151
ERC
• VOLUME 1
uma diminuição de 2,2 % face ao ano anterior e uma contribuição de
11 % para o total de rendimentos operacionais consolidados do
grupo ZON.
Os rendimentos provenientes de operações com outros segmentos
situaram-se em cerca de 24 milhões de euros, registando uma
descida de 2,5 % face a 2010.
Os resultados operacionais do segmento atingiramcerca de 15milhões
de euros, em 2011, o que representa um aumento de 36,2 % face ao
ano anterior. O EBITDA aumentou 14,7 %, passando para cerca de 20
milhões de euros e a margem EBITDA subiu 2,5 pontos percentuais,
situando-se em 16,7 %, em 2011.
No final de 2011, os ativos afetos ao negócio totalizavam148milhões
de euros. Durante o ano, o investimento em ativos fixos tangíveis
diminuiu 31,6 %, atingindo cerca de 3 milhões de euros.
IMPRESA
As alterações no perímetro de consolidação, ocorridas em 2011, re-
ferem-se às seguintes operações: aquisição de participações adicio-
nais em empresas do grupo, designadamente de 0,375 % no capital
da Publisurf, de 40 % no capital da Acting Out, de 24 % no capital da
Olhares.com, de 49 % do capital da SIC Filmes (passando a IMPRESA
a ser titular dos direitos sobre os filmes produzidos em exercícios
anteriores por esta empresa); liquidação das empresas Hearst EdIM-
PRESA e SIC Filmes; fusão por incorporação da Soincomna IMPRESA
e da Sojornal, Publisurf e IMPRESA Classificados na IMPRESA Publishing.
Para alémdestas alterações, em2011 a IMPRESA procedeu também
à reorganização estratégica e operacional dos seus negócios, decidindo
extinguir o segmento “Digital” e passar as unidades de negócio re-
latadas neste segmento para os segmentos “Publishing” e “Outros”.
Foi, ainda, efetuada uma reafetação de algumas unidades de negó-
cio entre os segmentos “Publishing” e “Outros”, mantendo-se inalte-
rado o segmento “Televisão”. Destemodo, a informação por segmen-
tos relativa ao exercício findo em31 de dezembro de 2010 foi reescrita,
para efeitos comparativos.
O ano de 2011 foi caracterizado por uma evolução semelhante à
registada no exercício anterior e que se traduz num reforço de 2
pontos percentuais na contribuição dos rendimentos operacionais
do segmento “Televisão” para o total de rendimentos operacionais
consolidados e emuma quebra de idêntica proporção no negócio de
“Publishing”, como se pode ver na fig. 7.
Alterações subsequentes
Posteriormente a 31/12/2011 verificaram-se duas alterações signi-
ficativas no grupo:
› a celebração de um acordo entre a IMPRESA e a NoniusSoft, SA
(uma empresa portuguesa especializada em tecnologia para a
indústria hoteleira), mediante o qual a IMPRESA adquiriu uma
participação de 15,03 % no capital da Nonius, e esta, por sua vez,
adquiriu a totalidade do capital da IMPRESA DGSM (conforme
comunicado da IMPRESA de 20 de junho de 2012);
› a substituição da comissão executiva da IMPRESA por um novo
modelo de gestão, passando Francisco Pinto Balsemão a chairman
da IMPRESA e Pedro Norton—até aí vice-presidente da Comissão
Executiva—a CEO (conforme notícia publicada no semanário do
grupo Expresso de 23 de julho de 2012).
Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social
Fig. 7 –
Repartição de rendimentos operacionais por segmentos.
Descrição
2011
2010
reexpresso
2010
Televisão
65%
63%
63%
Publishing
32%
34%
34%
Digital
–
–
2%
Outros
3%
3%
1%
Total
100% 100% 100%
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Denominação
• Impresa, SGPS, SA (abreviatura: IMPRESA)
Sede
• R. Ribeiro Sanches, n.º 65, Lisboa
Data de constituição
• 18 de outubro de 1990
CAE
• 64 202 (Atividades das sociedades gestoras de participações
sociais não financeiras)
Área de atividade
• Gestão de participações sociais em empresas do sector dos
média
Principais segmentos
de atividade
• Televisão
•
Publishing
• Digital
• Outros
Volume de negócios
• 247 milhões de euros
N.º médio de pessoal
(total consolidado)
• 1 297
Chairman
/
presidente do Conselho
de Administração
• Francisco José Pereira Pinto de Balsemão
CEO
• Francisco José Pereira Pinto de Balsemão
(presidente da Comissão Executiva)
Principais
empresas
participadas
• SIC, SA
• Impresa Publishing, SA
• Impresa Digital, Lda
• Mediapress, Lda
• GMTS, Lda
• Gesco, SA
• Impresa DGSM, Lda
• InfoPortugal, SA
• Impresa Serviços, Unip. Lda
• VASP-Distribuidora de Publicações, Lda
• Lusa-Agência de Notícias de Portugal, SA
Principais sócios
• Impreger, SGPS, SA (50,31%)
• Grupo Ongoing (24,02%)
• Grupo BPI, SA (3,70%)
• Madre-SGPS, SA (4,97%)
Principais marcas
•
Televisão
:
■
SIC
■
SIC Notícias
■
SIC Radical
■
SIC Mulher
■
SIC K
■
■
SIC Online
■
SIC Internacional
•
Publicações
:
■
Expresso
■
Courrier Internacional
■
Autosport
■
Blitz
■
■
Volante
■
Activa
■
Arquitectura&Construção
■
Caras
■
■
Exame
■
Telenovelas
■
TV Mais
■
Visão
•
Digital
:
■
Olhares
Nota: a apresentação institucional acima reporta-se a 31/12/2011 e tem como fonte o Relatório
e Contas da empresa.