Página 190 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
share
de audiência (25,7%), seguindo-se a SIC e a RTP1, com a dife-
rença de cerca de umponto entre si (quota de, respetivamente, 22,7
e 21,6%); a RTP2 registou o
share
de audiênciamais baixo entre este
conjunto de canais generalistas (4,5%).
O
share
de audiência de todos os canais generalista sofreu uma
descida em favor do aumento da quota de audiência relativa ao “cabo/
outros”. Em3 anos, aumentou a quota de audiência do “cabo/outros”
em cerca de 10 p.p., de 15,2% para 25,5% (fig. 18).
3.2.1. Serviço público de televisão (RTP1 e RTP2)
Em2011, os espectadores despenderam, emmédia, aproximadamen-
te 47 minutos a ver a RTP1. Por outro lado, a RTP2 registou naquele
período um tempo de visionamento diário de cerca de 10 minutos
(fig. 19). Observam-se, assim, ligeiras descidas face a 2010. Face
aos últimos 8 anos, o tempo de visionamento diário da RTP1 e da
RTP sofreu ligeiras oscilações.
A audiência média da RTP1 e da RTP2 decresceu ligeiramente em
2011, respetivamente, 0,2 e 0,1 p.p. (fig. 20).
Entre 2010 e 2011, a quota de audiência da RTP1 recuou dos 24,2
para os 21,6% (uma descida de 2,6 p.p.), enquanto a da RTP2 decres-
ceu dos 5,3 para os 4,5% (-0,8 p.p.). Os
shares
de audiência em
horário nobre dos dois canais de serviço público também sofreram
quedas (fig. 21).
3.2.2. Serviços de programas comerciais (SIC e TVI)
Em2011, o tempo de visionamento diário da SIC fixou-se em50minu-
tos, semgrandesalteraçõesemrelaçãoaoanoanteriormasassinalando
umadiferença jásignificativa facea2004(menoscercade13minutos).
Já a TVI ocupou 56 minutos de visionamento, um recuo de perto de
minuto emeio de visionamento diário em relação a 2010. Este serviço
deprogramasnãoalteroudemodovisível oseudesempenhoemtermos
de visionamento. Por outro lado, a TVI continuou a ser o serviço de
programas televisivo mais visto pelos públicos nacionais (fig. 22).
A SIC subiu ligeiramente a sua audiência média para os 3,5%, na
mesmamedida emque a TVI baixou este indicador, em0,1 p.p., fixando-
-se nos 3,9% (fig. 23).
A TVI registou, em 2011, um
share
de audiência de 25,7%, indicador
que subiu para os 29,1% em horário nobre. Estes valores traduzem
uma descida do
share
da TVI no período em análise, sobretudo em
prime
time
(-2,5 p.p. em comparação com 2010), ainda que se
mantenha o serviço de programas mais visto neste horário. A SIC
diminuiu o
share
de audiência, de 23,4% para 22,7; este indicador
aumentou para 24,5% em
prime
time
, tendo o serviço de programas
melhorado o seu desempenho neste horário (fig. 24).
3.2.3. Audiências “cabo/outros”
O tempo de visionamento dedicado ao “cabo/outros”, que compreende
vídeo, videojogos e outros equipamentos periféricos, aumentou de
forma expressiva em 2011, atingindo perto de 56 minutos, mais 14
minutos do que em 2010. O
share
deste segmento tem subido con-
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 19 –
Tempo médio diário de visionamento da RTP1 e da RTP2 – 2004 a 2011.
Canal
hh:mm:ss
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
RTP1
0:52:50 0:50:07 0:51:29 0:52:55 0:51:14 0:50:17 0:50:41 0:47:10
RTP2 0:09:27 0:10:40 0:11:17 0:10:59 0:12:06 0:12:03 0:11:09 0:09:51
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Fig. 20 –
Audiência média (
rating
) da RTP1 e da RTP2 – 2004 a 2011*.
Canal
%
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
RTP1
3,7
3,5
3,6
3,7
3,6
3,5
3,5
3,3
RTP2
0,7
0,7
0,8
0,8
0,8
0,8
0,8
0,7
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
* Audiência média (
rating
): O
rating
é calculado em segundos. No seu cálculo, cada indivíduo
é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa/suporte.
Fig. 21 –
Quota de audiência (
share
) da RTP1 e da RTP2 (%) – 2004 a 2011.
Canal
%
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
RTP1
24,7 23,6 24,5 25,2 23,8 24,0 24,2 21,6
Em horário nobre
(20h-23h)
24 24,5 24,4 26,7 24,0 24,1 24,0 22,0
RTP2
4,4 5 5,4 5,2 5,6 5,8 5,3 4,5
Em horário nobre
(20h-23h)
4
4,6 4,9 4,8 4,9 4,6 4,5 3,8
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Fig. 22 –
Tempo médio diário de visionamento da SIC e da TVI – 2004 a 2011.
Canal
hh:mm:ss
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
SIC
1:02:48 0:57:43 0:54:56 0:52:36 0:53:30 0:48:51 0:49:07 0:49:42
TVI
1:01:52 1:03:39 1:02:56 1:00:52 1:05:42 0:59:55 0:57:36 0:56:08
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Fig. 23 –
Audiência média (
rating
) da SIC e da TVI – 2004 a 2011.
Canal
%
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
SIC
4,4
4,0
3,8
3,7
3,7
3,4
3,4
3,5
TVI
4,3
4,4
4,4
4,2
4,6
4,2
4,0
3,9
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.
Fig. 24 –
Quota de audiência (
share
) da SIC e da TVI (%) – 2004 a 2011.
Canal
%
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
SIC
29,3 27,2 26,2 25,1 24,9 23,4 23,4 22,7
Em horário nobre
(20h-23h)
29,0 27,2 26,9 24,2 24,5 24,1 24,0 24,5
TVI
28,9 30,0 30,0 29,0 30,5 28,7 27,5 25,7
Em horário nobre
(20h-23h)
34,0 33,3 33,3 32,4 34,4 33,5 31,6 29,1
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2011
.