
 

    
    

 

    

DeliberaçãoDeliberaçãoDeliberaçãoDeliberação  

ERC/2022/52ERC/2022/52ERC/2022/52ERC/2022/52    ((((DRDRDRDR----IIII) ) ) )     

    

    

Recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal Recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal Recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal Recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal 
Página Um, contra o jornal Público (edição online), por denegação Página Um, contra o jornal Público (edição online), por denegação Página Um, contra o jornal Público (edição online), por denegação Página Um, contra o jornal Público (edição online), por denegação 

do direito de do direito de do direito de do direito de respostarespostarespostaresposta    
    
    
    
    
    
    
    

LisboaLisboaLisboaLisboa    
9 de fevereiro de 20229 de fevereiro de 20229 de fevereiro de 20229 de fevereiro de 2022

Nota: Esta deliberação foi objeto de reclamação, tendo sido pedida a sua invalidade (anulação), requerimento que vai ser apreciado pelo Conselho Regulador.



   

1 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação SocialConselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social    

    

Deliberação Deliberação Deliberação Deliberação ERC/2022/52ERC/2022/52ERC/2022/52ERC/2022/52    ((((DRDRDRDR----IIII))))    

 

Assunto:Assunto:Assunto:Assunto: Recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal Página Um, contra o 

jornal Público (edição online), por denegação do direito de resposta 

 

I.I.I.I. EnquadramentoEnquadramentoEnquadramentoEnquadramento    

    

1.1.1.1. Deu entrada na ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em 5 de janeiro 

de 2022, um recurso de Pedro Almeida Vieira, jornalista e diretor do jornal Página Um, 

contra o jornal Público, por denegação do direito de resposta relativamente a artigo 

publicado em 23 de dezembro de 2021, às 12h10m, na edição on-line daquele 

periódico, intitulado “Dados clínicos de crianças internadas em cuidados intensivos com 

covid expostos nas redes sociais” (https://archive.ph/wip/7ZJK0). 

 

2.2.2.2. Em 23 de dezembro de 2021, Pedro Almeida Vieira (doravante, Recorrente) apresentou 

ao jornal Público pedido de publicação de texto ao abrigo do direito de resposta, 

invocando que, naquela notícia, está em causa um trabalho jornalístico da sua autoria, 

publicado no órgão de comunicação social que dirige e na respetiva página de 

Facebook, invocando que qualquer acusação, explícita ou implícita, dele próprio ou a 

publicação que dirige seguir «movimentos ou grupos ditos de negacionismo em redor 

da pandemia é profundamente difamatório e lesivo do [seu] nome e do jornalismo 

independente.» 

 

3.3.3.3. Em 27 de dezembro de 2021, o Público respondeu ao Recorrente, recusando a 

publicação do texto de resposta, recusa essa fundamentada no facto de na notícia em 

causa não ser mencionado o seu nome ou o da publicação que dirige, nem direta, nem 

indiretamente. Mais invoca, subsidiariamente, como constituindo motivo de recusa, o 



   

2 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

facto do texto enviado do Recorrente ter 647 palavras e o texto do Público ter 391 

palavras. 

 

4.4.4.4. Em 27 de dezembro de 2021, o Recorrente apresentou ao jornal Público novo texto de 

resposta, com 391 palavras, não tendo recebido mais comunicações do Público, nem 

tendo o seu texto reformulado sido publicado. 

 

5.5.5.5. Em sede de recurso por denegação do direito de resposta junto da ERC, refere o 

Recorrente que o artigo do jornal Público em causa destaca a existência de «dados 

clínicos de crianças que estiveram internadas em unidades de cuidados intensivos por 

causa do SARS Cov-2 a serem expostos numa página de negacionistas anti-vacinas no 

Facebook». Afirma que a dita página se trata do jornal que dirige, e que tinha publicado 

um artigo intitulado “Covid-19 em crianças: zero mortes, 0,5% de hospitalizações e 

0,03% de internamentos em cuidados intensivos”, também editado na respetiva página 

no Facebook. 

 

6.6.6.6. O Recorrente faz notar que, sendo certo que o Público não o identifica, nem ao jornal 

que dirige, «remete, através de link, para a notícia da CNN Portugal, pelo que os leitores 

ficariam a saber que se tratava de um jornalista e tendo outros elementos que [o] 

podiam facilmente identificar.» Afirma, ainda, que quem tivesse lido o seu artigo e o 

artigo do Público facilmente detetaria que o Público estava a denominar o jornal que 

dirige como uma «página de negacionistas anti-vacinas no Facebook.» 

