Página 166 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
Na
webradio
, a estas rádios juntam-se a 80’s RFM, a RFM Oceano Pa-
cífico e a RFM Clubbing. A RENASCENÇA detém ainda a totalidade do
capital da Intervoz Publicidade, a empresa que detém o exclusivo da
angariação publicitária para todos os canais do grupo, e da Génius e Meios,
empresa que atua nas áreas do entretenimento e formação.
Análise económica e financeira
No final de 2011, os ativos do grupo RENASCENÇA ascendiam a 23
milhões de euros, apresentando um aumento de 17,8 % face aos 20
milhões de euros registados no final do ano anterior.
O total do capital próprio situou-se em 9 milhões de euros, apresen-
tando uma subida de 11,0 % face ao final do ano anterior. Este aumento
deve-se, essencialmente, ao resultado líquido positivo, de cerca de
1 milhão de euros, apurado em 2011.
Sendo, em 2011, o aumento do ativo mais acentuado que o do capi-
tal próprio, verificou-se uma diminuição, de 42,9 % para 40,5 %, no
grau de autonomia financeira. Em conformidade, o rácio de solvabi-
lidade passou de 0,75, em 2010, para 0,68, em 2011.
O volume de negócios ascendeu, em 2011, a 23 milhões de euros,
registando uma subida de 6,4 % face ao ano anterior.
A subida do ativo foi mais acentuada que a do volume de negócios,
pelo que, no período considerado, se verificou uma diminuição de
1,10 para 0,99 no grau de rotação do ativo.
O total de rendimentos operacionais, em2011, ascendeu a 24milhões
de euros, registando um crescimento de 9,6 % face ao ano anterior.
Este aumento dos rendimentos operacionais foi acompanhado de
uma redução de 17,1 % nos gastos operacionais do período, originando
uma subida de 6,6 milhões de euros no resultado operacional que
passou de 5,2milhões de euros, negativos, em2010, para 1,4milhão
de euros, positivos, em 2011.
De referir que, em 2011, a diminuição dos gastos operacionais se
deveu, essencialmente, à descida dos gastos com o pessoal cuja
redução, em termos absolutos, foi de 5,0milhões de euros. Tal redu-
ção está associada ao processo de reestruturação de recursos hu-
manos, através de rescisões pormútuo acordo, que decorreu no ano
anterior, já que, em 2010, o grupo RENASCENÇA havia despendido,
em indemnizações, cerca de 5,1 milhões de euros.
A diminuição significativa dos gastos operacionais conjugada como
aumento do volume de negócios determinaram, em 2011, uma
evolução favorável da rendibilidade operacional do volume de negó-
cios e do ativo, conforme ilustra o quadro seguinte.
O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações
(EBITDA), registou um aumento de cerca de 7 milhões de euros,
passando de 4 milhões de euros negativos, em 2010, para aproxi-
madamente 3milhões de euros positivos, em2011. Emconformidade,
a margem EBITDA subiu de 18,0 %, negativos, em 2010, para 11,0 %,
positivos, em 2011.
O resultado líquido consolidado foi de cerca de 1 milhão de euros, o
que corresponde a uma rendibilidade dos capitais próprios de 9,9 %,
em 2011.
SONAECOM
No que se refere a alterações no perímetro de consolidação ocorridas
em 2011, verificou-se apenas a dissolução da M3G – Edições Digi-
tais, S.A., uma empresa dedicada a edições digitais, edição eletrónica
e produção de conteúdos na internet.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Denominação
• Rádio Renascença, Lda.
Sede
• R. Ivens, n.º 14, Lisboa
Data de constituição
• 11 de maio de 1931
CAE
• 60 100 (actividade de rádio)
Área de atividade
• Atividade de radiodifusão
Principais segmentos
de atividade
• Rádio
Volume de negócios
• 23 milhões de euros
N.º médio de pessoal
(total consolidado)
• 297
Chairman
/ presidente
do Conselho
de Administração
• Cónego João Aguiar Campos
CEO
• Não aplicável
Principais
empresas
participadas
• Intervoz Publicidade, SA (100%)
• Rádio Metropolitana - Comunicação Social, Lda. (100%)
• Rádio 90FM - Coimbra Radiodifusão, Lda. (100%)
• RO - Edições e Publicidade, Lda. (100%)
• Génius e Meios - Soc. Unipessoal, Lda. (100%)
• Rádio Pal - Soc. Unipessoal, Lda. (100%)
Principais sócios
• Patriarcado de Lisboa (60%)
• Conferência Episcopal Portuguesa (40%)
Principais marcas
• RFM • Mega Hits • Canal Sim • 80's RFM • Oceano Pacífico
Nota: salvo indicação expressa em contrário, a informação reporta-se a 31/12/2011 e tem como
fonte o Relatório e Contas da empresa. A informação relativa aos sócios da RENASCENÇA
tem por fonte a base de dados SABI (consultada em 18/09/2011). A informação relati-
va ao número médio de pessoal tem por fonte o próprio grupo Renascença (obtida em
27/08/2012).
Fig. 30 –
Rendibilidade operacional do activo.
Descrição
2011
2010
(1) Resultados operacionais/Volume de negócios
×
100
6,0% -24,0%
(2) Volume de negócios/Ativo
0,991
1,098
(3) = (1)
×
(2) Resultados operacionais/Ativo
×
100
5,9% -26,3%
Fig. 31 –
Repartição de rendimentos operacionais por segmentos.
Descrição
2011
2010
Telecomunicações
85%
81%
Sistemas de informação
12%
15%
Multimédia
3%
3%
Outros
0%
1%
Total
100% 100%