacionalismo e que garanta o cumprimento dos demais deveres 

deontológicos»; 



   

5 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

b) Que seja determinada «a abertura de um processo de averiguações, visando apurar se desde o novo 

anúncio da OPA da Cofina sobre a Media Capital (12 de Agosto de 2020) tem sido garantido o 

respeito pelo Estatuto Editorial, isenção e independência do Correio da Manhã e dos seus jornalistas 

face aos interesses económicos da sociedade que detém a referida publicação diária, 

concretamente no que diz respeito ao negócio da aquisição da Media Capital»; 

c) «Que determine a abertura de procedimento contra-ordenacional contra a empresa proprietária do 

Correio da Manhã pela prática das contra-ordenações decorrentes das supra denunciadas condutas 

ilícitas imputáveis aos Participados, entre o mais nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea c), da Lei de 

Imprensa». 

 

II. Defesa do Denunciado 

26. Notificado para se pronunciar em sede de oposição, o Denunciado começa por dizer que cumpre o 

seu Estatuto Editorial e por ele rege a sua atividade. 

27. Defende que «os jornais têm total liberdade para publicarem qualquer tema que entendam ser 

relevante sem que para tal necessitem de informar a sociedade detentora do título nem esta pode 

proibir ou impor a publicação de quaisquer conteúdos». 

28. Alega o Denunciado que não existiu por isso «qualquer intervenção da Administração nos conteúdos 

que são publicados». 

29. Continua dizendo que «os conteúdos em causa divulgados pelo Jornal “Correio da Manhã” (...) são 

conteúdos legítimos e que foram divulgados no âmbito da liberdade de expressão e de imprensa». 

30. Sustenta o Denunciado que em relação às notícias de 15 e 16 de setembro de 2020, «nos termos do 

artigo 55.º dos Estatutos da ERC à data de apresentação da presente queixa, o direito dos Queixosos 

já havia há muito caducado», pelo que não devem ser tidas em conta. 

31. Sem prescindir, o Denunciado considera que as notícias visadas «têm manifesto interesse público, 

não constituindo qualquer tipo de imputação aos queixosos», tendo sido publicadas ao abrigo da 

liberdade de imprensa e de informação. 

32. Mais dizem que «a idoneidade dos intervenientes ou dos futuros acionistas da Media Capital ou a 

transparência do negócio de aquisição de 20% da Media Capital pela sociedade Triun não é mera 

curiosidade mas sim do interesse da coletividade, merecendo todo o escrutínio público», uma vez 



   

6 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

que estavam em causa «os futuros Administradores de um grupo importante de media em Portugal, 

detentor de uma licença de televisão generalista, com influência da opinião pública». 

33. Defende ainda que «foram apenas publicadas informações verdadeiras (...)» que foram obtidas 

junto do site institucional da CMVM, bem como junto de fontes fidedignas. 

34. Alega também que o «queixoso Avelino Gaspar foi efetivamente investigado e acusado pelos crimes 

de insolvência dolosa e de branqueamento de capitais, tendo apenas o primeiro dos crimes ficado 

pela fase de instrução (...)». 

35.  Entende também o Denunciado que as notícias divulgadas não ofendem o bom nome e reputação 

dos Queixosos, uma vez que não foram «tecidas considerações acerca dos factos relatados, tendo 

tão só sido dada a conhecer a envolvência destes e de outros possíveis acionistas da Media 

Capital». 

36. Considera o Denunciado que «pela forma como foi exposta a matéria foi acautelado, com a devida 

diligência, o equilíbrio da informação e garantido o rigor informativo, o que revela a 

insusceptibilidade da ofensa ao bom nome e honra dos Queixosos». 

37. Conclui requerendo o arquivamento do presente processo «por falta absoluta de ilícito que o 

justifique». 

 

III. Audiência de Conciliação 

38. Tendo sido notificadas as partes para a realização da audiência de conciliação, nos termos do artigo 

57.º dos Estatutos da ERC, a mesma não se realizou uma vez que os Queixosos informaram que, 

atendendo à posição manifestada pelo Denunciado na sua oposição, não havia interesse na sua 

realização. 

