
 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2021/389 (CONTJOR)  

 

 

Queixa de António Vicente Marques contra o serviço de 
programas de televisão Correio da Manhã TV (CMTV) e o jornal 

Correio da Manhã 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
21 de dezembro de 2021 



   

1 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2021/389 (CONTJOR) 

 

Assunto: Queixa de António Vicente Marques contra o serviço de programas de televisão 

Correio da Manhã TV (CMTV) e o jornal Correio da Manhã 

 

I – Da queixa 

1. Em 13 de dezembro de 2017, António Vicente Marques, representado por 

Advogada, apresentou queixa contra a Correio da Manhã TV, serviço de programas 

de televisão, propriedade de Cofina Media, S.A., afirmando que esta, em 24 de 

novembro de 2017, pelas 20h06m, «noticiou e publicou na sua página1 […], sob o 

título “Primo de Sócrates já foi notificado sobre a Operação Marquês”», e subtítulo 

“José Paulo Pinto de Sousa é o último arguido do processo a ser avisado”, 

acrescentando que “[…] Na aludida notícia surge de imediato, concomitantemente 

com o registo áudio, a imagem do aqui denunciante […], em Angola, sendo passado 

de seguida um breve excerto de uma notícia, retirada do Jornal da TV Zimbo (de 

Angola), na qual surgem a imagem e voz do Denunciante […]. Surge, depois, na 

mesma notícia, uma imagem do Senhor Eng.º José Sócrates abraçado a um 

indivíduo, cuja imagem não corresponde à do aqui Denunciante, e que 

corresponderá, crê-se, à imagem de José Paulo Pinto de Sousa. […] Também a 

imagem do Denunciante aparece associada ao nome José Paulo Pinto de Sousa na 

publicação da notícia no site CMTV, não podendo garantir que não haja sido, 

também, divulgada por meio de impressão em jornais.»  

2. Alega que a notícia foi, «desde então, passada, por diversas vezes, naquele canal, 

noticiada em todos os telejornais e referido nos mesmos, por várias vezes, até ao 

                                                      
1
 https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/operacao-marques--primo-de-socrates-ja-foi-notificado 

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/operacao-marques--primo-de-socrates-ja-foi-notificado


   

2 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

passado dia 27 de Novembro, tendo a imagem do Denunciante permanecido 

disponível no site da CMTV até aquela mesma data (27 de Novembro de 2017).» 

3. Nota que a CMTV «apenas veio retificar a notícia publicada e emitir, formalmente, 

um pedido de desculpas ao Denunciante […], bem como a retirar a sua imagem do 

site da CMTV» em 27 de novembro de 2017, pelas 17h21m, após alerta dada pelo 

Queixoso, por correio eletrónico enviado, no sábado (25 de novembro de 2017), às 

00h17m, e após várias insistências telefónicas posteriores, «em virtude de não ter 

recebido qualquer resposta à acima referida mensagem de correio eletrónico». 

4. Afirma que à data da apresentação da queixa (13 de dezembro de 2017), continua 

a aparecer a imagem do Queixoso nos resultados de pesquisa com a frase “Primo 

de José Sócrates”, juntando documento contendo impressão dos resultados de 

pesquisa de imagens, no motor de pesquisa Google, em 04 de dezembro de 2017, 

pelo termo “primo de socrates”, na qual é identificada a fotografia do Queixoso sob 

o logotipo do Correio da Manhã. 

5. Alega que, «em virtude daquela notícia, a [sua] imagem e reputação […] ficaram, 

assim, associadas à imagem e reputação de José Paulo Pinto de Sousa […] e do […] 

Eng.º José Sócrates […]», pessoas que o Queixoso não conhece, e «ficaram […] 

ligadas, aos olhos do público em geral, à Operação Marquês e ao processo-crime 

que corre os seus termos em Portugal». 

6. O Queixoso, que informa ser advogado e professor de Direito em Portugal e 

Angola, não tem qualquer relação com as pessoas visadas na notícia. 

7. Relata que foi imediatamente contactado por colegas, familiares e clientes, «em 

choque, alertando-o para o grave e gritante erro daquela operadora de 

comunicação social». 

