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ERC
• VOLUME 1
8. Glossário
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Âmbito geográfico
das amostras
Nacional
– sondagens realizadas em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas;
Continente
– sondagens realizadas em Portugal continental;
Regional
– sondagens realizadas nas Regiões Autónomas (Madeira ou Açores);
Local
– sondagens de âmbito concelhio;
Lisboa e Porto
– sondagens realizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto;
Lista
– sondagens realizadas junto de grupos específicos da população.
Depósito de sondagem
Sondagem enviada à ERC pela empresa credenciada, antes da sua divulgação, ao abrigo da Lei n.º 10/2000.
Divulgações identificadas
Peça noticiosa da imprensa, rádio e televisão que consubstancia a divulgação de determinada sondagem, previamente depositada na ERC.
Métodos de recolha
de informação
Telefónico
– método de recolha por telefone ou telemóvel;
Painel Telefónico
– método em que a recolha de informação é feita por telefone ou telemóvel junto de um subuniverso da amostra, previamente sele-
cionado e de inquirição regular;
Boca da Urna
– método de recolha realizado em dia de ato eleitoral, com replicação do voto em urna selada;
Pessoal
– sondagens realizadas por entrevista direta e pessoal;
Urna
– método de recolha de informação semelhante à Boca da Urna, mas sem ser em dia de ato eleitoral;
Postal
– estudos com entrega e receção dos questionários por via postal;
E-mail
– estudos com seleção e consulta aos inquiridos através de listagens de correio eletrónico;
Internet
– estudos realizados
on-line
através do acesso a um portal localizado na
internet
.
Métodos de seleção
das amostras
Aleatório
– método de seleção em que cada membro do universo (ou subuniverso) tem igual probabilidade de ser escolhido para participar na sondagem.
Pode ser concretizado de diversas formas, não estando no âmbito deste relatório o seu detalhe;
Quotas
– método de selecção que define aprioristicamente o número de indivíduos a inquirir num conjunto definido de variáveis estratificadas;
Misto
– representa todo o tipo de estudos em que a seleção das amostras se encontra desdobrada em duas fases, através de uma seleção aleatória
das unidades de seleção principais, numa primeira fase, e a seleção por quotas dos indivíduos a entrevistar, numa segunda fase (por ex. numa seleção
aleatória dos números de telefone dos lares e seleção por quotas do indivíduo a entrevistar dentro do lar);
Conveniência
– é todo o tipo de métodos de seleção das amostras que assentam fundamentalmente na seleção por facilidade de acesso ou de contacto
a determinados membros de uma população ou grupo.
Primeiras divulgações
Critério de apreciação estritamente temporal. Consideram-se os suportes ou órgãos de comunicação social que procederam à primeira publicitação de
determinada sondagem, sendo a triagem efetuada com base na data e na hora em que tal ocorreu.
Sondagem divulgada
Sondagem que, tendo sido depositada na ERC ao abrigo da Lei n.º 10/2000, é objeto de divulgação pública, através de órgãos de comunicação social
nacional.
Tipo de suporte
Imprensa
– órgãos de imprensa, jornais diários, semanários e revistas, generalistas ou temáticos, de âmbito nacional ou regional/local;
Rádio
– órgãos de radiodifusão, nacionais ou locais;
Televisão
– serviços de programas, generalistas ou temáticos;
Internet
– portais de
internet
dos órgãos tradicionais de imprensa, rádio e televisão, órgãos exclusivos com divulgação por
internet
;
Outros
– agência noticiosa, órgãos partidários e universitários.