 

IV. Análise e Fundamentação 

39. Além da defendida violação do direito ao bom nome e reputação, a queixa apresentada contra o CM 

tem como catalisador a alegada falta de rigor e o sensacionalismo de um conjunto de peças 

informativas publicadas entre 15 de setembro (online) e 12 de novembro de 20201.  

                                                      
1 A descrição das peças consta como anexo do presente documento. 



   

7 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

40. A título de questão prévia, alegam os Queixosos que a queixa relativa à peça publicada na edição 

online de 15 de setembro e na edição impressa de 16 de setembro já caducou nos termos do artigo 

55.º dos Estatutos da ERC. 

41. O artigo 55.º dos Estatutos da ERC estabelece que «qualquer interessado pode apresentar queixa 

relativa a comportamento suscetível de configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de 

quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às atividades de comunicação social desde 

que o faça no prazo máximo de 30 dias a contar do conhecimento dos factos (...)». 

42. A queixa deu entrada na ERC no dia 28 de outubro de 2020, tendo os Queixosos afirmado que 

tiveram conhecimento das peças visadas nas datas da sua divulgação. 

43. Assistindo razão ao Denunciado relativamente à extemporaneidade da queixa quanto à peça 

publicada online pelo CM a 15 de setembro e em papel a 16 de setembro, por caducidade do prazo 

para apresentação de queixa, a análise não a incluirá. Contudo, faz-se-lhe referência com vista ao 

enquadramento da matéria, já que as peças abordam todas as mesmas questões, ainda que se 

detetem algumas nuances entre elas. 

44. O negócio da Media Capital é o denominador comum – assinale-se que a Cofina, que é detentora do 

CM, é uma pretendente à aquisição da Media Capital. 

45. Paulo Gaspar, um dos queixosos, preside à Triun SGPS uma das sociedades empresariais envolvidas 

no processo de aquisição da parcela da Prisa na Media Capital (detentora da TVI). É filho de Avelino 

Gaspar, dono da Lusiaves, que também é queixoso no processo, porquanto lhe é feita referência nas 

peças em análise. 

46. Se a titulação da peça de 15 e 16 de setembro envolvia Avelino Gaspar diretamente no negócio da 

Media Capital2, as peças seguintes não voltam a revelar essa inexatidão, mas persistem em 

relacionar o dono da Lusiaves com o negócio da Media Capital, na qual é o seu filho que está 

envolvido, e em associá-lo a processos judiciais. 

47. Na edição de 24 de setembro de 2020, a pretexto de uma “Polémica na televisão”, Avelino Gaspar 

surge simultaneamente como «pai de “dono” da TVI» e em associação ao “escândalo do BPN”, duas 

condições que o queixoso rejeita. 

                                                      
2 Nos títulos: “Investidor na TVI - Empresário acusado de branqueamento” (primeira página da edição impressa) e 

“Justiça – Avelino Gaspar, que foi acusado de insolvência dolosa e branqueamento, investe na Media Capital” 

(subtítulo interno da peça na mesma edição). 



   

8 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

48. Relativamente ao argumento de que o seu filho não é “dono” da TVI, verifica-se que o CM coloca o 

termo entre aspas, quer na titulação da primeira página quer na do corpo do jornal, percebendo-se o 

seu uso figurado. 

49. Se bem que a cessão de quotas ainda não se tivesse materializado e a pretensão de conseguir uma 

posição na estrutura acionista da Media Capital fosse efetivamente da empresa presidida por Paulo 

Gaspar, e não deste em nome individual, a opção gráfica sinaliza ao leitor que o enunciado não é 

literal. 

50. Qualquer dúvida que pudesse subsistir da titulação fica esclarecida com a leitura do primeiro 

parágrafo da peça: «Avelino Gaspar, pai de Paulo Gaspar, que se prepara para ser um dos novos 

acionistas da Media Capital (dona da TVI), através da Triun SGPS (...)». 

51. Ainda que se tenha concluído que a grafia retira o sentido literal à expressão usada no título, 

questiona-se o interesse público e jornalístico, assim como o intento sensacionalista, de uma peça 

inteiramente dedicada ao empresário Avelino Gaspar vir acoplada, com destaque de primeira página 

e de mancha gráfica, a um espaço informativo sobre a atualidade, no âmbito do processo de 

aquisição da Media Capital, em que não participa, e a uma alegada “polémica na televisão”. 

