Página 105 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
A existência de um
direto
numa peça noticiosa constitui um dos in-
dicadores de valorização e relevância
temática
conferida a umassunto
ou
protagonista
.
Os dados relativos ao ano de 2011, patentes na fig. 35, permitem
verificar que:
− A
maioria
das peças dos vários blocos informativosmonitoriza-
dos (95 %) é
emitida sem recurso a
diretos
.
− No conjunto dos serviços de programasmonitorizados, os
temas
política nacional, ordem interna
,
desporto
e
vida social
foram
alvo de mais emissões em
direto
.
− O serviço de programas com mais
diretos
é a RTP1 (87), com
destaque para dois dos
temas
tambémmais significativos em
termos globais, designadamente
política nacional
e
ordem interna
,
seguindo-se
economia, finanças e negócios.
− Os serviços de programas privados são os quemais diversificam
os assuntos em que existem
diretos
(treze). A RTP2, por outro
lado, regista menor diversidade de
temas
nos
diretos
(sete).
Em termos longitudinais:
− Assistimos a um aumento progressivo da utilização de
diretos
nos blocos informativos monitorizados desde 2008. A RTP2,
que de 2009 para 2010, constituía a exceção, tendo decrescido
de 22 para 13 o total de peças com
direto
emitidas, passou a
enquadrar a tendência geral.
− Omesmo aconteceu coma RTP1 entre 2008 e 2009. Em
2011
,
PLURALISMO E DIVERSIDADE NOS SERVIÇOS DE PROGRAMAS TELEVISIVOS
ANÁLISE Evolutiva da Informação Diária – RTP1, RTP2, SIC e TVI em 2008, 2009, 2010 e 2011
Fig. 37 –
Cobertura de
acontecimentos planeados
por terceiros, por serviço de programas.
Acontecimentos
planeados
Telejornal (RTP1)
Jornal 2 / Hoje (RTP2)
Jornal da Noite (SIC)
Jornal Nacional /
Jornal das 8 (TVI)
Total
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
Comícios partidários /
reuniões de partidos políticos /
encontros de partidos políticos
/ visitas internas dos partidos
n.a.
7,8 2,9 5,6 + n.d.
5,6 2,5 6,5 + n.a.
5,1 1,9 3,5 + n.a.
6,6 2,1 3,5 + n.a.
6,8 2,3 4,6 +
Debates parlamentares /
atividades parlamentares /
jornadas parlamentares
n.a.
3,5 3,4 4,6 + n.d.
4,6 4,0 4,7 + n.a.
2,9 2,8 3,5 + n.a.
3,2 3,0 2,9 – n.a.
3,3 3,2 3,8 +
Conferências de imprensa
n.a.
2,2 2,9 3,2 + n.d.
3,2 5,2 4,2 – n.a.
0,9 2,4 2,3 – n.a.
1,9 2,9 2,5 – n.a.
1,8 3,2 2,9 –
Outros eventos políticos
n.a.
3,1 3,8 2,0 – n.d.
2,0 4,0 2,4 – n.a.
1,8 2,8 1,8 – n.a.
2,4 2,8 1,9 – n.a.
2,7 3,3 2,0 –
Ações de campanha e pré-
-campanha de candidatos
à Presidência da República
n.a.
n.a.
n.a.
1,8 + n.d.
1,8 n.a.
2,4 + n.a.
n.a.
n.a.
2,0 + n.a.
n.a.
n.a.
1,6 – n.a.
n.a.
n.a.
1,9 +
Cimeiras/encontros da UE
n.a.
0,6 0,7 1,1 + n.d.
1,1 0,8 1,6 + n.a.
0,5 0,6 1,4 + n.a.
0,5 0,5 1,5 + n.a.
0,6 0,7 1,4 +
Eventos não políticos
com participação
de agentes políticos
n.a.
1,5 0,7 1,4 + n.d.
1,4 0,4 1,2 + n.a.
1,1 0,8 0,6 – n.a.
0,6 0,5 0,9 + n.a.
1,2 0,6 1,0 +
Visitas internas do Governo
n.a.
0,3 0,7 0,9 + n.d.
0,9 0,9 1,1 + n.a.
0,5 1,0 0,9 – n.a.
0,2 0,3 0,6 + n.a.
0,4 0,7 0,8 +
Reuniões/encontros
do Governo com entidades
extra político-partidárias
n.a.
n.a.
n.a.
0,6 + n.d.
0,6 n.a.
0,7 + n.a.
n.a.
n.a.