8. Nota que, não existindo sequer semelhanças físicas entre si e o visado na notícia, 

«não se concebe como é que aquela estação noticiosa não atentou nas claras e 



   

3 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

evidentes dissemelhanças físicas e/ou indagou da veracidade, firmeza e segurança 

da fonte da sua informação», sendo que a referida associação da sua imagem e voz 

às de um arguido na Operação Marquês resultam «de, pelo menos, negligência e 

incúria jornalísticas manifestas, graves e gritantes. A ligeireza e facilidade com que 

— sem zelo, responsabilidade e cuidado na confirmação da informação ou da sua 

fonte —, se redige, prepara, publica e emite uma informação e com que, no caso 

vertente, se redigiu, preparou, publicou e emitiu a imagem e voz do Denunciante, 

no lugar da imagem e voz de José Paulo Pinto de Sousa, […] no canal CMTV, sob o 

título “Primo de Sócrates já foi notificado sobre Operação Marquês” são, pois, 

manifestamente graves, e civil e criminal, e deontologicamente, reprováveis, 

especialmente agravadas pela circunstância de o Denunciante exercer 

profissionalmente cargos de responsabilidade, gozando de notoriedade no seu seio 

profissional.» 

9. Afirma que viu violados os seus direitos ao bom-nome e reputação, à imagem e à 

reserva da intimidade da vida privada e familiar, por ter tido «a sua imagem, voz, 

bom nome e reputação irremediavelmente devassados, porquanto associados a 

uma notícia, divulgada em pleno horário nobre, que o associa a uma pessoa e a um 

processo-crime cujos contornos e natureza sobejamente se conhecem.» 

10. Sustenta que foram violados os limites à liberdade de expressão, de informação e 

de imprensa, invocando o disposto no artigo 37.º da Constituição da República 

Portuguesa, nos artigos 3.º e 30.º da Lei de Imprensa, artigo 27.º, n.º 1, e artigo 

71.º, n.º 1, da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, e artigo 14.º, 

n.º 1, alíneas a) e f), do Estatuto dos Jornalistas. 

11. Pugna pela efetivação da responsabilidade editorial da CMTV, que se deve pautar 

por critério de exigência e rigor jornalísticos e efetivar a proteção dos direitos de 

personalidade individuais, requerendo que a CMTV seja condenada a reparar a 

situação gerada pelo facto de, à data da queixa, ainda aparecerem resultados na 



   

4 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

internet que associam o nome do primo de Jose Sócrates à imagem do queixoso, 

ao pagamento de uma sanção pecuniária compulsória, ao abrigo do artigo 72.º dos 

Estatutos da ERC, e que seja aberto um processo contraordenacional pela violação 

dos direitos, liberdades e garantias do Queixoso. 

 

II – Pronúncia da CMTV / jornal Correio da Manhã 

12. Notificado para se pronunciar, veio o Diretor do serviço de programas de televisão 

CMTV e do jornal Correio da Manhã, a título de questão prévia, solicitar que a ERC 

se pronuncie sobre a legitimidade do Diretor para representar o jornal, procurando 

prevenir contradição da ERC quando afirma a ilegitimidade passiva do Diretor para 

requerer em sede judicial a anulação da deliberação. 

13. Relativamente ao objeto da queixa, diz, em síntese, que «corresponde à verdade 

que, no passado dia 24 de novembro de 2017, a CMTV transmitiu uma peça que 

pretendia dar conta de que José Paulo Pinto de Sousa, primo do ex-primeiro 

ministro, José Sócrates, arguido no processo-crime mais conhecido como Operação 

Marquês, já havia sido notificado no âmbito do processo» que «(n)essa reportagem 

foi associada a imagem e voz do Queixoso com sendo José Paulo Pinto de Sousa», e 

que «o jornal Correio da Manhã publicou no dia 24 de novembro de 2017, a 

imagem do queixoso como sendo José Paulo Pinto de Sousa». 

14. Afirma ter-se tratado de um erro a associação da imagem do Queixoso à pessoa de 

José Paulo Pinto de Sousa, tendo, quer a CMTV quer o jornal Correio da Manhã, 

sido «induzidos em erro por dois órgãos de comunicação social […] numa peça da 

SIC Notícias que citava a Zimbo TV, em que ambas associavam a imagem do 

queixoso à de José Paulo Pinto de Sousa». 

