Página 94 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
a quarta categoria para a RTP1 e SIC, a quinta para a RTP2 e TVI,
sendo as quartasmais significativas, respetivamente,
comuni-
dade europeia
e
economia, finanças e negócios.
− Os
atores
da área
ambiente
são os que em termos globais
obtiveram um peso mais reduzido
(0,2 %).
− Emtermos globais, os
atores
das áreas
crença e religião, defesa,
grupos minoritários
e
população
obtiveram um peso inferior a
1 %. Apenas a TVI conferiu mais peso (1,4 %) aos
atores
do do-
mínio da
crença e religião.
Entre 2008 e 2011
, conforme se pode observar na fig. 23:
− As áreas dos principais
atores
mais frequentadas têm-se
mantido constantes, nomeadamente
política nacional
,
desporto
,
ordem interna
,
sociedade
e
economia, finanças e negócios
.
− Também se mantêm as áreas de
atores
menos presentes ao
longo do período analisado, emparticular as áreas da
população
,
defesa
,
gruposminoritários
e
ambiente,
sempre compresenças
residuais tanto no operador público, como nos serviços de
programas privados.
− À semelhança de anos anteriores, a segunda categoria de
prota-
gonistas
presentes nos blocos informativos da RTP1, da SIC e da
TVI pertence ao
desporto
, designadamente ao
futebol
. A RTP2
mantémasua tendênciademenor representaçãodesta categoria.
− A área
comunidade internacional
, que em2010 havia perdido o
seu peso emrelação a 2009, tornou a recuperar a expressividade,
em particular na RTP2. Tal reflete a importância das questões
de âmbito internacional neste operador, distinguindo-se neste
aspeto em relação aos outros.
− De assinalar o
decréscimo do número de peças que não
apresentam
protagonistas
ao longo dos quatro anos
em
análise. Em 2011 o peso global desta categoria é metade do
obtido em 2008 (10,1 % e 20,6 %, respetivamente).
› Considerando apenas os
protagonistas políticos nacionais
apre-
sentados na fig. 24, relativamente a
2011
verifica-se que:
− As categorias de
protagonistas
políticos mais consultadas nos
quatro serviços de programas são
secretários-gerais e presidentes
dospartidos,ministros, primeiro-ministro
e
cabeça de lista/candidato
.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 23 –
Áreas a que pertencem os principais
atores
, por serviço de programas.
Atores principais
Telejornal (RTP1)
Jornal 2 / Hoje (RTP2)
Jornal da Noite (SIC)
Jornal Nacional /
Jornal das 8 (TVI)
Total
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
Política nacional
20,4 24,5 23,8 28,0 + n.d.
28,0 27,0 34,5 + 13,0 20,3 19,3 23,7 + 19,8 26,0 21,7 24,2 – 17,5 24,4 22,6 26,8 +
Desporto
12,5 12,3 14,0 12,8 – n.d.
2,8 5,8 2,6 – 9,5 11,1 13,0 9,7 – 15,1 13,9 14,3 9,9 – 12,2 10,4 12,3 9,4 –
Sociedade
14,5 6,3 7,0 7,6 + n.d.
3,2 4,7 7,4 + 15,1 7,2 7,9 9,1 + 12,2 7,5 6,1 7,8 + 14,0 6,2 6,6 8,0 +
Ordem interna
3,1 8,3 10,6 6,7 – n.d.
6,3 7,8 5,1 – 4,0 9,3 12,8 9,0 – 4,6 8,0 12,8 7,1 – 3,9 8,1 11,3 7,2 –
Economia, finanças
e negócios
4,8 6,7 5,0 5,5 + n.d.
4,4 5,3 4,5 – 5,1 6,0 4,4 5,9 + 6,6 5,6 4,8 7,6 + 5,5 5,7 4,8 6,1 +
Comunidade internacional
8,8 6,9 4,1 6,1 + n.d.
10,9 6,7 10,4 + 6,1 5,1 2,6 4,1 + 6,2 4,7 3,0 4,6 + 7,0 6,6 3,9 5,9 +
Sistema judicial
3,6 6,0 3,0 4,1 + n.d.
5,6 3,2 4,3 + 5,0 6,6 4,5 6,4 + 4,3 5,9 5,1 5,7 + 4,3 6,1 4,0 5,2 +
Comunidade europeia
1,7 1,9 3,2 5,1 + n.d.
2,0 4,6 6,5 + 1,9 1,6 2,7 3,1 + 1,1 1,2 2,6 3,7 + 1,6 1,6 3,2 4,4 +
Relações laborais
3,1 3,5 2,7 3,2 + n.d.