 

7.7.7.7. Afirma que «classificar um jornal e um jornalista como página negacionista ou anti-

vacinas é profundamente desrespeitador e mesmo infamante […].» 

 

8.8.8.8.  No recurso em apreço, o Recorrente acrescenta que, sem prejuízo da efetivação do seu 

direito de resposta, pretende, junto da ERC, queixar-se dos diretores do Público, na 

impossibilidade de identificar o autor da sua peça, invocando, em síntese, o 



   

3 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

incumprimento do disposto na alínea a), do n.º 1, do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista. 

 

9.9.9.9. Notificado pela ERC para se pronunciar sobre o teor do recurso, veio o Público, em 14 

de janeiro de 2022, dizer, em síntese, que: 

a. A recusa de publicação do direito de resposta se fundamenta no facto de o queixoso 

não ser titular do direito de resposta, uma vez que nem o seu nome, nem o nome do 

jornal, constam direta ou indiretamente da notícia em causa. 

b. O título do artigo jornalístico, que se baseia numa notícia da CNN Portugal, é “Dados 

clínicos de crianças internadas em cuidados intensivos com covid expostos nas redes 

sociais”, e no texto do mesmo refere-se uma «página de negacionistas anti-vacinas 

no Facebook», da notícia não constando, assim, qualquer elemento caracterizador 

minimamente preciso que permita a um leitor comum fazer uma ligação entre o 

texto em causa e Pedro Almeida Vieira ou o jornal que dirige. 

c. No que concerne à restante queixa, afirma que a notícia em causa é rigorosa, isenta 

e rejeita o sensacionalismo, sendo que «a expressão “negacionista” é utilizada na 

linguagem comum para designar genericamente as pessoas que, de alguma forma, 

negam ou recusam a gravidade da pandemia que, actualmente, vivemos.» 

 

II.II.II.II. Análise e fundamentaçãoAnálise e fundamentaçãoAnálise e fundamentaçãoAnálise e fundamentação    

    

10.10.10.10.  O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciação do presente recurso, ao 

abrigo do disposto nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º, n.º 1, alínea g), da Constituição da 

República Portuguesa, nos artigos 8.º, alínea f), 24.º, n.º 3, alínea j), 59.º e 60.º dos 

Estatutos da ERC (aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro). 

 

11.11.11.11. O direito de resposta na imprensa é regulado pelos artigos 24.º a 27.º da Lei de 

Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro). Releva igualmente a Diretiva da ERC n.º 



   

4 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

2/2008, de 12 de novembro de 2008, sobre a publicação de textos de resposta e de 

retificação na imprensa.  

 

12.12.12.12. A título prévio, importa esclarecer que a parte da queixa em que são visados os 

diretores do Público — «na impossibilidade de identificar o autor da sua peça» —, com 

base, em síntese, no incumprimento do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista, é matéria da competência da Comissão da Carteira Profissional 

de Jornalista, devendo ser, nessa parte, arquivada a queixa e determinada a remessa 

àquela Comissão. 

 

13.13.13.13. Relativamente ao recurso por denegação do direito de resposta pelo Público, cabe à 

ERC, por um lado, analisar os pressupostos do invocado direito de resposta e do 

respetivo exercício, e, por outro lado, verificar a licitude da conduta daquele periódico. 

 

14.14.14.14. Nos termos do n.º 1 do artigo 24.º da Lei de Imprensa, «[t]em direito de resposta nas 

publicações periódicas qualquer pessoa singular […] que tiver sido objecto de 

referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputação e boa fama.» 

 

15.15.15.15. Dispõe o artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, com relevância para o presente recurso, 

que «[o] conteúdo da resposta […] é limitado pela relação directa e útil com o escrito ou 

imagem respondidos, não podendo a sua extensão exceder 300 palavras ou a da parte 

do escrito que a provocou, se for superior, descontando a identificação, a assinatura e 

as fórmulas de estilo […].» 

 

16.16.16.16. Dispõe, ainda, o artigo 26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa, que «[q]uando a resposta ou a 

retificação […] provierem de pessoa sem legitimidade, […] ou contrariarem o disposto 

no n.º 4 do artigo anterior, o diretor do periódico […] pode recusar a sua publicação, 

informando o interessado, por escrito, acerca da recusa e do seu fundamento, nos 3 […] 



   

5 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

dias seguintes à receção da resposta ou da retificação, tratando-se […] de publicações 

diárias […].» 

