A ERC

ERC classifica como desinformação publicação na rede X sobre falsa sondagem política relativa às eleições legislativas de 2024

O Conselho Regulador da ERC concluiu que a publicação na rede social X de imagem que utiliza o grafismo da TVI para revelar resultados de uma sondagem falsa constitui uma ação de desinformação que visa manipular o público, na medida em que pretende apoiar-se na imagem daquele órgão de comunicação social conhecido do público para credibilizar mensagens que se baseiam em factos fabricados que o autor da publicação pretende promover.

Saber mais

Como saber se uma sondagem política é credível?

A realização e publicação ou difusão pública de sondagens e inquéritos de opinião produzidos com a finalidade de divulgação pública encontra-se regulada pela Lei das Sondagens e cabe à ERC garantir que esta é cumprida.

Esta lei é aplicável a todos os órgãos de comunicação social (independentemente do suporte), salvaguardando sempre a sua autonomia editorial e respeito pelos critérios jornalísticos.

Veja aqui como identificar se uma sondagem política é credível.

Saber mais

Regulamento dos Serviços Digitais entra em fase de implementação integral

No dia 17 de fevereiro, todas as disposições do Regulamento dos Serviços Digitais (Regulamento (UE) 2022/2065) entraram integralmente em aplicação no espaço da União Europeia. O RSD tem como destinatários os prestadores de serviços intermediários de internet – redes sociais, plataformas e mercados em linha, motores de busca – que, independentemente do seu local de estabelecimento, forneçam conteúdos, bens e serviços a utilizadores na União Europeia.

Este Regulamento surge como resposta à transformação digital e à utilização crescente destes serviços e visa criar um espaço digital mais seguro, responsável e igualitário para os cidadãos e empresas.

Saber mais

ERC relembra regras aplicáveis à divulgação de sondagens e inquéritos de opinião

Considerando a aproximação à Eleição para a Assembleia da República 2024, a ERC vem relembrar alguns aspetos do tratamento das sondagens e inquéritos de opinião, tal como se encontram atualmente definidos na Lei das Sondagens e em normas técnicas de referência fixadas pela ERC, salvaguardando a autonomia editorial dos órgãos de comunicação social e o respeito pelos critérios jornalísticos.

O regulador recorda também que os órgãos de comunicação social desempenham um papel fundamental na sustentação do sistema democrático e na formação da opinião pública em períodos eleitorais, assumindo, por isso, particulares responsabilidades informativas em matérias eleitorais.

Saber mais

ERC aprova projeto de deliberação sobre falta de transparência do World Opportunity Fund, Ltd.

O Conselho Regulador da ERC aprovou, em reunião no dia 15 de fevereiro, um projeto de deliberação no qual determina a aplicação do artigo 14.º da Lei n.º 78/2015, de 29 de julho (Lei da Transparência) ao World Opportunity Fund, Ltd. (WOF), por falta de transparência na identificação da cadeia de imputação da participação qualificada na sociedade Páginas Civilizadas, Lda..

O WOF detém 51% do capital social e dos direitos de voto da sociedade Páginas Civilizadas, Lda., detentora de 50,25% do capital social e dos direitos de voto da Global Notícias – Media Group, S.A..

Saber mais

ERC integra exercício nacional de cibersegurança dedicado às Eleições

A ERC participou, no dia 9 de fevereiro, num Exercício de Cibersegurança dedicado às Eleições, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que visou testar os diferentes mecanismos de articulação entre as várias entidades envolvidas, bem como reforçar o conhecimento situacional e especializado, que permita melhorar a sua capacidade de ciber-resiliência durante o ato eleitoral.

Saber mais

Sabia que a 13 de fevereiro se assinala o Dia Mundial da Rádio?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou, em 2011, o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial da Rádio.

Esta comemoração tem subjacente o facto do meio rádio ser um meio popular e de baixo custo que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas, ser um meio que em casos de comunicações de emergência ou após um desatre natural continua a transmitir, e ser um meio que tem sido capaz de se adaptar ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.

Consulte aqui a infografia da ERC alusiva a este dia.

Saber mais

ERC suspende atendimento ao público nos dias 12 e 13 de fevereiro

A ERC informa que os serviços da Entidade vão estar encerrados, nos dias 12 e 13 de fevereiro, por motivo de concessão de tolerâncias de ponto.

Durante esse período, o atendimento aos cidadãos e regulados ficará suspenso.

Recordamos que na área Balcão Virtual deste sítio eletrónico permanece disponível o acesso a formulários de registo/averbamentos, a submissão de participações relativas a comportamento suscetível de configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às atividades de comunicação social e a a submissão de sugestões/reclamações à ERC.

Saber mais

Alterações à Lei da Rádio já publicadas em Diário da República

A ERC alerta os operadores de rádio sujeitos à jurisdição do Estado Português que, no dia 5 de fevereiro, foi publicada, em Diário da República, a Lei n.º 16/2024 que procede à terceira alteração da Lei da Rádio (Lei n.º 54/2010, de 24 de dezembro).

As principais alterações introduzidas à Lei que regula o exercício da atividade de radiodifusão no território nacional podem ser consultadas aqui.

Saber mais

ERC participa em encontro organizado pela CNE sobre combate à desinformação

A ERC participou, no dia 30 de janeiro, no encontro “A resiliência da democracia em tempo de desinformação”, organizado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que contou também com jornalistas de vários órgãos de comunicação social. A iniciativa teve como objetivo discutir questões relacionadas com o combate à desinformação nas coberturas eleitorais.

Na conclusão do encontro, foi proposta a criação de um grupo de reflexão entre a CNE, a ERC, meios de comunicação social, plataformas digitais, academia e entidades internacionais, para cooperação e partilha de experiências e de conhecimento, visando a criação de metodologias de ação mais ágeis.

A ERC esteve representada pela Presidente do Conselho Regulador, Helena Sousa, e pelos Vogais Telmo Gonçalves e Carla Martins.

Saber mais