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ERC
• VOLUME 1
1. Nota introdutória
Nos pontos que se seguem apresenta-se uma caracterização geral
do perfil dos públicos dosmeios de comunicação social e dos padrões
de consumo, traçada a partir do cruzamento e da sistematização de
dados produzidos pela Autoridade Nacional das Comunicações (ANA-
COM), Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação
(APCT), Instituto Nacional de Estatística (INE), Marktest e PORDATA.
No primeiro ponto apresenta-se uma panorâmica dos perfis dos
públicos dos diferentes meios de comunicação social.
No ponto seguinte, sobre a televisão, são sistematizadas informações
relativas ao acesso ao serviço de televisão por assinatura emPortu-
gal e respetiva diversificação de plataformas, sendo ainda caracte-
rizados os consumos e as audiências dos serviços de programas
generalistas e do “cabo/outros”.
No ponto consagrado à rádio descrevem-se os tempos de audição,
os desempenhos de audiência e o perfil sociográfico dos públicos
por serviço de programas radiofónico.
No ponto dedicado à imprensa são apresentados os valores de cir-
culação por segmento editorial, bemcomo a evolução deste indicador.
Um último ponto é dedicado aos consumos de
internet
nas várias
plataformas que disponibilizam o acesso a este serviço.
A presente caracterização do perfil dos públicos e dos consumos de
média, ainda que segmentada, não ignora a rápida transformação das
dietas demédia, emque se destaca a utilização combinada, emsimul-
tâneo, de mais do que ummeio, seja televisão, rádio, imprensa, tele-
móvel ou
internet
(fenómeno designado de
multitasking
)
1
. Uma in-
vestigação conduzida em2011 pela Associação Portuguesa de Anun-
ciantes (APAN) concluiu que 51% da população portuguesa revelava
umcomportamento
multitasker
, sendo “não
multitaskers
” essencialmente
os consumidores como seguinteperfil:mais baixo acesso a tecnologias,
menor uso de
internet
, maior dificuldade de prescindir da televisão,
mais baixos índices de leiturade jornais e revistas emdigital, utilização
menos intensiva de telemóvel para chamadas e mensagens.
No entanto, os dados das fontes consultadas — pela sua natureza
intrínseca, bemcomo pelas amostragens emetodologias subjacentes
à sua obtenção—não possibilitam leituras cruzadas e, em rigor, uma
compreensão integradados perfis e dos consumos demédia. Por outro
lado, os dados são essencialmente descritivos, enão explicativos, não
se propondo, por isso, interpretações qualitativas da realidade sob
análise e das evoluções observadas. Apenas estudos efetuados com
essa finalidade, em que sejam aplicadas as técnicas de inquérito,
entrevista ou
focus group
, permitemperceber demodomais holístico
padrões de consumo dos média por grupos populacionais. Porém,
assinalam-se estes aspetos como limitações do presente capítulo.
2. Perfil dos públicos
No presente ponto fixam-se os perfis dos públicos dos diferentesmeios
de comunicação, de acordo com alguns indicadores de caracterização
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Perfis
dos consumos
dos públicos dos média
1
A APAN realizou um estudo com a finalidade de quantificar o nível de
multitasking
da população. Em resultado, identificou quatro segmentos — “não
multitaskers
” (que utilizam
apenas um meio de cada vez);
multitaskers light
(de forma ocasional utilizam em simultâneo dois ou mais meios);
multitaskers medium
(com frequência utilizam em simultâneo
dois ou mais meios);
multitaskers heavy
(sempre ou com muita frequência utilizam em simultâneo dois ou mais meios). Cfr. António Gomes, GfK Metris, “Que mudanças no
consumo de media em Portugal?”, Seminário APAN 2011.
Fig. 1 –
Perfis dos públicos de média de acordo com o sexo – 2011 (%).