202
ERC
• VOLUME 1
As rádios do serviço público (RDP) obtiveram 9,9% do
share
de au-
diência no conjunto das rádios analisadas pela Marktest em 2011,
menos 0,7 p.p. face a 2010. O principal recuo verificou-se na Antena 3
(-0,7 p.p.), tendo a Antena 1 decrescido 0,1 p.p. e a Antena 2 ficado
inalterada.
As rádios do Grupo Renascença representaramum
share
de audiên-
cia de 38,7%; as do Grupo Media Capital, 27,5%; e a TSF, 4,7%. A RFM,
do Grupo Renascença, e a Rádio Comercial, do Grupo Media Capital,
foram as duas rádios mais ouvidas em 2011.
e) Imprensa
Segundo o INE, em2010 perto de 68% dos títulos ainda se publicava
exclusivamente empapel, apesar de, desde 2004, estar emascensão
o número de publicações editadas simultaneamente em papel e
eletronicamente. Amesma fonte confirma uma descida da circulação
total da imprensa desde 2008, que afeta tanto as publicações ven-
didas como as distribuídas gratuitamente.
Em 2011, de acordo com os dados da APCT, continuou a registar-se
uma curva descendente no sector da imprensa em termos de circu-
lação, que afetou publicações generalistas e segmentos especiali-
zados. Nas publicações nacionais de informação geral, o Correio da Manhã
mantém-se como o diário de maior circulação, o Expresso e a Visão
como líderes entre os semanários
.
Por outro lado, manteve-se a
tendência de diminuição da circulação de jornais gratuitos.
No segmento da imprensa especializada, entre os jornais diários
dedicadas a economia, negócios e gestão, apenas o Jornal de Negó-
cios apresentou um ligeiro aumento de circulação. Ambos os jornais
desportivos auditados pela APCT sofreram quebras neste indicador.
A tendência genérica de quebra foi ainda observada nos segmentos
das revistas femininas e masculinas e, em menor medida, das de
sociedade e televisão.
f) Internet
O INE estima que, em2011, se assistiu a umaumento do número de
agregados que dispõemde computador (64%) e de acesso à
internet
(58%). A quase totalidade (98%) dos agregados domésticos com
acesso à
Internet
tem banda larga.
Já a ANACOM calcula que o número de clientes do serviço fixo de
acesso à
Internet
ascendeu a 2,2 milhões, 98% dos quais optando
pela banda larga. Em2011, continuou a consolidar-se a generalização
do serviço de acesso à
internet
em banda larga móvel.
8. Anexo 1
Amostras populacionais utilizadas pela Marktest na caracterização
dos perfis de audiências por meio.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Anexo 1 –
Amostras populacionais utilizadas pela Marktest na caracterização
dos perfis de audiências por meio (%).
Televisão
Rádio
Imprensa
Internet
Sexo
M
48,2
47,7
47,7
54,0
F
51,8
52,3
52,3
46,0
Grupo etário
Até 14
12,1
4,5
4,5
14,8
15-24
14,8
12,4
12,4
25,6
25-34
15,9
18,1
18,1
23,8
35-44
15,1
17,2
17,2
17,5
Mais de 45
18,4
45-54
13,5
15,3
15,3
55-64
11,4
13,0
13,0
>64
17,2
19,6
19,6
Região
Grande Lisboa
19,6
19,9
19,9
23,0
Grande Porto
11,0
11,0
11,0
12,4
Litoral Norte
19,6
19,3
19,3
19,6
Litoral Centro
16,2
16,3
16,3
16,6
Interior
22,4
22,2
22,2
18,0
Sul
11,2
11,4
11,4
10,5
Classe social
Classe / %
A/B 17,4 A
5,5 A
5,5 A/B 28,7
C1 24,9 B 11,9 B 11,9 C1 32,4
C2 31,0 C1 24,9 C1 24,9 C2/D 38,9
D 26,7 C2 31,0 C2 31,0
D 26,7 D 26,7