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ERC
• VOLUME 1
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Grupos etários:
O Telejornal da RTP1 foi o mais visto pelo público
commais de 65 anos, sendo essa a faixa etáriamais comumdos
seus telespectadores. No que se refere ao Jornal 2/Hoje da RTP2,
o grupo etário dos 45 aos 54anos lidera comuma adesão de 24,2%
das audiências, seguido de perto pelo público com mais de 65
anos. O Jornal da Noite da SIC também tem as faixas etárias dos
35 aos 44 anos e dos 45 aos 54 anos como as mais expressivas,
com representações semelhantes, próximas dos 18,5%. No que
diz respeito ao Jornal Nacional e o Jornal das 8 da TVI, o escalão
etário dos 45 aos 54 anos e dos que têm65 anos oumais são os
doismais representativos, comvalores semelhantes. Registe-se,
no entanto, a representação alcançada pelo público dos 15 aos
24 anos, que se destaca em relação à que essa faixa etária apre-
senta nos restantes blocos informativos, emparticular emrelação
aos do operador público.
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Situação no lar
: Os telespectadores identificados na categoria
“dona de casa” assumemuma proporção que ultrapassa ligeiramente
os 50% apenas entre os telespectadores do Jornal da Noite da SIC,
mas que nos restantes blocos informativos se encontra igualmente
perto da metade, ou seja, as donas de casa são o público mais
destacado de todos os blocos informativos.
›
R
egiões
: As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto representam
38,5% e 34,4% nos casos do Telejornal e do Hoje, respetivamente.
No Jornal da Noite da SIC, e no Jornal Nacional/Jornal das 8, da TVI,
registam-se 36,3% e 41,5%, com destaque quer no público, quer
no privado, da região da Grande Lisboa. Essa é a região de prove-
niência das audiências mais frequente em todos os blocos infor-
mativos, à exceção dos da RTP2, onde surge como a segundamais
frequente, imediatamente a seguir ao Litoral Norte.
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Classe social
: As audiências do Hoje da RTP2 são mais represen-
tativas na classe A/B. No Telejornal da RTP1 a representatividade
de audiências das classes C2, C1 e D é semelhante. No que se
refere ao Jornal daNoite e ao Jornal Nacional/ Jornal das 8 verifica-
-se que as classes C1 e C2 são as mais expressivas em ambos.
A caracterização do
índice de afinidade
permite, neste caso particu-
lar, verificar quais os alvos commaior propensão para umdeterminado
bloco informativo diário de horário nobre, seguindo a interpretação
de que valores superiores a 100 representamalvos favoráveis. Refira-
-se que a caracterização desse índice é feita de acordo com os indi-
cadores sociográficos especificados na tabela anterior. Destemodo,
conclui-se que:
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Género
: O bloco noticioso Hoje da RTP2, tem o género masculino
como alvo favorável, enquanto nos restantes noticiários de horá-
rio nobre se verifica um índice de afinidade positivo para o género
feminino, que se acentua nos operadores privados. Com efeito, o
índice de afinidade em relação ao Telejornal tende aproximar-se
em públicos do género feminino e do género masculino.
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Grupos etários
: Os blocos informativos Telejornal da RTP1, Hoje da
RTP2 e Jornal Nacional/ Jornal das 8 da TVI apresentam índices de
afinidade favoráveis em idades superiores a 45 anos, mais acen-
tuado emtodos, emparticular no Telejornal, nos públicos commais
de 65 anos. No Jornal da Noite da SIC, o índice é positivo a partir
dos 35 anos, embora nos públicos de faixa etária entre 25 e 34
anos esse índice já chegue aos 90. Note-se que em relação às
faixas etárias mais jovens, o índice de afinidade mais elevado re-
gistado foi em relação ao Jornal Nacional/ Jornal das 8 na faixa
etária dos 15 aos 24 anos. Nos blocos informativos de horário nobre
do operador público os índices de afinidade não chegam aos 50.
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Situação no lar
: Os telespectadores identificados na categoria “dona
de casa” assumem índices de afinidade dominantes em todos os
blocos informativos de horário nobre, com valores semelhantes
sobretudo nos do operador público e no Jornal da Noite.
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Regiões
: O Litoral Centro destaca-se como alvo favorável no Hoje,
no Jornal da Noite (SIC), e o Jornal Nacional/ Jornal das 8 (TVI),
sendo que nos dois últimos e no Telejornal o Sul também surge
uma região com índice de afinidade favorável. Em comum surge
OS MEIOS
Análise evolutiva das audiências da informação televisiva entre 2007 e 2011
Fig. 12 –
Caracterização do índice de afinidade por alvos
dos blocos informativos diários de horário nobre em 2011.
Indicadores
%
Telejornal
Hoje
Jornal
da Noite
J. Nacional /
Jornal das 8
Total 4
canais
RTP1
RTP2
SIC
TVI
Sexo
Masculino
97,4
116,7
85,7
81,7
90,3
Feminino
102,8
82,2
115,2
119,5
110,3
Grupos etários
4-14
44,5
37,5
53,0
71,0
52,4
15-24
39,0
40,7
57,3
86,5
55,1
25-34
63,2
64,0
90,8
65,1
75,7
35-44
81,4
96,2
107,5
95,1
95,7
45-54
106,4
170,2
128,6
128,3
122,2
55-64
173,4
142,4
130,7
119,3
144,4
>64
262,7
190,7
153,1
161,0
194,8
Situação no lar
Dona de Casa
134,5
136,3
138,0
124,9
134,5
Outra situação
80,4
79,3
78,4
85,8
80,4
Região
Grande Lisboa
104,0
96,2
95,6
116,7
102,2
Grande Porto
100,1
80,1
102,2
74,7
96,0
Litoral Norte
96,3
152,5
94,6
86,3
96,0
Litoral Centro
81,8
111,0
112,3
100,9
99,5
Interior
110,5
75,4
89,5
107,0
99,4
Sul
111,9
66,3
110,5
99,8
107,5
Classe social
Classe A/B
81,9
175,5
96,2
75,2
90,5
Classe C1
90,9
87,6
105,1
89,0
96,7
Classe C2
90,8
68,4
94,2
111,8
95,0
Classe D
158,5
74,8
106,9
133,4
128,5
Fonte: Mediamonitor/Marktest.
Nota: Os valores apresentados referem-se a rácios de percentagens.