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ERC
• VOLUME 1
›
TVI
— Três dos cinco registos estiveram próximo dos 100 % (es-
pecialmente em2010); a exceção foi observada nos anos de 2009
(79,35 %) e de 2011 (71,91 %).
›
RTP1
— Registou-se uma redução de 5,2 pontos percentuais na
percentagem do investimento publicitário associado a informa-
ção não-diária emitida aos fins de semana
, variação idêntica à
ocorrida entre 2007 e 2008. No que se refere à variação entre 2008
e2009, registou-seumaumentode3,7 pontos percentuais, semelhante
ao acréscimo de 2 pontos percentuais entre os últimos dois anos.
›
SIC
— Assistiu-se a uma diminuição de 3,3 pontos percentuais
entre 2007 e 2008, um decréscimo que se acentuou entre 2008
e 2009, com 64,3 pontos percentuais, e que se manteve entre
2009 e 2010, com −9,5 pontos percentuais. No que diz respeito
à oscilação entre 2010 e 2011, registou-se um acréscimo signifi-
cativo de 36,8 pontos percentuais.
›
TVI —
Observou-se um decréscimo de 0,1 pontos percentuais
entre 2007 e 2008. No biénio seguinte, assistiu-se a umaumento
acentuado de 17,6 pontos percentuais, contrariado entre 2009 e
2010, onde se registou uma redução substancial de 20,6 pon-
tos percentuais. Por sua vez, a variação entre os dois últimos anos
foi positiva (28,1 pontos percentuais).
›
RTP1
—As
percentagens do investimento publicitário associa-
do a informação não-diária emitida aos fins de semana
osci-
lam entre o mínimo de 8,14 % em 2010 e o máximo de 14,82 %
em 2007.
›
SIC
—O ano de 2007 apresenta o registomais elevado, com85 %.
Em oposição, em 2010 apresenta o registo mais reduzido, com
7,79 %. A SIC é o serviço de programas que registamaiores oscila-
ções a este respeito.
›
TVI
— Os valores variaram entre os 0,02 % e os 3,22 % na maior
parte do período emanálise, ao passo que em2009 e 2011 esses
registos se fixaram nos 20,65 % e nos 28,09 %, respetivamente.
1.2. Serviços de programas temáticos informativos
(SIC Notícias, RTP Informação, TVI 24)
1.2.1. Informação diária dos serviços de programas
temáticos (SIC Notícias, RTP Informação e TVI 24)
›
RTP Informação
—Observou-se, entre 2010 e 2011, uma redução
de 1,2 pontos percentuais na
percentagem das durações dos
intervalos publicitários associados a programas informativos
diários
, enquanto entre 2009 e 2010 se havia verificado umaumento
de 2 pontos percentuais. Também nos dois primeiros anos anali-
sados se observou um decréscimo de 1,8 pontos percentuais,
contrariado pelo acréscimo de 11,8 pontos percentuais entre 2008
e 2009, tendo sido o mais significativo do período analisado.
›
SIC Notícias
— Assistiu-se a aumentos ligeiros inferiores a
0,5 pontos percentuais entre 2009 e 2011, registando-se, entre
2008 e 2009, umacréscimo de 7,3 pontos percentuais. Entre 2007
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 34 –
Percentagens do investimento publicitário associado
a informação não-diária emitida aos fins de semana (sábado e domingo).
Fig. 33 –
Evolução anual das percentagens do investimento publicitário associado
a informação não-diária emitida aos fins de semana (sábado e domingo).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
14,82 9,65
-5,2
13,32
3,7
8,14
-5,2
10,15
2,0
SIC
85,00 81,67
-3,3
17,33
-64,3
7,79
-9,5
44,64
36,8
TVI
3,22 3,09
-0,1
20,65
17,6
0,02
-20,6
28,09
28,1
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada serviço de programas, dividindo o total
do investimento publicitário associado a programas informativos não-diários emi-
tidos aos fins de semana pelo total do investimento publicitário associado a toda
a informação não-diária. Por exemplo, no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total
de 3 112 861,90 euros em investimento publicitário associado a programas informati-
vos não-diários emitidos aos fins de semana e um total de 30 659 499,44 euros asso-
ciados a toda a informação não-diária.
Nota prévia
No presente ponto, serão abordados indicadores fornecidos pela Media-
Monitor/Marktest exclusivamente para os serviços de programas temáticos
informativos, isto porque existem diferenças muito significativas entre a
análise da publicidade nos serviços de programas generalistas e a da publi-
cidade nos serviços de programas temáticos informativos.
Fig. 35 –
Evolução anual das percentagens das durações dos intervalos
publicitários associados a programas informativos diários.
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP Informação
25,71 23,87
-1,8
35,69
11,8
37,73
2,0
36,51
-1,2
SIC Notícias
24,86 24,72
-0,1
32,03
7,3
32,42
0,4
32,53
0,1
TVI24
– –
–
4,57
–
11,40
6,8
20,65
9,2
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada serviço de programas, dividindo o total dos
tempos relativos aos intervalos associados a programas informativos diários pelo total
dos tempos associados a toda a programação. A TVI24 iniciou as suas emissões em
fevereiro de 2009, logo, não existem dados para 2007 e 2008 relativamente a este
serviço de programas.