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ERC
• VOLUME 1
Nos três
pontos
deste
capítulo apresenta-se uma
análise evolutiva
de audiências da informação televisiva de 2007 a 2011
, baseada
em dados fornecidos pela Mediamonitor/Marktest que permitem
caracterizar os públicos dos conteúdos informativos dos serviços
de programas — generalistas e temáticos informativos. Esses
conteúdos foramanalisados
a partir de indicadores que caracterizam
o comportamento das suas audiências: 1) tempos médios de visio-
namento; 2) quota de audiência (
share
); 3) audiênciamédia (
rating
).
Adicionalmente, de forma complementar, é apresentada uma carac-
terização sociográfica dos públicos para o ano de
2011
, a partir dos
indicadores género, região, classe social e grupo etário, bem como,
uma abordagem interpretativa do índice de afinidade por alvos com
base nesses mesmos indicadores. Assim, na sua estrutura, os três
pontos apresentam uma estrutura idêntica.
Em relação aos serviços de programas generalistas —
RTP1, RTP2,
SIC e TVI
— foram analisadas as audiências da informação diária
bem como a da não-diária. Por sua vez, nos serviços de programas
temáticos informativos —
SIC Notícias, RTPN/RTP Informação e
TVI24
, analisou-se o comportamento das audiências emrelação aos
programas de informação diária.
1.1. Análise das audiências da informação diária
dos serviços de programas generalistas
RTP1, RTP2, SIC e TVI
No presente ponto, serão analisados indicadores de audiências de
forma isolada relativamente aos
conteúdos informativos diários
(aqueles que fazemparte estruturante das grelhas de programação)
dos serviços de programas generalistas
, isto porque existem dife-
renças significativas entre a análise de audiências dos serviços de
programas generalistas face aos serviços de programas temáticos
informativos.
1.1.1. Análise da audiência do conjunto
de programas informativos diários
Neste caso analisa-se o comportamento das audiências televisivas
relativamente à totalidade dos programas informativos diários identi-
ficados nas grelhas de programação da RTP1, RTP2, SIC e TVI entre
2007, independentemente do período horário emque foramemitidos.
No subponto seguinte essa mesma análise é efetuada somente em
relação aos blocos informativos diários que foramemitidos emhorário
nobre, que, de acordo com a definição conceptual subjacente a este
relatório, coincide com o período horário entre as 20h00 e as 23h00.
Para umamelhor contextualização da análise efetuada, identificam-
-se os programas informativos diários emitidos entre 2007 e 2011
nos quatro serviços de programas generalistas:
OS MEIOS
Análise evolutiva das audiências da informação televisiva entre 2007 e 2011
Análise evolutiva
das audiências da informação
televisiva entre 2007 e 2011
Nota prévia
No presente ponto, serão analisados indicadores de audiências de forma
isolada relativamente aos
conteúdos informativos diários (aqueles que
fazem parte estruturante das grelhas de programação) dos serviços de
programas generalistas
, isto porque existem diferenças significativas en-
tre a análise de audiências dos serviços de programas generalistas face aos
serviços de programas temáticos informativos.
Informação Diária
RTP1
RTP2
SIC
TVI
África 7 Dias
Edição da Manhã
Edição da Tarde Especial
Edição Especial
Especial Informação
Hoje
Informação Especial
Informação SIC
Jornal da Manhã
Jornal da Noite
Jornal da Tarde
Jornal da Uma
Jornal Nacional
Jornal Nacional 6.ª feira
Jornal Síntese
Jornal:2
Notícias
Notícias de Portugal
Portugal em Direto
Primeiro Jornal
SIC Notícias
Telejornal
Última Hora
Fig. 1 –
Evolução anual do tempo médio de visionamento da informação diária
(2007 a 2011).
serviços
de programas
2007 2008
Var.
(07/08)
2009
Var.
(08/09)
2010
Var.
(09/10)
2011
Var.
10/11
Tempo
% Tempo % Tempo % Tempo %
RTP1
3:41 3:18
-10,4
3:16
-1,0
3:27
5,6
3:31
1,9
RTP2
0:24 0:24
0,0
0:25
4,2
0:25
0,0
0:21
-16,0
SIC
3:25 2:25
-29,3
2:15
-6,9
2:13
-1,5
2:50
27,8
TVI
4:04 4:25
8,6
4:19
-2,3
3:35
-17,0
4:17
19,5
Fonte: Mediamonitor/Marktest. • Nota: Valores em hh:mm:ss e em percentagem.