ERC lança Coleção Regulação dos Media
Coleção visa a publicação de estudos sobre temas atuais do universo dos media
A ERC Entidade Reguladora para a Comunicação Social acaba de lançar os dois primeiros números da Coleção Regulação dos Media. O novo projeto editorial visa a publicação de estudos sobre problemáticas contemporâneas do universo dos media.
A coleção é coordenada pelo Vice-Presidente da ERC, Mário Mesquita. Até 2022 está prevista a edição de 11 volumes que percorrem temas como o jornalismo, os efeitos das tecnologias digitais, as fake news e a desinformação, o infoentretenimento, a cobertura de eleições políticas, o discurso de ódio, o comentário nos media, a rádio em Portugal, a literacia mediática e a mediatização da saúde.
Estas obras têm por base estudos promovidos pela ERC e conduzidos por equipas de investigadores internas e externas.
O primeiro título já disponível nas livrarias é coordenado pelo professor e investigador José Luís Garcia e intitula-se O Choque Tecno-liberal, os Media e o Jornalismo. Estudos críticos sobre a realidade portuguesa. A obra congrega uma diversidade de estudos de caso, onde se incluem o Expresso, o Observador e a Artecapital, atravessados pela interrogação comum sobre os fins do jornalismo e os impactos dos processos de comunicação postos em movimento por todos os meios tecnológicos de informação e comunicação.
O segundo número, Nós na Rede. Ambientes digitais de crianças e jovens, é coordenado pela professora e investigadora Cristina Ponte. Analisam-se as respostas de crianças e jovens portugueses com idades entre os 9 e os 17 anos sobre práticas digitais, recolhidas no inquérito europeu EU Kids Online de 2019, as quais são reveladoras de diferenças por idade e género quanto aos interesses na rede, oportunidades e riscos, competências na internet e mediação familiar.