15. Informa o Diretor da CMTV e do jornal Correio da Manhã que, «tendo sido alertada 

para o lapso em que incorreu, no dia 27 de novembro de 2017 foi publicada uma 



   

5 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

notícia sob o título “Retificação a imagem da notícia ‘Primo de Sócrates já foi 

notificado sobre Operação Marquês’”, e subtítulo “Fotografia do advogado António 

Vicente Marques atribuída por lapso a José Paulo Pinto de Sousa” — disponível 

para consulta em https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/retificacao-a-

imagem-da-noticia-primo-de-socrates-ja-foi-notificado-sobre-operacao-marques», 

transcrevendo: 

«”Na notícia divulgada pelo CM, no dia 24 de Novembro de 2017, com o título 

'Primo de Sócrates já foi notificado sobre Operação Marquês', na sequência da 

associação feita pela Zimbo TV e pela SIC Noticias, foi erradamente associada à 

pessoa de José Paulo Pinto de Sousa a imagem do Dr. António Vicente Marques, 

Advogado com escritório em Angola. 

A notícia em causa visava José Paulo Pinto de Sousa, arguido no âmbito da 

Operação Marquês e não o Dr. António Vicente Marques, cuja imagem foi, por 

lapso, associada e que não tem qualquer relação com o mencionado processo. Ao 

visado pedimos as mais sinceras desculpas.” — Sublinhado nosso». 

16. Acrescenta que «a citada notícia foi ainda publicada no respetivo site da CMTV, a 

qual ainda se encontra disponível para consulta no link 

https://www.cmjornal.pt/maissobre/primo-de-socrates?ref=DET_sabermais […]». 

17. Nota que «dúvidas não restam que a CMTV e o Jornal Correio da Manhã não 

hesitaram em reagir, no intuito de esclarecer e comunicar o lapso cometido aos 

seus telespetadores e leitores […] admitiram o erro ocorrido na notícia e dirigiram 

publicamente um pedido formal de desculpas ao ora queixoso», salientando que 

«(n)unca foi intenção da CMTV, do Jornal Correio da Manhã ou de qualquer um dos 

seus jornalistas ofender o queixoso, tendo-se tratado apenas de um lapso que 

rapidamente foi corrigido.» 

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/retificacao-a-imagem-da-noticia-primo-de-socrates-ja-foi-notificado-sobre-operacao-marques
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/retificacao-a-imagem-da-noticia-primo-de-socrates-ja-foi-notificado-sobre-operacao-marques
https://www.cmjornal.pt/maissobre/primo-de-socrates?ref=DET_sabermais


   

6 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

18. Acrescenta que «o Jornal Correio da Manhã reconhece ter sido induzido em erro 

por outros dois órgãos de comunicação social, a saber, a SIC Noticias e a Zimbo TV, 

que associaram a imagem do queixoso à pessoa de José Paulo Pinto de Sousa, 

lapso que já foi devidamente retificado». 

19. Relativamente à alegação de que a retificação da notícia apenas ocorreu três dias 

depois da sua emissão/publicação, invoca o Diretor da CMTV e do jornal Correio da 

Manhã que o e-mail do queixoso foi enviado às 00h28m de 25 de novembro de 

2017 (sábado) para o endereço de correio eletrónico geral do jornal Correio da 

Manhã, que «acabou por não ser visualizado no fim-de-semana, mas apenas na 

segunda-feira seguinte, 27 de novembro, data em que a imagem do Queixoso foi 

retirada da notícia e foi divulgada a retificação. Assim que a questão foi detetada 

foram iniciadas todas as diligências para a retificação da notícia o que acabou por 

se feito no próprio dia 27 de novembro de 2017.» 

20. Continua, referindo que «nos dias que correm, à partida, queremos crer na 

maturidade dos leitores, pelo que deverão ser estes capazes de apreender que a 

retificação supra identificada e o respetivo pedido de desculpas 

anula/corrigem/emendam o conteúdo da notícia anterior. Assim, na globalidade 

das informações transmitidas pela CMTV e pelo jornal Correio da Manhã claro ficou 

que a imagem do queixoso apenas por um infeliz lapso foi momentaneamente 

associada a José Paulo Pinto de Sousa.» 

