ERC participa no desenvolvimento de uma ferramenta interativa para avaliar e melhorar a educação para os media entre os alunos europeus
Projeto EDUMEDIATEST é cofinanciado pela Comissão Europeia e decorre até setembro de 2021
A ERC Entidade Reguladora para a Comunicação Social é a coordenadora nacional do Projeto EDUMEDIATEST, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, e que visa avaliar os graus de literacia mediática dos alunos, entre os 14 e os 18 anos, em sete países europeus, através dos respetivos reguladores do audiovisual e de organismos públicos da área da educação.
O Projeto EDUMEDIATEST enquadra-se no programa da Comissão Europeia Literacia para os Media para Todos que incentiva a educação para os media para erradicar a desinformação e apoiar os cidadãos a gerirem de forma crítica os conteúdos e interações estabelecidas nas redes sociais.
Além da ERC, participam no projeto a Agência para os Media Eletrónicos da República da Croácia (AEM), o Conselho de Transmissão e Retransmissão da República Eslovaca (RVR), o Conselho Superior do Audiovisual (CSA) da França e o Conselho do Audiovisual da Catalunha (CAC), que coordena a nível europeu a iniciativa. Participam ainda a Faculdade de Comunicações da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, o Centro Nacional dos Media Audiovisuais e Comunicação (EKOME), da Grécia, e o centros de apoio à educação Dublin West, da Irlanda.
O projeto EDUMEDIATEST pressupõe numa primeira fase a avaliação dos conhecimentos dos alunos através de uma ferramenta digital interativa composta por 43 perguntas (cuja resposta implica a análise de fotografias e de vídeos e pesquisas na Internet) aplicadas pelos professores por via eletrónica. O objetivo é identificar o conhecimento dos jovens entre os 14 e os 18 anos e a sua capacidade de se expressarem de modo compreensível. As competências testadas incidem sobre a capacidade de os alunos identificarem desinformação, detetarem interesses ocultos nas fontes de informação e reconhecerem estereótipos. Além disso, os jovens são encorajados a adotarem comportamentos responsáveis no que respeita aos direitos de autor. A ferramenta interativa está concebida para ser integrada nas atividades das aulas.
Numa segunda fase, serão criados materiais de ensino e apresentadas atividades de literacia para os media que os professores poderão aplicar, a partir dos resultados das avaliações das suas turmas e das falhas a corrigir em cada grupo de alunos.
A ferramenta terá uma fase de testes-piloto para confirmar a compreensão das questões e a duração do exercício através de pelo menos 100 alunos entre os 14 e 18 anos, nos sete países. Espera-se que os testes possam ser realizados em janeiro de 2021. O prazo limite para entrega do programa à Comissão Europeia é 1 de setembro de 2021. Posteriormente, a Comissão Europeia decidirá o calendário de disponibilização da ferramenta às instituições dos Estados-Membros.