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ERC
• VOLUME 1
e MOV) e de dois canais infantis (Panda e Panda Biggs), para o
mercado português emercados africanos de expressão portuguesa.
Análise económica e financeira
Em 2011, as alterações no perímetro de consolidação resultaram da
redução da participação na MSTAR e da inclusão da ZON Finance,
como referido. O impacte destas operações nos resultados e na posi-
ção financeira do grupo ZON Multimédia não ématerialmente relevante.
No final de 2011, os ativos do grupo ZON Multimédia ascendiam a
cerca de 1 786 milhões de euros, apresentando um crescimento de
8,2 % relativamente aos 1 651 milhões de euros existentes no final
de 2010. De assinalar que este aumento de 135milhões de euros foi
acompanhado de uma subida, aindamais acentuada, do passivo, em
virtude do incremento registado nos empréstimos obtidos.
Assim, o total do capital próprio, incluindo interesses minoritários,
desceu de 250 milhões de euros, em 2010, para 235 milhões de
euros, em 2011, registando uma quebra de 6,1 %. Os movimentos
ocorridos no capital próprio indicam que tal evolução resulta de os
dividendos distribuídos em 2011 terem excedido em cerca de 15
milhões de euros o resultado obtido neste ano.
Uma vez que, em2011, o aumento do ativo foi acompanhado por uma
diminuição do capital próprio, verificou-se uma diminuição de 15,2 %
para 13,2 %, no grau de autonomia financeira. Em conformidade, o
rácio de solvabilidade passou de 0,18, em2010, para 0,15, em2011.
O volume de negócios ascendeu, em 2011, a 851 milhões de euros,
registando uma quebra de 2,0 % face aos 868 milhões de euros ob-
tidos no ano anterior.
A diminuição do volume de negócios conjugada com o aumento do
ativo originou, no período considerado, uma diminuição, de 0,53 para
0,48, no grau de rotação do ativo.
O total de rendimentos operacionais, em2011, ascendeu a 855milhões
de euros, registando uma descida de 2,0 % face ao ano anterior. Esta
diminuição dos rendimentos operacionais foi mais do que compensada
pela redução de 3,5 % nos gastos operacionais do período, o que
permitiu uma subida de 12,7 % nos resultados antes de juros e im-
postos (EBIT) que passou de 82 milhões de euros, em 2010, para
93 milhões de euros, em 2011.
O aumento dos resultados operacionais, conjugado como decréscimo
registado no volume de negócios, explica a subida da rendibilidade
operacional do volume de negócios de 9,5 %, em 2010, para 10,9 %,
em 2011. Este aumento em 1,4 pontos percentuais mais do que
compensou a descida no grau de rotação do ativo, pelo que, no perío-
do considerado, a rendibilidade operacional do ativo aumentou de
5,0 % para 5,2 %, conforme explicitado no quadro seguinte.
Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social
Fig. 2 –
Grupo ZON Multimédia (estrutura parcial).
Fig. 3 –
Rendibilidade operacional do ativo.
Descrição
2011
2010
(1) Resultados operacionais/Volume de negócios
×
100
10,9%
9,5%
(2) Volume de negócios/Ativo
0,476
0,526
(3) = (1)
×
(2) Resultados operacionais/Ativo
×
100
5,2%
5,0%