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ERC
• VOLUME 1
A estrutura do grupo apresentada na fig. 8 reporta-se a 31 de julho
de 2012, pelo que reflete não só a reestruturação da segmentação
de negócio ocorrida em 2011, como também as alterações subse-
quentes a 31/12/2011, já referidas.
Análise económica e financeira
Em 2011 ocorreram alterações no perímetro de consolidação resul-
tantes da aquisição de partes de capital e da fusão e liquidação de
sociedades, já referidas. Estas operações naturalmente afetam a
comparabilidade entre exercícios.
Nofinal de2011, osativosdogrupo IMPRESAascendiama442milhões
deeuros, apresentandoumadiminuiçãode8,8 % faceaos484milhões
de euros existentes no final de 2010. De assinalar que esta redução do
ativo, nomontante de 42milhões de euros, foi emgrande parte deter-
minadapelo reconhecimentodeperdaspor imparidadedo
goodwill
cujo
montante acumulado ascendia a 34 milhões de euros. Desta quantia,
33milhõesdeeuros foramregistadosem2011, tendoogrupo IMPRESA
apresentado, neste ano, um prejuízo de 35 milhões de euros.
Assim, o total do capital próprio, incluindo interesses minoritários,
diminuiu de 159 milhões de euros, em 2010, para 124 milhões de
euros, em2011, o que representa uma quebra de 22,0 % face ao ano
anterior.
Uma vez que, em 2011, o capital próprio apresentou uma redução
mais acentuada que a verificada no ativo, o grau de autonomia finan-
ceira desceu de 32,8 %, em 2010, para 28,0 %, em 2011. Em confor-
midade, o rácio de solvabilidade diminuiu, nomesmo período, de 0,49
para 0,39.
O volume de negócios ascendeu, em 2011, a cerca de 247 milhões
de euros, registando uma descida de 7,8 % face ao ano anterior.
A diminuição do volume de negócios não foi tão acentuada como a
verificada no ativo, pelo que o grau de rotação do ativo subiu de 0,55
para 0,56, no período considerado.
No exercício findo em 31 de dezembro de 2011, o grupo IMPRESA
obteve um total de rendimentos operacionais de 250 milhões de
euros, apresentando um decréscimo de 7,9 % face ao ano anterior.
Umdos fatores que contribuiu para esta descida foi a quebra de 11,2 %
registada, em 2011, nas receitas de publicidade. Quanto aos gastos
operacionais, verificou-se umaumento de 9,5 % originado, essencial-
mente, pelo reconhecimento de perdas por imparidade no
goodwill
,
que ascenderam a cerca de 33 milhões de euros, em 2011, como
referido. Assim, os resultados antes de juros e impostos (EBIT) so-
freram uma redução, passando de 26 milhões de euros positivos,
em 2010, para cerca de 19 milhões de euros negativos, em 2011.
A quebra verificada nos resultados operacionais explica a descida da
rendibilidade operacional do volume de negócios de 9,5 % positivos,
em 2010, para 7,8 % negativos, em 2011. Em conformidade, a rendi-
bilidade operacional do ativo desceu de 5,3 % positivos, em 2010,
para 4,4 % negativos, em 2011, conforme ilustra o quadro seguinte.
O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações
(EBITDA), registou uma diminuição de 33,9 %, situando-se em 22
milhões de euros, em 2011. A margem EBITDA desceu 3,5 pontos
percentuais, atingindo 8,9 %, em2011, face aos 12,4 % registados no
ano anterior.
Em2011, o resultado líquido consolidado, incluindo a parcela atribu-
ível a interesses minoritários, situou-se em 35 milhões de euros
negativos, registando uma deterioração face aos 10milhões de euros
de lucro apurado no ano anterior. A rendibilidade do capital próprio,
incluindo a parcela atribuível a interesses minoritários, foi negativa
em cerca de 28,3 %, em 2011.
Considerando apenas a parcela atribuível aos acionistas da empresa-
-mãe, a evolução registada foi idêntica, verificando-se um prejuízo
de 35milhões de euros em2011 e a descida da taxa de rendibilidade
do capital próprio de 6,3 % positivos, em2010, para 28,3 % negativos,
em 2011.
Informação financeira por segmentos
Televisão
O segmento ‘televisão’ representa cerca de 65 % do total de rendi-
mentos operacionais consolidados do grupo IMPRESA. Engloba os
canais de televisão
SIC
,
SIC Notícias
,
SIC Radical
,
SIC Internacional
,
SIC Mulher e Sic K
. O grupo inclui ainda neste segmento a GMTS.
Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social
Fig. 9 –
Rendibilidade operacional do ativo.
Descrição
2011
2010
(1) Resultados operacionais/Volume de negócios
×
100
-7,8%
9,5%
(2) Volume de negócios/Ativo
0,560
0,554
(3) = (1)
×
(2) Resultados operacionais/Ativo
×
100
-4,4%
5,3%
Fig. 10 –
Repartição de rendimentos operacionais por segmentos (ano: 2011).