21. Diz, ainda, — relativamente à alegação do Queixoso de que na internet a sua 

imagem continua a aparecer associada à pesquisa por “primo de José Sócrates” — 

que «a CMTV não poderá responsabilizar-se pela instantaneidade de difusão da 

informação produzida e a propensão dos meios de comunicação social. Em bom 

rigor, a facilidade de difusão e a fácil descontextualização dos conteúdos que por 

vezes caracterizam os media não podem ser imputados à CMTV ou ao jornal 

Correio da Manhã». 



   

7 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

22. Nota que «(s)e de facto, à data de hoje, fizermos uma pesquisa na internet sob o 

tema “primo de José Sócrates”, apenas teremos acesso a uma imagem do 

disponível in http://tomarnoticias.com/2017/11/26/primo-de-s-cartes-notificado-

pelas-autoridades-esta-sexta/ […]»2.  

23. Acrescenta que «a atuação da comunicação social em geral já não poder cair 

[sobre] a responsabilidade da CMTV que […] não poderá erradicar por completo a 

imagem do Queixoso nem tampouco condicionar as intervenções de entidades 

terceiras.» 

24. Conclui, afirmando que a CMTV «reuniu todos os esforços para minimizar os danos 

sofridos pelo Queixoso», e notando que «apesar de a imagem que ilustrava a 

notícia estar desfasada da realidade, o próprio conteúdo da notícia revelava factos 

de interesse público, os quais tinham fundamentos para serem públicos.» 

25. Assegura que os jornalistas da CMTV e do Correio da Manhã conhecem e orientam 

o exercício da sua atividade pelas obrigações legais que lhe são impostas, e não 

tiveram qualquer intenção de prejudicar ou ofender o Queixoso com o lapso da 

imagem noticiada, não querendo desrespeitar, em momento algum, a dignidade 

da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais do Queixoso. 

Pugna pelo arquivamento do processo. 

 

III – Audiência de conciliação 

26. Em 08 de fevereiro de 2018, a ERC promoveu a audiência de conciliação entre as 

partes, não tendo sido alcançado um acordo. 

 

 

                                                      
2
 Hiperligação já não disponível para consulta. 

http://tomarnoticias.com/2017/11/26/primo-de-s-cartes-notificado-pelas-autoridades-esta-sexta/
http://tomarnoticias.com/2017/11/26/primo-de-s-cartes-notificado-pelas-autoridades-esta-sexta/


   

8 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

 

IV – Análise 

27. O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciação da presente queixa, 

ao abrigo do disposto no artigo 7.º, alíneas d) e f), artigo 8.º, alínea d), e artigo 24.º, 

n.º 3, alínea a), e artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC3. 

28. Esclarecendo a “questão prévia” colocada pelo Diretor da CMTV e do jornal Correio 

da Manhã, cumpre recordar as competências inerentes ao estatuto do Diretor, 

resultantes do artigo 20.º, n.º 1, alínea e), da Lei de Imprensa4, e, ainda, do artigo 

35.º da Lei da Televisão, de representação do jornal perante quaisquer 

autoridades, como a ERC, em tudo quanto diga respeito a matérias da sua 

competência e às funções inerentes ao seu cargo, in casu, a orientação e 

supervisão dos conteúdos das emissões. Situação distinta é a da ilegitimidade ativa 

do Diretor enquanto autor, por si próprio, na impugnação judicial de deliberações 

da ERC, por, nos exemplos trazidos ao processo, não ser ele o titular da relação 

material controvertida, não dispondo, assim, em tais casos, de um interesse 

pessoal e direto em demandar. Inexiste, portanto, a alegada contradição na 

atuação da ERC, ao notificar, no âmbito do presente processo, o diretor do serviço 

de programas CMTV para se opor à presente queixa, apresentada contra o serviço 

de programas CMTV. 

29. Cumpre ainda, a título prévio, verificar que, não obstante, na sua formalização, a 

queixa ser dirigida ao serviço de programas CMTV, verifica-se serem articulados 

factos imputáveis também ao jornal Correio da Manhã. Tanto assim é que o diretor 

da CMTV, à data dos factos também diretor do jornal Correio da Manhã, 

apresentou oposição à queixa, respondendo aos factos dela constantes imputáveis 

ao serviço de programas CMTV, bem como àqueles imputáveis ao jornal Correio da 

                                                      
3
 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 

4
 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 



   

9 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

Manhã, na qualidade de diretor de um e outro órgão de comunicação social. 

