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ERC
• VOLUME 1
Culturais/conhecimento
: programas mormente dedicados à apresen-
tação, divulgação e/ou informação sobremanifestações e expressões
artísticas (literatura, cinema, teatro, dança,música…), bemcomopara
divulgar e informar sobre áreas do conhecimento e da investigação
científica em diferentes campos do saber. Incluem-se também nesta
categoriaosprogramas
educativos
, entendidos comoprogramasespe-
cificamente dedicados à formação dos públicos. A programação espe-
cificamente dedicada a assinalar datas comemorativas e efemérides,
foradavertente institucional, tambémse inclui nestacategoria. Integram
ainda esta categoria os programas dedicados a
artes emédia
,
ciências
e humanidades
,
comemorações e efemérides
e
educativos
.
Institucionais/religiosos
: programas sobretudo desenvolvidos por
entidades externas ao operador de rádio pública, cuja função consiste
na divulgação e promoção das atividades, dos projetos ou das dou-
trinas das entidades promotoras. Integram-se nesta categoria os
espaços de programação desenvolvidos por entidades públicas,
privadas ou por outras organizações da sociedade civil.
c) Funções na programação
Entende-se por
funções
a finalidade que o operador prossegue, sob
o ponto de vista da receção, com a seleção de um dado conteúdo
radiofónico, tendo como ponto de partida a tríade clássica:
informar
,
formar
e
entreter
.
Além destas três
funções
centrais, considera-se ainda uma quarta
aplicável a programas cuja finalidade central consiste na
promoção/
divulgação
. Trata-se de programas que podem ser produzidos por
entidades exteriores ao serviço de programas e que têm como fina-
lidade primordial a divulgação de projetos, iniciativas, valores e/ou
de ideias daqueles que os promovem.
A operacionalização da categoria
funções
encontra-se diretamente
ligada ao conceito de
género radiofónico
. Parte-se do pressuposto
de que as
funções
da programação não são dissociáveis dos
géne-
ros radiofónicos
presentes nas grelhas de programação, considerando-
-se que se verifica, namaioria dos casos, uma correspondência entre
estas duas dimensões da análise. Refira-se, contudo, que essa cor-
respondência nem sempre é direta, pelo que não se dispensa a ve-
rificação das
funções
associadas a cada programa.
d) Correspondência entre géneros radiofónicos
e funções
A fig. 2 estabelece uma correspondência entre
géneros radiofónicos
e
funções
, a qual se apresenta como indicativa, pois é a observação
casuística, atendendo à finalidade predominante que se procura
atingir emcada programa, que dita a codificação de cada unidade de
análise segundo a categoria
funções
.
e) Indicadores Modelo de Análise
Unidade de análise
— A
unidade de análise
corresponde a cada
programa que se apresenta na grelha de programação como espaço
autónomo, comumtítulo identificativo e delimitado temporalmente
na grelha de programação.
São excluídos os espaços dedicados a Publicidade e Autopromoções,
bemcomo outros elementos de antena (separadores, indicativos
de estação, etc.) não enquadráveis na definição de
unidades de
análise
.
Indicadores base de dados
—A análise partiu da codificação de
todos os programas que constam das grelhas de programação
dos três serviços de programas de rádio conforme o registo dis-
ponibilizado pela Rádio e Televisão de Portugal em2011, constituindo-
-se a partir daí uma base de dados de acordo com os seguintes
indicadores:
RADIODIFUSÃO SONORA
ANÁLISE DA PROGRAMAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RADIODIFUSÃO SONORA
Fig. 2 –
Quadro de referência na relação entre
funções
e
géneros
radiofónicos.
Género
Funções
1. Informativo
1.1. Noticiário
Informar
1.2. Reportagem
1.3. Debate/entrevista
1.4. Comentário
1.5. Edição especial
1.6. Magazine informativo
1.7. Antena aberta
1.8. Boletim meteorológico
1.9. Informação de trânsito
1.10. Informação bolsista
1.11. Outro (informação)
2. Desportivo
2.1. Informação desportiva
Informar
2.2. Transmissão desportiva
Entreter
2.3. Resumo desportivo
Informar
2.4. Comentário desportivo
Informar
3. Música
3.1. Programa de música
Entreter
3.2. Música de continuidade
3.3. Espetáculo
4. Entretenimento
4.1. Concurso/jogo
Entreter
4.2. Jogo interativo
4.3. Humor
4.4.
Infotainment
4.5.
Talk show
4.6. Outro (entretenimento)
5. Cultural/conhecimento
5.1. Artes e média
Informar/formar
5.2. Ciências e humanidades
5.3. Comemorações e efemérides
5.4. Educativo
Formar
5.5. Outro (cultural/conhecimento)
Informar/formar
6. Institucional / religioso
6.1. Institucional
Informar/formar/
promover/divulgar
6.2. Religioso
Promover/divulgar