52. A segunda condição em que Avelino Gaspar é apresentado no título tem outro caráter, com o próprio 

a afirmar que é falso que tenha estado envolvido em qualquer escândalo relacionado com o BPN e o 

jornal a não apresentar evidências que o comprovem. 

53. Não obstante no título da primeira página e no da peça no interior da edição se associar 

inexoravelmente o dono da Lusiaves ao “escândalo BPN”, o texto é intrincado nos encadeamentos 

que faz relativamente à eventual participação do empresário no processo criminal desencadeado 

pelo DCIAP. 

54. Logo no parágrafo de abertura o CM refere que Avelino Gaspar era um dos acionistas do BPN que 

«terá sido investigado» pelo DCIAP. Mais à frente, refere que, em 2006, o DCIAP pediu 

esclarecimentos a um outro banco, o Montepio Geral, sobre várias transferências bancárias, «entre 

as quais se encontra, de acordo com o documento a que o CM teve acesso, uma transferência do 

Banco Insular para Avelino Gaspar, no valor de 500 mil euros, que envolveu também o Banco Espírito 

Santo.» 

55. Ou seja, se na abertura do texto o jornal deixa no ar um hipotético envolvimento de Avelino Gaspar 

num processo de investigação do DCIAP, posteriormente situa-o num processo de combate à 



   

9 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

criminalidade organizada sem que se consiga descortinar com a clareza necessária se Avelino 

Gaspar foi efetiva e diretamente implicado nas investigações criminais e em que condições3. 

56. Além das ambiguidades, os acontecimentos remontam aos anos de 2004 (pedido de empréstimo) e 

de 2006 (processo do DCIAP), deixando margem para o questionamento sobre a oportunidade e a 

intencionalidade do tratamento jornalístico da matéria, mormente quando articulado com a questão 

da Media Capital. 

57. Importa frisar que a liberdade e a autonomia editorial dos órgãos de comunicação social garantem-

lhes a opção de selecionar os temas e respetivo tratamento, desde que respeitados os princípios 

ético-legais da atividade jornalística.  

58. Estão entre esses princípios o dever de informar com rigor e isenção, a rejeição do sensacionalismo, 

a demarcação clara entre factos e opinião, a procura da diversificação e o cruzamento das fontes de 

informação ou a audição das partes com interesses atendíveis nos casos tratados. 

59. Ora, o queixoso também acusa o CM de «inventar factos», contestando a informação que o jornal dá 

como adquirida de que Avelino Gaspar fez parte do grupo de acionistas que pressionou o presidente 

do BPN a afastar-se do cargo.  

60. Perante uma dissidência absoluta relativamente aos factos, e não devendo os jornalistas formular 

acusações sem prova, a peça do CM peca por não fundamentar a afirmação em nenhuma fonte de 

informação, seja testemunhal ou documental.  

61. O procedimento de identificação das fontes de informação, a par da atribuição das opiniões 

recolhidas aos respetivos autores (instituídos como deveres no Estatuto do Jornalista), sedimenta 

a informação veiculada e credibiliza o jornalismo junto do público, evitando que os visados lancem a 

dúvida sobre a veracidade das alegações feitas. 

62. Ainda sobre a peça de 24 de setembro, o queixoso reclama da forma como foi exercido o direito ao 

contraditório, dizendo que foi vítima de um «ardil». Por nada lhe ter sido perguntado sobre o BES, 

alega que a sua resposta surge descontextualizada e que, tanto quanto lhe foi possível apurar, a 

ação judicial identificada e sobre a qual foi inquirido «nem sequer existe». 

63. A ERC não tem como atribuição o apuramento da verdade material dos factos noticiados nem a 

incumbência de apreciar a prática profissional dos jornalistas. Ao regulador compete verificar se os 

                                                      
3 A mesma interpretação sobre o alegado envolvimento de Avelino Gaspar no “escândalo do BPN” deve ser 

aplicada à análise das peças de 28 de setembro, 10 e 27 de outubro de 2020. 