Nestes termos, conhece-se, no âmbito do presente processo, das condutas 

descritas na Queixa, e objeto de pronúncia em sede de oposição, imputáveis quer 

ao serviço de programas CMTV, quer ao jornal Correio da Manhã. 

30. Conhecendo do objeto da queixa, diga-se, desde logo, que a matéria de facto 

invocada pelo Queixoso não se apresenta controversa, tendo sido confirmada pelo 

Diretor da CMTV e do jornal Correio da Manhã, em sede de oposição. 

31. Assim, ficou assente que: 

31.1. O serviço de programas de televisão Correio da Manhã TV emitiu a 24 de 

novembro de 2017, pelas 20h06m, uma notícia sobre a notificação do primo de 

José Sócrates no âmbito do processo-crime conhecido por “Operação Marquês”, 

na qual surge uma fotografia do Queixoso, seguida de extrato da emissão do Jornal 

da TV Zimbo (de Angola), surgindo a imagem e a voz do Queixoso, que foi emitida, 

por diversas vezes, na CMTV, até 27 de novembro de 2017, erradamente, 

associando o Queixoso à identidade de um arguido no âmbito do referido 

processo; 

31.2. Foi publicado na página eletrónica do Correio da Manhã5, na mesma data e hora, 

notícia com o título “Primo de Sócrates já foi notificado sobre a Operação 

Marquês”, e subtítulo “José Paulo Pinto de Sousa é o último arguido do processo a 

ser avisado”, ilustrado com fotografia do aqui Queixoso, que não é José Paulo Pinto 

de Sousa; 

31.3. A CMTV apenas veio retificar a notícia publicada e emitir, formalmente, um pedido 

de desculpas ao Queixoso, bem como a retirar a sua imagem do site da CMTV, a 27 

de novembro de 2021, pelas 17h21m, após alerta dada pelo Queixoso, por correio 

                                                      
5
 https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/operacao-marques--primo-de-socrates-ja-foi-notificado  

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/operacao-marques--primo-de-socrates-ja-foi-notificado


   

10 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

eletrónico enviado para geral@cmjornal.pt, em 25 de novembro de 2017, às 

00h17m; 

31.4. À data da apresentação da queixa, surgia, ainda, na internet, nos resultados de 

pesquisa por “primo de Sócrates”, no motor de busca, Google, uma fotografia do 

Queixoso com o logotipo “CM” do Correio da Manhã.  

32. Resta, assim, aquilatar da responsabilidade do serviço de programas de televisão 

Correio da Manhã TV, e do jornal Correio da Manhã, pelos factos descritos, face ao 

quadro legal que rege a atividade televisiva e de imprensa. 

33. Os operadores de televisão, na programação televisiva, têm o dever de observar 

uma ética de antena que assegure o respeito pela dignidade da pessoa humana e 

os direitos, liberdades, e garantias fundamentais, e demais valores constitucionais 

(artigos 27.º, n.º 1, e 34.º, n.º 1, da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a 

Pedido), encontrando-se também vinculados ao dever de rigor informativo (artigo 

34.º, n.º 2, alínea b), do mesmo diploma, e artigo 14.º, n.º 1, alínea a) do Estatuto 

dos Jornalistas).  

34. Adicionalmente, resulta da Lei de Imprensa6 que «(a) liberdade de imprensa tem 

como únicos limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a 

salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom 

nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos» 

(artigo 3.º). 

35. Prevê a Constituição da Republica Portuguesa que «(a) todos são reconhecidos os 

direitos […] ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra […]» (artigo 26.º, n.º 1) 

36. A proteção destes bens jurídicos é conseguida, a nível infraconstitucional, mediante 

a norma de tutela geral da personalidade (artigo 70.º do Código Civil) que «protege 

os indivíduos contra qualquer ofensa ilícita ou ameaça de ofensa à sua 

                                                      
6
 Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro. 

mailto:geral@cmjornal.pt


   

11 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

personalidade […] moral» (n.º 1), sendo que «a pessoa ameaçada ou ofendida 

poder requerer as providências adequadas às circunstâncias do caso, com o fim de 

evitar a consumação da ameaça ou atenuar os efeitos da ofensa já cometida» 

(n.º 2). 

