Página 221 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
programas, tendo registado o único valor positivo emrelação à SIC. Por
sua vez, a classe C2só apresentou índice de afinidade favorável na TVI.
Serviços de programas generalistas — análise
e caracterização das audiências da informação não-diária
Entre 2010 e 2011 registou-se uma redução de 11,4% nos
tempos
médios de visionamento dos programas de informação não-diários
da RTP1. Na SIC e na TVI, os temposmédios de visionamento, aumen-
taram 58,5% e 15,2% respetivamente. Na RTP2, não se verificaram
oscilações entre os dois últimos anos.
Em 2011, a RTP1 diminuiu a sua
quota de audiência
(
Share
) de
programas de informação não-diária em 3,8 pontos percentuais, e
a RTP2 em0,5 pontos percentuais, apresentando quotas de audiên-
cia de 21,8% e 2,4%, respetivamente. A SIC e a TVI registaramdescidas
de 1,2 e de 2,5 pontos percentuais e quotas de audiência de 16,5%
e 14,1%, respetivamente.
Considerando os valores da
audiênciamédia
(
Rating
) dos programas
de informação não-diários, na RTP1 e na TVI observou-se umdecrés-
cimo de 0,2 pontos percentuais entre os últimos dois anos, registando
valores de audiência média de 2,1% e 0,8%, respetivamente. A SIC
registou uma subida de 0,4 pontos percentuais face a 2010 (com
uma audiência média de 5,5%) enquanto a RTP2manteve a audiên-
cia média nos 0,1%.
Serviços de programas temáticos informativos — análise
e caracterização das audiências da informação diária
Os
temposmédios de visionamento
da
informação televisiva diária
dos serviços de programas temáticos informativos
, aumentaram
na TVI24 (33,3%), na SIC Notícias (10%) e na RTPN/RTP Informação
(11,1%) entre 2010 e 2011.
Em 2011, a SIC Notícias manteve a sua
quota de audiência
(
Share
)
de informação diária nos 4,4%. A RTPN/RTP Informação registou uma
descida de 0,1 pontos percentuais (com uma quota de 1,5%) e a
TVI24 obteve uma subida no mesmo valor entre 2010 e 2011, regis-
tando uma quota de 1%.
No que se refere aos valores da
audiência média
(
Rating
) de infor-
mação diária, a SIC Notícias registou um ligeiro acréscimo de 0,1
pontos percentuais (com uma audiência média de 0,7%). Na RTPN/
RTP e na TVI24 não se registam variações entre 2010 e 2011, apre-
sentando audiências médias da informação diária de 0,3% e 0,2%,
respetivamente.
No que respeita à caracterização dos públicos da informação televi-
siva dos serviços de programas temáticos informativos em termos
de afinidade coma informação diária emitida, saliente-se que os três
têm o género masculino como alvo mais favorável.
Os públicos dos grupos etários mais elevados (acima dos 55 anos)
parecemtermais afinidade coma informação diária destes serviços
de programas do que os mais jovens.
Emtermos geográficos, as audiências da Grande Lisboa destacam-se
como único alvo favorável na SIC Notícias. O Grande Porto, o Litoral
Norte e o Interior são, para a RTPN/RTP Informação, os alvos geográ-
ficos mais propícios. O Grande Porto e a Grande Lisboa apresentam
afinidade positiva com a TVI24.
O índice de afinidade distingue as classes A/B como as mais favorá-
veis à SICNotícias e à RTPN/RTP Informação. No que se refere à classe
D, a RTPN/RTP Informação e a TVI24 são os serviços de programas
em que apresenta afinidade favorável. A classe C1 só apresenta
afinidade positiva emrelação à informação diária da TVI24, ao passo
que a classe C2 não se apresenta como alvo favorável em nenhum
dos serviços de programas.
1.5. Nota metodológica
As variáveis utilizadas na análise deste capítulo permitem caracte-
rizar os dados referentes às audiências. Essas variáveis foram obti-
das através doMMW(MarkdataMediaWorkstation) daMediaMonitor.
No presente capítulo foram analisadas as seguintes variáveis:
Atv#
Tempomédio
que cada indivíduo (independentemente de ser conside-
rado telespectador ounão)
despendeuaver umevento/canal
(
Average
time viewing
).
Atv# =
Total de segundos contactados pelo evento/canal
número de indivíduos do alvo
Shr%
Share de audiência
de umevento/canal. É calculado a partir do tempo
total despendido a ver esse evento/canal relativamente ao tempo
total despendido a ver televisão (Canal Base).
Shr% =
Rat% do evento/canal
× 100
Tvr%
Rat%
Taxa média de audiência
(
Rating
– audiência média por segundo).
Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao
tempo de contacto com o evento/canal.
OS MEIOS
Análise evolutiva das audiências da informação televisiva entre 2007 e 2011