Página 208 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

Versão HTML básica

206
ERC
• VOLUME 1
as percentagens referidas fixam-se em 34,8% e 46,4%. Em todos
os serviços de programas, a representação alcançada por essas
duas regiões nas audiências da informação diária é justificada
sobretudo pela Grande Lisboa, região que se destaca relativamente
às restantes na informação diária da RTP1 e da TVI. Na SIC a re-
presentação dessa região aproxima-se da alcançada pelo Litoral
Centro. Os telespectadores da informação diária provenientes do
Litoral Norte são os que apresentam maior adesão índice de
adesão na RTP2, embora a sua representação se aproxime da
registada para as audiências da Grande Lisboa.
Classe social
: As audiências da RTP2 são mais representativas
na classe A/B, enquanto nos serviços de programa privados
constata-se uma maior adesão da classe C2. Na RTP1, a Classe D
é a mais expressiva.
A caracterização do
índice de afinidade
, realizada com base nos
indicadores utilizados na caracterização sociográfica, permite, neste
caso particular, verificar quais os alvos com maior propensão para
a informação diária emitida pelos serviços de programas generalis-
tas em 2011. Desta forma, valores superiores a 100 representam
alvos favoráveis:
Género
: A RTP2 tem o género masculino como alvo favorável da
informação diária, enquanto nos restantes serviços de programas
generalistas o índice de afinidade é positivo para o género feminino,
tendência que se acentuou nos operadores privados.
Grupos etários
: A SIC, no que se refere a blocos informativos diários,
apresenta índicesdeafinidade favoráveisemaudiências com idades
superioresa35anos, sendopossível estabelecer uma relaçãopositiva
entre idadeeafinidade, istoé, quantomaisvelhos foremos telespec-
tadores, maior será a sua propensão para visionar a informação di-
áriadesteserviçodeprogramas. Nos restantesserviçosdeprogramas,
o índice de afinidade só é superior a 100 a partir dos 45 anos e, à
exceçãodoqueaconteceu relativamenteà informaçãodiáriadaRTP2,
tambémnaRTP1enaTVI severificaessa relaçãopositivaentre idade
e afinidade. Embora a informação diária dos serviços de programas
analisados não apresente valores de afinidade favoráveis para os
alvos commenos de 35 anos, registe-se os valores alcançados pela
TVI para a faixa dos 15/24 e pela SIC para a faixa dos 25/34.
Situação no lar
: Os telespectadores identificados na categoria “dona
de casa” assumem índices de afinidade dominantes em todos os
serviços de programas, sendo que emnenhumos telespectadores
com outra situação no lar apresentam afinidade favorável em re-
lação à informação diária.
Regiões
geográficas
: O Litoral Centro, o Sul e o Grande Porto
destacam-se como alvo favorável na SIC, e a TVI evidencia o Litoral
Norte, a região da Grande Lisboa e o Interior como alvos positivos.
O Sul é, na RTP1, o alvo geográfico mais favorável, embora os
públicos do Interior e do Grande Porto tambémse tenhamrevelado
alvos favoráveis à informação diária deste serviço de programas.
O Litoral, Norte e Centro, salientammaior afinidade à RTP2.
Classe social
: Verificou-se que o índice de afinidade distingue as
classes A/B como asmais favoráveis na informação diária da RTP2,
único serviço de programas onde os públicos pertencentes a essa
classe social apresentam afinidade positiva, embora os valores
registados em relação à informação diária da SIC se aproximem
de 100. No que se refere à classe D, a RTP1 e a TVI são os serviços
de programas mais relevantes, embora também apresente valo-
res favoráveis na SIC. Na classe C2 a informação diária da TVI é a
única que apresenta índices de afinidade favoráveis e na classe
C1 esses valores são alcançados tangencialmente apenas na SIC.
1.1.2. Análise da audiência dos
blocos Informativos
diários de horário nobre
dos serviços
de programas generalistas — Telejornal
da RTP1, Jornal 2/Hoje da RTP2, Jornal da Noite
da SIC e Jornal Nacional / Jornal das 8 da TVI
No presente ponto, serão analisados os mesmos indicadores verifi-
cados no subponto anterior relativamente ao conjunto de programas
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 6 –
Caracterização do índice de afinidade
por alvos da informação televisiva diária em 2011.
Indicadores
%
RTP1
RTP2
SIC
TVI
Total
4 canais
Género
Masculino
95,3
116,5
87,4
81,8
89,0
Feminino
105,0
82,4
113,4
119,3
111,7
Grupos etários
4-14
37,8
37,6
45,9
64,2
48,4
15-24
37,6
40,4
62,1
83,8
59,6
25-34
61,5
63,6
89,0
60,4
70,5
35-44
69,6
97,1
102,9
91,2
87,7
45-54
101,7
170,2
122,8
134,5
119,8
55-64
174,0
142,1
134,4
128,6
146,6
>64
298,5
190,7
168,0
169,6
214,2
Situação no lar
Dona de Casa
140,1
136,3
135,8
129,0
135,3
Outra situação
77,2
79,3
79,6
83,5
79,9
Região
Grande Lisboa
97,2
96,3
89,3
106,4
97,3
Grande Porto
103,8
79,6
102,8
75,8
94,7
Litoral Norte
99,6
153,1
93,6
112,5
102,3
Litoral Centro
82,6
110,7
118,8
94,3
98,8
Interior
109,7
75,3
90,0
103,4
100,6
Sul
118,2
66,1
116,5
96,6
110,3
Classe social
Classe A/B
78,6
174,5
91,9
67,1
81,4
Classe C1
90,0
87,4
100,0
86,8
92,4
Classe C2
86,0
69,3
96,7
114,6
97,8
Classe D
173,5
75,0
117,5
142,3
143,6
Fonte: Mediamonitor/Marktest.
Nota: Valores em percentagem. Os valores apresentados referem-se a rácios de percentagens.