3,7 2,7 2,7 = 2,6 3,0 2,5 2,5 = 3,8 4,7 3,3 3,5 + 3,1 3,7 2,8 3,0 +
Cultura
2,6 3,7 3,2 2,4 – n.d.
9,7 6,4 2,7 – 4,0 3,5 2,9 4,1 + 3,0 2,8 3,1 2,4 – 3,2 4,7 3,7 2,9 –
Saúde e ação social
1,5 5,2 2,4 2,8 + n.d.
3,8 1,8 1,7 – 0,8 2,9 2,0 2,8 + 1,5 3,4 2,7 2,9 + 1,2 3,8 2,3 2,6 +
Urbanismo
0,2 0,6 1,6 2,0 + n.d.
0,5 1,5 1,9 + 0,3 0,9 1,7 2,0 + 0,2 1,0 1,6 2,0 + 0,2 0,8 1,6 2,0 +
Comunicação
0,6 0,6 1,9 1,1 – n.d.
0,5 1,9 1,1 – 0,7 0,7 1,3 1,8 + 0,4 0,8 1,5 1,5 = 0,6 0,7 1,6 1,4 –
Educação
1,3 0,9 1,6 1,3 – n.d.
0,7 1,8 1,4 – 1,3 1,0 1,1 1,1 = 1,6 1,0 1,2 1,8 + 1,4 0,9 1,4 1,4 =
Ciência e tecnologia
1,5 1,0 0,9 0,8 – n.d.
1,3 1,8 0,7 – 1,5 1,0 1,9 1,7 – 1,6 1,2 1,6 1,5 – 1,5 1,1 1,5 1,2 –
Crença e religião
1,2 1,4 3,3 0,6 – n.d.
1,1 2,6 0,7 – 0,7 0,7 1,9 0,6 – 1,1 1,1 2,4 1,4 – 1,0 1,0 2,6 0,9 –
Defesa
0,3 1,3 0,6 0,5 – n.d.
0,7 0,5 0,5 = 0,2 0,4 0,2 0,5 + 0,5 0,8 0,2 0,5 + 0,3 0,8 0,4 0,5 +
Grupos minoritários
0,2 0,3 0,6 0,5 – n.d.
– 0,5 0,6 + 0,3 0,3 0,3 0,3 = 0,3 0,3 0,2 0,3 + 0,3 0,3 0,4 0,4 =
População
0,7 0,3 0,1 0,6 + n.d.
0,2 0,4 0,2 – 0,3 0,1 0,8 0,3 – 0,5 0,2 0,5 0,2 – 0,5 0,2 0,5 0,3 –
Ambiente
– 0,2 0,2 0,2 = n.d.
0,4 0,2 – – 0,1 0,5 0,6 0,2 – – 0,7 0,4 0,2 – – 0,5 0,4 0,2 –
Atores não identificáveis
17,4 8,0 10,4 8,0 – n.d.
14,2 12,9 10,3 – 27,6 17,8 15,6 11,1 – 15,6 9,3 11,0 11,1 + 20,6 12,5 12,4 10,1 –
Total
100
(1377)
100
(1240)
100
(1232)
100
(1231)
– n.d.
100
(1042)
100
(847)
100
(806)
100
(1492)
100
(1468)
100
(1234)
100
(1253)
+
100
(1220)
100
(1287)
100
(1280)
100
(1441)
+
100
(4089)
100
(5037)
100
(4593)
100
(4731)
+
Nota: Total de peças emitidas e analisadas nos quatro blocos informativos em 2008, 2009, 2010 e 2011 = 4089, 5037, 4593 e 4731. Total de peças com
atores não identificáveis
em 2008, 2009, 2010 e 2011
= 842, 629, 570 e 480. Valores em percentagem; totais em percentagem e números absolutos. A variável
protagonista
refere-se ao indivíduo cujas declarações são essenciais à construção da notícia
e cuja centralidade enquanto protagonista na peça noticiosa é visível. Os
protagonistas
são tratados a dois níveis: um nível macro (grandes grupos) e um nível micro (especificação dos protagonistas).
Valores em percentagem; totais em percentagem e números absolutos.
Nota Explicativa
Na análise de
atores
apresentada, serão analisados não apenas os
atores
políticos presentes nas 4 232 peças com
tema
dominante
política nacio-
nal
, mas todos os
atores
políticos presentes nas 18 450 peças emitidas
nos quatro blocos informativos no período da amostra. Adotou-se essa
metodologia para que a análise deste tipo de
atores
não ficasse apenas
reduzida à sua presença nas peças com um único
tema
, no caso
política
nacional
, de modo a obter o peso efetivo dessas peças na amostra.