Página 189 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
final de 2011, 567 milhares de subscritores, o que representa um
aumento de 44mil novos assinantes emrelação ao período homólogo
do ano anterior. Os assinantes concentram-se essencialmente no
Norte, Centro e Lisboa, sendo de registar uma perda de 27 mil subs-
critores do serviço na região de Lisboa (figs. 15 e 16).
3.2. Serviços de programas generalistas
5
Entre 2010 e 2011, os tempos médios de visionamento diário de
televisão fixaram-se emcerca de 3 horas e 39minutos, umaumento
de aproximadamente 10minutos no período de umano. Emoito anos
(2004–2011), este indicador conheceu apenas ligeiras oscilações,
o que vem confirmar a televisão como medium dominante (fig. 17).
Os serviços de programas generalistas RTP1, SIC e TVI continuaram
a recolher a preferência dos espectadores, sendo, por outro lado,
evidente o aumento do tempo de visionamento de outros canais.
Em2011, a TVI continuou a ser o canal televisivo comomais elevado
OS MEIOS
Perfis e consumos dos públicos dos média
5
As audiências de televisão em Portugal são medidas pelo processo de audimetria. No que respeita ao período analisado, as audiências foram estimadas a partir de uma amostra de
1000 lares, designada de Painel, divididas em duas subamostras (lares com e sem TV cabo). Este serviço, designado de Audipanel, foi assegurado pelo grupo Marktest. Através deste
serviço foram fornecidos dados de audiência para períodos horários e programas de televisão recebidos no território de Portugal continental via terrestre, satélite e cabo.
Fig. 15 –
Acesso ao serviço de televisão usando outras tecnologias:
assinantes – 4T 2011.
Regiões
Assinantes por região (milhares)
2011
2010
2011/2010
Norte
150
131
19
Centro
133
108
25
Lisboa
129
156
-27
Alentejo
73
61
12
Algarve
42
36
6
RAA
23
18
5
RAM
17
12
5
Total
567
523
44
Fonte: ANACOM –
Serviços de Televisão por Subscrição.
Informação Estatística / 4.º Trimestre de 2010 e 2011.
Fig. 16 –
Distribuição de assinantes do serviço de televisão
através de outras tecnologias por regiões – 4T 2011 (%).
Fig. 17 –
Tempo médio diário de visionamento televisivo – 2004 a 2011*.
Ano
2004
2005
2006
2007
Tempo médio
de visionamento
(hh:mm:ss)
3:34:10
3:32:09
3:30:05
3:29:36
2008
2009
2010
2011
3:35:11
3:29:06
3:29:47
3:38:31
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Nota: Inclui “cabo/outros”.
* Tempo médio de visionamento: Tempo médio que cada indivíduo do universo despendeu a
ver um canal/suporte/programa.
Fig. 18 –
Quota de audiência (
share
) dos canais generalistas e “cabo/outros” – 2004 a 2011.*