   

10 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

trabalhos jornalísticos que os órgãos de comunicação social decidem apresentar aos seus públicos 

materializam as regras intrínsecas à sua atividade. Isso implica necessariamente avaliar a produção 

jornalística, mas na perspetiva da responsabilização do órgão de comunicação social, nunca do 

próprio jornalista, cuja conduta é apreciada pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista 

(CCPJ). 

64. Sem prejuízo da liberdade que caracteriza a atividade jornalística e de comunicação social, a recolha 

de depoimentos e contributos deve pautar-se pela imparcialidade, o equilíbrio e a isenção, 

perscrutando os pontos de vista relevantes nas matérias tratadas. 

65. Quando não são fornecidos todos os elementos ou as declarações dos interessados são obtidas sob 

falsos pretextos põe-se em causa um princípio estruturante da profissão, designadamente o dever 

de os jornalistas não encenarem ou falsificarem situações com o intuito de abusar da boa-fé do 

público (Estatuto do Jornalista, alínea i), do n.º 2 do artigo 14.º). 

66. Na perspetiva de quem lê a peça é possível constatar a inclusão da posição do queixoso no final da 

peça e na legenda da sua fotografia, que garante nunca ter sido ouvido a propósito ou no âmbito de 

qualquer caso ou situação de criminalidade organizada. Ou seja, assume-se a negação de qualquer 

envolvimento. Porém, à luz das acusações que são feitas à atuação jornalística, pode estar em 

causa o princípio supramencionado.  

67. Avelino Gaspar contesta ainda o facto de, numa peça breve contígua, surgir identificado como “Rei 

dos frangos”, dizendo que essa designação é atribuída publicamente a um outro empresário do 

ramo conotado com “negócios questionáveis”, e que o jornal teria a intenção de confundir os 

leitores. 

68. Um exercício livre de pesquisa na internet encontra, efetivamente, num conjunto alargado de 

referências a um outro empresário associado àquele nome, inclusivamente em peças do CM4. 

69. Apoiado neste resultado, conclui-se com razoável certeza de que não é o dono da Lusiaves que é 

conhecido do público com a designação em causa. Porém, longe de provar uma intenção, 

reconhece-se falha de rigor e de verificação dos factos, já que, além da dita identificação, a empresa 

de Avelino Gaspar surge associada à produção de um tipo de carnes que não faz parte do leque de 

produtos por si comercializados. 

                                                      
4 Veja-se, por exemplo, a peça “'Rei dos Frangos' e família controlam 16,35% da Benfica SAD” de 19 de junho de 

2020, disponível em: https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/rei-dos-frangos-e-familia-controlam-1635-da-

benfica-sad. 

https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/rei-dos-frangos-e-familia-controlam-1635-da-benfica-sad
https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/rei-dos-frangos-e-familia-controlam-1635-da-benfica-sad


   

11 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

70. O último foco de análise da peça de 24 de setembro de 2020 é um pequeno texto editado numa 

caixa e destacado com o título: “Investigado pelo MP”. Num único parágrafo diz-se que «Avelino 

Gaspar foi acusado pelo Ministério Público de insolvência dolosa e branqueamento de capitais no 

caso da firma Avilafões.» 

71. A informação constava já da peça de 15 e 16 de setembro e perpetua-se nas edições de 28 de 

setembro, 10 e 27 de outubro e 12 de novembro, motivando a apresentação de sucessivos 

aditamentos à queixa inicial. 

72. Por uma questão de rigor analítico, há que distinguir que a peça de 10 de outubro só refere a 

acusação de branqueamento de capitais e que a peça de 12 de novembro apenas menciona que 

Avelino Gaspar «foi investigado pelo Ministério Público». 

73. Sobre este caso, o Queixoso esclarece que o procedimento relativo à acusação de insolvência dolosa 

foi definitivamente extinto pelo Tribunal da Relação de Coimbra, no final de junho de 2020.  

74. Ora, quando o CM pegou na questão já havia uma decisão judicial sobre uma das acusações do 

Ministério Público, e era favorável a Avelino Gaspar. Ainda assim, o jornal preferiu evidenciar a 

acusação do MP nas várias peças publicadas (com a exceção realçada), durante largos meses após 

a decisão do tribunal.  

