Página 149 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
a RENASCENÇA, uma vez que, após 4 anos de rendibilidades negativas,
apresenta pela primeira vez, em2011, valores positivos. Quanto à ren-
dibilidade dos capitais próprios, salienta-se, por um lado, a ZON Multi-
média, com uma taxa de rendibilidade de 14,8 % positivos, e, por outro
lado, a IMPRESA, com uma taxa de rendibilidade de 28,3 % negativos.
Quanto à evolução do volume de negócios, é de referir que, com a
exceção do grupo RENASCENÇA, todos os grupos analisados regis-
taramumdecréscimo, em2011. Amaior quebra verificou-se no grupo
MEDIA CAPITAL que apresentou uma descida de 13,6 % do volume de
negócios, face ao ano anterior.
Entre os anos de 2007 e 2011 foram várias as alterações ocorridas
nos grupos de comunicação social analisados, sobretudo no que diz
respeito à estrutura de propriedade e aos indicadores de rendibilidade.
De assinalar a evoluçãomenos positiva do grupo IMPRESA, emtermos
de rendibilidade, no período considerado. Quanto à dimensão, verifi-
cou-se alguma estabilidade nas posições relativas dos diversos
grupos, uma vez que, atendendo ao ativo e ao volume de negócios,
a SONAECOMe a ZON Multimédia se destacaramdos restantes grupos,
ao longo de todo o período. A ZON Multimédia salientou-se, ainda, pelo
crescimento observado, entre 2007 e 2011, no ativo, no volume de
negócios e no número de trabalhadores.
Caracterização dos principais grupos económicos
de comunicação social
Introdução
A primeira secção deste capítulo corresponde a uma caracterização
genérica dos principais grupos económicos de comunicação social
sediados em Portugal. Serão apresentados e caracterizados os se-
guintes grupos económicos de comunicação social: ZON Multimédia,
IMPRESA, MEDIA CAPITAL, RTP, COFINA, RENASCENÇA e SONAECOM. Não
foramobjeto de análise os grupos CONTROLINVESTE, IMPALA e ONGOING,
uma vez que os respetivos documentos de prestação de contas re-
lativos a 2011 não estavam disponíveis à data de elaboração deste
relatório. O grupo PORTUGAL TELECOM também não foi objeto de
análise, pois a área de negócio MEO continua a não corresponder a
um segmento autónomo para efeitos de reporte financeiro.
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A segunda secção deste capítulo apresenta uma análise comparativa
dos grupos de comunicação social analisados, para o período 2007-
-2011. Esta análise centra-se na estrutura de propriedade e admi-
nistração, nas áreas de negócios desenvolvidas e nos principais
indicadores de apoio à gestão.
A análise baseia-se em demonstrações financeiras elaboradas à luz
de princípios e critérios contabilísticos. Não reflete, portanto, uma
avaliação económica das entidades abrangidas, baseando-se, antes,
em valores divulgados para efeitos de relato financeiro. A dimensão,
a diversidade de atividades e a própria génesenão só conferema cada
umdos grupos características únicas, como limitama comparabilidade
entre si. Acresce, ainda, que as alterações no perímetro de consolida-
ção (número e tipo de empresas) ounas percentagens de participação,
de umano para outro, tornam falível a comparação de valores, de um
mesmo grupo, em diferentes exercícios.
Pelas razões expostas, as comparações entre grupos económicos
baseadas em demonstrações financeiras consolidadas têm de ser
encaradas com alguma reserva.
Caracterização genérica dos principais
grupos económicos de comunicação social
Esta secção apresenta uma caracterização genérica dos principais
grupos económicos de comunicação social sediados em Portugal.
A caracterização de cada grupo económico engloba uma síntese das
alterações ocorridas em2011, uma apresentação institucional, uma
identificação das áreas de negócio e uma análise económica e finan-
ceira, a qual indica os principais eixos de evolução emrelação ao ano
de 2010. Serão apresentados e caracterizados os seguintes grupos
económicos de comunicação social: ZON Multimédia, IMPRESA,
MEDIA CAPITAL, RTP, COFINA, RENASCENÇA e SONAECOM. A ordem de
apresentação destes grupos é aleatória. Sempre que, já em2012, se
tenham verificado alterações dignas de registo as mesmas são, na
medida dos dados disponíveis, reportadas.
ZON Multimédia
Asalteraçõesnoperímetrode consolidação, verificadasem2011, dizem
respeito à redução da participação da ZON Multimédia no capital da
MSTAR(quepassoude100 %para30 %easer consideradacomoempresa
conjuntamente controlada) e à inclusão no perímetro de consolidação
da nova empresa ZON Finance, dedicada à gestão das atividades de
financiamento do grupo ZON Multimédia e detida por este em 100 %.
O ano de 2011, quando comparado com2010, foi marcado pela estabi-
lidade ao nível da contribuição de cada segmento para o total de rendi-
mentosoperacionais consolidados, comosepodever noquadroseguinte.
Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social
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Aliás, o grupo PORTUGAL TELECOM adota atualmente (desde 30 de junho de 2011) uma segmentação por mercado geográfico, identificando apenas os segmentos ‘telecomunicações
em Portugal’ e ‘telecomunicações no Brasil-Oi’. Esta segmentação não só não permite autonomizar o negócio MEO, como deixou de permitir a análise económico-financeira dos
anteriores segmentos ‘rede fixa em Portugal’ e ‘móvel em Portugal’.
Fig. 1 –
Repartição de rendimentos operacionais por segmentos.
Descrição
2011
2010
TV por subscrição, banda larga e voz
89%
89%
Audiovisuais
11%
11%
Total
100% 100%