37. Esta proteção é concretizada, no caso da tutela do direito à imagem, no artigo 79.º 

do Código Civil, e, no caso do direito ao bom-nome e reputação, no artigo 484.º do 

mesmo Código. Também o direito à palavra, com proteção jurídico-constitucional, 

apesar de não existir disposição equivalente à do direito à imagem, deverá 

beneficiar de proteção equivalente à daquele, como resultado do disposto artigo 

70.º, n.º 2, do Código Civil. 

38. Relativamente à ofensa ao direito à imagem, dispõe o artigo 79.º, n.º 1, do Código 

Civil, que «(o) retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou 

lançado no comércio sem o consentimento dela». Este consentimento da pessoa 

retratada é dispensado, entre outros casos, «quando a reprodução da imagem vier 

enquadrada […] de factos de interesse público […]» (n.º 2). 

39. Ora, independentemente do interesse público dos factos noticiados, verifica-se a 

existência de um erro, posteriormente reconhecido pela CMTV e jornal Correio da 

Manhã, sobre a identidade da pessoa cujo retrato foi reproduzido por estes órgãos 

de comunicação social. 

40. Quanto à ofensa ao bom-nome e à reputação, prevê o artigo 484.º do Código Civil 

que «(q)uem afirmar ou difundir um facto capaz de prejudicar o crédito ou o bom 

nome de qualquer pessoa […] responde pelos danos causados.» 

41. Com Jónatas Machado, a justificação para a proteção do crédito e o bom-nome dos 

cidadãos «reside na associação íntima que […] estabelecem com o valor da 

dignidade da pessoa humana e com o princípio básico do respeito pela igual 

dignidade e liberdade de todos os cidadãos designadamente na esfera do discurso 



   

12 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

público», salientando que, entre as agressões que podem afetar a reputação, 

contam «as que afetem a […] credibilidade no mundo profissional, económico e 

financeiro»7. 

42. A errada associação do Queixoso ao estatuto de arguido num processo-crime, em 

notícias contendo a sua imagem e voz, difundidas na televisão e na internet, é um 

facto manifestamente prejudicial ao crédito e bom-nome do Queixoso, Advogado e 

professor de Direito. 

43. Esta exposição mediática da imagem e da voz do Queixoso, cidadão anónimo, sem 

relação com o protagonista da notícia, associando o Queixoso, aos olhos das 

pessoas que integram a sua comunidade social e profissional e que o reconhece, 

aos factos noticiados, é violadora do direito ao seu bom-nome e à sua reputação. 

44. Afirma o Diretor da CMTV e do jornal Correio da Manhã, a propósito da assunção 

pública do seu erro, que «nos dias que correm, à partida, queremos crer na 

maturidade dos leitores, pelo que deverão ser estes capazes de apreender que a 

retificação supra identificada e o respetivo pedido de desculpas 

anulam/corrigem/emendam o conteúdo da notícia anterior. Assim, na globalidade 

das informações transmitidas pela CMTV e pelo jornal Correio da Manhã claro ficou 

que a imagem do queixoso apenas por um infeliz lapso foi momentaneamente a 

José Paulo Pinto de Sousa.» 

45. De notar que o reconhecimento do erro não exclui a ilicitude da conduta, nem os 

alegados danos causados pela emissão, repetida durante três dias, da notícia na 

CMTV, ou pela publicação e permanência online, durante três dias, da fotografia do 

Queixoso a ilustrar a notícia. Tanto mais que, à data da queixa, a imagem do 

Queixoso permanecia disponível nos resultados de pesquisa no motor de busca da 

internet. 

                                                      
7
 Jónatas E. M. Machado, “Liberdade de Expressão – Dimensões constitucionais da esfera pública no 

sistema social”, Boletim da Faculdade de Direito, Studia Iuridica, 65, Coimbra Editora, pp. 761 e 763. 