75. Considerando que a liberdade de imprensa tem como desígnio o direito de informar, de se informar e 

ser informado com rigor e independência, sem impedimentos nem discriminações, e que 

constituem deveres fundamentais dos jornalistas informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo, entende-se que a abordagem jornalística do CM relativamente a estes factos se 

desvia do cumprimento dos princípios enunciados, em violação do artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

76. Por outro lado, o relato pouco rigoroso dos factos pôs em causa o direito ao bom nome e reputação 

dos Queixosos, por associação de um dos Queixosos, Avelino Gaspar, a processos judiciais e a 

negócios questionáveis - cuja demonstração pelo Denunciado resultou ambígua e também pouco 

esclarecedora quanto à atualidade e oportunidade das matérias tratadas - tendo depois o 

Denunciado acoplado essas informações às notícias sobre a aquisição da Media Capital pela Triun, 

da qual o Queixoso não participa. 

77. O artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa estabelece que «a todos são 

reconhecidos os direitos (...) ao bom nome e reputação (...)». Nas palavras de Gomes Canotilho e 

Vital Moreira «o direito ao bom nome e reputação consiste essencialmente no direito a não ser 



   

12 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

ofendido ou lesado na sua honra, dignidade ou consideração social mediante imputação feita por 

outrem (...). Neste sentido, este direito constitui um limite para outros direitos (designadamente, a 

liberdade de informação e de imprensa» (cfr. Canotilho G. e Moreira V. (2007) Constituição da 

República Portuguesa Anotada, Volume I. 4.ª Edição, Coimbra Editora. Coimbra. Página 466). 

78. Não há dúvida que as insinuações em relação ao Queixoso Avelino Gaspar são suscetíveis de pôr em 

causa a consideração social que existe em relação aos Queixosos, em violação do artigo 26.º da 

Constituição da República Portuguesa, uma vez que as peças acabam por levantar dúvidas quanto à 

idoneidade da Triun, liderada por Paulo Gaspar, para adquirir uma parcela da Prisa na Media Capital. 

79. Impunha-se ao Denunciado um tratamento rigoroso das peças visadas na queixa, rejeitando o 

sensacionalismo, demarcando factos e opinião, procurando a diversificação e cruzamento das 

fontes de informação e a audição das partes com interesses atendíveis nas matérias tratadas. 

80. No que concerne à nota editorial “Jornalismo não faz salsichas”, editada a 28 de setembro de 2020, 

e da autoria do diretor do CM, o Conselho Regulador já teve oportunidade de sobre ela se pronunciar, 

a propósito de uma queixa apresentada pela Pluris Investments, S.A., remetendo-se para a análise 

desenvolvida na Deliberação ERC/2021/32 (CONTJOR-I), de 28 de janeiro. 

 

V. Deliberação 

Tendo analisado uma queixa de Avelino Gaspar, Paulo Gaspar e Triun – SGPS, S.A. contra o jornal 

Correio da Manhã, propriedade da COFINA, SGPS, S.A., por falta de rigor informativo e violação do 

direito ao bom nome e reputação em diversas peças jornalísticas analisadas, publicadas entre os 

dias 15 de setembro e 12 de novembro de 2020, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das suas 

competências e atribuições previstas nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a) 

dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

1. Considerar a Queixa apresentada parcialmente procedente, concluindo-se pela violação 

pelo Denunciado do artigo 3.º da Lei de Imprensa, por não ter observado o dever de rigor 

informativo, em especial, por ter feito um tratamento sensacionalista das matérias 

abordadas e por não ter feito a diversificação das fontes nem ouvido as partes com 

interesses atendíveis nas matérias tratadas; 

2. Alertar o jornal Correio da Manhã para o dever de cumprimento escrupuloso do rigor 

informativo bem como o de respeitar os direitos fundamentais dos visados nas peças 



   

13 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

que publica, em respeito pelas leis a que está sujeito, designadamente a Constituição da 

República Portuguesa e a Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 28 de abril de 2021 

 

O Conselho Regulador, 

 

Sebastião Póvoas 

Mário Mesquita 

Francisco Azevedo e Silva 

Fátima Resende 

João Pedro Figueiredo 

  



   

