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ERC
• VOLUME 1
— emitida pelos serviços de programas generalistas e pelos temáti-
cos informativos dos operadores RTP, SIC e TVI —entre
2010 e 2011
,
isto é, entre os dois anos mais recentes. Relativamente ao ano de
2011, salientam-se tambémas principais tendências na caracteriza-
ção sociográfica dessas audiências, bem como da sua afinidade em
relação à informação que foi emitida.
Refira-se que esta síntese conclusiva não dispensa, para uma infor-
maçãomais desenvolvida e contextualizada emrelação à evolução do
comportamento das audiências entre
2007 e 2011
, a leitura dos
pontos que constituemeste capítulo. Emtermos de estrutura, a síntese
tende a seguir a ordem pela qual foram analisados esses pontos.
Serviços de programas generalistas — análise
e caracterização das audiências da informação diária
Entre 2010 e 2011, os
temposmédios de visionamento
da
informa-
ção televisiva diária dos serviços de programas generalistas
,
desceram16% na RTP2 e aumentaramna RTP1 (1,9%), na SIC (27,8%)
e na TVI (19,5%).
Em 2011, RTP1 foi o serviço de programas que mais reduziu a sua
quota de audiência
(
Share
) de informação diária, em 1,6 pontos
percentuais, fixando-se nos 24,8%. Os restantes serviços de progra-
mas apresentaram oscilações mínimas nas suas quotas de audiên-
cia. A RTP2 reduziu essa quota em0,4 pontos percentuais (comuma
quota de 2,9%), a TVI em 0,1 (com 23% de quota). Para o mesmo
período, a SIC registou uma variação nula, mantendo-se com uma
quota de 21,7% da informação diária.
No que se refere aos valores da
audiência média
(
Rating
) de infor-
mação diária, os serviços de programas do operador apresentaram
variações quase nulas entre 2011. A RTP1 registou um aumento de
0,1 pontos percentuais e a RTP2 uma redução de 0,1, apresentando
valores de audiência média de 6,1% e 1%, respetivamente. A SIC e a
TVI registaram uma subida de 0,5 (com uma audiência média de
3,9%) e de 0,7 pontos percentuais (com uma audiência média de
6,6%), respetivamente, entre 2010 e 2011.
Considerando, a análise isolada para os
noticiários emitidos em
horário nobre
, observa-se um aumento dos
tempos médios de vi-
sionamento
do Jornal Nacional/ Jornal das 8 da TVI (34,8%), do
Jornal da Noite da SIC (18,5%) e do Telejornal da RTP1 (5,1%). Já o
Jornal 2/Hoje da RTP2 regista umdecréscimo de 19,2%. Refira-se que
emmaio de 2011, a informação de horário nobre da TVI apresentou
uma alteração, com a substituição do Jornal Nacional por um novo
bloco informativo, o Jornal das 8.
Entre 2010 e 2011, as quotas de audiência da informação de horário
nobre dos serviços de programas generalistas mantiveram-se rela-
tivamente constantes. Em 2011, o Telejornal da RTP1 reduziu a sua
quota de audiência
(
Share
) de informação diária em 1 ponto per-
centual, o Jornal 2/Hoje da RTP2 em 0,4, e o Jornal da Noite da SIC
em 1, apresentando quotas de audiência de 24,4%, 2,9% e 22%, res-
petivamente. O Jornal Nacional/Jornal das 8 da TVI registou uma ligeira
subida de 0,2 pontos percentuais e fixou a sua quota de audiência
em 23,7%.
Emrelação aos valores de audiênciamédia da informação de horário
nobre, à exceção da TVI, os serviços de programas mantiveram
comportamentos das audiências constantes entre os dois anosmais
recentes. Considerando os valores da
audiênciamédia
(
Rating
) dos
noticiários em horário nobre, o Telejornal da RTP1 (uma audiência
média de 8,4%) e o Jornal da Noite da SIC registaram aumentos de
0,2 pontos percentuais (uma audiência média de 7,8%). No Jornal
Nacional/ Jornal das 8 da TVI constatou-se um acréscimo de 1,3
pontos percentuais, registando uma audiênciamédia de 9%. O Jornal
2/Hoje da RTP2 registou uma descida de 0,2 pontos percentuais entre
2010 e 2011 e fixou a sua audiência média em 1%.
Constata-se ainda que os temasmais noticiados, emtermos de número
de peças, nos blocos informativos de horário nobre (ver fig. 13 e
capítulo sobre a análise temática da informação de horário nobre)
raramente coincidiramcomosmais vistos pelos telespectadores em
2010 e 2011. No Telejornal da RTP1, as peças jornalísticas que obti-
verammaiores valores de audiênciamédia enquadram-se na temá-
tica
Sistema Judicial, Relações Laborais e Defesa
; no Jornal 2/Hoje
da RTP2 em
Ambiente e Comunicação;
no Jornal da Noite da SIC em
População
e no Jornal Nacional/Jornal das 8 da TVI em
Defesa
.
No que respeita à caracterização dos públicos da informação televi-
siva dos diferentes serviços de programas em termos de afinidade
com a informação diária emitida, saliente-se que a RTP2 tem os te-
lespectadores do género masculino como alvo mais favorável ao
contrário dos restantes serviços de programas, em particular dos
privados.
Os públicos dos grupos etários mais elevados parecem ter mais
afinidade coma informação da RTP1 e RTP2 enquanto osmais jovens
parecem preferir a informação da SIC e da TVI.
A heterogeneidade geográfica permite, no entanto, destacar o Grande
Porto, o Sul e o Interior comomais favoráveis à RTP1; a Grande Lisboa
à TVI; o Litoral Norte à RTP2 e o Litoral Centro revela mais afinidade
coma SIC. Apesar damaior afinidade dos serviços de programas com
essas regiões do país, importa salientar que todos eles registaram
índices de afinidade positivos também em relação a outras regiões.
As classes A/B distinguem-se na afinidade coma RTP2 enquanto a D é
mais favorável à RTP1 e à TVI. A classe C1 não revelou índices de afini-
dade elevados com a informação diária de nenhum dos serviços de
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011