   

13 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

46. Por outro lado, o dever dos jornalistas retificarem as incorreções que lhe sejam 

imputáveis (cfr. artigo 14.º, n.º 2, alínea b), do Estatuto do Jornalista) será tanto 

mais eficazmente cumprido quanto mais célere seja a respetiva correção: invoca o 

Correio da Manhã que a reclamação do Queixoso foi enviada num sábado para o 

endereço de correio eletrónico geral do jornal Correio da Manhã, pelo que 

«acabou por não ser visualizado no fim-de-semana, mas apenas na segunda-feira 

seguinte […] data em que a imagem do Queixoso foi retirada da notícia e foi 

divulgada a retificação». Ora, o endereço eletrónico para o qual o Queixoso enviou 

a sua reclamação, dando o alerta para o erro cometido, é o canal de comunicação 

indicado pelo jornal para contactar a sua redação, como se pode ler no seu sítio 

eletrónico8: «Escreva ou fale com a equipa que faz o Correio da Manhã / aqui 

encontra todas as informações para poder contactar o Correio da Manhã, de norte 

a sul do país / Redação geral@cmjornal.pt». 

47. Assim, não se considera justificada a demora na correção do erro por parte da 

CMTV e do jornal Correio da Manhã. De notar que o jornal Correio da Manhã é 

uma publicação de periodicidade diária pelo que deverá estar diariamente 

preparada para dar seguimento às reclamações do seu público, assim assegurando 

a sua responsabilidade editorial.  

48. Ademais, tratando-se também de correção de erro em notícia publicada em linha, 

com retirada da fotografia do Queixoso, por ofensa aos seus direitos de 

personalidade, importaria saber se o Correio da Manhã procurou implementar 

outras diligências tendo em vista obviar a continuação da lesão daqueles direitos 

do Queixoso, como a desindexação da fotografia dos motores de pesquisa, que, 

como alegou o Queixoso, continuava disponível na internet. 

49. Em sede de oposição é também invocado o facto de a CMTV e o jornal Correio da 

Manhã terem sido «induzidos em erro por dois órgãos de comunicação social», 

                                                      
8
 https://www.cmjornal.pt/mais-cm/contacte-nos/detalhe/contactos 

 

mailto:geral@cmjornal.pt
https://www.cmjornal.pt/mais-cm/contacte-nos/detalhe/contactos


   

14 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

uma vez que, antes deles, já a SIC Notícias, que citava a Zimbo TV, associava a 

imagem do Queixoso à de José Paulo Pinto de Sousa. Ora, com este argumento, a 

CMTV e o Correio da Manhã afirmam-se como consumidores, ao invés de agentes, 

de informação jornalística. Escamoteiam, assim, a responsabilidade que sobre eles 

recai de emitir informação sujeita aos processos e critérios técnicos próprios da 

atividade de comunicação social, como a obrigação de cuidado na verificação do 

conteúdo, origem e veracidade da informação, suscetíveis de assegurar o rigor 

jornalístico e a qualidade da informação disponibilizada ao seu público, traduzida 

num dever legal de rigor a que estão sujeitos (artigo 3.º da Lei de Imprensa, artigo 

34.º, n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão, e artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto 

do Jornalista9). 

50. Conclui-se que a CMTV e o jornal Correio da Manhã não envidaram os esforços 

necessários (e a que estavam obrigados pelas regras deontológicas e legais que 

conformam a atividade jornalística, quer de imprensa, quer de televisão) para 

apurar a veracidade da informação audiovisual emitida (imagem e voz do 

Queixoso) e publicada (imagem do Queixoso), desde logo, verificando que as 

imagens que retratavam o Queixoso não correspondiam à imagem da pessoa 

arguida na Operação Marquês.  

51. Os factos supra descritos são ilícitos por violadores do direito à imagem do 

Queixoso, no caso do jornal Correio da Manhã, e dos direitos à imagem e à palavra 

do Queixoso, no caso da CMTV, e, em ambos os casos, do seu direito ao bom-

nome e reputação (artigos 70.º, 79.º e 484.º do Código Civil).  

52. Daqueles factos resulta, também, o incumprimento, por parte do serviço de 

programas CMTV e do jornal Correio da Manhã, do dever legal de rigor informativo 

a que estão obrigados (artigo 3.º da Lei de Imprensa, artigo 34.º, n.º 2, alínea b), da 

                                                      
9
 Lei n.º 1/99, de 1 de janeiro. 



   

15 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

Lei da Televisão, e artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista), e do dever 

de retificação de incorreções (artigo 14.º, n.º 2, alínea b), do Estatuto do Jornalista). 