14 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

ANEXO 

RELATÓRIO DE VISIONAMENTO DAS PEÇAS JORNALÍSTICAS DO CORREIO DA MANHÃ DE 15 DE 

SETEMBRO A 12 DE NOVEMBRO DE 2020 

 

a) Peça de 15 e 16 de setembro de 2020 

1. A 16 de setembro de 2020, na sua edição impressa, o Correio da Manhã publica a peça 

jornalística “Patrão da Lusiaves investigado pelo MP”, na página 40, correspondente à secção 

“Televisão & Media”5. O título é antecedido da inscrição “Polémica” e secundado da 

informação: “Justiça - Avelino Gaspar, que foi acusado de insolvência dolosa e 

branqueamento, investe na Media Capital” e “Defesa - Empresa diz que acusações “Não têm 

qualquer fundamento”. 

2. A matéria foi destaque de primeira página com a chamada: “Investidor na TVI” (em subtítulo) e 

“Empresário acusado de branqueamento”. 

3. No corpo da edição, a peça começa por relatar que a Triun (investe na área do imobiliário e da 

agricultura) é uma das sociedades que «acordou a compra da posição da Prisa na Media 

Capital e que é presidida por Paulo Gaspar, filho de Avelino Gaspar, presidente da Lusiaves, 

que foi acusado pelo Ministério Público (MP) de crimes de insolvência dolosa e 

branqueamento de capitais.» Refere-se que os outros dois filhos de Avelino Gaspar também 

estão na Triun. 

4. Em três parágrafos do texto, o CM aprofunda as questões em torno da investigação à 

Lusiaves. Informa-se que Avelino Gaspar (e três gestores) foi acusado pelo MP de 

esvaziamento de património de bens e equipamentos de uma das empresas do seu grupo. O 

CM contactou a Lusiaves, que asseverou que a acusação era infundada, defendendo que o 

crime de insolvência dolosa foi imediatamente afastado em tribunal e que a continuação da 

instrução provará a inexistência de branqueamento de capitais. 

                                                      
5 A peça é publicada na página online no CM na véspera, dia 15 de setembro, às 22h04. Quando comparadas as duas 

versões, verifica-se que na edição impressa foi acrescentado o parágrafo em que a Lusiaves esclarece que a Triun não 

pertence ao grupo. 

O final da peça online difere, com informação adicional sobre um dos outros novos acionistas da Media Capital. 



   

15 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

5. Acrescenta-se que «[a] Lusiaves esclarece, também, que a Triun é uma “empresa que não 

pertence ao grupo Lusiaves nem a Avelino Gaspar e que tem como presidente do conselho de 

administração Paulo Gaspar.» 

6. No último parágrafo, o CM relata que no dia anterior a Comissão do Mercado de Valores 

Imobiliários (CMVM) recebeu a comunicação de dois novos acionistas da Media Capital, a 

dona da TVI. 

7. A peça é ilustrada com uma fotografia de Avelino Gaspar com a legenda: «Avelino Gaspar é 

presidente da Lusiaves, gigante da criação de aves». 

 

b) Peças de 24 de setembro de 2020 

8. A primeira página da edição de 24 de setembro de 2020 do CM tem a chamada de texto: “Pai 

de ‘dono’ da TVI no escândalo do BPN”, antetitulada: “Polémica na televisão” e remissão para 

as páginas 10 e 11. 

9. No interior, na secção Atualidade (grafada sobre o símbolo e a designação da Media Capital), 

que é apoiada pela indicação: “Polémica na TV”, mantém-se a titulação: “Pai de ‘dono’ da TVI no 

escândalo do BPN”. Sob o título, o CM destaca: «Negócio - Dono da Lusiaves pediu empréstimo 

ao Banco Insular para financiar reforço de posição no SLN» e «Processo - Nome do 

empresário aparece em investigação do DCIAP». 

10. O parágrafo inicial da peça é o seguinte: «Avelino Gaspar, pai de Paulo Gaspar, que se prepara 

para ser um dos novos acionistas da Media Capita (dona da TVI), através da Triun SGPS, é um 

dos nomes ligados ao Banco Português de Negócios (BPN) como acionista e terá sido 

investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Criminal (DCIAP).» 

