Página 305 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

Versão HTML básica

303
ERC
• VOLUME 1
Por último,
promover/divulgar
é a função menos representada, to-
talizando 0,1 % da emissão do serviço de programas, correspondendo
na íntegra a 40 edições do programa Em Nome do Ouvinte.
Considerando como medida de análise a
frequência
, verifica-se um
maior equilíbrio na presença das duas funções mais importantes:
entreter
representametade do número total de programas (50,2 %)
e
informar
42,2 %.
Formar
(7,1 %) e
promover/divulgar
(0,4 %) ficam relegadas para as
posições secundárias.
Atentando nas funções desempenhadas por cada
género
, verifica-se
que, em termos de duração, a
função
informar
é sobretudo desem-
penhada pelos
debates/entrevistas
(36,6 %), seguidos muito de
perto pelos programas de
ciências e humanidades
(36,2 %), os quais
inserindo-se na categoria de programas de cultura e conhecimento,
não têm na sua base uma orientação claramente pedagógica ou
formativa.
Nas grelhas da Antena 2
formar
é uma
função
assumida em grande
parte pelos
programas de música
, consistindo estes em 71,0 % do
total do tempo de emissão deste serviço de programas. Este facto fica
a dever-se à existência de programas que juntamuma vertente forma-
tiva àmúsica que apresentam, incluindo-lhes informação sobre a vida
e obra de compositores ou intérpretes, aspetos de correntes estéticas
ou períodos históricos específicos — como, por exemplo, A Propó-
sito da Música, Além Tempo, Matrizes ou Música em Si, entre outros.
Artes e média
é o segundo
género
commaior relevância horária na
função
formar
(18,7 %). Os programas
educativos
representam
apenas 6,5 %.
Os conteúdos de
música
cumprem a quase totalidade da
função
entreter
, coma
música de continuidade
a preencher 57,4 % o tempo
total da função, seguindo-se os
programas demúsica
(30,0 %) e os
espetáculos
com 12,6 %. Além destes
géneros
, apenas se regista
nesta função a presença ínfima do
concurso/jogo
(0,0001 %).
5. Antena 3
A Antena 3 é no contexto das emissões da rádio pública aquela que
temcomo especial vocação ir ao encontro das faixas de públicomais
jovens, explorando géneros musicais e outros tipos de conteúdos
mais identificados com os gostos e interesses que predominam no
quotidiano destas camadas etárias.
Em cumprimento da alínea g) da cláusula 4.ª do CCSPR, a Antena 3
encontra-se
on-line
através do sítiowww.rtp.pt/antena3/, comemissão
em direto e programação
on demand
. A atualização dos conteúdos é
diária, podendo ser consultada informaçãonoticiosa, grelha e descrição
de programas, agenda, rede de frequências. O sítio permite ainda a
distribuição de conteúdos através de RSS e
podcasts
. Na
homepage
encontra-se ainda ligação a 28 blogues e sítios de programas.
Para além do sítio, a Antena 3 tem presença nas redes sociais:
Twitter: (http://twitter.com/antena3rtp), noMyspace (www.myspace.
com/rtpantena3), no Youtube (www.youtube.com/view_play_
list?p=4778F300915F1FB1), e no Facebook (www.facebook.com/#!/
rtpantena3) com206 679 seguidores. Para alémda página da rádio,
existem ainda páginas individuais de programas da Antena 3 nesta
rede social.
5.1. Grelha semanal
No ano de 2011, as grelhas semanais de programas da Antena 3 ti-
veram a disposição que a figura seguinte detalha.
A composição da grelha de programação semanal da Antena 3 permite
verificar que este serviço de programas mantém uma regularidade
de segunda a sexta-feira no período horário entre as 7h00 e as 23h00,
intervalo em que são emitidos programas com uma, duas ou três
horas de duração a cargo domesmo locutor. Alguns deles funcionam
como grandes períodos horários que integram uma quantidade de
outros programas ou rubricas mais pequenos.
São também frequentes os programas apresentados emquatro dos
cinco dias de semana: de segunda a quinta-feira surgemProva Oral,
Bons Rapazes, Portugália, Caixa de Ritmos e Indiegente, e de terça
a sexta-feira integram a grelha Alta Tensão e Purpurina. As sextas-
-feiras apresentam programação mais diversificada do que os res-
tantes dias da semana: incluindo programas como Alvinex, Rui Vargas
(em dois horários distintos), Conversa de Raparigas e Party Zone.
RADIODIFUSÃO SONORA
ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA
Fig. 20 –
Frequência e duração das funções por
género
na programação
da Antena 2 – 2011.
Género
Funções
Informar Formar
Entreter
Promover/
divulgar
Duração (%)
Noticiário
13,8
Debate/entrevista
36,6
Boletim meteorológico
0,6
Outro (informativo)
6,2
Programa de música
71,0
30,0
Música de continuidade
57,4
Espetáculo
12,6
Concurso/jogo
0,0001
Artes e média
6,7
18,7
Ciências e humanidades
36,2
3,8
Educativo
6,5
Comemorações e efemérides
0,1
Institucional
100,0
Total
100,0
100,0 100,0
100,0
N=8 677. Duração = 8 108h25m16s