A ERC

ERC conclui que serviços de programas generalistas cumprem as obrigações de difusão de obras audiovisuais em língua portuguesa e produção europeia

Os serviços de programas dos operadores de televisão de âmbito nacional estão sujeitos à avaliação em cada ano, do cumprimento das obrigações previstas nos artigos 44.º a 46.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido (LTSAP), referentes à defesa da língua portuguesa, produção europeia e produção independente.

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ERC analisa presença de candidaturas às eleições legislativas regionais na Madeira 2019 em programas de entrevista, debate e artigos de opinião

A ERC divulgou hoje um Relatório que retrata a presença dos candidatos/representantes às eleições para a Assembleia Regional da Madeira 2019, em entrevistas e em artigos de opinião publicados no Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador, Público, Sol, Sábado e Visão, bem como em programas de entrevista e debate emitidos na RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI,TVI24, CMTV e RDP Antena 1, no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral.

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Comunicado do Conselho Regulador da ERC sobre Direito de Acesso à Informação

O Conselho Regulador da ERC emitiu, esta segunda-feira, um comunicado em que alerta todas as entidades que lidam com os media para a necessidade de respeitar escrupulosamente a legislação aplicável em matéria de direito de acesso à informação, incluindo o direito de acesso a locais públicos, abertos ao público ou à generalidade da comunicação social. 

 

Neste comunicado, que surge no seguimento de exposições feitas por alguns órgãos de comunicação social locais junto da ERC, a respeito de restrições ao acesso à informação no contexto da pandemia de COVID-19, o Conselho Regulador também exorta os media a solicitar, com a devida antecedência, aos organizadores de espetáculos ou outros eventos públicos, as credenciais necessárias para a respetiva cobertura informativa, de modo a que possam, se assim o entenderem, suscitar uma intervenção atempada da ERC na resolução dos diferendos concretos que se possam desencadear.

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Covid-19 gera quebras de 61% a 80% nas receitas de um terço das empresas de media

A ERC publica, esta quinta-feira, um relatório que traça o panorama do impacto económico e organizacional da pandemia de Covid-19 no setor da comunicação social em Portugal, a partir das respostas a um questionário que dirigiu, entre 24 de abril e 6 de maio, a entidades representativas do setor registadas na Plataforma Digital da Transparência (pessoas coletivas com contabilidade organizada que identificam a comunicação social como atividade social) e a prestadores de televisão por subscrição.

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ERC estuda tratamento jornalístico das eleições europeias na imprensa e presenças de candidaturas em entrevistas, debates e artigos de opinião

A ERC divulgou esta quinta-feira um Relatório que caracteriza a cobertura mediática das eleições para o Parlamento Europeu em 2019, na imprensa diária e semanal (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador, Público, Sol, Sábado e Visão), durante o período de campanha eleitoral (13 a 24 de maio de 2019).

 

Em paralelo, o Regulador tornou também público um outro trabalho que analisa a presença dos candidatos/representantes em entrevistas e em artigos de opinião publicados nos citados jornais e revistas, bem como em programas de entrevista e debate na televisão (RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI,TVI24 e CMTV) e na rádio (Rádio Comercial, Rádio Renascença, RDP Antena 1 e TSF), no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral (26 de fevereiro a 24 de maio de 2019).

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ERC analisa cobertura das eleições legislativas regionais na Madeira 2019 na imprensa regional e nacional

A ERC publicou um Relatório que descreve a cobertura jornalística das eleições para a Assembleia Regional da Madeira 2019 na imprensa regional e nacional (Diário de Notícias Madeira, Jornal da Madeira, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador, Público, Sol, Sábado e Visão) no período da campanha eleitoral (8 a 20 de setembro), e a presença dos partidos/candidaturas em artigos de entrevista e de opinião, no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral (18 julho a 7 de setembro).  

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