11. O jornal refere ter tido acesso a documentação que atesta o pedido de empréstimo da 

Lusiaves ao Banco Insular, em 2004, para reforçar a posição na Sociedade Lusa de Negócios 

(SLN), que detinha o BPN, SGPS. Acrescenta que isto aconteceu «numa altura em que um 

grupo de acionistas, entre os quais Avelino Gaspar (...), pressionava a saída de José Oliveira e 

Costa da liderança do BPN.» 

12. Segundo a peça, na altura, o Banco Insular concedia créditos fora do balanço oficial de contas, 

através do BPN, servindo a instituição «bancária africana apenas para esconder do Banco de 

Portugal os fluxos financeiros.» 



   

16 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

13. O jornal prossegue cronologicamente. Refere que, em 2006, no âmbito de um processo de 

combate à criminalidade organizada, o DCIAP «pediu esclarecimentos ao Montepio Geral 

sobre uma série de transferências bancárias, entre as quais se encontra, de acordo com o 

documento a que o CM teve acesso, uma transferência do Banco Insular para Avelino Gaspar, 

no valor de 500 mil euros, que envolveu também o Banco Espírito Santo.» 

14. Esta questão merece um destaque – «Empresário aparece também associado ao Montepio e 

BES» – grafado a negrito e caixa alta a meio da primeira coluna de texto. 

15. Na reta final da peça, o CM revela que questionou a Procuradoria-Geral da República sobre o 

processo, sem que tivesse obtido resposta até ao fecho da edição. «Já Avelino Gaspar 

garantiu “nunca ter sido ouvido a propósito” deste caso», quando interpelado pelo CM. 

16. A legenda a fotografia do empresário reitera a informação: «Avelino Gaspar garante que nunca 

foi ouvido no âmbito de qualquer situação de criminalidade organizada». 

17. Em complemento, na mesma página 10, o CM edita uma caixa de texto em que se reafirma 

que Avelino Gaspar foi investigado pelo MP, por acusação de insolvência dolosa e 

branqueamento No topo da página, um texto breve titulado “Lusiaves – ‘Rei dos frangos’”, 

informa que a empresa é líder na produção de frangos, apostando também «na carne de peru, 

galinha e codornizes, espetadas e batatas fritas.» 

18. Na página seguinte, o CM destaca o negócio da compra da Media Capital. Um texto intitulado 

“Media Capital com mais de uma dezena de acionistas” menciona que Paulo Gaspar, 

presidente da Triun SGPS, foi um dos investidores que chegou a acordo com a Prisa para 

aquisição de parte da Media Capital. Diz-se que será o segundo maior acionista da empresa 

que é proprietária da TVI. 

19. No topo da página são editados três textos curtos sobre outros investidores: “Mário Ferreira - 

Sob investigação”, “IBG - Sede em Malta” e “Cristina Ferreira - 2,5% da Media Capital”.  

20. Uma caixa de texto e uma infografia sinalizam a estrutura da Media Capital e os novos 

acionistas. 

 

c) Peças de 28 de setembro de 2020 



   

17 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

21. Em 28 de setembro de 2020, o CM inscreve na primeira página uma chamada de texto: “Mário 

Ferreira e amigos mandam na TVI”, antetitulada: “Negócio da Media Capital”, remetendo para 

as páginas 10 e 11 (secção Atualidade - Futuro dos Media). 

22. O trabalho jornalístico gira em torno de Mário Ferreira, mas são referidos os outros novos 

acionistas da Media Capital. 

23. Na página 11, a peça “Interesses no imobiliário, agricultura, tintas e têxteis”, começa por 

informar que depois de Mário Ferreira, «o segundo maior acionista conhecido até ao 

momento é a Triun, de Paulo Gaspar, Mariana Francisco Gaspar e Francisco Mota Gaspar, 

filhos de Avelino Gaspar, dono da Lusiaves, que esteve no escândalo BPN e foi acusado de 

insolvência dolosa e branqueamento de capitais no caso da firma Avilafões. Tem atividade 

centrada no imobiliário e na agricultura.» 

24. O CM faz acompanhar as peças jornalísticas de uma nota editorial intitulada: “Jornalismo não 

faz salsichas”, com assinatura do diretor do jornal. A nota questiona a origem do capital 

investido, o perfil dos investidores e a sua adequação às especificidades do meio: «Estas 

pessoas estão preparadas para aceitar a separação de poderes que vigora nos projetos 

jornalísticos?» Aludindo ao título, Octávio Ribeiro termina com menção ao regulador: «A ERC 

bem sabe que não estamos a falar numa qualquer fábrica de salsichas.» 

