Projeto de Literacia Mediática da ERC promove sessão sobre Desinformação e notícias falsas online
A equipa do Projeto de Literacia Mediática da ERC dinamizou ontem na Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer, a primeira de um conjunto de sessões de consciencialização sobre o tema Desinformação e notícias falsas online, tendo como principal exemplo a desinformação em torno da pandemia de COVID-19.
A iniciativa, dirigida a alunos do 9.º ano de escolaridade, surge na sequência de um pedido de colaboração realizado pela associação EPIS Empresários pela Inclusão Social, no âmbito do Protocolo que tem desde 2016 com a ERC.
Estas sessões têm como principal objetivo sensibilizar os alunos para a problemática da desinformação online, convocando-os para uma reflexão conjunta sobre o que é a desinformação (e aquilo que não é), a multiplicidade de formas que pode assumir, os riscos que envolve, a importância da verificação da informação que consumimos e partilhamos, o alerta para recursos, comportamentos e estratégias que poderão ser utilizadas pelo cidadão para fazer a sua própria verificação da informação. Faz igualmente parte dos objetivos das sessões alertar para o papel que os diferentes agentes (plataformas digitais, verificadores de factos, media tradicionais, decisores políticos, entidades reguladoras e os próprios cidadãos) podem desempenhar para contribuir para o combate à desinformação online.
A seleção e contacto com as escolas tem estado a ser realizada pela EPIS dentro da rede de estabelecimentos de ensino com os quais desenvolvem um programa de combate ao insucesso e ao abandono escolar. A escolha do tema da iniciativa é inspirada no trabalho que a ERC está a realizar em relação a esta problemática, quer internamente, quer junto do grupo de reguladores europeus ERGA.
Por força do contexto da pandemia, as sessões decorrerão virtualmente, estando neste momento confirmadas datas para a realização em cinco escolas, que terão uma participação total de 100 alunos. Os estabelecimentos de ensino que vão receber a equipa do Projeto de Literacia da ERC, em dezembro, são a Escola EB do Carregado e a Escola EB da Amareleja, do concelho de Moura. Para janeiro a ERC fará sessões na EB D. Jorge de Lencastre, do concelho de Grândola e na AE Conde de Vilalva, em Évora.