Inscrições já abertas para os 7 Dias com os Media Sem Sair de Casa
O GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática, do qual a ERC faz parte desde 2009, abriu hoje oficialmente a receção de inscrições para a 8.ª edição da iniciativa 7 dias com os Media que decorre entre 3 e 9 de maio. Devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19, a edição de 2020 decorrerá no formato Sem Sair de Casa. A desinformação, as fake news e a cibersegurança são pela sua atualidade e relevância, os temas eleitos para este ano.
Recordamos que este evento, de cariz anual, visa promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha em http://www.7diascomosmedia.pt/ de atividades e projetos registados pelos participantes. A edição de 2020 introduz como novidade os Desafios GILM, que procurarão estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos e da comunidade em geral.
Para além dos temas centrais definidos para 2020, e como em anos anteriores, continua a ser possível a abordagem de outras matérias, desde que relacionadas com os objetivos e sempre através da partilha dos respetivos materiais e atividades. De acordo com o GILM, «apenas se exige que tenham como foco o uso competente, crítico e responsável dos media por parte dos cidadãos, seja enquanto recetores, seja na sua qualidade de produtores de conteúdos, designadamente através das redes sociais». Os formatos e suportes podem ser escolhidos pelos participantes: «desenho, fotografia, cartaz, notícia, vídeo, podcasts», para citar apenas os indicados pela organização. O GILM apresenta já alguns desafios.
Na organização dos "7 dias com os Media", o GILM conta com diferentes parceiros das áreas da comunicação social e educação. Em concreto, a RTP/Rádio ZigZag, o Público, o Público na Escola, a Antena 1, a Estrelas & Ouriços, o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos e o MILObs - Observatório Média, Informação e Literacia.
Os interessados em participar nos "7 dias com os Media" deverão efetuar o registo da(s) atividade(s) e a partilha dos resultados para o endereço 7diasmedia@gmail.com. A iniciativa pode ser acompanhada nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube).
Mais informações em Operação Nacional 7 Dias com os Media.