 

17.17.17.17. Conhecendo do recurso, e quanto ao fundamento principal invocado pelo Público para 

negar a publicação do direito de resposta – o nome de Pedro Almeida Vieira ou do 

jornal que dirige não consta, nem direta, nem indiretamente da notícia em causa —, 

Vital Moreira1 ensina que «[p]ara haver direito de resposta não se torna necessário que 

a pessoa visada seja expressamente nomeada. Basta que ela esteja implicitamente ou 

indiretamente mencionada. É suficiente que ela possa ser reconhecida […] [por um] 

elemento caracterizador suficientemente preciso […] Em boa verdade, é suficiente que 

o interessado seja identificado pelo círculo de pessoas do seu relacionamento 

profissional ou pessoal. Nem sequer é necessário que o autor da notícia o tenha tido em 

mente. É bastante que o texto a isso conduza […].» 

 

18.18.18.18. Acresce que «[…] nos casos em que o visado não é claramente identificado, pode 

acontecer que outras(s) pessoa(s) possa(m) rever-se nesse texto […] e que possam ser 

confundidas com o efetivo visado. Nessas situações, desde que a suscetibilidade de 

confusão se apresente de forma provável e evidente, ou seja, se segundo padrões de 

razoabilidade for expectável, […] que terceiros (ainda que na sua esfera privada) 

associem ao escrito […] um determinado indivíduo que não é o efetivo visado, pode 

concluir-se que esse indivíduo também tem legitimidade para requerer a publicação de 

direito de resposta ou de retificação.»2 

 

19.19.19.19. Sucede que, na situação em apreço, da leitura da notícia publicada pelo jornal Público, 

resulta que nem o Recorrente, nem a publicação que dirige são direta ou indiretamente 

visados quando o texto da notícia se refere a «página de negacionistas anti-vacinas no 

Facebook».  

                                                      
1
 Vital Moreira, “O Direito de Resposta em Portugal”, Coimbra Editora, 1994, p. 94. 

2 Entidade Reguladora para a Comunicação Social, “Direitos de Resposta e de Retificação – Perguntas 
Frequentes”, ponto 3.7.  



   

6 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

20.20.20.20. Contrariamente ao afirmado pelo Recorrente, parece-nos que a expressão utilizada pelo 

jornal Público é demasiado ampla e abrangente, podendo ser reconduzível a qualquer 

movimento ou grupo, a qual não permite caracterizar ou identificar em concreto a 

pessoa do Recorrente, porquanto não são enumerados factos ou elementos precisos 

que explicitem uma dada articulação com a sua pessoa ou com o jornal que dirige, 

numa perspetiva de interpretação pelo cidadão comum. 

 

21.21.21.21. Neste sentido, não pode razoavelmente interpretar-se o teor da notícia divulgada pelo 

Público, bem como a hiperligação nela embebida que remete para a notícia da CNN 

Portugal, no sentido de ser associada inequívoca e patentemente ao Recorrente ou ao 

jornal que dirige, não sendo a expressão «página de negacionistas anti-vacinas no 

Facebook» subsumível ao conceito de referência indireta suscetível de afetar a 

reputação e boa-fama de Pedro Almeida Vieira. 

 

22.22.22.22. Por conseguinte, considera-se que a recusa pelo jornal Público da publicação do texto 

do Recorrente foi legítima. 

 

III.III.III.III. DeliberaçãoDeliberaçãoDeliberaçãoDeliberação    

 

Analisado o recurso de Pedro Almeida Vieira contra o jornal Público, por denegação ilegítima 

do exercício do direito de resposta relativo a notícia publicada em 23 de dezembro de 2021, 

na sua edição online, com o título “Dados clínicos de crianças internadas em cuidados 

intensivos com covid expostos nas redes sociais”, o Conselho Regulador, pelos motivos 

expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera pela 

improcedência e arquivamento do recurso, por incumprimento dos requisitos impostos ao 

exercício do direito de resposta, previstos no artigo 25.º da Lei de Imprensa. 

 



   

7 

 

500.10.01/2022/6 
EDOC/2022/132 

Mais delibera proceder ao arquivamento na restante parte da queixa, em que são visados os 

diretores do Público, por alegada violação da alínea a), do n.º 1, do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista, e determinar a remessa à CCPJ — Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. 

 

Lisboa, 9 de fevereiro de 2022 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
 
 
 

Mário Mesquita 
 
 
 

Francisco Azevedo e Silva 
 
 
 

Fátima Resende 
 
 
 

João Pedro Figueiredo 