0,9 + n.a.
n.a.
n.a.
1,0 + n.a.
n.a.
n.a.
0,8 +
Comunicados ao País
n.a.
0,4 0,2 0,6 + n.d.
0,6 0,2 0,9 + n.a.
0,6 0,1 0,5 + n.a.
0,5 0,4 0,6 + n.a.
0,5 0,2 0,6 +
Tomadas de posse
n.a.
0,2 0,3 0,4 + n.d.
0,4 0,5 0,9 + n.a.
0,5 0,3 0,5 + n.a.
0,3 0,2 0,6 + n.a.
0,3 0,3 0,6 +
Cimeiras/encontros
de organizações internacionais
n.a.
1,1 0,9 0,9 = n.d.
0,9 1,3 1,1 – n.a.
0,7 0,6 0,2 – n.a.
0,4 0,5 0,3 – n.a.
1,0 0,8 0,6 –
Visitas de Estado / deslocações
de membros do Governo /
receções diplomáticas
n.a.
1,2 1,8 0,7 – n.d.
0,7 2,0 0,6 – n.a.
0,9 1,7 0,2 – n.a.
0,7 1,2 0,6 – n.a.
1,1 1,6 0,5 –
Celebrações comemorativas /
efemérides
n.a.
0,5 1,5 0,3 – n.d.
0,3 1,5 0,4 – n.a.
0,3 1,1 0,4 – n.a.
0,5 0,9 0,8 – n.a.
0,4 1,2 0,5 –
Cerimónias de apresentação
de projetos governamentais /
inaugurações do Governo
n.a.
0,9 0,6 0,9 + n.d.
0,9 0,4 0,6 + n.a.
0,6 0,6 0,4 – n.a.
0,9 0,5 0,3 – n.a.
0,8 0,5 0,5 =
Visitas internas
da Presidência da República /
roteiros presidenciais
n.a.
0,5 0,8 0,3 – n.d.
0,3 0,5 0,5 = n.a.
0,3 0,6 0,2 – n.a.
0,2 0,5 0,4 – n.a.
0,4 0,6 0,4 –
Congressos partidários /
convenções partidárias
n.a.
0,6 0,2 0,2 = n.d.
0,2 0,2 0,5 + n.a.
0,3 0,2 0,5 + n.a.
0,7 0,2 0,3 + n.a.
0,6 0,2 0,4 +
Reuniões/encontros do Governo
com partidos políticos
n.a.
n.a.
n.a.
0,3 + n.d.
0,3 n.a.
0,4 + n.a.
n.a.
n.a.
0,2 + n.a.
n.a.
n.a.
0,3 + n.a.
n.a.
n.a.
0,3 +
Conselho de ministros
n.a.
– 0,1 0,2 + n.d.
0,2 0,2 0,2 = n.a.
0,2 0,4 0,1 – n.a.
– 0,2 0,1 – n.a.
0,1 0,2 0,1 –
Sim, outros acontecimentos
planeados não políticos
n.a.
23,0 27,3 23,4 – n.d.
23,4 24,2 15,6 – n.a.
20,4 27,0 23,3 – n.a.
25,5 28,3 21,8 – n.a.
22,8 26,9 21,6 –
Sim, não especificado (2008)
45,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
n.d.
n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
33,9 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
48,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
41,9 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
Não aplicável /
não identificável
55,0 52,7 51,1 50,5 – n.d.
50,5 51.1 53,5 + 66,1 62,3 55,3 56,6 – 52,0 54,9 54,9 57,5 + 58,1 55,4 53,3 54,7 +
Total
100
(1377)
100
(1240)
100
(1232)
100
(1231)
– n.d.
100
(1042)
100
(847)
100
(806)
100
(1492)
100
(1468)
100
(1234)
100
(1253)
100
(1220)
100
(1287)
100
(1280)
100
(1441)
+
100
(4089)
100
(5037)
100
(4593)
100
(4731)
+
Nota: Total de peças emitidas e analisadas nos quatro blocos informativos em 2008, 2009, 2010 e 2011 = 4089, 5037, 4593 e 4731. Valores em percentagem; totais em percentagem e números absolutos.
Na tipologia dos acontecimentos considerada na análise define-se como
acontecimento planeado
aquele que é organizado por terceiros, seja o
protagonista
ou outros intervenientes não presentes na
peça e
acontecimento não planeado
, aquele cuja iniciativa pertence aos meios de comunicação ou que resulta de situações não controladas pelos atores.