Página 106 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
os serviços de programas públicos são os principais responsá-
veis pelo aumento das peças com
diretos
, e as exceções verifi-
cam-se ao nível dos privados.
› Relativamente ao ano de
2011
:
− Apesar do aumento longitudinal da presença de peças de
co-
mentário/opinião
, o seu
peso não é expressivo
(167 peças),
como se constata pelos dados da fig. 36.
− O
tema
mais comentado é
política nacional
seguindo-se
econo-
mia, finanças enegócios
,
cultura
e
assuntos internacionais
, estes
últimos com o mesmo peso
.
Os dois
temas
mais representados
mantiveram, genericamente, o seu posicionamento de destaque
em termos de peças de
comentário
, desde
2008 a 2011
.
− A SIC e a TVI diversificammais os
temas
objeto de
comentário/
opinião
(oito e doze, respetivamente), e a RTP1 regista, em
2011, apenas um
tema
em peças de
comentário/opinião
(
polí-
tica nacional
).
− A TVI é o serviço de programas que apresenta, desde 2008, mais
peças objeto de
comentário
, e comumaumento expressivo em
2011.
Na tipologiadosacontecimentos consideradanaanálisedefine-se como
acontecimento planeado
aquele que é organizado por terceiros, seja o
protagonista
ou outros intervenientes não presentes na peça e
acon-
tecimento não planeado
, aquele cuja iniciativa pertence aos meios de
comunicaçãoouque resultadesituaçõesnão controladaspelosatores.
Este indicador identifica a percentagem de peças baseadas em
acontecimentos planeados
que recebem cobertura jornalística por
parte dos serviços de programas.
› A fig. 37 permite constatar que, em
2011
:
− Não se identificam acontecimentos organizados por entidades
ou protagonistas externos aos serviços de programas em54,7 %
dos casos. Os serviços de programas privados registamvalores
superiores na cobertura de
acontecimentos planeados
.
− Os
acontecimentos planeados
no domínio político representam
23,7 % (excluem-se as categorias
sim, outros acontecimentos
planeados
e
não aplicável / não identificável
), sendo o quemais
se evidencia, para a globalidade dos serviços de programas,
comícios partidários / reuniões de partidos políticos / encon-
tros de partidos políticos / visitas internas dos partidos
(4,6 %).
− Os
acontecimentos planeados
noutras esferas que não a políti-
ca, comonocampododesportoou relações laborais, representam
21,6 %.
› Emtermos
evolutivos
, a cobertura jornalística de
acontecimentos
planeados
aumentou em 2009 e em 2010, e voltou a registar um
decréscimo em 2011.
5. Análise do rigor e cumprimento da lei
O
rigor e a isenção
na informação dos serviços de programas são
analisados em função de um conjunto de princípios estruturantes
do campo jornalístico, entre os quais:
› O respeito pelo
princípio do contraditório
, isto é, a audição das
partes conflituais e interesses atendíveis, conferindo-lhes igual
relevância.
› A apresentação dos factos e a sua verificação.
› A separação entre factos e opiniões.
A identificação das
fontes
, a sua correta citação, o acordo ou desacordo
entre elas e a correlativa assunção de que a não identificação das
fontes
constitui a exceção e não a regra.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Nota
A
autopromoção
abrange peças relativas a iniciativas do próprio canal/
operador que constituem elemento noticioso. Desde 2009, a monitori-
zação passou a distinguir o formato das
autopromoções
, pelo que só
existe dados a partir desse ano. Em 2010 foi introduzido um novo
critério metodológico para análise das
autopromoções
que inclui os
rodapés móveis durante a transmissão das peças.
Fig. 38 –
Peças com
autopromoção
, por serviço de programas.
Autopromoção
Telejornal (RTP1)
Jornal 2 / Hoje (RTP2)
Jornal da Noite (SIC)
Jornal Nacional /
Jornal das 8 (TVI)
Total
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
Remissão para site
do próprio operador
n.a.
90,7 91,6 67,2 – n.d.
10,0 6,7 – – n.a.
17,7 13,8 19,7 + n.a.
50,9 80,9 28,9 – n.a.
69,9 81,3 54,8 –
Outros / vários tipos
de autopromoção
n.a.
0,2 7,1 30,3 + n.d.
30,0 20,0 44,4 + n.a.
5,4 18,8 12,8 – n.a.
13,0 17,8 48,9 + n.a.
3,6 12,7 32,9 +
Promoção a produtos /
serviços informativos
n.a.
2,4 1,1 2,1 + n.d.
50,0 66,7 33,3 – n.a.
63,1 55,1 52,1 – n.a.
24,1 0,9 17,0 + n.a.
17,7 4,8 9,5 +
Promoção a produtos /
serviços de entretenimento
n.a.
6,6 0,1 0,4 + n.d.
10,0 – 22,2 + n.a.
13,8 11,6 13,7 + n.a.
11,1 0,4 4,6 + n.a.
8,7 1,0 2,5 +
Promoção a produtos /
serviços de ficção
n.a.
– 0,1 – – n.d.
– 6,7 – – n.a.
– 0,7 1,7 + n.a.
0,9 – 0,7 + n.a.
0,1 0,1 0,3 +
Sim, não especificado (2008)
100,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
n.d.
n.a.
n.a.
n.a.
n.a. 100,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a. 100,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a. 100,0 n.a.
n.a.
n.a.
n.a.
Total
100
(86)
100
(453)
100
(1063)
100
(1004)
+ n.d.
100
(10)
100
(15)
100
(9)
100
(65)
100
(130)
100
(138)
100
(117)
100
(57)
100
(108)
100
(993)
100
(305)
100
(208)
100
(701)
100
(2209)
100
(1435)
Nota: Total de peças emitidas e analisadas nos quatro blocos informativos em 2008, 2009, 2010 e 2011 = 4089, 5037, 4593 e 4731. Total de peças com
autopromoção
em 2008, 2009,2010 e 2011 = 208, 701,
2209 e 1435. Valores em percentagem; totais em percentagem e números absolutos.