 

d) Peças de 10 de outubro de 2020 

25. Na edição de 10 de outubro de 2020, “Mário Ferreira obrigado a lançar OPA à dona da TVI” é o 

título âncora das duas páginas da secção Atualidade - Futuro dos Media dedicadas ao 

assunto, nas páginas 6 e 7, com chamada de primeira página. 

26. Seguindo a lógica da edição de 28 de setembro, a Triun é identificada a par com os outros 

novos acionistas da Media Capital, em peça da página 7 titulada: “Duas dezenas de novos 

investidores para o grupo”. 

27. O CM informa: «A concretizar-se o negócio, e depois do dono da Douro Azul [Mário Ferreira], o 

segundo maior acionista passará a ser a Triun, liderada por Paulo Gaspar, filho de Avelino 

Gaspar, dono da Lusiaves, que esteve no escândalo BPN e foi acusado de branqueamento de 

capitais no caso da firma Avilafões.» 

 



   

18 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

e) Peças de 27 de outubro de 2020 

28. A 27 de outubro de 2020, a peça “ERC remete mexidas acionistas para a CMVM” informa que a 

Triun, presidida por Paulo Gaspar, dirigiu um pedido de esclarecimento ao regulador dos media 

sobre o processo de aquisição de participações na Media Capital. 

29. O jornal detalha que a Triun «assinou com a Prisa um contrato para a compra de 20% da dona 

da TVI, e que, se o negócio se concretizar, será o segundo maior acionista» da Media Capital, a 

seguir à Pluris, de Mário Ferreira. 

30. O CM cita a resposta da ERC, a que teve acesso, na parte em que se esclarece que a 

transmissão das ações em causa deve ser comunicada à CMVM, na medida em que decorre 

uma operação pública de aquisição (OPA) da Cofina, a empresa detentora do CM, sobre a 

Media Capital, podendo Mário Ferreira ver-se obrigado a lançar uma OPA sobre uma parcela da 

mesma empresa. 

31. Um texto breve contíguo retoma a relação familiar de Paulo Gaspar: “Pai de investidor acusado 

pelo MP”, reiterando a informação veiculada anteriormente: «Paulo Gaspar, presidente da 

Triun, é filho de Avelino Gaspar. O empresário dono da Lusiaves esteve envolvido no escândalo 

BPN e foi acusado pelo Ministério Público de crimes de insolvência dolosa e branqueamento 

de capitais. Em causa o esvaziamento de bens e equipamentos da empresa Avilafões, 

unidade de Vouzela que integra o grupo que preside.» 

 

f) Peça de 12 de novembro de 2020 

32. A 12 de novembro de 2020, o CM edita uma nova peça objeto de queixa, que titula: “Ferreira 

quer mulher na administração da TVI”, na página 39, secção Televisão & Media. 

33. O jornal noticia que os novos acionistas da Media Capital apresentaram à CMVM a lista de 

nomes para os órgãos sociais da empresa a eleger em assembleia-geral agendada para 24 de 

novembro. 

34. Especifica-se que, para além do nome da mulher de Mário Ferreira, «serão também 

administradores Avelino Gaspar (investigado pelo Ministério Público) – dono da Lusiaves e 

pai de Paulo Gaspar, que é líder da Triun, segundo maior acionista», entre outros. Mário 

Ferreira é indicado como presidente do conselho de administração e Paulo Gaspar como vice-

presidente. 



   

19 

500.10.01/2020/290 

EDOC/2020/7834 

35. Os Gaspar são referidos no subtítulo da peça: «Órgãos sociais - Avelino Gaspar, líder da 

Lusiaves, e Cristina Ferreira também fazem parte da proposta», na legenda das fotografias 

respetivas: «Paulo Gaspar, da Triun, está proposto para vice-presidente» e «Avelino Gaspar, 

da Lusiaves, pai de Paulo Gaspar» e na infografia da estrutura acionista da Media Capital – 

«23% - Triun SGPS (Paulo Gaspar)». 

 

Departamento de Análise de Media 