53. Conclui-se, assim, pela violação dos limites à liberdade de imprensa pelo jornal 

Correio da Manhã, e dos limites à liberdade de programação pelo serviço de 

programas CMTV (artigo 3.º da Lei de Imprensa, e artigos 27.º, n.º 1, 34.º, n.º 1, e 

n.º 2, alínea b), da Lei da Televisão). 

54. Relativamente à peticionada aplicação de coima e de sanção pecuniária 

compulsória, nota-se que tal, por ausência de quadro sancionatório, não é aplicável 

às situações em apreço, improcedendo, assim, nesta parte, a queixa. 

 

V – Deliberação 

Apreciada a queixa de António Vicente Marques contra o serviço de programas de televisão 

CMTV – Correio da Manhã TV, visando também o jornal Correio da Manhã, ambos 

propriedade da sociedade Cofina Media, S.A., por ausência de rigor informativo e violação de 

direitos fundamentais na emissão de notícia pelo serviço de programas CMTV, entre 24 de 

novembro de 2017 e 27 de novembro de 2017, e na publicação de notícia no sítio eletrónico 

do jornal Correio da Manhã, entre 24 de novembro de 2017 e 27 de novembro de 2017, 

com o título “Primo de Sócrates já foi notificado sobre a Operação Marquês”, o Conselho 

Regulador, nos termos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 7.º, alíneas d) e f), 8.º, 

alínea d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de novembro delibera:  

a) Verificar que o serviço de programas CMTV e o jornal Correio da Manhã não 

usaram do rigor exigido à atividade jornalística ao emitir e publicar, 

respetivamente, captação de imagem e áudio, e fotografia do Queixoso, sem 

previamente verificar a correspondência da identidade da pessoa retratada nas 

imagens publicadas (Queixoso) com a da pessoa protagonista dos factos narrados 



   

16 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

na notícia, assim erradamente atribuindo ao Queixoso a qualidade de arguido no 

processo-crime “Operação Marquês”; 

b) Verificar que, não obstante a posterior admissão do erro e o pedido público de 

desculpas ao Queixoso, a CMTV e o jornal Correio da Manhã não cumpriram o 

dever de informar com rigor (artigo 3.º da Lei de Imprensa, artigo 34.º, n.º 2, alínea 

b), da Lei da Televisão, e artigo 14.º, n.º 1, alínea a), do Estatuto do Jornalista), e 

violaram os direitos do Queixoso à imagem, à palavra, e ao bom-nome e à 

reputação, previstos nos artigos 70.º, 79.º e 484.º do Código Civil; 

c) Concluir pela violação pelo serviço de programas CMTV dos limites à liberdade de 

programação televisiva (artigos 27.º, n.º 1, 34.º, n.º 1, e n.º 2, alínea b), da Lei da 

Televisão) e pelo jornal Correio da Manhã dos limites à liberdade de imprensa 

(artigo 3.º da Lei de Imprensa); 

d) Recomendar à CMTV e jornal Correio da Manhã que adotem medidas no sentido 

da mais eficiente e célere efetivação da responsabilidade editorial, desde logo 

dando atempado seguimento às reclamações do público dirigidas aos seus canais 

institucionais e, sendo o caso, como é seu dever, retificando os erros, e, no caso da 

publicação das notícias em linha, procurando soluções adequadas a obviar à 

continuação da lesão dos bens jurídicos legalmente protegidos; 

e) Declarar que improcede parcialmente a queixa na parte em que peticiona a 

efetivação de responsabilidade contraordenacional e de aplicação de sanção 

pecuniária compulsória, por inexistência de tal quadro sancionatório aplicável ao 

caso em apreço. 

 

Lisboa, 21 de dezembro de 2021 

 

 
 



   

17 

 

EDOC/2017/10506 
500.10.01/2017/448 

 
O Conselho Regulador, 

 
Sebastião Póvoas 
Mário Mesquita 

Francisco Azevedo e Silva 
Fátima Resende 

João Pedro Figueiredo 
 


