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ERC
• VOLUME 1
Informação financeira por segmentos
Jornais
O negócio dos jornais representa cerca de 76 % do total de rendimen-
tos operacionais consolidados do grupo COFINA. No quadro seguinte
apresentam-se alguns indicadores relativos a este segmento:
Em 2011, os rendimentos provenientes de operações com clientes
externos, contrariando a evolução favorável registada no ano anterior,
descerampara 97milhões de euros, o que representa umdecréscimo
de 4,7 % face a 2010.
Neste segmento, os rendimentos de circulação registaram uma
subida de 1,2 % face a 2010, situando-se em cerca de 49milhões de
euros. Já os rendimentos de publicidade e de produtos de
marketing
alternativo apresentaramquebras de 6,9 % e 21,0 %, respetivamente.
O EBITDA situou-se em cerca de 20 milhões de euros, tendo sofrido
uma descida de 12,7 % face a 2010. A margem EBITDA desceu 1,9
pontos percentuais para 20,4 %, em 2011.
Os ativos afetos ao negócio totalizavam, no final de 2011, cerca de
64 milhões de euros, apresentando uma descida de 23,8 % face ao
ano anterior. Em 2011, o investimento em ativos fixos situou-se em
cerca de 2 milhões de euros, registando uma quebra de 48,0 % face
a 2010.
Revistas
O segmento das revistas representa cerca de 24 % do total de rendi-
mentos operacionais consolidados do grupo COFINA. No quadro seguinte
apresentam-se alguns indicadores relativos a este negócio:
Em 2011, os rendimentos provenientes de clientes externos desce-
ram para 30 milhões de euros, apresentando uma diminuição de
13,9 % face a 2010.
Neste segmento, todas as categorias de rendimentos sofreram uma
redução face ao ano anterior. As receitas de circulação registaramuma
descida de 5,6 %, atingindo cerca de 16 milhões de euros, em 2011. A
publicidade e as receitas associadas a produtos de
marketing
alterna-
tivo registaramquedas de, respetivamente, 16,8 %e37,4 %, face a2010.
O EBITDA do segmento “Revistas” foi praticamente nulo, registando
um decréscimo de 94,6 % face a 2010.
AmargemEBITDA desceu 1,3 pontos percentuais, atingindo 0,1 % em
2011.
Os ativos afetos ao negócio totalizavam, no final de 2011, cerca de
11 milhões de euros, apresentando uma descida de 18,4 % face ao
ano anterior. Em 2011, o investimento em ativos fixos foi residual.
Grupo Renascença
Em2011 não ocorreramalterações no perímetro de consolidação da
RENASCENÇA.
Alterações subsequentes
Não foram identificadas alterações posteriores a 31/12/2012 dignas
de nota.
Identificação das áreas de atividade
O Grupo RENASCENÇA atua fundamentalmente no sector da rádio
através das marcas Rádio Renascença, RFM, Mega FM e Rádio SIM.
Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social
Fig. 27 –
Repartição de rendimentos operacionais por segmentos (ano: 2011).
Fig. 28 –
Jornais – indicadores.
Jornais
2011
M
€
2010
M
€
Var.
Rendimentos operacionais
Operações com clientes externos
96,7
101,5
-4,7%
Circulação
48,9
48,3
1,2%
Publicidade
38,2
41,0
-6,9%
Produtos de
marketing
alternativo e outros
9,6
12,2
-21,0%
Resultados operacionais
16,4
19,2
-14,2%
EBITDA
19,7
22,6
-12,7%
Margem EBITDA
20,4% 22,3% -1,9 p.p.
Ativos
63,6
83,4
-23,8%
Investimento anual em ativos fixos tangíveis
e intangíveis
2,1
4,1
-48,0%
Fig. 29 –
Revistas – indicadores.
Revistas
2011
M
€
2010
M
€
Var.
Rendimentos operacionais
Operações com clientes externos
30,0
34,8
-13,9%
Circulação
15,8
16,7
-5,6%
Publicidade
11,6
13,9
-16,8%
Produtos de
marketing
alternativo e outros
2,6
4,2
-37,4%
Resultados operacionais
0,0
0,3
–
EBITDA
0,0
0,5
-94,6%
Margem EBITDA
0,1% 1,4% -1,3 p.p.
Ativos
11,2
13,7
-18,4%
Investimento anual em ativos fixos tangíveis
e intangíveis
0,0
0,1
-45,5%