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ERC
• VOLUME 1
No quadro seguinte apresentam-se alguns indicadores relativos a
este segmento.
Em 2011, os rendimentos provenientes de operações com clientes
externos ascenderam a cerca de 163 milhões de euros, registando
uma descida de 5,0 % face ao ano anterior. Esta diminuição foi,
contudo, inferior à quebra verificada no total dos rendimentos con-
solidados do grupo IMPRESA, pelo que o peso do segmento “Televisão”
subiu de 63 %, em 2010, para 65 %, em 2011.
Neste segmento, apenas os rendimentos provenientes de canais
temáticos apresentaram uma evolução favorável, registando um
crescimento de 2,4 % e um valor absoluto de 43 milhões de euros.
Já os réditos provenientes de publicidade e de outras atividades
decresceram. Destaca-se, emparticular, a diminuição de 8,5 % nos
rendimentos de publicidade que se situaram em 97 milhões de
euros, em 2011, não tendo persistido o crescimento obtido no ano
anterior.
Os resultados operacionais deste segmento ascenderam, em 2011,
a 17 milhões de euros, evidenciando uma quebra de 11,9 % face ao
ano anterior. O EBITDA desceu 9,5 %, atingindo cerca de 23 milhões
de euros, em 2011. Já a margem EBITDA desceu 0,7 pontos percen-
tuais situando-se em 13,8 %, em 2011.
Os ativos afetos ao negócio ascendiam, no final de 2011, a cerca de
129 milhões de euros, apresentando um aumento de 2,7 % face ao
ano anterior. O investimento anual emativos fixos tangíveis cresceu
25,6 %, perfazendo aproximadamente 7milhões de euros, em2011.
Publishing
As atividades de jornais e revistas são reportadas, desde 2008, num
único segmento denominado
publishing
. Engloba, entre outros, o
semanário
Expresso
e as revistas
Visão
,
Exame e Caras
. Adicionalmente,
o Grupo inclui nesta categoria a Gesco e, na sequência da reestrutu-
ração efetuada em 2011, abrange também a Acting Out (reportada
até 2010 no segmento “Outros”), a Olhares.com e a AEIOU (que
transitaram do segmento “Digital”, extinto em 2011).
Este segmento representa cerca de 32 % do total de rendimentos
operacionais consolidados do grupo IMPRESA. No quadro seguinte
apresentam-se alguns indicadores relativos a este negócio.
Em 2011, os rendimentos provenientes de operações com clientes
externos ascenderam a 80milhões de euros, o que representa uma
diminuição de 13,6 % face ao ano anterior.
Os réditos de publicidade, no montante de 37 milhões de euros, em
2011, registaram uma descida de 17,6 % face ao ano anterior, o que
configura uma quebra ainda mais acentuada que a já verificada em
2010. As receitas de circulação baixaram para cerca de 35 milhões de
euros, em 2011, o que significa uma diminuição de 7,7 %, face a 2010.
Trata-se de uma inversão da evolução positiva registada no último trié-
nio e que é explicada, no Relatório e Contas de 2011, quer pela quebra
das vendasembancaquer peladescontinuaçãodealgumaspublicações.
Os resultados operacionais sofreram uma descida, passando de 10
milhões de euros positivos, em 2010, para 3 milhões de euros ne-
gativos, em2011. Emconformidade, o EBITDA desceu 68,0 %, passando
para cerca de 3 milhões de euros e a margem EBITDA diminuiu 6,9
pontos percentuais situando-se em 4,1 %, em 2011.
Os ativos afetos ao negócio totalizavam, no final de 2011, 62milhões
de euros, apresentando uma quebra de 13,0 % face ao ano anterior.
O investimento anual em ativos fixos tangíveis atingiu, em 2011,
cerca de 0,7 milhões de euros.
Outros negócios
Esta categoria inclui as
holdings
do Grupo, a IMPRESA Serviços, a
IMPRESA Media Solutions, a Office-Share e, adicionalmente, a IM-
PRESA DGSM e a InfoPortugal que transitaramdo segmento “Digital”
extinto em 2011, como referido.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 11 –
Televisão – indicadores.
Televisão
2011
M
€
2010
M
€
Var.
Rendimentos operacionais
Operações com clientes externos
163,0
171,5
-5,0%
Publicidade
96,9
105,9
-8,5%
Canais temáticos
43,1
42,1
2,4%
Outras
23,0
23,5
-2,2%
Operações com outros segmentos
1,1
1,5 -22,0%
Total
164,1
173,0
-5,1%
Resultados operacionais
17,1
19,4 -11,9%
EBITDA
22,6
25,0
-9,5%
Margem EBITDA
13,8% 14,5% -0,7 p.p.
Ativos
129,3
125,9
2,7%
Investimento anual em ativos fixos tangíveis
6,5
5,2
25,6%
Fig. 12 –
Publishing
– indicadores.
Publishing
2011
M
€
2010
reexpresso
M
€
Var.
Rendimentos operacionais
Operações com clientes externos
80,3
93,0
-13,6%
Publicidade
36,7
44,6
-17,6%
Circulação
34,5
37,4
-7,7%
Outras
9,1
11,0
-17,6%
Operações com outros segmentos
1,3
2,3
-44,1%
Total
81,6
95,3
-14,4%
Resultados operacionais
-2,7
9,6
–
EBITDA
3,4
10,5
-68,0%
Margem EBITDA
4,1% 11,0% -6,9 p.p.
Ativos do segmento
61,9
71,2
-13,0%
Investimento anual em ativos fixos tangíveis
0,7
0,5 -131,5%