Página 243 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume1

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ERC
• VOLUME 1
SIC
—Assistiu-se a uma redução de 6,2 pontos percentuais entre
2007 e 2008 e de 6,3 entre 2009 e 2010. Essa tendência descen-
dente acentuou-se entre 2008 e 2009, com um decréscimo sig-
nificativo de 66 pontos. Entre os últimos dois anos, registou-se
um acréscimo acentuado de 36,8 pontos percentuais.
TVI
—Verificou-se umacréscimo de 1,2 pontos percentuais entre
2008 e 2009, bem como umaumento de 2,2 pontos percentuais
entre 2010 e 2011. Contrariamente, observou-se uma variação de
−1,8 pontos percentuais entre 2009 e 2010 e outra mais ligeira
(−0,1) entre 2007 e 2008.
RTP1
— As
percentagens das durações dos intervalos publici-
tários associados a informação não-diária emitida aos fins de se-
mana
oscilam entre 6,71 % em 2007 e 12,82 % observados em
2008. A partir desse ano, a tendência é decrescente.
SIC
— É o serviço de programas que apresenta as maiores alte-
rações em relação à percentagem das durações dos intervalos
publicitários que lhes estão associados. O ano de 2007 apresenta
o registo mais elevado, com 83,26 %. Em oposição, registou-se
4,79 % em 2010.
TVI
— Observam-se percentagens inferiores a 2 % em todos os
anos analisados, à exceção de 2011, que registou um ligeiro au-
mento, chegando aos 2,23 %.
RTP1
—Registou-se, entre 2009 e 2010, umaumento de 5,2 pon-
tos percentuais na
percentagem do investimento publicitário
associado a informação não-diária emitida aos dias de semana
(de 2.ª a 6.ª feira)
, acréscimo idêntico ao verificado entre 2007
e 2008. No que se refere à variação entre 2008 e 2009, a percen-
tagem diminuiu 3,7 pontos percentuais, tendência semelhante à
verificada entre os últimos dois anos, com um decréscimo de
2 pontos percentuais.
SIC
—Assistiu-se a umaumento de 3,3 pontos percentuais entre
2007 e 2008, que se acentuou entre 2008 e 2009, com64,3 pon-
tos percentuais. A variação ocorrida entre 2009 e 2010 foi também
positiva (9,5 pontos percentuais), mas mais moderada. No que
diz respeito à oscilação entre 2010 e 2011, registou-se um de-
créscimo de 36,8 pontos percentuais.
TVI
—Observou-se um ligeiro acréscimo de 0,1 pontos percentu-
ais entre 2007 e 2008, para, entre 2008 e 2009, se assistir a uma
redução acentuada de 17,6 pontos percentuais. No que diz respeito
à oscilação entre 2009 e 2010, registou-se umaumento substan-
cial de 20,6 pontos percentuais, contrariado nos últimos dois anos
pela queda de 28,1 pontos percentuais.
RTP1
as percentagens do investimento publicitário associa-
do a informação não-diária emitida aos dias de semana (de 2.ª a
6.ª feira)
oscilam entre 85,18 % em 2007 e 91,86 % em 2010.
SIC
— O ano de 2010 apresenta o registo mais elevado, com
92,21 %. Em oposição, 2007 apresenta o registo mais reduzido,
com15 %. Este é o serviço de programas que apresenta umamaior
oscilação em relação ao investimento publicitário associado a
informação não-diária, mais diferenciada entre os três últimos
anos analisados e os dois primeiros.
OS MEIOS
Análise evolutiva do investimento publicitário em informação televisiva (de 2007 a 2011)
Fig. 30 –
Percentagens das durações dos intervalos publicitários associados
a informação não-diária emitida aos fins de semana (sábado e domingo).
Fig. 31 –
Evolução anual das percentagens do investimento publicitário associado
a informação não-diária emitida aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).
Serviços
de programas
2007 2008
Var.
07/08
2009
Var.
08/09 2010 Var.
09/10 2011 Var.
10/11
% %
p.p.
%
p.p.
% p.p.
% p.p.
RTP1
85,18 90,35
5,2
86,68
-3,7
91,86
5,2
89,85
-2,0
SIC
15,00 18,33
3,3
82,67
64,3
92,21
9,5
55,36
-36,8
TVI
96,78 96,91
0,1
79,35
-17,6
99,98
20,6
71,91
-28,1
Fonte: MediaMonitor/Marktest.
Nota: as percentagens são calculadas, para cada serviço de programas, dividindo o total do
investimento publicitário associado a programas informativos não-diários emitidos aos
diasdesemanapelototal do investimentopublicitárioassociadoatodaa informação não-
diária. Por exemplo, no ano de 2011, a RTP1 apresentou um total de 27 546 637,54
euros em investimento publicitário associado a programas informativos não-diários
emitidos aos dias de semana e um total de 30 659 499,44 euros associados a toda a
informação não-diária.
Fig. 32 –
Percentagens do investimento publicitário associado
a informação não-diária emitida aos dias de semana (de 2.ª a 6.ª feira).